Viburnum 'Buldenezh': cultivo e cuidados

Morango

O viburno é uma das árvores mais populares da Rússia. Canções são escritas sobre ele, e ele decora parques e ruas da cidade. A variedade Bldenezh de viburno é conhecida desde a época de Catarina, a Grande. Suas flores exuberantes, grandes e brancas como a neve lhe dão o nome: traduzido da língua nativa do criador da variedade, o francês Lemoine, significa "bola de neve".

Descrição da variedade

O viburno Boule de Neige pertence ao amplo gênero Viburnum. Pode atingir até quatro metros de altura. Esta árvore exuberante, de floração prolongada, frutifica por cinquenta anos. Bolas de flores brancas desabrocham nos primeiros meses do verão e permanecem nos galhos por duas a quatro semanas.

A primeira característica desta variedade é que as flores começam com tons esverdeados, passando gradualmente para o branco puro. A magnífica exibição de cores culmina em tons rosados.

Outra característica distintiva do Viburnum buldenezh é que ele não tem absolutamente nenhum cheiro.

As raízes da árvore estão localizadas perto da superfície do solo, portanto, embora a variedade seja considerada resistente ao inverno, pode sofrer danos parciais durante os invernos rigorosos e sem neve da Rússia.

Pousar

O plantio correto das mudas de viburno é essencial para flores duradouras e longevidade da planta. Essa variedade se desenvolve melhor em solo constantemente úmido. Não tolera locais escuros; necessita de sombra parcial durante o dia.

O plantio das mudas deve ser feito fora da época de cultivo, de preferência em dias nublados, mas quentes, na primavera e no outono. É provável que a Buldenezh não consiga criar raízes em altas temperaturas de verão e sob sol forte e direto.

Para plantar uma árvore jovem, é preciso começar cedo. O buraco preparado no solo deve ter meio metro de largura e a mesma profundidade. Pedras (tijolos quebrados ou brita grossa) misturadas com areia de rio servem como drenagem, que também servirá de base para o plantio.

Para que a planta crie raízes, ela precisa de um meio rico em nutrientes. Para isso, misture composto orgânico com terra de canteiros próximos, adicione um fertilizante complexo e cinzas. Junte metade da mistura resultante em um pequeno monte dentro da cova. Coloque a muda preparada nesse monte. Espalhe o sistema radicular da planta ao longo das bordas da cova, enterrando levemente o colo da raiz. Preencha a cova com o restante da mistura.

Após o plantio, regue as raízes. A solução irá se acumular na base da muda. Você pode elevar a superfície do solo adicionando terra do jardim. A etapa final do plantio é a cobertura morta ao redor da zona radicular. Isso ajuda a reter a umidade nas raízes e a fornecer oxigênio.

Segundo as normas, cada árvore deve ter pelo menos quatro a quatro metros e meio de espaço. Se outras árvores estiverem muito próximas, a copa do viburno não conseguirá se desenvolver plenamente.

Cuidado

Cuidar dessa planta não é difícil. A poda tradicional de galhos quebrados e congelados é feita no início da primavera, e no final do outono, os jardineiros removem todos os brotos doentes e quaisquer galhos danificados.

Antes da chegada do inverno, você pode realizar uma poda corretiva para manter ou melhorar o formato da copa. É nessa época que a árvore se transforma suavemente em um arbusto: basta cortá-la até a altura desejada para o arbusto. Na primavera, o toco restante produzirá brotos abundantes.

Aliás, brotos também surgirão do sistema radicular. A menos que o jardineiro pretenda cultivar uma parede verde viva com globos de inflorescências brancas, esses ramos devem ser removidos na primavera. Trate o local do corte com sulfato de cobre e aplique uma camada de piche para jardim.

ImportanteSe o verão for seco, a planta buldenezh requer umidade constante adicional nas raízes.

Em meados do outono, o viburno deve ser regado abundantemente. Uma rega generosa estimulará o crescimento das raízes. Também fortalecerá a árvore e suas raízes, facilitando a sobrevivência do viburno às geadas de inverno.

Fertilizante

Assim como outras árvores de jardim, o buldenezh precisa de adubação. A floração e a frutificação dependem diretamente disso. A mistura de nutrientes fornecida à muda durante o plantio lhe dá a força necessária para prosperar nos primeiros anos.

Em seguida, vêm os fertilizantes nitrogenados, que são eficazes para a fertilização das plantas na primavera. No entanto, o composto orgânico também pode ser usado nesta época. Além disso, no início da primavera, para promover uma floração vigorosa, trate os ramos com um fertilizante que contenha boro. Os fertilizantes de outono incluem principalmente aqueles com níveis elevados de fósforo e potássio.

Existem dois métodos aceitáveis ​​para adicionar nutrientes. Primeiro, espalhe o fertilizante ao redor do tronco, misture-o com a terra usando um ancinho e regue as raízes com água. Segundo, cave vários buracos no solo perto do tronco com uma broca de jardim, com 25 a 30 centímetros de profundidade. Pegue o fertilizante e leia atentamente as instruções. Espalhe a quantidade prescrita de pó entre os buracos, cubra e regue abundantemente.

Reprodução

Buldenezh é propagado principalmente por via vegetativa:

  • sobreposição;
  • dividindo a planta;
  • estacas no verão.

Camadas

O primeiro método é adequado para a propagação na primavera. Para transplantar, dobre um ramo de um arbusto de viburno em direção ao solo e fixe-o em um buraco previamente cavado. Para estimular o enraizamento, cubra o ramo com composto e regue abundantemente. O solo ao redor do ramo deve ser mantido constantemente úmido.

Raízes mais ou menos viáveis ​​se formam somente após 4 a 5 meses. Elas agora são capazes de sobreviver ao inverno, mas não sozinhas. Podem ser separadas do tronco somente após alguns anos do enraizamento.

Viburno em divisão

Este procedimento é realizado no verão. Requer clima úmido e nublado: a divisão do sistema radicular é sempre estressante para a planta, causando danos mecânicos. A singularidade desta abordagem reside no fato de que apenas plantas que crescem em forma de arbusto são adequadas, ou seja, que produzem muitos brotos a partir do solo.

Para dividir, desenterre as raízes com uma pá e separe o sistema radicular de forma que cada parte contenha brotos e raízes ativas. Cada planta deve ser plantada com 2 metros de distância da outra. Após a divisão, regue as plantas abundantemente.

estacas

No início de junho, quando os ramos alongados do ano anterior são podados, os jardineiros têm à sua disposição uma grande quantidade de material para plantio. Estacas de nó único (com sete a oito centímetros de comprimento) levam três meses de verão para enraizar e se estabelecer no solo.

Para plantar essas estacas, você precisará de composto ou areia de rio livre de detritos. Em uma estufa ao ar livre, forme um leito de composto (7-20 cm de espessura) e adicione areia por cima. As estacas, plantadas a alguns centímetros de profundidade, são cobertas com arcos e duas camadas de agrofibra. Regue as mudas com água morna por pelo menos algumas semanas.

O último método de propagação para Viburnum buldenezh é o mais indolor e rápido.

Pragas e doenças

Viburnum buldenezh está associado a três pragas:

  • pulgão;
  • inseto cochonilha;
  • besouro-da-folha.

Além disso, as árvores são frequentemente afetadas por oídio e manchas.

Afídeo

Os pulgões danificam não só as folhas, mas também os globos brancos das flores do viburno. O inseto mais destrutivo para esta variedade é incompatível com a pulverização do arbusto com uma mistura de tabaco e sabão verde ou uma solução de água e sabão de lavar roupa comum. Após a pulverização, não enxágue a mistura.

CÂMERA DIGITAL SAMSUNG

Existem também produtos químicos para o controle de pragas. Devem ser utilizados rigorosamente de acordo com as instruções. As medidas preventivas são realizadas duas vezes por temporada: no final de maio e no final de agosto.

Inseto cochonilha

Para prevenir o aparecimento de cochonilhas nos ramos da planta buldenezh, dilua cinzas comuns e sabão de lavar roupa. A infusão de alho também é adequada. Aplique o tratamento duas vezes por estação, de forma semelhante à pulverização contra pulgões. Os tratamentos químicos recomendados incluem Actara e Agrovertin.

besouro da folha

O principal método de controle dessa praga é a prevenção. Recomenda-se o tratamento químico em maio e outubro e, ao longo da estação, deve-se redobrar a atenção com a folhagem e os brotos afetados. Os galhos devem ser podados prontamente e as folhas removidas. Essas medidas ajudarão a prevenir a disseminação do besouro-da-folha.

https://youtu.be/ephnGMk72Zw

oídio

Para evitar a propagação desse fungo, certifique-se de que a copa da árvore não esteja densamente compactada e que a grama próxima ao tronco esteja aparada. Se surgirem sinais de oídio, as áreas afetadas devem ser pulverizadas com sulfato de cobre (solução a 0,5%) ou calda bordalesa. Esse tratamento é mais eficaz na primavera, antes do surgimento das folhas. Remédios caseiros recomendam o uso de uma solução de água com alho ou cebola.

Seguindo nossas dicas, você conseguirá cultivar exuberantes bolas de neve de Viburnum buldenezh em seu jardim. Esta planta ornamental lhe encantará por 50 anos, florescendo com flores brancas como a neve ano após ano.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates