Os moradores de verão plantam madressilva em seus terrenos porque é uma planta pouco exigente e fácil de cuidar. Jardineiros amadores cultivam diversas variedades dessa planta em seus jardins e canteiros, sendo as mais comuns a madressilva comum e a madressilva tártara. Uma boa colheita depende da poda realizada no outono. Para isso, é importante observar o momento certo e levar em consideração as especificidades da poda de outono. Os frutos da planta têm um sabor único e são benéficos. As substâncias presentes nos frutos têm um efeito positivo sobre o coração e os vasos sanguíneos: fortalecem-nos e normalizam a pressão arterial.
Características dos cuidados com a madressilva no outono
Jardineiros cultivam diversas variedades desta planta. Uma delas é um arbusto baixo e comestível. Devido à polinização cruzada, é necessário cultivar mais de dois arbustos de variedades diferentes em um mesmo terreno. Esta planta tolera geadas severas, chegando a temperaturas de até -35°C.
Outro tipo de madressilva é um arbusto trepador chamado madressilva-comum. Em poucos anos, a planta se enrosca em uma cerca de 5 metros de altura, criando o efeito de uma sebe viva, verde e florida. Esses arbustos não sobrevivem tão bem ao frio do inverno, por isso precisam de proteção.
Apesar das diferenças, os cuidados necessários para os arbustos são praticamente os mesmos.
Características da poda da madressilva
Os arbustos não exigem cuidados especiais, mas a poda é importante para evitar que cresçam demais. As plantas ornamentais são podadas para terem uma aparência mais organizada. A madressilva comestível é podada no outono para garantir uma boa colheita e frutos maiores e mais doces.
Os principais objetivos da poda
A poda de arbustos não serve apenas para melhorar a estética geral do jardim. O procedimento também beneficia as próprias plantas. Graças a ela:
- Os arbustos ficam mais saudáveis porque os galhos secos e doentes são removidos;
- aumento da produtividade agrícola;
- Os novos brotos crescem mais rápido;
- Há mais ar dentro da planta para ventilação e crescimento adequado dos ramos;
- Os arbustos parecem mais arrumados.
Os objetivos da poda dependem da idade do arbusto. Existem diversos sistemas de poda:
- Em arbustos de um ano, todos os caules são podados rente ao solo, exceto alguns dos mais fortes. As pontas dos brotos também são removidas para estimular um crescimento mais denso.
- Durante 6 anos, apenas os ramos doentes da parte inferior da planta são cortados.
- Arbustos com cerca de 8 anos de idade recebem uma poda de rejuvenescimento. Eles são desbastados a cada 4 anos.
- As plantas antigas são completamente rejuvenescidas. Os brotos são removidos, dando ao arbusto uma segunda vida. Depois disso, a madressilva é moldada, começando desde o primeiro estágio.
A poda é benéfica para as plantas. Ela ajuda-as a crescerem mais viçosas e saudáveis.
Você também pode se interessar por:Qual a melhor época para podar a madressilva: na primavera ou no outono?
A madressilva desperta cedo após o inverno, portanto, a poda na primavera pode causar danos significativos. Se você errar o momento da poda, pode danificar os botões de frutificação. Por isso, a melhor época para podar seus arbustos é em novembro. Comece a poda quando as temperaturas permanecerem abaixo de 0°C e as folhas tiverem caído.
Guia - Como podar a madressilva
Ao contrário de outros arbustos de jardim, a planta não requer poda anual. No entanto, se a poda de outono estiver programada para este ano, a madressilva deve ser inspecionada previamente. A profundidade da próxima poda será determinada com base na qualidade da poda anterior. Se o jardineiro seguir todas as instruções corretamente, novas podas podem ser feitas a cada 2-3 anos. A saúde do arbusto depende dessa poda, portanto, é fundamental seguir as instruções à risca.
- Não é necessário remover o galho inteiro se apenas uma parte estiver danificada. Basta cortar a parte seca ou danificada.
- O arbusto precisa de acesso constante a ar fresco, portanto, os galhos inferiores que se curvam fortemente em direção ao chão devem ser cortados.
- Se o caule não tiver ramificações ou os brotos tiverem um formato estranho, então esse ramo deve ser cortado completamente.
- Em caules esqueléticos, os ramos que crescem para dentro são removidos. Esses ramos fazem com que o arbusto produza frutos menores.
Após a poda, restam de 8 a 16 brotos de todo o arbusto.
Caules de arbustos saudáveis e em bom estado podem quebrar ou danificar-se facilmente, por isso os galhos devem ser removidos com muito cuidado.
