As ásteres conquistaram o coração de muitos jardineiros graças à sua aparência atraente e à facilidade de cultivo. Muitos optam por cultivar ásteres a partir de sementes, mas não sabem quando plantá-las. Para garantir que as flores encantem com floração longa e abundante, é importante proporcionar-lhes as condições de cultivo e vida mais confortáveis. E, claro, cuidados especiais são essenciais. Quais canteiros de flores? florescem durante todo o verão.
datas de semeadura
O cultivo de ásteres a partir de sementes geralmente começa no final de março ou início de abril, quando o clima externo está relativamente estável e o solo está quente o suficiente para que as sementes germinem. Se for semear as sementes de áster diretamente no solo, faça-o um pouco mais tarde, no final de abril ou início de maio, ou no final do outono, quando o solo já estiver congelado.
Se for semear na primavera, prepare o local no canteiro no outono. Depois de semear, cubra as sementes com duas camadas de material especial. Para aclimatar as plantas, retire a cobertura quando não houver vento e a temperatura não cair abaixo de 7 graus Celsius. Espere até maio para remover completamente a cobertura.
Se você semear sementes para mudas, precisará de cerca de 1,5 meses antes de transplantá-las para o exterior. Por exemplo, semear sementes de áster em 25 de março resultará em brotos entre 20 e 25 de maio. O período da germinação à floração dessa flor é de 80 a 140 dias. Se desejar que as flores desabrochem ainda mais cedo, deve semear as sementes já em março. As informações sobre a época ideal para plantar ásteres a partir de sementes geralmente constam na embalagem. rosas abertas após o inverno.
Para garantir que as mudas de áster prosperem, prepare o solo adequado. Especificamente, ele deve ser leve, solto e rico em húmus. Para preparar o solo, misture três partes de grama, duas partes de turfa e uma parte de areia de rio, adicionando duas colheres de sopa de cinzas de madeira. Despeje essa mistura de solo em partes iguais nos recipientes para mudas.
Misturar o solo você mesmo nem sempre é possível. Nesse caso, uma alternativa é usar um substrato pronto para vasos e adicionar cinzas e areia. Se o solo for preparado corretamente, o risco de doenças nas plantas é minimizado. No entanto, por precaução, você pode tratar o solo com uma solução fraca de permanganato de potássio.
Semeadura e germinação
Como as sementes de áster são relativamente grandes, podem ser plantadas com bastante espaço entre si em vasos. Antes do plantio, regue o solo. Enterre as sementes em solo úmido a uma profundidade de no máximo um centímetro. Em seguida, cubra os vasos com filme plástico para evitar que as plantas sequem e coloque-os em um local bem iluminado. Para garantir que os primeiros brotos apareçam o mais cedo possível, é importante manter o solo úmido, mas não encharcado, pois isso pode causar o apodrecimento das plantas. O controle da temperatura também é importante; a temperatura ideal para as mudas é de 18 a 20 graus Celsius.
Importante! Assim que os primeiros brotos ficarem visíveis, os recipientes com as mudas devem ser movidos para mais perto da janela, onde há luz e frescor.
Quando as duas primeiras folhas estiverem completamente desenvolvidas, as mudas podem ser transplantadas para vasos individuais. As mudas de flores são bastante frágeis, apresentando um ponto fraco na transição entre o caule e a raiz. Portanto, antes de transplantá-las para os vasos, regue bem o solo. Após 30 minutos, utilize um palito de fósforo para retirar as ásteres e transplante-as para os vasos preparados.
Regras para o cuidado de mudas e transplante para o solo.
Cultivando ásteres a partir de sementesJá descobrimos a melhor época para plantar (fotos e vídeos). Mas como cuidar da planta e plantá-la em solo aberto? As ásteres precisam ser regadas com pouca frequência, mas em abundância. Os copos ou vasos onde as mudas estão crescendo devem ter boa drenagem para permitir que o excesso de água escorra.
Se o solo para as mudas for preparado corretamente, não há necessidade de fertilizá-lo durante a estação de crescimento. Antes do plantio definitivo, a planta precisa ser preparada, especificamente, aclimatada. Para isso, leve os vasos com as mudas para fora, aumentando gradualmente o tempo que permanecem ao ar livre.
Ásteres: cultivo a partir de sementes, quando plantar ao ar livre na Sibéria e outras regiões? A melhor época para a maioria das regiões é de meados ao final de maio. No entanto, após a semeadura, as plantas precisam ser cobertas até os primeiros dias de junho. Plante-as com 20 centímetros de distância entre si. Os ásteres ramificam bem e florescem abundantemente, portanto, não haverá espaços vazios no canteiro, mesmo com esse espaçamento. Escolha um local ensolarado para os ásteres e o solo deve ser levemente ameno.
Importante! Antes de semear ásteres em campo aberto, não é necessário adicionar esterco fresco.
As ásteres são geralmente plantas fáceis de cultivar, mas preferem solo solto. Portanto, você deve ocasionalmente afofar o solo.
Como cuidar de ásteres em campo aberto
- As ásteres adoram luz e toleram bem o frio. Elas crescem melhor em solo argiloso e não ácido. Para garantir uma floração exuberante, escolha um local sem sombra.
- As ásteres toleram geadas desde que as temperaturas não caiam abaixo de -5 graus Celsius. No entanto, elas não gostam de calor e seca, pois essas condições são prejudiciais ao seu crescimento.
- Ao cultivar ásteres ao ar livre, é necessário remover regularmente as ervas daninhas, fertilizá-los e protegê-los de pragas e diversas doenças. A rega adequada também é importante.
- A planta é regada pela raiz, sem levantar muito o regador ou a mangueira.
- A primeira vez que você precisa fertilizar a planta é quando começa o período de brotação. Fertilizantes minerais prontos para uso, que podem ser comprados em lojas de jardinagem, são adequados para essa fase.
- A segunda adubação deve ser feita quando os botões florais começarem a se formar. Use o mesmo fertilizante da primeira adubação.
Conselho! As cinzas de madeira são um bom fertilizante para ásteres, pois contêm muitos microelementos necessários para o pleno crescimento dessas plantas.
As ásteres começam a florescer 3,4 meses após o plantio. A floração continua até a chegada da primeira geada forte. Com todas as condições necessárias para o crescimento e desenvolvimento, as ásteres certamente irão encantá-lo com seus botões belos e vibrantes, tornando-se um complemento favorito para qualquer canteiro de flores!

Flores de setembro (Ásteres belgas): plantio, propagação e cuidados
Como cultivar ásteres a partir de sementes em casa
Áster: crescimento a partir de sementes
Como plantar e cuidar do áster alpino