O método chinês de cultivo de mudas de tomate

Tomates

Um método popular para o cultivo de mudas é o método chinês, que se tornou bastante difundido devido à sua eficácia. Ele funciona exclusivamente com variedades híbridas e indeterminadas. A ideia é podar as mudas, que cresceram bastante em seus vasos, até o nível das folhas cotiledonares, e então imergi-las em água (onde criarão raízes) ou enterrá-las no solo.

Características do método

Os jardineiros estão sempre buscando maneiras não só de evitar a perda da colheita, mas também de cultivar plantas fortes e resistentes. Os jardineiros se dividem em dois grupos. O primeiro inclui aqueles que compram mudas prontas, enquanto o segundo inclui aqueles que ele mesmo o cultiva.

Hoje, ninguém consegue explicar por que esse método de cultivo de mudas era chamado de chinês, já que não tem nenhuma ligação com esse país e, muito provavelmente, nunca foi ouvido falar dele. Ele é usado na Rússia desde a era soviética.

Utilizando este método, a muda para de se esticar e, quando estressada, torna-se mais larga. Essas mudas produzem cachos de flores baixos e uma boa colheita.

Observação
Acredita-se que o método chinês produza uma colheita precoce, mas jardineiros experientes negam isso. Eles também negam a maior produtividade de tomates em comparação com os cultivados pelo método tradicional.

O número de tomates por planta é determinado geneticamente e não depende do método de cultivo. O método chinês tem suas vantagens e desvantagens.

As vantagens incluem o seguinte:

  • resistência das plântulas à requeima;
  • fácil de cuidar;
  • Velocidade de preparo para o plantio em campo aberto.

O método chinês tem suas desvantagens:

  • As mudas precisam de cobertura adicional;
  • taxa média de sobrevivência (não mais que 75% das plantas sobrevivem após a poda);
  • Os brotos precisam de iluminação adicional.

As desvantagens desse método incluem a semeadura precoce das sementes (um mês antes da data recomendada na embalagem).

Processo

O método chinês de cultivo de mudas difere do método padrão no momento da semeadura (um mês antes do habitual), nos cuidados com as plantas, no processo de aclimatação e na colheita.

Semeadura

Nem todas as variedades de tomate são adequadas para o cultivo. O método chinês é utilizado para tomates híbridos e indeterminados. As sementes podem ser compradas em lojas especializadas ou colhidas de uma safra anterior em sua horta. Se as sementes forem compradas já tratadas, não é necessário prepará-las para o plantio; podem ser semeadas secas. Sementes não tratadas são preparadas envolvendo-as em gaze úmida e deixando-as em um local aquecido por dois a três dias.

As sementes são plantadas em solo previamente preparado. Este pode ser adquirido em floriculturas e distribuído entre os vasos da seguinte forma: uma camada inferior de dois centímetros de material drenante (argila expandida, pedrinhas ou tijolos quebrados) e, por cima, o próprio solo.

Os tomates são semeados desta forma:

  1. Sulcos são feitos no solo a uma distância de 4 centímetros entre si.
  2. As sementes são colocadas em cada sulco a uma distância de 2 centímetros umas das outras.
  3. As sementes são cobertas com terra até uma espessura de pelo menos 0,5 centímetros e pulverizadas com um borrifador.
  4. Os recipientes com as sementes são cobertos com filme plástico e colocados em um local aquecido (24-26).0COM).

Quando os primeiros brotos aparecerem na superfície do solo (o que acontece em quatro a seis dias), a película é removida.

Cuidando das mudas

Os cuidados com as mudas incluem:

  1. Umidificação regular do solo.
  2. Iluminação.
  3. Manter uma temperatura confortável.
  4. Criação de um "efeito" estufa.

Para garantir a germinação no tempo certo, ou seja, entre o quarto e o sexto dia, as sementes precisam de calor. Para isso, cubra os recipientes com vidro ou filme plástico e coloque-os em uma janela acima de um radiador ou no chão próximo a ele.

Conselho
Assim que as mudas emergirem uniformemente, a película ou o vidro é removido e o recipiente é colocado sob lâmpadas que simulam a luz do dia. As mudas precisam de pelo menos 12 horas de luz.

Antes da colheita, as mudas devem ser expostas a diferentes temperaturas diurnas e noturnas. Durante o dia, a temperatura deve estar entre 22-24°C.0C, e à noite – 18-200C. As mudas mantidas em um ambiente com temperatura mais baixa durante a noite se fortalecem, ficam mais resistentes e, posteriormente, toleram facilmente o transplante para o solo aberto.

Escolhendo

O método chinês envolve dois tipos de transplante: para o solo e para a água. Os tomates estão prontos para o transplante aproximadamente trinta dias após a semeadura. No trigésimo dia, a planta já apresenta três folhas verdadeiras.

