O cancro da batata é uma doença perigosa que destrói completamente os tubérculos, retardando seu crescimento e tornando-os impróprios para consumo e plantio. Essa doença é comum em praticamente todos os continentes onde a batata é cultivada. O diagnóstico precoce e os cuidados adequados podem salvar a colheita.
Quais são os possíveis perigos?
A cancro da batata é uma das doenças mais perigosas conhecidas pelos agrônomos. Ela ocorre porque toda a cultura é infectada rapidamente, primeiro as batatas, depois outras culturas como beterraba, pimentão, tomate e berinjela. É causada por um fungo patogênico que se instala nos caules ou folhas, destruindo gradualmente a planta.
A doença não é perigosa para os humanos, mesmo após o consumo de batatas. Embora muitas autoridades de saúde recomendem evitar o consumo de batatas que não estejam em boas condições, não existe uma proibição definitiva. Enquanto isso, países desenvolvidos estão trabalhando para erradicar vegetais infectados com o fungo cancerígeno e proibir sua distribuição.
Sinais da doença
É possível reconhecer uma doença perigosa em plantações de tubérculos pelos seguintes sinais:
- o aparecimento de crescimentos na plantação que apresentam uma aparência desagradável;
- Formação de rugas com pequenas depressões.
O principal sintoma são os crescimentos anormais. Nos estágios iniciais da infecção fúngica, eles são amarelo-claros, gradualmente tornando-se marrons e, por fim, pretos. A doença se concentra nos caules, folhas e na própria plantação. Conforme a doença progride, os crescimentos caem.
Razões
Uma causa comum de infestação por patógenos é o cultivo em condições desfavoráveis, com umidade acima de 55% e temperatura do ar acima de 22 graus Celsius. Existem também diversas outras causas relacionadas ao manejo inadequado das culturas:
- Cultivo de raízes e tubérculos em área sombreada;
- Ausência, insuficiência ou inadequação de fertilização do solo;
- Utilizando sementes de baixa qualidade para o plantio, que não são resistentes ao câncer.
A infecção ocorre instantaneamente. O patógeno ataca a planta de cima para baixo — primeiro a folhagem verde, depois o sistema radicular e os frutos. A doença se espalha rapidamente para as plantações vizinhas, infestando gradualmente toda a horta.
Vias de disseminação e fontes do patógeno
A doença oncológica é causada pela ação de um fungo patogênico, que penetra em uma planta saudável a partir de solo contaminado, água descongelada, botas ou roupas de um agrônomo, ferramentas ou tubérculos doentes.
O câncer da batata costuma se desenvolver quando as plantas são cultivadas no mesmo local por vários anos consecutivos. Periodicamente, renove o solo ou escolha um novo local de plantio. No entanto, a doença progride menos durante períodos de seca, pois necessita de maior umidade.
Tipos de câncer de batata
Ao analisar fotos e descrições de câncer, é possível identificar diversas classificações dependendo do tipo e da localização da lesão:
- As novas formações em estruturas frouxas são o tipo principal;
- o aparecimento de protuberâncias nas folhas, com formato semelhante a um cone achatado;
- A aparência de crescimentos enrugados com pequenas depressões internas, uma característica distintiva - bordas onduladas;
- forma crostosa da doença, cujo sintoma típico é uma neoplasia em forma de placa.
Cada doença representa o mesmo perigo: a interrupção do crescimento ou a morte da planta. No entanto, todas são inofensivas para humanos e animais. O método de tratamento também é o mesmo.
Métodos de combate à doença
Inicie o tratamento imediatamente após o aparecimento dos primeiros sinais da doença — a presença de crescimentos anormais na planta. Isso ajudará a prevenir a progressão do câncer e a salvar a colheita. Duas medidas eficazes para combater o câncer da batata são o tratamento do solo e o tratamento químico.
Métodos agrotécnicos
O método para interromper a progressão do patógeno é realizado no outono. Assim, após o período de dormência invernal, uma pequena porção do fungo patogênico permanecerá ativa antes do plantio da cultura em campo aberto. Para proteger a planta, faça o seguinte:
- Coloque sementes de milho, centeio ou feijão bem no local onde as batatas brotaram. Elas ajudam a destruir os esporos.
- Na primavera, neutralize o solo fertilizando-o com ureia granulada.
Este método agronômico elimina o patógeno e o torna inativo antes do plantio das sementes em campo aberto. Durante as próximas 1 a 2 safras, os tubérculos ficarão protegidos da praga.
métodos químicos
Uma maneira eficaz de eliminar fungos patogênicos de tubérculos-semente e impedir sua disseminação pelo solo é tratá-los com uma preparação. Para isso, siga estes passos:
- Despeje a solução preparada de Benomil ou Fundazol em um recipiente fundo.
- Coloque os tubérculos no recipiente e deixe processar por 30 minutos.
A doença pode ser eliminada tratando o solo com Nitrofen. Consulte um agrônomo qualificado para essa tarefa, pois o procedimento é perigoso para humanos; o manuseio de venenos potentes pode levar a intoxicação ou queimaduras nas vias respiratórias. Após o tratamento do solo, não plante culturas na área afetada por três anos.
Prevenção
As seguintes medidas são utilizadas para prevenir o desenvolvimento do câncer da batata:
- Inspecione a planta regularmente. Remova ou replante as mudas imediatamente se detectar novos brotos.
- Plante em campo aberto apenas as mudas resistentes a verrugas. Estas incluem variedades como "Yellow Early", "Zorka", "Iskra", "Ogonyok", "Kandidat" e "Smaki".
- Criar um clima favorável para o cultivo de batatas e realizar a fertilização no momento certo.
Se suspeitar que seus tubérculos estão infectados com um fungo patogênico, chame um agrônomo para visitar sua horta. Ele poderá confirmar ou descartar a presença da doença, determinar o tipo e selecionar o tratamento mais eficaz.
Avaliações
Raisa
Cultivo batatas desde criança, primeiro com meus pais, depois sozinho, e nunca tive problemas. Mas, há dois anos, ao desenterrar alguns tubérculos, descobri que em um dos canteiros havia alguns com aparência desagradável e crescimento de fungos. Enviei-os para análise e o resultado foi cancro da batata. Imediatamente descartei todos os tubérculos infectados, para não arriscar usá-los para cozinhar. Por inexperiência, plantei uma nova safra no mesmo local e, no ano passado, a maior parte também estava infectada. Recomendo mudar o local de plantio caso a doença seja detectada e semear centeio no canteiro antigo para combater o patógeno.
Ágata
No ano passado, notei que a maioria das minhas batatas estava infectada. Depois de estudar uma enciclopédia de agronomia e examinar fotos de cada espécie, percebi que se tratava de câncer. Naturalmente, os tubérculos também estavam infectados e impróprios para consumo. Recomendo selecionar cuidadosamente o material de plantio antes do plantio e cuidar adequadamente da cultura, para que você não tenha problemas com a sua colheita.
O cancro da batata é uma doença comum em todas as regiões, causando redução na produtividade, degradação da qualidade ou até mesmo perda total da cultura. Com plantio adequado, cuidados apropriados e medidas preventivas, sua ocorrência pode ser evitada. Caso o patógeno infecte a cultura, utilize métodos de controle agronômico ou químico.

Como e o que usar para combater o psilídeo da pereira
Oídio da uva (foto) e como tratá-lo
Os métodos mais eficazes para o controle de pulgões sem o uso de produtos químicos.
Como tratar árvores frutíferas no outono contra doenças e pragas