Juntamente com framboesas e groselhas, a madressilva também é cultivada em hortas. O arbusto, se Requisitos de plantio e cuidadosUm sistema de fertilização, poda e irrigação adequado produz frutos suculentos e nutritivos. No entanto, quando as práticas agrícolas não são seguidas, observa-se uma frutificação deficiente. Para corrigir a situação, determine a causa revisando todos os cuidados em andamento.
Descrição da planta
A madressilva é o gênero tipo da família de mesmo nome, que compreende aproximadamente 200 espécies de plantas. Duas variedades são cultivadas como plantas ornamentais:
- A madressilva azul é um arbusto com copa compacta. A copa é formada por brotos marrons e folhagem séssil. As lâminas foliares têm 6 cm de comprimento e 3 cm de largura. Durante a floração, a copa se adorna com flores amarelas em forma de sino. Com polinização cruzada bem-sucedida, já que a espécie é autoincompatível, podem ser colhidas bagas oblongas e elípticas com um tom azulado. O sabor é agridoce com um leve amargor.
- A madressilva comestível é um arbusto decíduo que cresce até 1 m de altura. Sua copa exuberante é formada por caules jovens, finos e graciosos, de cor verde-clara, e brotos mais velhos, acastanhados, com cerca de 3 cm de espessura. As folhas oblongas atingem 7 cm de comprimento. Nas axilas das folhas, formam-se botões no final da primavera; quando abertos, são amarelo-pálidos. No lugar das inflorescências, formam-se bagas azul-escuras de até 9 cm de comprimento com uma camada externa glauca. A polpa é vermelho-arroxeada.
Novas variedades
Os criadores desenvolveram inúmeros híbridos com base em espécies típicas. Embora sejam muito semelhantes na aparência, ainda apresentam algumas características distintas. Novas variedades:
- A variedade "Vostorg" atinge até 1,8 m de altura. A frutificação, que produz bagas agridoces com cerca de 2 g, começa no segundo ou terceiro ano de crescimento. Esta variedade produz frutos durante 30 anos.
- 'Strezhezhevchanka' é um arbusto alto que cresce até 2,5 m de altura. A maturação ocorre nos últimos dez dias de junho, quando um arbusto pode produzir aproximadamente 2 a 3 kg de bagas sem amargor em climas temperados.
- "Daughter of the Giant" é uma variedade de alto rendimento com frutos grandes (até 2,5 g). A produção média é de 3 kg por planta. A variedade é resistente à geada e a pragas.
- "Blue Cliff" é uma variedade precoce que começa a frutificar no final da primavera nas regiões do sul. Tem um sabor agridoce. Cada baga pesa 2,5 g.
Produtividade e razões para seu declínio
Em jardins, um arbusto de madressilva geralmente produz no máximo 1 a 1,5 kg de frutos. No entanto, com técnicas de cultivo adequadas, a maioria das variedades apresenta uma produção estimada de 3 a 7 kg por planta. Os principais motivos para uma colheita insuficiente são:
- Local de plantio incorreto – a madressilva adora luz e precisa de boa iluminação durante todo o dia.
- Falta de polinização - uma planta de polinização cruzada requer plantio em grupo e a presença de um grande número de insetos polinizadores, cuja ausência está associada a condições climáticas desfavoráveis durante o período de floração do arbusto.
- Regime de rega inadequado – a madressilva reage mal à umidade estagnada nas raízes e ao solo excessivamente seco.
- Acidificação do solo – o arbusto cresce bem em solos com reação neutra a ligeiramente ácida.
- Excesso de fertilizantes nitrogenados – devido à alta concentração de nitrogênio, a planta direciona toda a sua energia para o crescimento dos brotos em detrimento da formação de flores e ovários.
Regras para cuidar de um arbusto
Uma colheita ruim geralmente é causada por práticas de cultivo inadequadas. A madressilva não é exceção. Este arbusto requer cuidados básicos, incluindo rega, adubação, poda e controle de pragas. Se todos os procedimentos forem realizados corretamente e no momento certo, além de uma colheita abundante, o jardineiro receberá uma planta saudável com uma copa exuberante que se integra perfeitamente a qualquer projeto paisagístico.
Rega
A madressilva precisa de umidade, especialmente no final da primavera e início do verão, quando os ovários estão se formando. Se não houver chuva durante esse período, a rega é necessária. Isso terá um efeito benéfico tanto na quantidade quanto na qualidade da colheita, prevenindo o amargor. Adicione 10 litros de água por planta à medida que a camada superficial do solo secar. Use água previamente decantada, livre de cloro e metais pesados.
Tratamento do solo
Após a precipitação, a área ao redor do tronco da árvore é afofada, rompendo a crosta compactada que retarda o desenvolvimento das raízes. As ervas daninhas são removidas ao mesmo tempo, o que é especialmente importante durante os estágios iniciais de crescimento das mudas. Cobrir o solo com uma camada de cobertura morta pode reduzir a frequência do afofamento. Nos primeiros três anos após o plantio, recomenda-se a amontoa de terra ao redor da muda para garantir um crescimento saudável.
cobertura
Se o fertilizante foi adicionado à cova de plantio, a adubação começa no terceiro ano de crescimento. Na primavera, utiliza-se nitrato de amônio para formar uma copa exuberante. Espalhe 10 gramas de nitrato de amônio granulado ao redor do tronco. Após a colheita, utilize uma solução fertilizante composta por 10 litros de água e 25 gramas de nitrato de amônio. No outono, adube a madressilva com matéria orgânica, utilizando 100 gramas de cinzas de madeira e 5 kg de composto.
Aparar
A primeira poda é realizada após a muda completar três anos de crescimento. Alguns jardineiros, caso a copa tenha atingido a densidade ideal, recomendam não podar o arbusto até que ele tenha 7 ou 8 anos de idade. Podar a planta Isso é feito no outono ou na primavera, antes que a seiva comece a fluir. Se o arbusto estiver muito denso, remova vários brotos que crescem diretamente do solo. Ao mesmo tempo, faça uma poda no arbusto por dentro, encurtando os caules que crescem para dentro. Certifique-se de que todos os ramos internos recebam luz uniformemente.
Os frutos geralmente se desenvolvem em ramos fortes do ano anterior — não há necessidade de podar os ramos do ano corrente. Todos os ramos velhos devem ser removidos. Isso também se aplica a ramos baixos que interferem no cultivo do solo sob o arbusto. Na primavera, faça uma poda sanitária, aparando as pontas danificadas pela geada e os ramos danificados pelo vento. Para manter a aparência ornamental da copa, o arbusto deve ser modelado após a frutificação.
Proteção contra doenças e pragas
A madressilva possui excelente imunidade. No entanto, em condições de umidade excessiva, podem surgir problemas. doenças fúngicasPara prevenir infestações, pulverize os arbustos com uma solução contendo cobre como medida preventiva na primavera. Entre as pragas mais comuns, os pulgões e os ácaros se alimentam dos brotos das plantas. Tratamentos com inseticidas são eficazes contra eles. O ideal é utilizá-los como medida preventiva, pois, sem pulverização, as infestações podem ocorrer durante as fases de frutificação ou desenvolvimento dos ovários, quando o uso de tratamentos químicos eficazes é inviável.
A madressilva é um arbusto pouco exigente. Se forem tomados os devidos cuidados, não haverá problemas com a colheita.

Madressilva trepadeira ornamental: plantio, cuidados e doenças.
Como fazer a madressilva dar frutos?
Poda da madressilva: quando e como fazê-la corretamente, características, diagramas