Recomendação
A colheita é feita da seguinte forma: as mudas são cortadas bem rente à base com uma tesoura bem afiada, e então a parte sem raiz é transferida para água ou solo.

Mergulhe na água:

  1. Prepare a água: filtre-a e mantenha-a em um recipiente por pelo menos 24 horas, depois aqueça-a até a temperatura ambiente.
  2. Despeje água em copos de plástico.
  3. Em cada copo, coloque uma porção das mudas sem raízes, bem junto às folhas.
  4. Cubra os copos com filme plástico e guarde-os em um local seco, escuro e fresco por cerca de sete dias.
  5. Se tudo correr bem, as raízes aparecerão nas mudas dentro de uma semana.
  6. As mudas com raízes são transplantadas para o solo preparado.

Escavando o solo:

  1. Prepare os recipientes: faça furos no fundo de copos de plástico pequenos para escorrer o excesso de água.
  2. Despeje a mesma terra nos copos em que as sementes de tomate foram cultivadas.
  3. Em cada copo com terra, coloque uma porção das mudas sem raízes, até a altura das folhas.
  4. Eles regam as mudas.
  5. Cubra os copos com filme plástico e guarde-os em um local seco, escuro e fresco por cerca de cinco dias.
  6. Após cinco dias, retire o filme plástico e transfira as mudas para o parapeito da janela acima do radiador.

Cuidado

Nem todas as mudas sobreviverão ao transplante. No máximo 75% das mudas originais permanecerão. Para evitar perdê-las, é preciso tomar cuidado. Tomates estressados ​​não crescem por muito tempo, mas os caules da planta se alargarão e as folhas aumentarão de tamanho.

Durante esse período, as mudas transplantadas precisarão de:

  • ventilação regular;
  • Iluminação suficiente;
  • rega adequada.
Conselho
Para deixar a planta respirar ar fresco, remova o plástico filme. Nas duas primeiras semanas, faça isso por alguns segundos e, em seguida, por cinco minutos ou mais. Continue esse processo até que as mudas comecem a crescer.

Se as mudas não tiverem iluminação suplementar, devem ser giradas regularmente para garantir que permaneçam niveladas, sem inclinar ou tombar. Enquanto as novas raízes estiverem se desenvolvendo, regue as mudas com moderação e descarte qualquer água que escorrer pelos orifícios de drenagem para a bandeja.

Transplante para o solo

As mudas de tomate são plantadas no solo quando o risco de geada noturna é mínimo. A data exata depende da região e do calendário lunar. No momento do plantio, as mudas devem estar saudáveis, fortes e baixas.

As mudas cultivadas pelo método chinês não serão muito altas, mas o primeiro ovário aparecerá perto do solo, então, para evitar que ele fique em contato com a terra e apodreça, será necessário amarrá-lo.

Transplante de mudas para o solo aberto. Eles fazem assim:

  1. Durante o dia, as mudas nos copos são bem regadas.
  2. As mudas são colocadas em um buraco cavado no solo, juntamente com um torrão de terra retirado de um copo.
  3. As mudas são cobertas com terra e bem regadas.

cobertura

Assim que as mudas estiverem em campo aberto, elas serão adubadas de acordo com o seguinte esquema:

  • Primeira adubação orgânica após 1 a 1,5 semanas;
  • O segundo suplemento mineral deve ser aplicado após 1 a 1,5 semanas;
  • A terceira adubação, após 1 a 1,5 semanas, é orgânica, e assim por diante (alternando fertilizantes minerais e orgânicos).

O fertilizante mineral é uma solução que contém:

  • Água – 10 litros;
  • superfosfato – 2 colheres de sopa;
  • sulfato de potássio – 2 colheres de sopa;
  • nitrato de amônio – 1 colher de sopa.

O fertilizante orgânico é uma solução de esterco e água. Dependendo do tipo de esterco, a proporção será a seguinte:

  • Para assar frango, você precisará de 10 litros de água para cada 0,5 kg;
  • Para carne de porco, leite de vaca e leite de égua - 10 litros de água por 1 kg;
  • As fezes de cabra, ovelha e coelho são preparadas em duas etapas: na primeira, 1 kg de fezes é diluído em 1 litro de água e, após dois dias, em 9 litros de água.

Cada pé de tomateiro precisará de 0,5 litro de solução orgânica ou mineral, que deve ser despejada bem na base da planta, após regá-la com água morna e limpa.

O método chinês de cultivo de mudas de tomate é um dos mais eficazes para a obtenção de plantas fortes e resistentes a doenças.

Comentários sobre o artigo: 1
  1. Estou surpreso, por que o método chinês? Tenho uma dacha desde 1980 e, naquela época, já transplantava as mudas dessa maneira para garantir sua sobrevivência. Não notei nenhuma diferença. Acredito que beliscar a raiz central seja eficaz no transplante, e a taxa de sobrevivência das mudas é de quase 100%.

    Responder
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates