Como se livrar da mosca-da-couve usando remédios caseiros

Doenças e pragas

Mosca no repolho

A mosca-da-couve é uma praga. Suas larvas danificam o sistema radicular de plantas crucíferas, fazendo com que a couve murche rapidamente. Eliminar essa mosca é difícil, por isso jardineiros recomendam tomar certas medidas preventivas para evitar sua presença. No entanto, essas medidas nem sempre são 100% eficazes, sendo importante conhecer os sinais de infestação e os métodos para eliminá-la.

Aparecimento da mosca da couve

voar

Existem dois tipos de pragas que diferem apenas no tamanho: a mosca-da-primavera e a mosca-do-verão.

As principais características da aparência de uma praga adulta:

  • A coloração é cinza-acinzentada, sendo os machos ligeiramente mais escuros;
  • comprimento - 6 mm (primavera), 7,5 mm (verão) e 5,5 mm (machos);
  • O abdômen tem uma forma oval alongada com um ápice pontiagudo;
  • Uma larga faixa preta percorre toda a extensão, alargando-se na base e estreitando-se em direção à borda posterior dos segmentos;
  • Existem 3 listras longitudinais escuras nas costas;
  • Nos machos, cada segmento apresenta uma estreita faixa transversal escura, enquanto nas fêmeas, existem manchas marrons em forma de cunha;
  • A largura dos olhos nas mulheres é igual à largura da testa, enquanto nos homens é de 4 a 5 vezes maior;
  • Nas fêmeas há um único pelo na base do fêmur posterior, enquanto nos machos há muito mais.

As larvas do inseto possuem um corpo espesso, amarelo ou branco, medindo 8 mm. A extremidade anterior é afilada e a posterior termina em um corte oblíquo. Dois ganchos pretos simétricos são visíveis através da cobertura transparente da extremidade da cabeça.

 

Importante!

São as larvas, e não as moscas-da-couve adultas, que causam danos às plantas crucíferas, pois se alimentam das raízes verdes da couve, comprometendo sua integridade.

 

Razões para a ocorrência

repolho

Do final de abril até meados de maio, as fêmeas da mosca-da-primavera começam a depositar seus ovos (aproximadamente 150 ovos por indivíduo) na base do caule ou próximo a ele, na camada superficial do solo. O pico desse processo ocorre durante a floração da lilás. A temperatura do solo deve estar entre 9 e 10 graus Celsius (47 a 50 graus Fahrenheit). Após 7 a 10 dias, as larvas eclodem. Elas se alimentam das raízes verdes da planta e destroem o miolo dos caules.

As moscas-de-verão aparecem no final do primeiro mês do verão, quando a temperatura do ar ultrapassa os 18 graus, e suas larvas representam uma ameaça para a safra tardia de repolho.

Os fatores que contribuem para o surgimento da praga nas hortas são desconhecidos, por isso os jardineiros recomendam inspecionar periodicamente as plantações em busca de ovos da mosca-da-couve. Isso ajudará a agir prontamente para erradicá-los e salvar, se não toda a colheita, pelo menos a maior parte dela.

Uma vez que as larvas aparecem, salvar o repolho se torna muito mais difícil. Elas começam rapidamente a consumir as raízes, e a planta murcha completamente em 3 a 4 semanas.

Sinais de aparecimento

O aparecimento de moscas

Se você notar moscas-da-couve pairando sobre suas mudas, elas estão se preparando para depositar ovos ou já o fizeram, e você precisa agir para eliminá-las. Jardineiros nem sempre percebem isso, e as larvas eclodidas começam a roer as raízes da planta, como indicam os seguintes sinais:

  • O repolho parece murcho. Alguns acreditam que isso indica umidade insuficiente no solo;
  • Após rega excessiva, nenhuma mudança ocorre. A planta continua a murchar porque seus vasos sanguíneos estão danificados e a umidade não flui através deles;
  • Folhas azuladas, cor de chumbo.

Caso seja detectado qualquer sinal de dano causado pela mosca-da-couve em uma plantação, é preciso agir imediatamente para combatê-la, caso contrário, a colheita será perdida.

Remédios populares eficazes

repolho mordido

Para solucionar esse problema, são produzidos diversos agentes químicos (Zemlin, Karbofos, Lepidocide, Actellik), mas, caso não estejam disponíveis ou para aumentar a eficácia, recomenda-se o uso de remédios caseiros:

  • Lave as mudas em uma solução fraca de permanganato de potássio antes do plantio;
  • Plante plantas que liberem elementos aromáticos (alho, sálvia, aipo, cominho, calêndulas) nos espaços entre os repolhos ou ao redor do perímetro do canteiro;
  • Pulverize as partes murchas da planta com uma solução aquosa de amônia (5 ml por 10 litros de água) ou infusão de bardana (2,5 kg de folhas são colocadas em 9 litros de água morna e deixadas em infusão por 48 horas);
  • Polvilhe o repolho com uma pequena quantidade de uma mistura feita de pimenta malagueta moída e mostarda em pó;
  • Em meados de maio, polvilhe o solo com naftalina misturada com areia em partes iguais, a 5 cm das mudas. Se forem detectados ovos, espalhe 6 g dessa mistura sob cada caule a cada 8 dias. Repita essa medida de controle 3 vezes.
  • Enterre cinzas de madeira no solo ao redor do repolho ou aplique cinzas secas diretamente na planta. Repita este procedimento a cada 5 dias;
  • Ao redor do colo da raiz, polvilhe o solo com cânfora, cal hidratada ou cinzas de madeira misturadas com palha;
  • Remova a terra velha e adicione terra nova, retirada de outro local, ao caule;
  • Polvilhe as folhas de repolho úmidas com uma mistura para polvilhar. Para prepará-la, misture partes iguais de palha e cinzas de madeira. Realize o procedimento quando o orvalho da manhã aparecer ou à noite;
  • Pulverize as mudas com uma solução de valeriana (40 ml para 3 litros de água) com a adição de sabão de lavar roupa ralado (2 colheres de sopa). Mexa o sabão ralado até dissolver;
  • Para pulverizar a plantação, é adequada uma solução aquosa de 70% de essência de ácido acético ou 9% de vinagre (0,5 xícara por balde de água).

Recomenda-se também a instalação de uma tela, utilizando uma rede translúcida (Lutrasil, Agril). Ela é esticada sobre os canteiros e fixada firmemente ao solo para evitar aberturas. Durante a chuva, a tela pode ser removida, pois os insetos não conseguem voar. A rega é feita sem a necessidade de remover a tela.

Importante!

Você pode instalar coberturas especiais de plástico ou papelão sob o repolho. Elas têm um recorte para o caule. Esses dispositivos impedirão que as moscas depositem ovos perto do colo da raiz.

Inseticidas e remédios caseiros resolvem o problema, mas devem ser aplicados antes do plantio do repolho e periodicamente durante seu crescimento. Se você perder a emergência das larvas e sua subsequente transformação em pupas, o cultivo será problemático devido ao surgimento de novas gerações de moscas-do-repolho.

Prevenção

Processamento de repolho

Para evitar danos às plantações causados ​​por essa praga, foram desenvolvidas medidas preventivas:

  • Observe as regras de rotação de culturas (o repolho não deve ser cultivado constantemente nos mesmos canteiros);
  • Remova as plantas em que apareceram setas;
  • Tomar medidas para prevenir o surgimento de plantas crucíferas selvagens que são ervas daninhas (agrião, colza);
  • Limpar a área, retirando as folhas e os talos de repolho, e depois descartá-los fora do jardim;
  • Certifique-se de que as larvas de pragas não sejam introduzidas no solo juntamente com as mudas;
  • Periodicamente, are profundamente os canteiros onde o repolho foi cultivado. Isso destruirá o máximo possível de larvas pupadas;
  • remover a camada superficial do solo (10 cm), substituindo-a por solo fresco retirado de outra área;
  • Trate as raízes das mudas com uma solução fraca de permanganato de potássio antes do plantio;
  • Plante calêndula, salsa, aipo, coentro e outras plantas que liberem substâncias odoríferas que repelem moscas entre os repolhos ou ao redor do perímetro do canteiro.

Essas medidas simples ajudarão a prevenir o aparecimento de larvas da mosca-da-couve, protegendo assim sua plantação de danos.

Conselho

Folhas de repolho

Para detectar ovos de pragas, recomenda-se cavar o solo ao redor do colo da raiz com um garfo. Se você notar pequenos pontos brancos, remova-os cuidadosamente do caule antes que as larvas eclodam.

Jardineiros que já enfrentaram esse problema desaconselham o plantio constante de repolho no mesmo canteiro. Isso aumenta o risco de infestação pela mosca-da-raiz-do-repolho. Plantar rabanete nas proximidades também não é recomendado, pois a praga tem predileção por essa planta. Antes de plantar as mudas, are a terra profundamente e certifique-se de renovar a camada superficial do solo.

https://youtu.be/863t81t0L2o

As larvas causam danos significativos às culturas de crucíferas, portanto, a chave para o controle da mosca-da-couve é a prevenção. Isso não só protegerá sua colheita, como também reduzirá o risco de o inseto reaparecer nos anos seguintes. Se você perder o momento certo e a praga começar a danificar sua couve, tente erradicá-la rapidamente.

Mosca no repolho
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates