Ratos e camundongos podem ser fofos apenas se forem mantidos como animais de estimação. Mas se roedores forem encontrados no porão, nos armários da cozinha ou simplesmente correndo pela casa, certamente não é uma visão agradável. Além disso, roedores podem danificar móveis, comer grãos armazenados e outras plantações, e causar condições insalubres.
Se ratos ou camundongos apareceram na casa e as ratoeiras comuns já não funcionam, então Uma excelente solução no combate a pragas com dentes afiados. Comprar um repelente para ratos e camundongos é uma boa ideia. Mas qual o melhor repelente para ratos e camundongos? E por que escolher este produto específico em vez de outros produtos químicos para o controle de roedores, por exemplo?
Tipos de repelentes de roedores
Quais são os melhores repelentes para ratos e camundongos? Ler avaliações não basta para responder a essa pergunta; muitos outros fatores devem ser considerados. Por exemplo, os repelentes para roedores diferem em seus princípios de funcionamento. Portanto, antes de mais nada, você deve determinar qual dispositivo é mais adequado às suas condições de vida.
Existem três tipos de repelentes:
- Ultrassônico;
- Eletromagnético;
- Combinado;
Os repelentes ultrassônicos funcionam com base em um princípio bastante simples. O dispositivo emite ultrassom, que tem um efeito negativo no sistema nervoso dos roedores, fazendo com que eles fujam do som desagradável e tenham menos probabilidade de retornar.
As ondas ultrassônicas desorientam ratos e camundongos, impedindo-os de se comunicar com outros animais. Análises de repelentes para ratos e camundongos sugerem que o número de roedores aumenta nos primeiros dias de uso, o que pode alarmar muitos consumidores. No entanto, isso é completamente normal. A presença de um grande número de roedores nos primeiros dias de funcionamento do repelente ultrassônico é uma garantia de que o dispositivo está funcionando eficazmente.
As ondas ultrassônicas despertam um senso de perigo nos roedores, fazendo com que se movimentem rapidamente em busca de uma saída. Como ficam desorientados, essa busca pode levar algum tempo. Os repelentes ultrassônicos para roedores são seguros para humanos, pois as ondas emitidas pelo dispositivo não os afetam, tornando-os adequados para uso em áreas residenciais. O dispositivo também não causa danos aos roedores, criando, ao contrário, um ambiente desfavorável para eles.
Vantagens dos dispositivos ultrassônicos:
- Ecologicamente correto;
- Não contém produtos químicos perigosos;
- Trabalha sem parar;
- Também repele insetos;
- Seguro para humanos, crianças e animais de estimação (roedores decorativos são uma exceção).
Além das vantagens, o dispositivo também apresenta algumas desvantagens:
- Não atravessa paredes, funciona apenas em um cômodo;
- O alcance das ondas ultrassônicas é reduzido se o ambiente contiver muitos tecidos, objetos suspensos, móveis e outros objetos estranhos.
Os dispositivos eletromagnéticos funcionam com um princípio diferente. O dispositivo emite pulsos que são transmitidos por fios dentro de um medidor de eletricidade. Esses pulsos afetam negativamente o sistema nervoso dos roedores, criando um ambiente desfavorável para eles. Assim como ocorre com os dispositivos ultrassônicos, o número de roedores pode aumentar durante os primeiros dias de uso.
Isso ocorre porque os pulsos do dispositivo se propagam ao longo das paredes e entre as frestas dos materiais de construção, que são os habitats preferidos dos roedores. Os pulsos eletromagnéticos forçam ratos e camundongos a abandonar seus locais favoritos em busca de uma saída, fazendo com que eles rastejem ativamente para fora.
Vantagens dos repelentes eletromagnéticos:
- Sem produtos químicos;
- Trabalha sem parar;
- Também tem efeito sobre insetos rastejantes;
- Elimine os roedores das paredes e tetos;
- Grande raio de influência;
- Não interfere com o funcionamento de aparelhos elétricos;
- Seguro para membros da família e animais de estimação (exceto roedores ornamentais).
Desvantagens do dispositivo:
- A fiação deve percorrer pelo menos uma parede. Para um funcionamento mais eficiente, a fiação deve percorrer toda a extensão do cômodo.
Embora o dispositivo tenha apenas uma desvantagem, ela é significativa. Os espaços habitacionais nem sempre possuem as condições necessárias para o seu funcionamento.
Os repelentes combinados reúnem todas as vantagens dos dois tipos anteriores e compensam suas desvantagens. Os repelentes combinados para ratos e camundongos são versáteis e adequados para uso em qualquer cômodo.
Como escolher o repelente certo
Para decidir qual tipo de repelente escolher, você deve considerar todos os detalhes do ambiente onde ele será instalado. Os repelentes ultrassônicos ou os repelentes combinados são os mais versáteis. No entanto, os repelentes combinados são um pouco mais caros, por isso muitas pessoas preferem os repelentes ultrassônicos. Eles são acessíveis, fáceis de usar, eficazes e menos exigentes do que, por exemplo, os repelentes eletromagnéticos.
Para evitar erros na escolha do repelente, leia atentamente as especificações do produto. Isso ajudará você a determinar se o dispositivo escolhido funcionará de forma eficaz no local específico onde pretende instalá-lo.
