
Métodos "preguiçosos" de cultivo de tomates são desconhecidos para muitos jardineiros na região de Leningrado. Ao contrário do cultivo tradicional, esse método reduz significativamente o tempo e o esforço necessários para cuidar das plantas. Recomendações e conselhos de jardineiros que já experimentaram o método "preguiçoso" ajudarão você a obter uma boa colheita de tomates deliciosos, economizando trabalho.
Métodos de cultivo
A planta do tomateiro possui um sistema radicular forte. Com umidade e nutrientes suficientes, raízes secundárias se formam em seus caules e até mesmo nas folhas. Isso permite o cultivo de tomates:
- sementes;
- estacas apicais;
- curvas;
- ao lado de outras culturas;
- em recipientes utilizando o método de ampola.
Utilizando técnicas agrícolas simples, os jardineiros cultivam tomates de maneiras não convencionais em estufas, em campo aberto, em varandas e em parapeitos de janelas internas.
Plantio por sementes
Plantar tomates diretamente das sementes no solo simplifica o trabalho e economiza tempo. Além disso, os tomates semeados diretamente no solo no início da primavera têm vantagens sobre as mudas. As plantas germinadas se adaptam imediatamente à luz solar, desenvolvem um sistema radicular mais robusto e apresentam maior imunidade a doenças e fatores ambientais adversos.
Cultivo
- Assim que a neve derreter, prepare um local no terreno para semear.
- Os canteiros selecionados devem ser polvilhados com cinzas de madeira, adicionando-se 15 g de superfosfato por metro quadrado de solo.
- Solte a área com uma enxada ou uma tesoura de poda.
- Após instalar os arcos de metal ou as estacas de madeira, estique o polietileno sobre eles, cobrindo a parte inferior com terra.
- Duas a três semanas após cobrir a estufa, comece a semear.
- As sementes de tomate, tratadas com qualquer estimulante de crescimento, são espalhadas no solo da estufa a uma distância de 3 cm por 15 cm, aprofundadas e cobertas com terra.
- Assim que as mudas jovens brotarem, certifique-se de ventilá-las em dias ensolarados, abrindo ligeiramente a película protetora. Em dias nublados, as estufas podem ser deixadas abertas.
- Na segunda ou terceira dezena de dias de maio, após o fim das geadas noturnas, retire a cobertura.
- Desbaste as plantas germinadas, deixando uma distância mínima de 30 cm por 30 cm entre elas.
- Os cuidados subsequentes com os tomates, que incluem rega, afofamento da terra e fertilização, são opcionais. Afinal, tomates que já foram adaptados inicialmente exigem atenção mínima.
Se você não tem tempo ou energia para tratar seus tomates com fungicidas, pode usar um truque simples. Corte um fio de cobre fino em pedaços de cerca de 5 cm de comprimento. Espete três ou quatro pedaços na base do caule do tomateiro. O cobre protegerá as plantas dos patógenos.
Um abrigo com uma almofada de esterco feita no outono
Construir uma miniestufa com um canteiro de esterco no final do outono economizará tempo e esforço no início da primavera. Este método envolve concluir todo o trabalho preparatório após o término da estação chuvosa. No início da primavera, você só precisará se preocupar em semear e monitorar o crescimento das plantas.
Cultivo
- Cave buracos para plantio com 50 cm de largura e 70 cm de profundidade, a uma distância de 1,5 m entre si.
- Coloque restos de plantas secas ou agulhas de pinheiro em uma camada de cerca de 10 cm no fundo de um buraco profundo e, por cima, cubra com 10 a 15 cm de terra.
- Em seguida, compre esterco de vaca fresco e coloque uma terceira camada de verbasco com pelo menos 30 cm de espessura, com 10 cm de terra por cima.
- Após cravar hastes metálicas no solo ao redor do perímetro da cova de plantio, cubra a futura estufa orgânica com filme plástico para o inverno.
- Durante todo o inverno, o canteiro de esterco bovino aguardará os primeiros raios de sol de março para iniciar a microfermentação. Portanto, já em meados de março, você pode começar a semear e preparar as sementes, tratando-as com algum estimulante de crescimento.
- Coloque as sementes de tomate na superfície do solo no buraco preparado, aprofundando-as cerca de 2 cm, e cubra com terra.
- Feche bem a estufa e aguarde os primeiros brotos, que aparecerão em breve graças à fermentação do esterco. A verbasco, plantada entre duas camadas de terra na estufa, começará a queimar sob o sol da primavera, elevando a temperatura do ar em seu interior.
- Assim que o risco de geada noturna passar, remova a cobertura do buraco, fincando uma estaca no centro. Deixe apenas 2 a 3 arbustos para que possam crescer ainda mais.

- Após amarrar os tomates, é necessário colocar uma camada de cobertura morta ao redor da zona radicular das plantas, numa camada de cerca de 20 a 30 cm, e aguardar a colheita.
- Ao longo da estação de crescimento, as plantas não precisarão de rega ou fertilização frequentes. Além disso, os tomates cultivados dessa forma começam a amadurecer um mês antes, produzindo uma colheita antes do surto de requeima e podridão em agosto. Portanto, não há necessidade de perder tempo, dinheiro ou esforço com tratamentos fungicidas.
Em abril e maio, as temperaturas noturnas na região de Leningrado podem atingir níveis críticos. Portanto, é necessário fornecer cobertura adicional com agrofibra para o cultivo de mudas.
Remoção dos enteados
O método "preguiçoso" de alporquia elimina a necessidade de cultivar um grande número de mudas. Cultivando apenas uma planta em um parapeito de janela ou comprando-a no mercado, você pode facilmente transformá-la em um canteiro inteiro de tomates. Isso elimina o esforço de cavar buracos e cuidar de mudas jovens.
Cultivo
- Após cultivar apenas uma muda de tomate ou comprar um híbrido de alta qualidade que você goste no mercado, comece a preparar o futuro canteiro.
- Em um pedaço de terra de aproximadamente 2,5 m por 2,5 m, espalhe os seguintes fertilizantes: 30 g de superfosfato, 30 g de potássio, 50 g de nitrato, 50 g de sulfato de cobre e 2 copos de cinzas de madeira.
- Solte a terra com uma enxada ou um cortador plano.
- Cave um buraco no meio do canteiro, plante uma muda de tomate, finque uma estaca e amarre a planta.
- Após o crescimento dos brotos laterais, prepare pedaços de arame. Dobre os ramos laterais emergentes em direção ao solo, prendendo-os com fio metálico.
- Durante todo o período de crescimento dos tomates cultivados a partir de estacas, a planta deve ser regada abundantemente para garantir a rápida formação de raízes tuberosas.

- Assim que os brotos curvados criarem raízes, desenvolverão massa vegetativa, produzindo novos brotos. Os brotos subsequentes dos ramos enraizados também são curvados até o solo com o auxílio de arame.
- Continue dobrando as camadas até que toda a área esteja preenchida com plantas de tomate.
- Com o simples esforço de abaixar as mudas até o chão e fornecer-lhes água suficiente, é possível colher até 10 baldes de frutas de uma única muda, sem nenhum esforço ou gasto financeiro.
Cultivando em um barril
O método de cultivo de tomates trepadeiras é ideal para jardineiros "preguiçosos". Cultivar tomates dessa forma elimina a necessidade de estacas ou fertilizantes. Um vaso com cachos de tomates pendurados será um belo complemento para qualquer jardim ou peitoril de janela.
Cultivo
- Após preparar um recipiente velho e com vazamentos ou uma caixa de madeira que não seja mais necessária, despeje uma camada de tijolos quebrados ou pedras britadas no fundo.
- Alterne uma camada de terra de jardim com uma camada de qualquer resíduo orgânico: grama, feno, palha, restos de comida.
- Após encher o recipiente até a borda, plante 2 mudas de arbusto e regue abundantemente.
- Com o tempo, a terra no recipiente irá compactar, então você precisará adicionar mais terra ao recipiente, misturada com resíduos orgânicos, monitorando a umidade.
- Com esse método, o crescimento dos caules do tomateiro é direcionado para baixo, sem a necessidade de amarrá-los.
- Graças à agricultura orgânica, os tomates plantados dessa forma precisarão de menos água e receberão supernutrição, enquanto os produtores desfrutarão de uma colheita excelente e ecologicamente correta.
As bactérias EM têm se mostrado muito eficazes no cultivo de plantas. Ao introduzir microrganismos benéficos no solo constantemente úmido, as doenças são evitadas mesmo durante os verões mais chuvosos.
