Gatos fofinhos e peludos, quando se mudam para as casas de veraneio de seus donos, se transformam em verdadeiros terroristas. Eles destroem canteiros recém-plantados e defecam neles. Os gatos da vizinhança também acorrem aos seus locais favoritos. Isso não é surpreendente — os animais são atraídos por solo macio e úmido, o que facilita enterrar suas fezes. Armar armadilhas ou usar produtos químicos é desumano. Cercá-los é inútil; esses mamíferos conseguem escalar e pular. Remédios caseiros para controlar essas pragas fofas ajudarão a preservar a saúde do seu gato e suas plantações.
Os malefícios dos gatos no país
Esses animais marcam seu território instintivamente. Gatos não castrados secretam uma substância na urina que queima as folhas ao entrar em contato com elas. Eles também afiam as garras em troncos de árvores, principalmente em árvores jovens.
Eles caçam não apenas ratos e camundongos, mas também pássaros. O número de pragas de insetos que destroem plantas e frutos está aumentando. É improvável que os donos se oponham a que seus animais de estimação tomem sol na grama entre as fileiras, mesmo que "amigos" tenham vindo visitá-los. No entanto, eles devem ser mantidos longe de estufas, canteiros de flores e hortas.
Formas humanas de lidar com gatos
Você pode conversar com o dono do animal que foi levado para sua propriedade, mas é improvável que isso melhore a situação. É provável que ele se recuse a "trancá-lo por um dia". Portanto, você terá que pensar em proteger a colheita futura (ou já em fase de maturação) por conta própria.
Você também pode se interessar por:A ideia de simplesmente "adotar um cachorro" não é adequada. Esses companheiros leais também podem danificar sua propriedade e cavar em seus canteiros de flores. Manter um animal na coleira 24 horas por dia é impossível, especialmente se for um animal de estimação doméstico. E se você optar por um cão de guarda para sua casa de campo, surgirá a questão de o que fazer com ele no inverno. Outros métodos são necessários.
Cantinho do Gato
É uma boa ideia providenciar um espaço específico para o seu animal de estimação fazer as necessidades. O tamanho recomendado é de 1 x 1 m. Use cascalho ou areia como enchimento e plante erva-de-gato (confrei) e valeriana por perto. Aliás, essas plantas florescem durante todo o verão e têm um aroma agradável. Quaisquer marcas deixadas devem ser removidas. Iodo e suco de limão são adequados.
comedouros para pássaros
Os pássaros saltitam entre arbustos e árvores baixas, e os gatos tentam pegá-los, pisoteando plantas e quebrando galhos finos. Afugentar os pássaros não é uma opção; eles bicam lagartas e pequenas moscas. Os comedouros para pássaros devem ser instalados fora da propriedade ou em locais mais altos nas árvores.
Odores desagradáveis
Para repelir essas criaturas peludas, você pode usar aromas desagradáveis, tanto artificiais quanto naturais. Você pode plantar certas variedades de flores entre as fileiras, borrifá-las com óleos ou adicionar alimentos com cheiro forte.
- Plantas que repelem animais incluem lavanda, coleus canina, tomilho-limão e calêndulas.
- Óleos essenciais — lavanda, canela, alecrim, hortelã, cítricos, abeto ou eucalipto. Este método é caro — você terá que borrifar os óleos após cada rega ou chuva.
- Alimentos com odores desagradáveis para gatos incluem cascas de frutas cítricas frescas ou polpa de limão, mostarda seca, louro em pó, folhas de gerânio, pimenta-do-reino preta e vermelha, cebola fresca e alho. A borra de café, além de exalar um odor desagradável para os gatos, também serve como um valioso fertilizante.
cobertura morta
Para evitar que os gatos pisoteiem suas plantas, você pode espalhar pinhas pelo solo e preencher os caminhos com pedras pontiagudas, como cascalho ou pedras decorativas. No entanto, neste último caso, você não poderá andar descalço.
Você também pode se interessar por:Você pode cobrir as sementes com ramos de abeto ou pinheiro, ou com ramos secos de groselha ou framboesa, até que germinem. Ao podar os arbustos, não descarte os brotos; em vez disso, deixe-os secar — eles serão úteis mais tarde. Não há necessidade de remover os galhos ou agulhas. Basta cavar os canteiros no outono, regá-los com matéria orgânica e a cobertura morta natural se transformará em adubo para o próximo ano.
Meios modernos
Instale aspersores no seu jardim e conecte sensores de movimento a eles. Assim que um animal se aproximar de um local de sua preferência, ele será atingido por um jato fino de água (ou envolvido por uma névoa). Isso irá afastar não apenas gatos, mas também outros animais que vagarem pelo seu jardim.
Repelentes ultrassônicos para roedores são frequentemente utilizados. Este método não é adequado para pessoas com sistema nervoso sensível, pois tais dispositivos podem desencadear dores de cabeça.
Você também pode se interessar por:Se você estiver lidando com gatos de vizinhos ou selvagens, em vez de seus próprios animais de estimação, uma cerca de arame é uma boa opção. A borda superior não precisa ser lixada ou dobrada — as pontas afiadas protegerão a propriedade de visitantes indesejados. Se houver uma árvore ao lado da cerca, todos os esforços serão em vão. Os animais primeiro subirão no tronco e depois pularão para o canteiro.

Como e o que usar para combater o psilídeo da pereira
Oídio da uva (foto) e como tratá-lo
Os métodos mais eficazes para o controle de pulgões sem o uso de produtos químicos.
Como tratar árvores frutíferas no outono contra doenças e pragas