Lobélia: cultivo a partir de sementes e época ideal de plantio

Lobélia

Lobélia: cultivo a partir de sementes e época ideal de plantioA lobélia é uma planta encantadora que os jardineiros costumam usar e recomendar aos seus vizinhos e amigos, mas nem todos estão dispostos a compartilhar seus conhecimentos sobre os cuidados necessários. Por isso, muitas pessoas recorrem à internet para obter informações sobre a lobélia: como cultivá-la a partir de sementes e quando plantá-la.

 

A lobélia em si é uma flor muito graciosa e exala magnificência. Seus botões em forma de sino têm um aspecto refinado e discreto, lembrando um pouco os gerânios. Ela também possui uma variedade de flores que podem ser combinadas para criar arranjos inusitados. Flores adultas podem ser encontradas em lojas especializadas, mas o que poderia ser melhor do que uma planta cultivada por você mesmo?

 

Alguns jardineiros hesitam em plantar mudas de lobélia, ou melhor, têm receio, porque as sementes são muito pequenas. Isso os leva a acreditar que as próprias mudas serão pequenas e com caules finos, mas não é verdade. As mudas de lobélia devem ser plantadas no início de fevereiro, pois germinam em cerca de duas semanas. O solo para as mudas deve ser macio e solto. O plantio definitivo no solo começa em abril ou maio.

Lobélia: cultivada a partir de sementes

Ao plantar sementes para mudas, encha um recipiente com até 5 cm de altura com terra preparada, regue levemente e cubra com um saco plástico. Diariamente, areje as mudas abrindo o saco por 40 a 60 minutos e secando as gotas de água acumuladas com um guardanapo. Se as mudas não receberem luz suficiente, forneça iluminação com uma lâmpada. A temperatura na estufa ou casa deve ser de pelo menos 20 graus Celsius, pois temperaturas abaixo disso retardam o crescimento das mudas. Assim que as mudas estiverem estabelecidas, podem ser transplantadas para o solo, com espaçamento de até 20 cm entre elas. No entanto, o cultivo de mudas pode apresentar alguns desafios:

 

  1. A rega é um problema: esta planta não gosta de excesso de umidade, portanto, é preciso garantir que ela não seja regada em excesso, pois isso fará com que as folhas e os caules mofem e morram. Além disso, tome cuidado para não deixar o solo secar demais, pois isso fará com que as folhas se enrolem, o que também matará a planta.
  2. A iluminação é um fator importante – todas as plantas adoram luz, e a lobélia em especial, portanto, se não receber luz suficiente, começará a esticar e seus caules perderão a força. Por isso, o ideal é colocar as mudas perto de uma janela ensolarada e, caso não haja uma, certifique-se de iluminar os recipientes com uma lâmpada.
  3. O problema com a fertilização é que é melhor não fertilizar mudas pequenas; a fertilização feita antes do plantio, que consiste em adicionar uma parte de composto ao solo, será suficiente.

 

Depois que as mudas crescerem e chegar a hora de transplantá-las para o solo, é crucial escolher o local certo. Procure escolher um solo que esteja sempre úmido, mas não encharcado. O local deve ser ensolarado ou parcialmente sombreado, mas nunca plante as mudas na sombra, pois elas não se beneficiarão do sol e ficarão muito vulneráveis. Busque um solo fértil e leve para garantir um crescimento forte e saudável.

Lobélia: Cultivo

Se você quiser plantar lobélia no ano que vem, desenterre um pequeno arbusto no outono e plante-o num vaso em casa. Depois, replante-o no canteiro na primavera seguinte. Assim, a mesma variedade poderá lhe encantar por vários anos seguidos.

 

Muitos jardineiros iniciantes pensam que, se uma planta tem um nome complicado, ela deve ser muito difícil de cuidar, mas isso não é verdade, pois até mesmo o nome mais complexo pode esconder uma planta muito fácil de cultivar. Não tenha medo das dificuldades e dos nomes complicados, pois nomes complicados escondem plantas verdadeiramente belas.

 

Outra flor belíssima, que inclusive trepa pelas paredes, ficará muito harmoniosa no jardim e se chama Aubrieta.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates