Quando desenterrar as tulipas após a floração e quando replantá-las no solo.

Tulipas

As tulipas estão entre as flores mais fáceis de cuidar. Elas encantam com suas cores desde os primeiros dias da primavera. Um dos principais princípios de cuidado é o replantio dos bulbos. Algumas variedades exigem esse procedimento anualmente, enquanto outras precisam ser replantadas apenas a cada poucos anos.

Vamos analisar quando desenterrar as tulipas após a floração e quando plantá-las, bem como a maneira correta de fazê-lo.

Quando desenterrar as tulipas

As tulipas são plantadas apenas a partir de bulbos. Existe também um método de propagação por sementes, mas estas também são usadas para cultivar bulbos.

Você pode saber quando um arbusto está pronto para ser desenterrado pela cor da parte aérea. Ela deve ficar amarelada até a metade. É crucial que os caules e as folhas não comecem a secar. Muitas pessoas esperam até esse momento, mas os bulbos não serão tão vigorosos e serão muito mais difíceis de encontrar.

Conselho! Se você pretende replantar com antecedência, corte os caules antes que os botões se formem. Isso garantirá que toda a energia da planta seja direcionada para os bulbos, resultando em um excelente material para o plantio.

Os bulbos são desenterrados, secos e armazenados entre meados de junho e o início de agosto. O momento ideal depende da variedade e das condições climáticas. Já discutimos como determinar quando uma tulipa está pronta para o transplante.

Se você tiver tulipas do tipo papagaio, tulipas franjadas, tulipas de flores verdes e outras variedades valiosas em seu canteiro, elas devem ser desenterradas anualmente. Caso contrário, suas características distintivas se deteriorarão ano após ano. Tulipas simples, tanto precoces quanto tardias, assim como as variedades Kaufman, Greig, Foster, Triumph e vários híbridos, podem ser replantadas a cada três a seis anos.

 

Observe! Algumas pessoas acreditam que as tulipas devem ser desenterradas durante a floração, mas isso só levará a uma diminuição no tamanho dos bulbos e a uma queda na sua qualidade.

De acordo com o calendário lunar, os dias ideais para escavar em 2018 são 15/06, 16/06, 07/07, 17/07, 18/07 e 31/07.

Como desenterrar e armazenar tulipas corretamente após a colheita.

Recomenda-se desenterrar os bulbos de tulipa no início da manhã, em um dia seco e ensolarado. Faça um buraco largo para garantir que você retire não apenas bulbos fortes, mas também os pequenos bulbos "bebês". Não os jogue fora. Com um pouco de esforço, você pode colhê-los e obter um excelente material para plantio.

Se as noites forem quentes, os bulbos podem ser deixados nos canteiros até a manhã seguinte; caso contrário, é melhor recolhê-los à noite, separá-los e colocá-los em um galpão bem ventilado ou, pelo menos, sob um dossel.

Após cerca de três a cinco dias, os bulbos devem ser limpos de escamas e raízes antigas, e qualquer resíduo de terra deve ser removido. Os bulbos são considerados saudáveis ​​se apresentarem escamas marrom-claras, estiverem firmes, uniformes e sem danos, manchas, apodrecimento ou outros defeitos.

As tulipas são armazenadas em uma única camada. Elas duram aproximadamente 20 dias. Uma temperatura de 23°C e umidade em torno de 80% são consideradas ideais. Essas condições promovem o desenvolvimento de caules florais, folhas e sistemas radiculares fortes.

Em temperaturas baixas, isso não acontecerá, e a planta acabará morrendo ou ficando tão enfraquecida que não florescerá por vários anos seguidos. Portanto, não é uma boa ideia armazenar os bulbos em um porão ou despensa.

Conforme a época de plantio se aproxima, é melhor reduzir a temperatura para 15°C e a umidade para 70%. Isso permitirá que os bulbos se fortaleçam naturalmente.

Importante! Os bulbos de tulipa, especialmente os jovens, são muito populares entre os ratos, por isso inspecione regularmente o seu material de plantio e remova quaisquer bulbos danificados.

Quando plantar tulipas

Os pequenos bulbos devem ser plantados em solo aquecido. Isso ocorre por volta do início de agosto ou início de setembro, dependendo do clima.

Mas as plantas adultas não devem criar raízes. Para um desenvolvimento e floração normais, elas precisam passar o inverno no solo. Isso acontece no final de setembro ou início de novembro. É aceitável que o solo esteja ligeiramente congelado na superfície. O principal é que a temperatura a uma profundidade de 15 cm não caia abaixo de 10 graus Celsius.

Preste atenção! Se você perdeu o momento certo para plantar as tulipas na terra, guarde-as na adega, depois de polvilhá-las com serragem ou areia.

Como plantar tulipas

O ideal é colocar o canteiro de tulipas em um local bem iluminado. O solo deve ser fértil e relativamente solto. É uma boa ideia fertilizá-lo com húmus previamente.

Antes do plantio, retire a casca velha de cada bulbo e mergulhe-o em uma solução rica em permanganato de potássio de cor rosa.

Cave um buraco com 15 cm de profundidade, coloque cascas de ovo no fundo para drenagem e, em seguida, cubra com areia. Retire o bulbo da solução de permanganato de potássio, passe-o em cinzas de madeira e coloque-o no buraco. Cubra cuidadosamente com terra. Quanto à distância entre os buracos, siga as recomendações de cultivo para esta variedade, mas geralmente é de 20 a 40 cm.

Após duas semanas, regue com água morna. Depois de mais duas semanas, você pode cobrir o canteiro com serragem, folhas secas ou turfa. A cobertura também fornecerá fertilizante adicional, mas não se esqueça de limpar cuidadosamente a área ao redor das tulipas germinadas na primavera.

Para quem planeja replantar suas tulipas este ano, oferecemos mais uma dica. Embora essa flor se reproduza principalmente por meio de bulbos, ela gasta uma quantidade significativa de energia na produção de sementes. Para garantir um plantio vigoroso, não se prive da bela visão das tulipas em flor. Basta remover cuidadosamente a cabeça da flor de três a cinco dias após a sua abertura. Isso não afetará o período de floração, mas o bulbo receberá muito mais força e energia.
Se você for cortar tulipas para um buquê, deixe pelo menos três folhas no caule. Isso também influencia o desenvolvimento do bulbo.

Preste atenção às nossas dicas simples e deixe que as tulipas do seu canteiro fiquem ainda mais lindas!

Comentários sobre o artigo: 2
  1. Obrigado, informações muito valiosas, eu não sabia de muita coisa.

    Responder
    1. Muito obrigada! Comecei a cultivar flores recentemente e suas dicas são completas e muito úteis.

      Responder
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates