Tratamento da pereira-da-primavera contra pragas e doenças: métodos populares

Pera

Processamento de peras na primaveraO tratamento regular e controlado das pereiras na primavera aumenta a produção e reduz o risco de pragas e diversas doenças. O tratamento deve ser realizado apenas com uma solução recém-preparada e após a remoção obrigatória de partículas de casca morta, líquen e musgo. Antes de usar qualquer medicamento, leia as instruções e utilize equipamento de proteção individual. A adesão rigorosa à dosagem indicada é fundamental para o sucesso.

Características do processamento de molas

Pulverização de primavera das pereirasO melhor horário para o tratamento é ao entardecer ou ao amanhecer. Evite realizar o procedimento antes da chuva ou em dias de vento. Antes de iniciar o trabalho, leve em consideração o clima da região, que pode atrasar o tratamento em certa medida.

Independentemente do plano elaborado, você deve seguir as normas de rega:

  • Plantas com 1 a 2 anos de crescimento – até 15 litros por 1 m² de circunferência do tronco;
  • 3-4 anos – até 30 litros por 1 m2;
  • Árvore frutífera - é necessário garantir que a água penetre a uma profundidade de pelo menos 60 cm.
Importante!

Logo após a rega ou chuva forte, o solo é afofado na base. Essa técnica melhora o acesso do oxigênio ao sistema radicular. Outro objetivo prático de afofar o solo é reduzir o risco de doenças fúngicas.

Cobertura morta ao redor do tronco das pereirasDurante os meses da primavera, evite que o sistema radicular seque. Uma maneira de garantir o nível mínimo de umidade necessário é cobrir a área ao redor do tronco da árvore com palha ou lascas de madeira. É melhor evitar o uso de serragem, pois ela aumenta significativamente a acidez do solo. A espessura recomendada da camada de cobertura morta é de 5 cm.

A poda é outra etapa importante nos cuidados com as pereiras na primavera. Ela ocorre do início de março até meados de abril. A data é escolhida com base no clima da região. A poda só pode ser realizada quando a temperatura do ar estiver entre +5°C e +7°C. As árvores jovens são podadas para dar forma à copa, enquanto as árvores mais velhas são podadas por razões sanitárias.

A enxertia completa a lista de procedimentos essenciais da primavera. O objetivo deste procedimento é melhorar as características organolépticas da fruta. Assim como no procedimento anterior, o momento ideal é determinado pelas condições climáticas.

Fases de processamento

  1. A melhor época para a primeira pulverização é no início da primavera. O sinal será o derretimento da neve no solo. A tarefa do jardineiro é remover as pragas que hibernaram na casca. Se tudo for feito corretamente, a árvore estará em boas condições quando a seiva começar a fluir e os brotos aparecerem.
  2. O segundo tratamento está agendado para abril. Seu objetivo é prevenir o desenvolvimento de doenças bacterianas e fúngicas.
  3. O jardineiro realiza a terceira pulverização em maio. O surgimento das primeiras folhas verdes e o início da floração ativa sinalizam a necessidade desse tratamento. O tratamento final é realizado em maio. É necessário proteger a árvore da ação dos ramos frutíferos.

Antes do desabrochar dos botõesProcessamento de peras antes da formação dos botões

As árvores jovens devem ser podadas a 1/2 metro do solo. Se a pereira tiver dois anos, deve ser podada a 1,5 metros do solo. Os fertilizantes nitrogenados são essenciais para melhorar a formação da copa.

O objetivo do tratamento de primavera é prevenir a moniliose. A tarefa do jardineiro é concluir todos os procedimentos antes que os botões inchem. Em outras palavras, tudo deve ser feito enquanto a árvore ainda está sem folhas. A única desvantagem do primeiro tratamento é que ele precisa ser aplicado com extrema precisão, caso contrário, a árvore sofrerá mais danos do que benefícios.

