Está se tornando cada vez mais comum plantar duas culturas simultaneamente em canteiros abertos. Por exemplo, milho e pepino. Para garantir que as plantas produzam uma boa colheita e que os benefícios de tal vizinhança sejam perceptíveis, é necessário seguir o plano de plantio.
As culturas podem ser plantadas juntas ou não?
https://youtu.be/BONfC356hRM
Plantar diferentes culturas no mesmo canteiro não só é possível, como também ideal. As culturas cultivadas juntas prosperam e produzem uma colheita abundante. O milho e o pepino prosperam em solo aberto, especialmente quando plantados lado a lado. O milho oferece suporte aos pepinos e os protege do vento.
Além disso, as raízes das plantas estão localizadas em diferentes profundidades, de modo que as culturas hortícolas não interferem umas com as outras. Ademais, a frutificação continua até o início do outono e, em algumas regiões, até meados da estação.
Vantagens e desvantagens do plantio de pepinos junto com milho.
Plantar pepinos junto com milho em campo aberto tem suas vantagens:
- Os microelementos benéficos são melhor absorvidos, portanto as plantas se desenvolvem em um ritmo acelerado, assim como a frutificação;
- O período de colheita aumenta;
- Os pepinos recebem a proteção necessária contra fatores ambientais e não precisam ser amarrados – o milho é usado como suporte;
- a probabilidade de desenvolvimento de fungos é reduzida;
- Economizando espaço no jardim e tempo no cuidado com as plantações.
Mas, apesar de tal lista de vantagens, o procedimento também apresenta desvantagens:
- Se as hastes dos pepinos não forem conduzidas, elas prejudicarão a produção de milho, pois destroem os talos da cultura. Portanto, é melhor plantá-las um pouco antes dos pepinos.
- O milho e o pepino precisam de nitrogênio, por isso competirão por ele. Para evitar isso, é necessário cobrir o solo com cobertura morta regularmente.
Você também pode se interessar por:O novo padrão de plantio reduz a troca de ar próximo ao solo, fazendo com que os pepinos necessitem de menos energia para a evaporação. Isso contribui para melhorar a fotossíntese, já que toda ela é utilizada na formação dos frutos.
Doenças comuns
O milho e o pepino podem ser afetados por uma infecção fúngica simultaneamente. A doença é causada pela irrigação inadequada. O ideal é irrigar pela manhã. No entanto, se a irrigação for adiada para a noite, a temperatura do ar cairá durante a madrugada, impedindo a secagem completa do solo e favorecendo o desenvolvimento do fungo.
Para evitar essas consequências, você também pode plantar as culturas em áreas anteriormente ocupadas por ervilhas, repolho, tomates, batatas e feijões. Essas culturas não compartilham doenças comuns, então, se os pepinos forem infectados, os feijões permanecerão saudáveis. Essa regra também funciona ao contrário.
No entanto, se o milho estiver infectado por um fungo, deve ser removido para evitar a contaminação de outras espigas.
Características e condições das culturas hortícolas vizinhas
Pepinos e milho prosperam em climas quentes. Portanto, o ideal é plantá-los ao ar livre quando você tiver certeza de que não haverá mais geadas noturnas. Isso geralmente é feito no final de maio.
Para obter uma colheita abundante, cuidar apenas do milho e dos pepinos não é suficiente. É preciso seguir algumas regras:
- Plante o grão um pouco mais cedo e crie condições de estufa para ele. Essa abordagem permitirá que as mudas fiquem fortes o suficiente para sustentar os brotos verdes;
- Siga o padrão de plantio de sementes ou mudas.
Se for semear, espace os buracos em aproximadamente 30 cm. Coloque três sementes de cada cultura no solo. Os canteiros devem ser espaçados em pelo menos um metro.
Antes do plantio, germine e desinfete as sementes para acelerar a germinação. Uma solução de permanganato de potássio é adequada para esse fim. As sementes de milho ressecam durante o armazenamento, por isso precisam ser hidratadas antes do plantio. Aclimate os pepinos para aumentar sua resistência a diferentes condições climáticas. Para isso, coloque as sementes na geladeira por 24 a 48 horas.
Você também pode se interessar por:Assim que as primeiras mudas surgirem, adicione húmus e cobertura morta ao solo, criando uma camada de pelo menos 10 cm. Isso enriquecerá o solo com nutrientes essenciais, suprimirá o crescimento de ervas daninhas e reduzirá a frequência de rega.
As mudas também precisam ser transplantadas para garantir que apenas plantas fortes e saudáveis permaneçam.
Preparo do solo, época de plantio e padrões de plantio
Plantar plantas no mesmo canteiro oferece benefícios óbvios. Essa combinação é harmoniosa e mutuamente vantajosa. Por exemplo, o milho serve de suporte para os pepinos, sombreando o solo e evitando que ele seque.
Os agrônomos utilizam essa técnica há muito tempo para garantir uma boa colheita dessas culturas. No entanto, o plantio requer alguns cuidados. Nesse caso, pepinos e grãos prosperarão lado a lado.
Preparo do solo
Cada uma dessas culturas gosta de calor, portanto, devem ser plantadas juntas no último mês da primavera. Depois de cavar os buracos, coloque três sementes de cada variedade em cada um.
Após o surgimento dos primeiros brotos de pepino e milho, as covas devem ser fertilizadas com composto orgânico na proporção de 50 kg por 10 m². Os agricultores também adicionam esterco fresco no outono. Sal de potássio, salitre e superfosfato duplo também podem enriquecer o solo com nutrientes. Cubra o canteiro com cobertura morta. Essa prática simples pode reduzir o crescimento de ervas daninhas e a necessidade de irrigação.
Cronograma das operações de plantio
O plantio deve ser feito levando em consideração o clima da região específica. No entanto, a mesma exigência se aplica a todas as culturas: o solo deve aquecer a pelo menos 12°C (54°F). O período de plantio geralmente vai de meados de maio até o final de maio.
Você também pode se interessar por:O plantio também requer uma sequência específica. O milho deve ser plantado um mês antes dos pepinos, permitindo que os caules se fortaleçam e ofereçam sustentação. Se o milho for plantado diretamente no solo, o tempo para o plantio dos pepinos será perdido e eles não terão tempo de amadurecer.
Layouts recomendados
Os padrões de disposição das plantas são geralmente escolhidos com base nos resultados esperados, no clima, no tamanho do jardim e nas condições de plantio. O algoritmo também varia dependendo se os vegetais são plantados em estufa ou em campo aberto.
Se forem cultivadas juntas, o espaçamento entre as fileiras deve ser de pelo menos 100 cm, caso contrário, as plantas vizinhas ficarão apertadas. No entanto, o padrão de plantio geralmente depende do clima regional. Em áreas sem ventos fortes, o milho e o pepino podem ser plantados juntos, com uma distância de aproximadamente 30 cm entre eles para evitar o entrelaçamento das raízes. Idealmente, o milho se desenvolverá mais rápido que o pepino, dando a este algo a que se agarrar.
Em canteiro aberto, o grão deve ser plantado em quatro fileiras. Essa disposição oferece proteção contra o vento e mantém os caules intactos. Essa proporção de 1:1 pode ser otimizada plantando-se três pepinos próximos a cada caule. Essa disposição deve ocupar pelo menos 1 m². Nessas condições, a produção será de 30 kg.
O padrão "2:1" sugere o plantio do milho no centro do canteiro, com os pepinos crescendo em uma única fileira ao longo das bordas. Outro método envolve o plantio do milho em fileiras com 0,5 metros de distância entre si para usar os talos como suporte. Os pepinos são plantados no centro, formando uma única linha. Isso facilita a localização e a colheita. O padrão "30:30:30" é o mais conveniente.
Plantar pepinos no mesmo canteiro que o milho não só é possível, como também necessário. No entanto, é crucial escolher o momento certo para o plantio, preparar o solo e definir um padrão de plantio adequado. Se algo não estiver claro, as fotos passo a passo ajudarão a esclarecer.

Como cultivar mudas com sucesso em casa
Calendário de mudas 2024: planejamento do plantio em abril
Tudo sobre mudas: um caminho fácil para uma colheita abundante.
Da semente ao broto vigoroso: por que as mudas são a chave para uma colheita abundante.