Cultivando com milho e feijão.
Uma maneira "preguiçosa" de cultivar tomates que elimina a necessidade de usar corda, fio de nylon ou amarrar até mesmo tomates altos.
Cultivo
- No início de maio, plante um grão de milho germinado e um grão de feijão germinado em cada cova e espere até que as plantas atinjam uma altura de 25 cm.
- Plante as mudas de tomate preparadas perto das plantas adultas.
- Ao implementar práticas agrícolas como irrigação e afofamento do solo ao longo da estação, elimina-se a necessidade de tutorar os tomates. À medida que os feijões crescem, eles se enroscam na planta, ancorando-a firmemente ao caule do milho. Além disso, as raízes aéreas dos feijões liberam nitrogênio durante o período de crescimento. Esse processo atua como um fertilizante natural tanto para os tomates quanto para o milho.
Para o método "preguiçoso" de cultivo de tomates junto com milho, somente o feijão-trepador é adequado. O feijão-arbusto não é adequado para este método.
Condições de cultivo na região de Leningrado
Ao cultivar variedades e híbridos de tomate, é importante prestar atenção ao seu tempo de maturação. Somente híbridos e variedades ultraprecoces e precoces são adequados para todas as regiões de São Petersburgo. E os métodos de cultivo "preguiçosos" são uma boa opção para os moradores do noroeste da Rússia. Ao escolher a variedade certa, você tem a garantia de cultivar e colher frutos maduros e saudáveis.
Variedades "preguiçosas" para jardineiros na região de Leningrado
Para o cultivo na região noroeste da Federação Russa, os seguintes tomates são os mais adequados para o método "preguiçoso":
- Altai;
- Kobzar;
- Explosão;
- Ágata;
- Recheio branco;
- Sanka;
- Klondike;
- Volgogrado;
- Gina;
- Carvalho;
- O ponto alto;
- Brilho;
- Beija-flor F1;
- Coração Rosa F1;
- Silhueta F1;
- Suomi F1;
- Asterix F1.
Segredos
Ao cultivar tomates na região noroeste, é importante conhecer alguns truques. Seguindo essas dicas, seus tomates ficarão menos suscetíveis a doenças e produzirão frutos melhores.
- Ao usar o método "preguiçoso", uma camada de cobertura morta é essencial para uma boa colheita. A matéria orgânica adicionada não só ajudará a reter a umidade, como também fornecerá calor ao sistema radicular.
- Quando as temperaturas caem durante os meses de verão, os cachos de flores do tomateiro não conseguem produzir frutos. Para estimular a formação de frutos, você pode mergulhá-los em uma solução de 1 litro de água, 1 colher de chá de ácido bórico e 1 colher de chá de açúcar.
Avaliações
Cultivadores amadores de hortaliças na região Noroeste, que cultivam tomates usando o método "preguiçoso", compartilham suas experiências:
Mikhail, Vsevolozhsk
No ano passado, vi meu vizinho plantando tomates perto do milho e ri dele: "O milho vai acabar com eles!" Mas não! Para minha surpresa, ele teve uma boa colheita. O milho também protegeu os frutos do sol escaldante. Usei o mesmo método este ano. Funcionou maravilhosamente! As plantas não precisaram de estacas e os frutos não sofreram nenhuma queimadura solar.
Marina, Kirovsk (São Petersburgo)
Meu marido e eu cultivamos tomates há mais de 20 anos. Para ser sincera, não conseguíamos cultivar todas as variedades na nossa região fria. Depois de ler sobre o método "preguiçoso" de cultivar tomates em um canteiro de esterco preparado no outono, em uma revista antiga chamada "Priusadebnoe Khozyaistvo" (Campo), ficamos encantados. Começamos a colher tomates doces já no final de junho. As plantas não precisavam de nenhum tipo de adubação ou tratamento. Agora, esse é o único método que usamos!
Ao experimentar um dos métodos "fáceis" de cultivo de tomates, você gastará muito menos tempo cuidando da plantação, e o resultado certamente será uma abundância de frutos saborosos e suculentos.



Fertilizar tomates com sal
Como fertilizar mudas de hortaliças com iodo regularmente
Quando e como semear mudas de tomate em março de 2024 – simples e acessível para iniciantes.
Catálogo de variedades de tomate preto