A lista de substâncias recomendadas é a seguinte:

  • iodo;
  • "Hom";
  • Calda bordalesa (3%);
  • "Raek";
  • "Oxychom";
  • "Skor";
  • "Horus" - usado em temperaturas não superiores a +5°C;
  • sulfato de ferro;
  • Nitrafen.

A solução deve ser preparada imediatamente antes do tratamento. Não aumente nem diminua a concentração recomendada.

Observação!

O tratamento é realizado utilizando apenas um medicamento.

Cone verdeTratamento durante a fase de brotação dos cones verdes

O início do inchaço ativo e do rompimento dos botões é um sinal de que a pulverização é necessária. Jardineiros iniciantes devem prestar atenção ao formato dos botões. Se eles adquirirem formato de cone, a árvore precisa de tratamento. Quanto mais preciso for o momento da aplicação, menor a probabilidade de infestação por gorgulhos.

A lista de medicamentos recomendados é a seguinte:

  • "Fagulha";
  • Inta-Vir
  • "Decis Profi";
  • "Navio-tanque";
  • "Furafon";
  • Kinmix.

Os aspectos positivos desse tipo de tratamento incluem a capacidade de reduzir o risco de perda de colheitas, mas os aspectos negativos incluem a necessidade de determinar com precisão o momento de início do tratamento. Mesmo um pequeno erro pode tornar o procedimento inútil.

Surgimento de botões verdesArmadilha de cola em uma pereira

A maioria das dicas se baseia em remédios caseiros — o uso de armadilhas adesivas para insetos. Elas são penduradas em árvores. Se você não quiser comprá-las em uma loja, pode fazer as suas próprias. Pegue pedaços de papel branco e aplique neles um adesivo biologicamente neutro.

Rosamento dos botõesTratamento durante o processo de rosamento dos botões

A pulverização é proibida após o início da abertura dos botões florais. Escolher o momento certo é fundamental para o sucesso. A traça-da-maçã estará fisicamente impossibilitada de pôr ovos. A coroa da planta deve ser tratada com mais atenção.

A lista de medicamentos recomendados inclui as seguintes substâncias:

  • "Eu sei";
  • Fitoveri;
  • "Tanrek";
  • Kinmix.
Importante!

A desvantagem desse tipo de tratamento é o fator temperatura. Os produtos só fazem efeito quando a temperatura externa está entre +13°C e +14°C. Geadas fortes tornam o procedimento inútil. Como ponto positivo, vale destacar a composição totalmente natural dos ingredientes utilizados.

Florescer

Isso não deve ser feito. Caso contrário, há um alto risco de destruir as abelhas.

Após a floração

Isso completa o ciclo de tratamento da primavera. O sinal da necessidade de tratamento será o surgimento dos ovários. Eles devem ter pelo menos o tamanho de uma ervilha. Nessa situação, o risco de moniliose aumenta várias vezes. As infestações da traça-da-maçã aumentam exponencialmente.xarope repelente de insetos

O uso de produtos químicos é proibido. Técnicas tradicionais podem ajudar. A mais simples é preparar uma calda cremosa de maçã. Despeje o líquido em pequenos recipientes e pendure-os em galhos de árvores. Em poucas horas, a praga afundará até o fundo.

Fertilizantes e remédios populares

A aplicação precisa de fertilizantes adequadamente selecionados garante altas produtividades e resistência a patógenos. A tarefa do jardineiro é determinar corretamente as necessidades nutricionais da árvore. É importante lembrar que tanto a subfertilização quanto a superfertilização podem causar problemas.

Ureia (carbamida)Ureia

Satura o solo com minerais. A solução preparada é aplicada em baixa concentração. O passo seguinte é a pulverização localizada nas folhas. A desvantagem deste método é o maior risco de queimaduras. Além da ureia, utilizam-se fósforo e sulfato de potássio. Este último tem como objetivo acelerar o crescimento dos brotos. O pH do solo é sempre verificado.