As especificações sempre indicam o alcance da cobertura, mas a área de cobertura é calculada considerando o ambiente vazio. Portanto, antes de comprar, leve em conta a área disponível e a quantidade de outros itens que a compõem.
Também é importante considerar exatamente o que está armazenado dentro de casa. Se a infestação de pragas for causada pelo armazenamento de alimentos, o uso de um repelente ultrassônico só será eficaz após dois meses; os roedores não desaparecerão rapidamente. No entanto, se não houver alimentos no cômodo, eles desaparecerão mais rapidamente, em até duas semanas.
Repelentes para ratos e camundongos: qual o melhor? Avaliações sugerem que alguns funcionam até mesmo em temperaturas abaixo de zero, como os modelos Tornado, Spectrum e Sonar. Portanto, vale a pena prestar atenção a esse ponto, principalmente se você pretende instalar o aparelho em um local com temperaturas variáveis.
Você também deve garantir que o repelente não afete seus animais de estimação, caso os tenha em casa. Por exemplo, o ultrassom emitido pela maioria dos repelentes domésticos é audível para animais de estimação e pode causar-lhes desconforto. Portanto, vale a pena considerar produtos de fabricantes estrangeiros. Para humanos, o ultrassom emitido por repelentes para ratos e camundongos é completamente seguro e inaudível.
Depoimentos de quem já usou os repelentes.
Para determinar qual repelente de ratos e camundongos é o melhor (avaliações da Clean House), é importante considerar o feedback de quem já experimentou repelentes para roedores. As avaliações geralmente contêm diversas recomendações e dicas, além de informações sobre a eficácia do produto.
Galina: Sou uma pessoa da velha guarda, acostumada a lidar com os roedores que infestam constantemente nossa casa de campo com métodos tradicionais: ratoeiras e produtos químicos. No entanto, as ratoeiras não eram eficazes e os produtos químicos se tornaram perigosos depois que nossos netinhos começaram a visitar a casa com frequência. Quem sabe, eles poderiam entrar em lugares indesejáveis e, Deus nos livre, se envenenarem? Sempre fui cética em relação a dispositivos modernos como repelentes de roedores. Mas meus filhos insistiram para que eu comprasse este pequeno aparelho. Demorou um pouco para me convencer e, no fim, compramos três repelentes de roedores Tornado.
Dois para cada cômodo e um para a cozinha — os locais favoritos dos roedores na minha casa de campo. O aparelho começou a funcionar gradualmente na cozinha e em um dos quartos. No início, havia uma infestação enorme, mas as crianças explicaram que era normal e que logo iriam embora. No outro cômodo, não notei nenhuma mudança. Descobrimos que tínhamos instalado o repelente no lugar errado; os móveis estofados estavam bloqueando as ondas ultrassônicas. Tivemos que reorganizá-los porque não havia tomadas suficientes no cômodo. Com espaço livre para o repelente, os roedores começaram a voltar aos poucos. Depois de um mês, parei de ver qualquer rato ou camundongo. As fezes nas prateleiras da cozinha desapareceram e os sacos de ração continuam intactos. Então, o aparelho funcionou. Quase nunca o desligamos, com medo de que os ratos voltem. No geral, é um bom aparelho; o principal é que funciona e elimina as pragas!
Igor: Por recomendação de um vizinho, comprei um repelente ultrassônico para a minha garagem. Não entendo muito desses aparelhos, então segui a sugestão dele. Embora os vendedores da loja também tenham sugerido um repelente eletromagnético, percebi que usá-lo é um pouco complicado. Se a fiação não estiver posicionada corretamente na parede, não funciona. Comprei dois aparelhos de uma vez, só para garantir. Os ratos sumiram da garagem em cerca de três semanas. O único inconveniente é que meu cachorro provavelmente ouviu o som ultrassônico; ele choramingava quando estava na garagem, o que claramente o incomodava. Agora, simplesmente não o deixo entrar na garagem. Tirando isso, é um bom aparelho, melhor do que qualquer ratoeira.
Lera: Moro no térreo, com porão embaixo, então roedores são visitantes frequentes. No começo, usei uma ratoeira e funcionou bem. Depois, os ratos começaram a se multiplicar e, aparentemente, aprenderam a evitar a ratoeira. Comecei a pesquisar online diferentes métodos de controle de roedores (estou cansada de limpar as fezes deles, sem falar no medo que sinto deles) e encontrei avaliações de repelentes ultrassônicos. Eles são seguros para humanos, não ocupam muito espaço e, como não tenho animais de estimação, pensei em experimentar. Passei um bom tempo decidindo qual repelente de ratos e camundongos era o melhor e achei o "Tornado" o melhor, então comprei. Estou satisfeita e feliz por as avaliações serem precisas. O aparelho funciona perfeitamente e, o mais importante, não há mais ratos no porão!

Como e o que usar para combater o psilídeo da pereira
Oídio da uva (foto) e como tratá-lo
Os métodos mais eficazes para o controle de pulgões sem o uso de produtos químicos.
Como tratar árvores frutíferas no outono contra doenças e pragas