Cultivar mudas de boa qualidade é um desafio que exige muito trabalho. Para isso, elas precisam das condições climáticas adequadas. Todos sonham com uma colheita farta e um crescimento rápido das plantas. Nos últimos anos, as miniestufas têm se tornado cada vez mais populares. Elas criam condições ideais para o cultivo de plantas, tanto em jardins quanto em apartamentos.
Para que serve?
As miniestufas são utilizadas para o cultivo de plantas não apenas em casas de veraneio, mas também em apartamentos urbanos. São adequadas para o plantio de variedades delicadas e que apreciam o calor.
- Protege as plantas jovens do vento, das correntes de ar e da precipitação.
- Proporciona as condições climáticas necessárias para as plantas.
- As mudas jovens não adoecem quando transplantadas para o solo aberto, pois a adaptação ocorre de forma lenta e gradual.
- Cuidar de plantas é bastante simples.
- São fáceis não só de instalar, mas também de guardar.
A maioria das casas de veraneio tem área pequena. A instalação de um sistema completo estufas impossível. Já que essas estruturas ocupam a maior parte do terreno.
Você também pode se interessar por:Diferenças entre estufas e viveiros
Todo jardineiro sabe que existem duas estruturas essenciais para o cultivo, não só de mudas, mas também de plantas adultas. Mas há diferenças significativas entre elas:
- Altura não superior a 0,5 metros.
- Não tem janelas nem portas.
- A estufa é aquecida naturalmente usando luz solar e biocombustível.
- Você pode alterar a localização deles.
- São estruturas temporárias utilizadas principalmente durante a temporada de verão.
- É possível utilizá-lo em ambientes internos durante todo o ano.
Tipos
Existem muitos tipos de miniestufas. Elas podem variar em tamanho, formato e material de cobertura. Apresentamos alguns tipos populares que são frequentemente encontrados tanto em apartamentos quanto em propriedades rurais.
"Lar"
O design é compacto e cabe em qualquer peitoril de janela. É usado para cultivo. mudas em casaSão semelhantes em design às estufas de jardim, mas em menor escala. Podem ser instaladas em vários níveis. Você pode construir uma você mesmo ou comprá-la em uma loja de jardinagem.
Estrutura portátil feita de tábuas
Trata-se de uma estrutura em forma de caixa, sem fundo. Utiliza-se filme de polietileno ou vidro como material de cobertura. Sua praticidade reside no fato de poder ser instalada em qualquer lugar do terreno, se necessário. Sua principal função é proteger as plantas da geada.
"Belga"
Para construir este modelo, você precisará cavar uma vala. Crie canteiros de solo fértil dentro dela. Cubra a parte superior com polietileno, vidro emoldurado ou uma placa de policarbonato.
Modelo de borboleta
Batizadas em homenagem à sua característica única, as portas abrem para ambos os lados, lembrando visualmente uma borboleta. A principal vantagem é o acesso às plantas por ambos os lados. Podem ter qualquer tamanho, mas geralmente são usadas estruturas menores, que não ocupam muito espaço no jardim.
Modelo de caixa de pão
Possui um único painel que se levanta completamente. O telhado é semicircular. O painel abre deslizando-o para trás da seção principal do telhado. O acesso às plantas é fácil e não ocupa muito espaço.
Prateleira
Uma estante ou armário antigo pode ser usado para construir esse tipo de estufa. O armário é deixado sem revestimento e coberto com polietileno ou policarbonato. Em vez de portas, são usadas molduras com o mesmo material de revestimento da parede do fundo. Visualmente, essa estrutura se assemelha a uma prateleira de loja. É fácil de instalar em qualquer varanda ou sacada de apartamento na cidade e pode ser usada o ano todo.
O Modelo de Parede
Esta estrutura em miniatura é instalada junto às paredes de anexos ou da casa. É compacta e um excelente modelo para espaços pequenos. O telhado é geralmente de uma só água. Existe uma desvantagem, mas não é significativa: requer a remoção constante de neve no inverno.
A partir de materiais descartados
Pequenas estufas são uma ótima solução para o paisagismo do seu jardim, não exigindo investimento financeiro e ocupando muito pouco espaço.
Garrafas de plástico
Para construir esta miniestufa, você precisará de uma garrafa simples de 5 a 10 litros. É fácil de fazer:
- Recorte um buraco retangular. Um dos lados não precisa ser recortado. Esta será a porta da futura estufa.
- Encha o frasco com terra nutritiva.
- As sementes das plantas são plantadas.
- Após as sementes germinarem e criarem raízes, a estufa é aberta.
Um velho barril de lata
Você pode construir uma miniestufa a partir de um barril velho que esteja sem uso há algum tempo. O processo é simples e envolve apenas alguns passos:
- Vários orifícios são cortados nas laterais do cano.
- Um material de cobertura espesso, como um filme de polietileno dobrado duas vezes, é fixado na borda superior do cilindro.
- Os furos devem ser feitos em uma altura que permita monitorar as plantas com facilidade.
- Encha o barril com terra e plante as mudas nele.
Caixilhos de janelas
Uma miniestufa feita com esse material é instalada uma única vez e não deve ser movida novamente. As esquadrias de janelas antigas são pesadas e volumosas. Será necessária uma fundação para a instalação delas. A construção então prossegue da seguinte forma:
- As molduras das janelas são limpas da tinta velha e revestidas com um agente protetor para madeira contra apodrecimento e insetos.
- Para a estrutura, você precisará de um suporte (1 peça) e um par de alças.
- O piso está sendo concretado.
- O telhado é do tipo empena.
Materiais para fabricação
Construir uma miniestufa é um processo que depende do uso de materiais facilmente disponíveis. Ela pode ser criada com praticamente qualquer coisa. Os materiais mais comuns incluem:
- plástico;
- perfis metálicos;
- bases de madeira;
- filme de polietileno;
- chapas de policarbonato;
- vidro.
Se a sua miniestufa tiver um formato arqueado, será necessária uma estrutura flexível para a sua construção. Materiais comuns para essas fundações incluem perfis de plástico e metal. A madeira pode ser usada, mas é altamente suscetível à deterioração. Uma opção moderna e indispensável. material de cobertura É feito de policarbonato. Também é possível usar filme de polietileno e vidro.
O vidro adiciona peso à estrutura, portanto, o primeiro passo é reforçar a estrutura ou instalar uma fundação.
Jardineiros profissionais utilizam materiais de cobertura específicos para modelos específicos de miniestufas:
- As chapas de policarbonato são adequadas para os modelos Butterfly e Breadbox.
- Polietileno – para estruturas que serão instaladas em apartamentos, casas ou varandas.
- Vidro – para estufas fixas no jardim.
Características e benefícios
Uma miniestufa mantém uma temperatura elevada e pode conservar a umidade constante por um longo período. Se você mora em um apartamento na cidade, uma pequena estufa é um excelente local para cultivar plantas.
Também é adequado para o cultivo de mudas de plantas exigentes. Muitos jardineiros já tiveram problemas com a germinação de sementes. O cultivo em miniestufas cria condições ideais para a germinação.
Principais desvantagens
Como qualquer estrutura, uma miniestufa tem aspectos positivos e negativos. Estes incluem:
- Não toleram bem ventos fortes;
- A variedade de plantas cultivadas é limitada, visto que a estufa é baixa;
- É difícil substituir o material de revestimento caso esteja danificado, visto que a fixação à estrutura é complexa.
Como escolher um design
Cada jardim, casa de veraneio ou outro terreno é único. Pode variar em características da paisagem, tamanho e, claro, composição do solo. Para criar as condições ideais para o crescimento das plantas, é importante selecionar cuidadosamente o projeto da sua miniestufa. Para isso, considere:
- características individuais do terreno;
- Que área será alocada no local para isso?
