Como cultivar ervilhas verdes no seu jardim

Ervilhas


Cultivando ervilhas na horta: plantio e cuidados.Ervilhas verdes e doces cultivadas em casa são o sonho de muitos veranistas. Isso é especialmente verdade para aqueles que visitam suas casas de campo com crianças: os pequenos se encantam tanto com as ervilhas em si quanto com o processo de extrair essas "bolinhas" verdes das vagens. Mas há outros motivos para cultivar ervilhas. Em primeiro lugar, essa planta é muito fácil de cuidar, crescendo bem e produzindo frutos sem muita dificuldade. Em segundo lugar, as ervilhas são um excelente adubo verde: enriquecem o solo com nutrientes, de modo que quase qualquer hortaliça cresce bem na horta depois de cultivadas.

Cultivando ervilhas no jardim – plantio e cuidados com a planta

Quando semear ervilhas?

As variedades de ervilha mais bem-sucedidas (Alpha, Vega, Voronezh Green e Ambrosia) produzem uma boa colheita durante quase todo o verão. Isso significa que essas ervilhas podem ser plantadas até meados de julho.
A época ideal para semear ervilhas é em abril e na primeira quinzena de maio. Nessa época, o solo já está livre de geadas e rico em umidade. Ou seja, as ervilhas semeadas nesse período não precisarão de rega, pois absorverão a água necessária do solo. A semeadura no verão, porém, é diferente: você terá que trabalhar mais e usar o regador com mais frequência.

Onde semear ervilhas?

Já que discutimos como as ervilhas são uma excelente cultura precursora para a maioria das hortaliças (especialmente as solanáceas), vale a pena mencionar as hortaliças que "preparam" o solo ideal para elas. Para ervilhas, feijões e outras leguminosas, o ideal é escolher canteiros onde anteriormente foram cultivados pepinos, tomates, batatas ou repolho. No entanto, não é aconselhável semeá-las após leguminosas, pois culturas semelhantes esgotam bastante o solo.

Na sua casa de campo, ervilhas verdes, bonitas e doces, crescerão num canteiro ensolarado ou parcialmente sombreado. Elas não gostam de sombra densa: como outras leguminosas, preferem alcançar o sol, banhando as suas folhas nos raios solares.
cultivo de ervilhas no país

Quanto ao solo do canteiro, o ideal é um solo franco-arenoso leve ou um solo preto. As ervilhas não gostam de solos muito ácidos, pois isso afetará o sabor da colheita. Se o solo do seu jardim for ácido, aplique calcário antes do plantio (350 g de calcário por metro quadrado).

Como escolher sementes de ervilha?

Lojas de jardinagem agora vendem sacos com todos os tipos de vegetais. A única questão é a qualidade das sementes, já que as sementes compradas muitas vezes não só são fracas, como também não germinam. Para evitar escolher ervilhas inadequadas, verifique as ervilhas preparadas antes de semear.

Para isso, coloque 1 litro de água morna em uma tigela e dissolva 1 colher de sopa de sal. Em seguida, despeje as ervilhas no recipiente e observe-as: apenas as ervilhas que afundarem são adequadas para o plantio. Não se esqueça de enxaguar as ervilhas para remover o sal e secá-las depois.

Pouco antes do plantio, para uma melhor germinação, você pode deixar as ervilhas de molho em água fresca à temperatura ambiente. O ideal é trocar a água a cada 4-5 horas, pois as ervilhas tendem a fermentar. Após meio dia na água, as ervilhas estarão prontas para o plantio!

Como cultivar ervilhas verdes no seu jardim

1. Usando uma enxada, faça sulcos paralelos com cerca de 3 a 5 cm de profundidade em um canteiro bem preparado (de preferência no outono). Coloque as ervilhas nos sulcos a uma distância de 7 a 10 cm umas das outras.

2. Quando a temperatura do solo subir para 5-7 graus, as ervilhas germinarão: geralmente, isso leva um pouco menos de 2 semanas.
Brotos de ervilha na dacha
3. Durante o período de germinação, regue as ervilhas a cada poucos dias para garantir que as mudas recebam a umidade necessária para o crescimento. Se você plantou as ervilhas durante o verão quente, regue-as diariamente.
Durante o período de germinação, é necessário regar as ervilhas a cada poucos dias.
4. O segundo período em que é muito importante regar as ervilhas abundantemente é a formação das sementes após a floração.
Ervilhas verdes na horta: dicas de cultivo
Ervilhas verdes em flor
5. As ervilhas devem ser adubadas com fertilizantes minerais complexos. fertilizantesMas se o solo da sua casa de campo for preto, você pode cultivá-las sem fertilizante. No entanto, o suporte é extremamente importante para as ervilhas, independentemente do tipo de solo em que crescem. Fixe estacas de 1 a 2 metros de altura no solo, no lado norte dos arbustos, e incentive as gavinhas das ervilhas a se agarrarem a elas.
Suportes para ervilhas verdes
6. Essas são todas as dicas sobre como cultivar ervilhas na sua horta! Aliás, você não precisa esperar as ervilhas amadurecerem para apreciá-las: pode usar as vagens suculentas e crocantes para fazer saladas de legumes. As próprias ervilhas amadurecem nas vagens em apenas algumas semanas, depois disso ficam firmes.
Como cultivar ervilhas verdes no seu jardim
Então não perca a oportunidade e colha suas ervilhas-de-cheiro na hora certa!

Você pode estar interessado em saber como cultivar tabaco aromático.

Comentários sobre o artigo: 1
  1. Anatoly

    Há muitos anos, todos os anos planto ervilhas verdes ao longo de uma cerca de arame. Seleciono apenas as minhas próprias sementes, das primeiras vagens que amadurecem completamente nos arbustos. Afasto-me 10 cm da cerca e cavo um sulco ao longo de todo o seu comprimento, com cerca de 5 cm de profundidade. Rego-as rapidamente com água morna de um regador e planto as ervilhas com 5 cm de distância entre si. Polvilho-as com cinzas e aliso o sulco. PRONTO!!! Depois, elas crescem sozinhas, com as gavinhas agarradas ao arame. Quando atingem uma altura de cerca de 20 cm, amarro-as ao longo do canteiro com barbante. Para fortalecer as raízes e protegê-las do vento, elas ficam bem frágeis.

    Responder
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates