A diminuição do tamanho dos ovos é a principal causa de disfunções corporais em galinhas e do desenvolvimento de doenças graves. No entanto, isso também pode ser devido a outras características das aves. Galinhas criadas em quintais frequentemente botam ovos pequenos, e somente especialistas sabem como lidar com essas situações. Este artigo apresenta as principais causas dessas alterações e suas soluções.
Lista de possíveis violações
Existem diversos fatores que podem influenciar a deterioração da saúde das galinhas poedeiras:
- Idade. O tamanho dos ovos de galinha depende diretamente da idade da ave. As galinhas começam a botar ovos com 22 semanas ou um pouco mais tarde. Se forem induzidas a botar mais cedo, os primeiros ovos que botarem serão pequenos.
- Raça. Existem certas raças de galinhas poedeiras consideradas ornamentais. Elas põem ovos pequenos, com peso máximo de 45 gramas. As raças Sultanka Branca e Cochin são consideradas ornamentais.
- Corpo estranho. Na maioria das vezes, diversas substâncias, helmintos e penas entram no oviduto. O organismo regula independentemente a produção de albúmen e vitelo, portanto, quando um corpo estranho é detectado, apenas o vitelo é produzido, ou vice-versa. Isso resulta em testículos pequenos. Geralmente, o corpo estranho é eliminado espontaneamente após a primeira postura.
- Desequilíbrio hormonal. Trata-se de uma doença muito rara que resulta na redução não só do tamanho, mas também da qualidade. O sintoma mais comum é a ausência da gema.
- Salpingite. Se uma galinha adulta começa a botar ovos pequenos, algo está errado. A inflamação do oviduto também leva a uma diminuição na qualidade e no tamanho dos ovos.
As doenças surgem devido aos seguintes fatores:
- carência de vitaminas D e E, com alto teor de proteína;
- Falta de luz suficiente no quarto;
- alimentos ricos em calorias;
- Condições inadequadas de criação, sujeira na gaiola onde a ave é mantida.
Surge então a questão: o que fazer se as galinhas poedeiras botarem ovos muito pequenos e quais métodos de tratamento devem ser utilizados? A seguir, discutiremos os métodos fundamentais para restaurar a saúde das galinhas poedeiras.
Leia também:
Soluções para o problema
Se a causa for a idade, o melhor é preparar a galinha para a futura produção de ovos. Os veterinários recomendam o uso de uma solução de iodeto de potássio. A dose recomendada para cada galinha é de 20 mg de potássio.
Existe também um substituto bastante comum: o cloreto de colina. Se as aves forem mantidas ao ar livre o tempo todo, você precisará controlar de alguma forma as horas de luz do dia. Recomenda-se manter as galinhas acordadas por apenas nove horas.
Substâncias ou elementos estranhos que entram no oviduto geralmente se resolvem sozinhos. O organismo da ave consegue lidar com isso por conta própria. Uma infecção isolada se resolve rapidamente, mas se pequenos ovos continuarem a aparecer, é melhor consultar um veterinário.
É impossível reverter um desequilíbrio hormonal por conta própria. É necessário tratamento para normalizar a função glandular da galinha. Atualmente, esses procedimentos são realizados apenas por veterinários.
Caso seja detectada salpingite, administra-se tratamento antibiótico profilático. Nesse caso, o atraso pode afetar negativamente a saúde do animal e levar à sua morte.
Recomenda-se incluir suplementos minerais, complexos vitamínicos e mais vegetais na alimentação das aves. O ambiente onde elas são mantidas deve ser limpo e bem iluminado. O controle da temperatura também é um fator essencial.
Seguindo todas as recomendações apresentadas, você poderá alcançar, da forma mais eficaz, o resultado desejado na recuperação da saúde do indivíduo.
https://www.youtube.com/watch?v=YDnkl4heTUc

O que dar de comer às galinhas poedeiras em casa durante o inverno.
Manutenção, cuidados e criação da raça de galinha Vorwerk
Descrição da raça de galinha Xin Xin Dian
Descrição da raça de galinha Yurlovskaya Golosistaya