Importante!

Se o indicador estiver muito alto, o crescimento da árvore diminui. Dá-se especial atenção à concentração de cálcio. Se estiver baixa, adiciona-se cinza ao solo. Ela contém fósforo, potássio e magnésio. Esses fertilizantes são cuidadosamente espalhados ao redor do tronco, seguidos de rega abundante.

A receita é a seguinte:

  • Prevenção de doenças e pragas: 800 g de matéria seca por 10 litros de água;
  • Aplicação foliar: 50 g por 10 litros de água.

Ureia para perasA dosagem recomendada para o primeiro tratamento no início da primavera é de 700 g de matéria seca por 10 litros de água. Pulverize antes que os botões comecem a inchar ativamente. Adicionar 50 g de sulfato de cobre à solução potencializará o efeito. A solução resultante tem a vantagem de não queimar as folhas. A ureia é considerada um fertilizante universal que estimula o crescimento de mudas em qualquer tipo de solo.

Em relação às desvantagens da substância, vale a pena mencionar os seguintes fatos. Primeiro, a aplicação deve ser feita somente com o uso de vestimentas de proteção. Segundo, é proibida a mistura de ureia com outros fertilizantes.

Mistura bordalesa

Aplique uma vez antes da brotação. Uma solução contendo uma combinação equilibrada de sulfato de cobre e cal tem se mostrado eficaz no controle de pragas e patógenos. A única desvantagem é que o não cumprimento das dosagens apropriadas para uma determinada variedade de pera pode levar a consequências graves.Preparação da calda bordalesa

A receita correta de culinária se parece com isto:

  • Para preparar uma solução a 3%, utilize 400 g de cal e 300 g de sulfato de cobre;
  • Em um recipiente separado, a cal é hidratada com água;
  • Em um recipiente separado, diluem-se 5 litros de água com sulfato de cobre;
  • O calcário é diluído em um recipiente separado com 5 litros de água;
  • Misture cuidadosamente todos os ingredientes em um único recipiente;
  • Antes de usar, a solução deve ser filtrada através de gaze;
  • Para preparar uma solução a 1%, basta adicionar 100 g de sulfato de cobre e cal à receita já descrita;
  • Na primavera, são realizados até 2 tratamentos;
  • Os botões dormentes são tratados com uma solução a 3%;
  • Durante o período de vegetação ativa, utiliza-se uma solução a 1%.

Os benefícios dessa substância de amplo espectro incluem o contato rápido com bactérias patogênicas. Mesmo após a chuva, a substância permanece nas superfícies. O efeito terapêutico dura pelo menos um mês.

Entre as desvantagens da calda bordalesa está sua alta toxicidade, portanto, o tratamento deve ser realizado apenas uma vez e com extrema precisão. Mesmo o menor desvio da receita resultará em sérios danos à árvore.

Karbofos

Tratamento com malationÉ utilizado para pulverização. Para calcular a dosagem correta, deve-se levar em consideração a área da superfície a ser tratada. Para 10 litros de água, utilize 40 g do produto. A mistura é suficiente para uma área de 1 a 2 m². A frequência recomendada de tratamento é de no máximo duas vezes por temporada, caso contrário, a fruta perderá o sabor.

Entre os aspectos positivos do uso do Karbofos, destaca-se sua alta eficácia. Um único tratamento é suficiente para eliminar pragas e patógenos, tanto adultos quanto larvas. Uma desvantagem significativa do produto é o seu odor desagradável e persistente, praticamente impossível de eliminar. Portanto, o tratamento deve ser realizado apenas com o uso de vestimentas de proteção. Outra desvantagem é que o não cumprimento da dosagem recomendada pode resultar em queimaduras e acúmulo de substâncias nocivas nos frutos.

FitosporinaFitosporina

A solução é diluída exclusivamente em água da chuva ou água de poço. Deve-se deixar em repouso por 5 horas. Esse período é necessário para ativar as bactérias benéficas. O tratamento é realizado uma vez por mês. Sua desvantagem é que a atividade bacteriana diminui em climas muito quentes ou muito frios. Recomenda-se o uso do produto em temperaturas moderadas e estáveis.

A receita é a seguinte:

  • 5 g de matéria seca são diluídos em 10 litros de água;
  • Para fins preventivos, a pulverização é realizada na fase de desabrochamento das folhas e, em seguida, assim que os ovários começam a se formar;
  • O tratamento é realizado apenas com o uso de roupa de proteção e em clima frio.

Entre as vantagens do produto, destaca-se o seu amplo espectro de ação. Outra vantagem é a possibilidade de aplicação em qualquer fase de desenvolvimento da árvore. Entre as desvantagens, a principal é a impossibilidade de aplicação em dias ensolarados, pois a exposição aos raios UV destrói os elementos benéficos do produto.

remédios populares

Elas se mostraram eficazes apenas para pequenas lesões ou para fins preventivos. Recomenda-se a alternância regular de remédios caseiros para evitar que bactérias patogênicas desenvolvam resistência. Uma solução de tabaco tornou-se popular. Solução para o tabacoA receita para o seu preparo é a seguinte:

  • A água e a infusão de tabaco são misturadas na proporção de 1:10;
  • Mexa e deixe repousar por 24 horas;
  • Filtrar a solução;
  • Dilua a solução com água na proporção de 1:3;
  • Adicione sabão líquido - 4 g para cada 1 litro.

Pulverize a casca e as folhas. São necessárias duas aplicações durante a primavera. Embora essa mistura reduza a probabilidade de infestações por insetos, ela não é muito eficaz contra infestações generalizadas em árvores frutíferas. Outra receita utiliza pimenta vermelha. Use 500 g de pimenta seca ou 1 kg de pimenta fresca para cada 10 litros de água. Deixe a mistura em infusão por 48 horas e, em seguida, ferva por 120 minutos. Adicione 40 ml de detergente líquido.

Importante!

A pulverização só deve ser feita antes do início da floração. A mistura resultante é eficaz contra cigarrinhas e pulgões. A única desvantagem é que a dosagem deve ser seguida com extrema precisão.

Além das opções já listadas, existem diversas outras receitas:

  1. Infusão de batata: Pegue 500 g de talos de batata secos ou 1 kg de talos frescos. Pique-os e adicione água quente. Deixe a mistura em infusão por 4 horas. Em seguida, coe e adicione 1 colher de sopa de detergente líquido. A solução resultante deve ser usada dentro de 1 a 2 horas após o preparo, caso contrário, perde sua eficácia, o que é sua desvantagem.
  2. Calêndulas – 100 g de flores e 1 litro de água. Ferva a mistura por 2 horas e deixe em infusão por 5 dias. Antes de pulverizar, dilua com água até metade do volume inicial. Aplique duas vezes – no início e no final do outono.

infusão de dente-de-leãoA infusão de dente-de-leão é um poderoso antisséptico que requer extrema cautela. Utilize 1 kg de folhas e 3 litros de água. Deixe a mistura em infusão por 72 horas. Antes de pulverizar, coe a solução e dilua-a com 30 g de sabão líquido. É necessário um único tratamento antes da floração. Se a pereira estiver muito infestada por patógenos, esta receita será inútil.

Controle de formigas e pulgões

Pulgões em uma pereiraNo que diz respeito às árvores frutíferas, a fumigação e o uso de diversos líquidos tóxicos são proibidos. Mesmo o uso mínimo desses métodos afetará negativamente a saúde da pereira. A pulverização com chá também é proibida. Outras recomendações são as seguintes:

  • É preciso dar o alarme no momento em que as folhas começarem a enrolar;
  • A presença de vestígios de um líquido adocicado e a queda parcial das flores são outros sinais de atividade de pragas;
  • Um breve banho frio em uma árvore é uma maneira eficaz de matar pulgões;
  • É proibido usar produtos utilizados no ano anterior, pois as pragas desenvolvem imunidade a eles;
  • É proibido plantar vegetação que atraia pragas perto da pereira, como tília, cerejeira-brava e malva.
Observação!

Os pulgões são um inimigo formidável e de rápida multiplicação. Se ignorados, a colheita será perdida em questão de semanas. Em casos graves de infestação, é necessário o uso de inseticidas. O tratamento das pereiras com um pó contendo fosfato de rocha e hexacloroano pode reduzir o risco de infestação.

Os adeptos dos métodos caseiros podem tentar tratar a planta com uma mistura de água com sabão e cinzas.Uma mistura de água com sabão e cinzas.

A receita é a seguinte:

  • Rale 2 barras de sabão de lavar roupa num ralador grosso;
  • 10 litros de água morna;
  • Misture tudo em um balde e deixe homogeneizar;
  • Adicione 1 kg de cinzas.

O tratamento é realizado na proporção de 1 a 2 litros por metro quadrado de área. Este método não promove o acúmulo de substâncias tóxicas na árvore frutífera. Sua única desvantagem é a ineficácia contra grandes infestações de insetos. Nesses casos, o sabão de lavar roupa pode ser substituído por sabão verde. Utilize 200 g da solução para cada 10 litros de água. Em ambos os casos, são realizados dois tratamentos, com intervalo de 4 a 5 dias entre eles.

A receita não é perigosa para árvores ou humanos, mas é fatal para pulgões.

Combater fungos inflamáveis

Fungo Tinder em uma peraAs pereiras estão longe de ser os locais mais propensos ao aparecimento de fungos patogênicos, mas isso não é motivo para relaxar. Mesmo um pequeno ferimento na casca pode ser uma fonte de infecção, permitindo que os esporos penetrem facilmente. Identificar o problema rapidamente é a única maneira de salvar a colheita. Você pode eliminar o fungo usando um dos seguintes métodos:

  • Monitorar e remover constantemente as partes mortas da casca e dos galhos;
  • Identifique e cubra todos os danos o mais rápido possível usando verniz para jardim;
  • As cavidades devem ser seladas usando pedra britada ou tijolo quebrado misturado com argamassa de cimento.

Se os métodos acima não forem bem-sucedidos, o micélio é removido fisicamente e queimado. Este procedimento é realizado em agosto, caso contrário os esporos permanecerão. A recorrência não demorará a ocorrer. As áreas onde o fungo incrustado estava presente anteriormente são tratadas com sulfato de cobre (4%). A ferida é então selada generosamente com piche de jardim.

Vespas lutandoO medicamento Regent

Os insetos são atraídos pelos altos níveis de açúcar nas frutas. A maneira mais fácil de eliminá-los é tratar o ninho com diclorvós. Outra opção é coletar peras podres e espalhá-las ao redor das árvores. A isca deve ser tratada generosamente com Regent previamente. Independentemente do tamanho da colônia de vespas, o uso de inseticidas é proibido.

Controle de aves

A maneira mais fácil é cobrir as árvores com redes de proteção. Essas redes são feitas de plástico. Outra opção é cobrir as árvores grandes com sacos que fazem barulho. O ruído espantará os pássaros.

Conclusão

O tratamento regular das pereiras aumenta a produção e melhora sua resistência a pragas e condições ambientais adversas. Todos os tratamentos devem ser realizados rigorosamente no momento indicado. A precisão é essencial na escolha da dosagem correta para adubação, irrigação e pulverização. Tanto o excesso quanto a falta de produto anularão os esforços do jardineiro. Devem ser observadas precauções de segurança. Use luvas e roupas de proteção ao realizar os tratamentos.

Processamento de peras na primavera
Comentários sobre o artigo: 1
  1. O que fazer quando a árvore começa a apodrecer e cair?

    Responder
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates