Dálias: Quando desenterrá-las e como armazená-las? Esta informação é relevante para muitos jardineiros. Afinal, os jardins costumam ter diferentes variedades dessas flores: simples, dobradas e semidobradas. As dálias são flores perenes. Uma grande vantagem dessas flores é que elas não são afetadas por baixas temperaturas e florescem até as primeiras geadas do inverno.
Interessante! Os antigos astecas já conheciam essas flores e as utilizavam amplamente. No entanto, os astecas não decoravam o espaço ao redor de suas casas com dálias; eles consumiam os tubérculos dessas flores. Os caules contêm muita água, e os próprios tubérculos eram excelentes para saciar a fome. O material é útil. Aquilégia: plantio e cuidados em campo aberto, foto.
Cultivar dálias não é nada difícil, e você não precisa ficar de olho nelas o tempo todo para apreciar até mesmo suas flores no final do outono. No entanto, preservar os tubérculos até a primavera e desfrutar de suas flores novamente requer um pouco de esforço. Vamos ver como as dálias devem ser cultivadas: quando desenterrá-las e como armazená-las (com fotos).
Por volta da época da escavação
Até que o frio de verdade chegue, essas flores É preciso cobri-las com terra. Caso contrário, os brotos podem congelar e simplesmente não sobreviver até a primavera. Quando você perceber que as folhas estão começando a congelar, pode iniciar o processo de desenterrar essas flores. Isso envolve várias etapas importantes.
Primeiro, você precisará cortar os caules a 15 cm do solo. Isso evitará que as flores se quebrem ao desenterrá-las. Em seguida, cave ao redor de cada bulbo por vários lados. Para evitar danificar o bulbo, é melhor cavar com um forcado em vez de uma pá.
Em seguida, use um forcado para arrancar os tubérculos das flores, juntamente com o torrão de raízes. É mais fácil e prático desenterrá-los com a ajuda de alguém. Não arranque os caules da terra.
Importante! Para evitar confusão sobre as variedades dos tubérculos desenterrados, é melhor preparar formulários assinados com antecedência. Estes serão distribuídos perto da área de armazenamento do material de plantio.
Os tubérculos precisam ficar algumas horas arejando. Depois, você pode lavá-los e inspecioná-los cuidadosamente. Se houver alguma lesão marrom ou avermelhada, ela deve ser removida com cuidado. Caso contrário, o tubérculo simplesmente morrerá durante o inverno.
Raízes compridas devem ser podadas para um comprimento ideal de 10 cm. Se as raízes forem finas, elas secarão durante o inverno, portanto, também podem ser removidas sem problemas. Raízes que já mofaram também devem ser descartadas, pois não servirão para nada durante o armazenamento.
Importante! Todo o trabalho com tubérculos é realizado com ferramentas limpas e desinfetadas. Antes do corte, as ferramentas devem ser aquecidas no fogo e depois resfriadas.
Fóruns relatam que, no outono, além de se perguntar quando desenterrar e como armazenar as dálias, também é preciso dividir o arbusto. A divisão ajuda a planta a se rejuvenescer. É importante que cada seção retenha botões e um pedaço do caule da planta; isso garantirá que o arbusto dividido floresça e encante na primavera. Certifique-se de polvilhar as seções cortadas com cinzas para desinfetá-las. A divisão do arbusto não deve ser feita mais de uma vez a cada cinco anos.
Antes de armazenar os tubérculos, é necessário desinfetá-los. Para isso, mergulhe-os em uma solução fraca de permanganato de potássio por 15 minutos. Em seguida, deixe-os secar completamente e guarde-os em local fresco por 10 dias antes de armazená-los.
Onde armazenar?
Dálias: Quando desenterrá-las e como armazená-las em local fechado? Existem várias opções. Você pode empilhar os tubérculos em uma caixa seca, em uma única camada, e colocá-los em um porão, cobrindo-os com uma fina camada de areia seca. Inspecione os tubérculos várias vezes durante o inverno e remova qualquer exemplar apodrecido.
Conselho! Se o material de plantio estiver seco, significa que não está recebendo água suficiente. Basta umedecê-lo levemente e depois devolvê-lo ao local de armazenamento.
Como alternativa, os tubérculos de dálias podem ser armazenados em parafina. Derreta a parafina e mergulhe cuidadosamente cada tubérculo na parafina aquecida. Em seguida, coloque-os em caixas e guarde-os em local fresco. Este método de armazenamento preserva quase todos os tubérculos.
Esse informações básicas e úteis Sobre o tema das dálias: quando colhê-las e como armazená-las. Cada jardineiro pode ter seus próprios segredos e métodos para colher os tubérculos. Mas, antes de desenvolver seus próprios métodos, é importante dominar os já consagrados. Esperamos que você consiga guardar todos os tubérculos dessas belas flores, plantá-los na primavera e desfrutar de uma floração longa e exuberante.

Quando desenterrar as dálias no outono e armazená-las no inverno.
Como armazenar dálias corretamente em casa durante o inverno.
Descrição da dália decorativa "Bohemian Spartacus"
Galeria de Dálias: descrição das variedades, fotos
Irina
Minha mãe cultiva dálias há décadas. No outono, ela as desenterra, sacode levemente a terra, deixa-as secar um pouco e depois as guarda na adega. Ela nunca as lava nem as desinfeta. Por isso, acho desnecessário. Quanto mais simples for o cuidado com as plantas, melhor elas crescem. A única coisa que você precisa fazer é inspecioná-las visualmente em busca de tubérculos podres; caso contrário, toda a planta estará perdida.
Larisa
Eu também nunca me preocupo com esses detalhes. Desenterro-os com um torrão de terra, deixo-os secar bem e depois os guardo na adega com o torrão ainda preso. Na primavera, molho a terra numa bacia com água — todos os tubérculos estão suculentos e não ressecados. Só coloco etiquetas no outono para evitar confusão entre as variedades.
Mila
Todo ano planto dálias — elas florescem lindamente em diversas cores e formam arbustos grandes. Antes da geada, quando as dálias terminam de florescer, eu as desenterro com um torrão de terra. Tenho batatas com raízes. Arranco-as, coloco-as em uma caixa, cubro-as com um torrão de terra e enterro a caixa — a temperatura lá é ideal para armazenar tanto vegetais quanto mudas. Na primavera, eu as retiro e planto em um vaso e, quando os brotos surgem, transplanto-as para o jardim.