- Que tipo de iluminação será utilizada?
- Que volumes de mudas ou plantas serão cultivados?
Levando em consideração tudo o que foi mencionado acima, você poderá escolher o tipo certo de miniestufa para o seu terreno e mudas.
Instalação de diferentes tipos
Miniestufas, dependendo do tipo de estrutura de suporte, podem ser construídas utilizando diversos métodos diferentes. Para maior clareza, iniciaremos nossas instruções de construção passo a passo com uma miniestufa sem estrutura de suporte.
Este tipo de estufa consiste em canteiros cobertos com filme de polietileno ou outro material similar. As sementes são semeadas e cobertas com um material de cobertura, e as bordas são fixadas com tijolos e ripas de madeira.
Instruções para miniestufa arqueada
Para construir uma estufa em arco, você precisará seguir estas instruções:
- Para a construção, você precisará de 5 a 6 arcos feitos de perfil de plástico ou metal, filme de polietileno, alguns metros de arame e cerca de 20 grampos.
- Os arcos são feitos à mão ou comprados em uma loja.
- Eles são instalados a uma distância de 35 a 45 centímetros um do outro.
- Para reforçar a estrutura, um fio é passado entre os arcos.
- Cubra a estrutura resultante com filme plástico. Em seguida, fixe-a de um lado com grampos.
- Do outro lado, a película é fixada a uma ripa de madeira. Este é o lado por onde a sua estufa se abrirá.
- As laterais da estrutura também são revestidas com pedaços de polietileno e fixadas ao solo com tijolos ou ripas de madeira.
Policarbonato portátil, instruções
Construir uma estufa portátil com placas de policarbonato é um processo mais trabalhoso, mas não menos gratificante. Você vai precisar de:
- ripas de madeira;
- parafusos autoatarraxantes;
- toldos;
- alavanca.
Instruções a seguir ao construir esta miniestufa:
- Eles constroem uma estrutura de base. Ela deve se assemelhar a uma caixa com a parte superior inclinada.
- Uma estrutura é montada a partir de ripas. Esta estrutura é utilizada para criar o telhado da estufa.
- Uma placa de policarbonato é inserida na moldura.
- A estrutura de suporte – o telhado – é construída com uma viga de madeira.
- Um gancho é fixado na tampa para prender a estrutura ao bloco.
Esses métodos de construção são muito simples de instalar, mas proporcionam às sementes e mudas temperaturas e umidade climáticas ideais para a germinação e o crescimento subsequente.
Biocombustível na construção de estufas
Existem situações em que é necessário aquecimento adicional para pequenas estufas. O biocombustível pode ser uma excelente solução, além de ser relativamente fácil de instalar.
- Após ser determinado o local para a instalação da miniestufa, cava-se um pequeno buraco.
- Misture estrume, palha e folhas secas com terra e coloque em um buraco.
- Regue abundantemente e coloque terra fértil por cima.
- Agora eles estão instalando uma estufa.
O processo de aquecimento baseia-se na decomposição de aditivos biológicos. O calor liberado proporciona aquecimento adicional ao solo sob as plantas.
Você também pode se interessar por:Existe uma enorme variedade de modelos de miniestufas, e cada pessoa pode escolher aquele que melhor se adapta às necessidades de crescimento de mudas e outras culturas de jardim, sem ocupar muito espaço.
Uma miniestufa é uma excelente maneira de cultivar mudas saudáveis e de alta qualidade que se adaptam gradualmente às futuras condições de cultivo e, após o plantio em local definitivo, não adoecem e se adaptam quase instantaneamente.
Se você não tem um terreno para jardim, pode construir uma pequena estufa e instalá-la na sua varanda ou até mesmo no seu apartamento. Nesse ambiente, você poderá comer verduras frescas o ano todo.
Utilize essas pequenas estruturas em seu apartamento, casa ou jardim, e suas colheitas lhe trarão alegria todos os anos.