Você também pode se interessar por:Peculiaridades da poda de arbustos jovens e velhos
O processo de poda para plantas adultas e jovens difere significativamente. Detalhes específicos para a poda de arbustos jovens:
- Não é recomendável podar os arbustos de madressilva recém-plantados: isso retarda o crescimento e o desenvolvimento da planta e impede a formação de novos brotos;
- Arbustos com menos de 5 anos devem ser podados delicadamente, removendo apenas os caules secos, danificados e que crescem no centro. Isso permitirá que a luz solar e a umidade penetrem no arbusto, promovendo um crescimento uniforme.
Um arbusto antigo pode ser rejuvenescido removendo-se os galhos velhos ou cortando-o rente ao solo. Todos os brotos com mais de 35-40 cm de altura também devem ser removidos. A poda de rejuvenescimento é realizada após a queda da folhagem. Novos brotos surgirão no local.
Madressilva caprifolium - poda no outono
A madressilva é uma variedade ornamental que se enrosca em cercas, formando uma sebe de trepadeiras floridas. Ela é muito bonita, por isso paisagistas a utilizam frequentemente em jardins. A poda da madressilva serve para rejuvenescer e direcionar o seu crescimento.
Essa espécie de madressilva cresce muito rápido. Portanto, a poda deve ser feita no outono, removendo os ramos secos e quebrados. Os galhos que ultrapassam a cerca e comprometem o desenho desejado também devem ser removidos.
Regras para o trabalho de outono
A poda é uma parte importante da jardinagem. Os jardineiros devem seguir certas orientações para garantir um processo de poda bem-sucedido.
- Os rebentos danificados ou secos só são removidos depois de todas as folhas terem caído.
- A poda programada só é realizada em arbustos adultos. Plantas jovens, recém-plantadas, devem ser deixadas em paz, pois as feridas podem infeccionar.
- Caules velhos e secos são cortados de arbustos maduros.
- Em arbustos comestíveis, remova os ramos que produzem poucos frutos. Recomenda-se também podar os rebentos laterais.
- Os ramos que crescem por baixo ou que estão pressionados contra o solo devem ser cortados, pois só criam obstáculos no cuidado da planta.
- Não se pode remover todas as pontas de uma só vez, pois é aí que se formam os botões da madressilva.
- Não é recomendável podar galhos secos no inverno. Retirá-los em clima frio pode fazer com que a planta inteira congele.
- É necessário monitorar cuidadosamente as variedades comestíveis para que a base do arbusto não fique mais rala e o meio não fique muito denso.
Madressilva adubadora
Em meados de julho, o arbusto começa a formar a base para a próxima colheita. Portanto, durante esse período, a planta precisa ser nutrida com fertilizantes orgânicos e minerais. A cinza é excelente para esse fim. Em verões secos, misture a cinza com água fervente e regue os arbustos com a solução resultante. Em verões chuvosos, basta espalhar de 1 a 2 xícaras de cinza sobre o solo ao redor da planta.
No final do outono, recomenda-se fertilizar o solo com composto ou húmus. Isso fornece ao arbusto os nutrientes necessários para a primavera. A madressilva ornamental deve ser fertilizada dessa forma apenas uma vez a cada três anos.
Por que as medidas de reabilitação são necessárias?
A poda de arbustos é estressante para a madressilva. Portanto, os jardineiros removem os caules com muito cuidado para evitar danificar a planta. Não é recomendável cortar galhos secos, pois a recuperação do arbusto leva muito tempo.
Todas as áreas cortadas devem ser revestidas com tinta à base de óleo ou verniz para jardim. Para cuidados adicionais, fertilize o solo com composto ou húmus. Adicione fertilizantes minerais com muita cautela. A sobredosagem acidental fará com que as folhas cresçam mais rápido e fiquem mais grossas, e praticamente não haverá flores. Os arbustos precisam ser fertilizados com substâncias que contenham potássio e fósforo aproximadamente a cada quatro anos. Para lembrar quando foi aplicada a última fertilização, é uma boa ideia manter um registro de todas as informações sobre as plantas.
Como revitalizar um arbusto de madressilva
A poda de rejuvenescimento é realizada após 8 anos do plantio. A planta é podada de acordo com um padrão específico:
- A copa dentro do arbusto está mais rala.
- Os ramos que pararam de crescer devem ser cortados o mais próximo possível da base.
- Restam os caules centrais jovens.
Quando os ramos mais antigos representam 70% ou mais do crescimento da planta, todas as pontas dos brotos são podadas. No entanto, existe também um método um pouco mais drástico, que só é utilizado em casos extremos, como quando o arbusto está muito crescido, doente ou coberto de musgo.
- Todos os caules antigos são cortados rente à base.
- O arbusto é formado a partir de brotos jovens em crescimento.
Em arbustos comestíveis, as bagas se formam no topo. Os ramos de um ano não são podados, pois isso reduz a produção.
Cavando o chão
As raízes da madressilva estão localizadas nas camadas superficiais do solo, portanto, não cave muito fundo. A profundidade máxima de remoção da terra é de 7 cm. As pragas evitam os arbustos, então as folhas caídas podem ser deixadas no chão. Depois de se decomporem, servem como uma fonte adicional de nutrientes para a planta.
Você também pode se interessar por:Abrigo para o inverno
A madressilva é uma planta resistente à geada. Seus brotos suportam temperaturas relativamente baixas. Mesmo as plantas floridas podem suportar temperaturas de até -5°C. A madressilva comestível não é coberta; ela é podada, fertilizada e deixada para passar o inverno ao ar livre. As variedades ornamentais não são resistentes o suficiente à geada para sobreviver a um frio intenso. Portanto, elas são retiradas da cerca, colocadas no chão e cobertas com um material respirável, como galhos de pinheiro ou serragem.
Peculiaridades na preparação de arbustos para o inverno em diferentes regiões
A preparação da madressilva para o frio do inverno varia dependendo da variedade cultivada no jardim e da região do país onde está plantada. Até mesmo a espessura da camada de fertilizante varia. Nas regiões do norte, os arbustos são cobertos não apenas para protegê-los do frio intenso, mas também para afastar pássaros e ratos.
- Zona climática central. Na região de Moscou, as variedades comestíveis podem ficar descobertas durante o inverno. No entanto, as variedades ornamentais, como a madressilva, devem ser cobertas com palha, pois são menos resistentes à geada.
- Região do Volga. Nesta região, os arbustos são preparados para o inverno seguindo as mesmas regras da região de Moscou.
- Ural. As variedades ornamentais devem ser cobertas com cobertura morta de acordo com as instruções padrão. No entanto, é importante monitorar a quantidade de neve que cobre o arbusto. Se a camada não for suficiente, adicione mais neve para formar um monte sobre a planta.
- Sibéria. Nas regiões norte do país, fortes nevascas podem quebrar os arbustos. Para manter os galhos intactos, eles são amarrados. Redes são usadas para proteger os arbustos de pássaros famintos. Para evitar que ratos danifiquem a madressilva, iscas envenenadas são colocadas em vários locais.
Erros comuns no cuidado com os arbustos e na preparação para o inverno.
https://youtu.be/jF5tYDsqyyc
Jardineiros cometem erros ao cuidar de seus arbustos, e às vezes nem percebem que estão fazendo algo errado. Aqui está uma lista de erros comuns:
- Podar uma planta jovem que foi plantada recentemente.
- Podar um grande número de rebentos jovens dos quais se formam as gemas.
- Realizar uma poda profunda e minuciosa em um arbusto que ainda não atingiu a maturidade enfraquece a planta e causa a perda de frutos.
- A falta de amarração do arbusto após a poda de rejuvenescimento resulta em brotos comprimidos no solo ou danificados pelo vento.
- Aparar o excesso de comprimento dos brotos jovens, removendo também os botões florais.
Conselhos para residentes de verão
Cuidando da madressilva Isso pode ser facilitado seguindo estas dicas:
- A poda é estressante para as plantas, por isso o arbusto deve ser adubado com matéria orgânica. Pode ser composto ou húmus. Use um balde por arbusto. Fertilizantes de fósforo e potássio também podem ser usados, mas com cautela.
- A madressilva se cruza com outras plantas, por isso é essencial plantar diversas variedades próximas umas das outras. Isso resultará em uma colheita maior.
- Se o verão for quente e ensolarado, as bagas ficarão doces. O melhor momento para a planta ser exposta à luz solar é durante a primeira metade do dia. Ficar exposta ao sol escaldante o dia todo também não será bom: as bagas ficarão muito pequenas.
- Se as bagas estiverem amargas, existem duas causas possíveis. Ou é a variedade, ou o clima está ensolarado e quente, e os arbustos não estão recebendo umidade suficiente.
Para concluir
Os arbustos de madressilva são fáceis de cuidar. No outono, devem ser podados e amontoados ao redor, e no inverno, se necessário, cobertos com tela para proteção contra pássaros e ratos. Isso não costuma ser um problema, mas com esses cuidados, a colheita aumenta e se mantém abundante por vários anos. O arbusto floresce lindamente, e as variedades ornamentais embelezam qualquer jardim.

Madressilva trepadeira ornamental: plantio, cuidados e doenças.
Como fazer a madressilva dar frutos?
Poda da madressilva: quando e como fazê-la corretamente, características, diagramas