Assim, quando as pessoas trabalham para estimular o crescimento das plantas usando componentes artificiais, causam danos significativos à natureza e geralmente criam um desequilíbrio negativo na estrutura do solo. Isso causa amadurecimento. frutos de tomate Outros vegetais, como o milho, são tóxicos e contêm uma grande quantidade de nitratos, que têm um efeito prejudicial à saúde humana.
Portanto, jardineiros e horticultores experientes procuram não usar fertilizantes sintéticos, dando preferência a substâncias naturais e ecológicas, incluindo esterco de galinha.
Estatisticamente, os excrementos de pássaros são valiosos em termos de seu impacto no solo e constituem um fertilizante orgânico bastante acessível para pequenos terrenos e propriedades privadas.
A composição principal do fertilizante
No século XVIII, cientistas alemães descobriram propriedades benéficas nas fezes de aves. Descobriram também que elas continham um grande número de compostos orgânicos benéficos para o desenvolvimento de muitas plantas. Todos se interessam pelo esterco de galinha: como fertilizante, como diluí-lo para pepinos e qual a consistência ideal.
Com base nos resultados do estudo, o cientista descobriu concentrações de nitrogênio 34 vezes maiores e concentrações de fósforo 9 vezes maiores do que as encontradas no esterco de cavalo e em outros excrementos dos animais participantes do experimento. A composição de elementos e o teor de compostos nas fezes de galinha dependem do estado nutricional, da dieta e da idade da ave. fertilizante de casca de ovo.
No entanto, os principais elementos em qualquer tipo de esterco são fósforo, nitrogênio, potássio, cálcio e diversos micronutrientes. Ao longo de um dia, uma galinha típica pode produzir até 200 gramas de fertilizante orgânico eficaz, um peru e um pato até 400 gramas e um ganso até 600 gramas.
A principal vantagem e benefício do excremento
As galinhas eram as aves mais comuns na antiga União Soviética e na atual Rússia. Em diversos aspectos, o esterco de galinha é significativamente superior ao fertilizante obtido da criação de animais. Como substância orgânica, o esterco de galinha melhora eficazmente as características das plantas em comparação com fertilizantes prontos à base de componentes minerais. Vamos analisar o esterco de galinha como fertilizante e como diluí-lo: um fórum para entusiastas.
Geralmente, podem ser encontrados em embalagens grandes em diversas lojas agrícolas. Além de melhorarem o solo com certos compostos químicos, também aumentam o teor de micronutrientes. Isso afeta a estrutura firme, a composição efetiva e a permeabilidade dos elementos químicos.
A principal vantagem do esterco de galinha é a sua alta concentração de matéria orgânica e microbiológica no solo. Esses fertilizantes requerem uma quantidade muito menor de solo para aplicação, tornando-os muito mais econômicos do que o esterco comum.
Recomendamos:Como adubar as mudas de tomate para que fiquem viçosas?
O esterco de aves é popularmente conhecido como "adubo para queimar". Nesse contexto, o termo demonstra claramente a inadmissibilidade do uso de fertilizantes em proporções idênticas às do esterco. O que torna o esterco de galinha um fertilizante tão interessante, e como diluí-lo corretamente, pode ser encontrado em vídeos online. Isso porque a quantidade de componentes químicos presentes nele pode literalmente queimar as raízes das plantas.
A eficácia do uso de esterco de galinha
Além dos elementos essenciais, o esterco de galinha também contém magnésio, calcário, fósforo e compostos de potássio, cálcio e enxofre, bem como vários micronutrientes. O esterco de galinha também contém um grande número de elementos e compostos biológicos. Entre eles, as auxinas — componentes que influenciam o rápido crescimento das plantas — são particularmente proeminentes.
O esterco de galinha em sua forma pura raramente é utilizado. O uso de esterco como fertilizante requer o cumprimento de certas regras e diretrizes. Para aqueles que compraram esterco de galinha e planejam utilizá-lo em breve, considere o seguinte plano:
1. Primeiro, o esterco de galinha precisa decantar e fermentar. Para isso, use um barril de plástico cheio de esterco e água. Em seguida, cubra o barril com uma tampa para evitar odores. Deixe o esterco fermentar por vários dias.
2. O concentrado final é utilizado como um eficaz cobertura Para hortaliças, deve ser diluído na proporção de 1:20 com água. A dosagem recomendada é de uma a duas partes por litro de água para cada planta. Há muito interesse em saber se o esterco de galinha seco é um fertilizante adequado e como diluí-lo em água.
3. Nesse caso, você deve primeiro saturar o solo com umidade e aplicar o excremento uniformemente sobre a camada de solo para que ele possa ser absorvido rapidamente pela zona radicular da planta.
4. O ideal é transformar os excrementos restantes em composto. Para isso, utilize uma camada de tábuas como base. Sobre as tábuas, coloque palha ou outro material, como serragem, turfa ou feno, em camadas de 24 cm. Cubra a massa resultante com filme plástico para que o composto amadureça. Isso geralmente leva vários meses. Uma vez pronto, o composto tem validade indeterminada. Portanto, pode ser usado como um fertilizante eficaz por um longo período.
Excremento de galinha em forma seca
O método mais comum e conveniente para fertilização do solo. Em ambientes industriais, o esterco de galinha é processado e seco a 600ºC. Isso mata os microrganismos e bactérias que afetam negativamente a germinação das sementes. Esses organismos nem sempre são eliminados no sistema digestivo da galinha.
Além disso, a mistura seca não tem odor desagradável. O esterco de galinha nessa forma está disponível em diversas lojas de fertilizantes agrícolas. Os fabricantes embalam o fertilizante em diferentes formatos, de acordo com as necessidades do consumidor final. Qual a diferença entre o esterco de galinha fresco e o líquido, como ele funciona como fertilizante e como diluí-lo para obter uma consistência líquida sem usar produtos químicos nocivos?
O esterco seco é bastante fácil de usar como fertilizante para o solo. Deve ser diluído em um recipiente pequeno na proporção de 1:25 e deixado descansar por alguns dias. A solução resultante deve ser usada para regar árvores e plantas do jardim. Geralmente, a proporção recomendada é de 0,5 litro por planta. As plantações são tratadas com essa mistura nos canteiros, diluída em metade de água limpa.
Recomendamos:Opções para fazer uma composteira você mesmo
Jardineiros experientes recomendam:
1. Fertilize as plantas à noite ou em dias nublados.
2. Após regar as plantas, a composição química deve ser lavada da parte superior das plantas e elas devem ser regadas com água normal.
3. Para aumentar a produtividade, é necessário tratar o solo com fertilizantes várias vezes durante a estação de crescimento.
O procedimento para adicionar esterco de galinha
Para o plantio, são necessários pelo menos 10 kg de esterco curtido. Para árvores frutíferas, recomenda-se 1,5 kg de fertilizante ou 0,5 litro de fertilizante líquido pronto para uso. Há muita curiosidade em saber se o esterco de galinha da marca Fasco é um fertilizante adequado e como diluí-lo em água.
O ideal é usar 2 kg/m² de esterco de galinha fresco para incorporar ao solo. Ao utilizar esterco de aves como fertilizante na horta, todo jardineiro tem uma excelente oportunidade de cultivar uma colheita rica e ecologicamente correta, livre de nitratos e toxinas nocivas.

Amônia para plantas de interior - aplicação e dosagem
O esterco de coelho é um fertilizante complexo que requer aplicação adequada.
O que é iontopônica e como ela é usada no cultivo de mudas?
Como preparar o estrume para aplicação em canteiros: regras importantes
ter esperança
como!
ter esperança
como