O álcool ajuda os tomates a amadurecerem mais rápido.

Tomates

Tomates madurosUm método inédito para amadurecer tomates foi desenvolvido por químicos e biólogos do Instituto de Tecnologias Alimentares de São Petersburgo. Os cientistas comprovaram que o etila acelera o florescimento e o amadurecimento do fruto.

Este método não se popularizou, pois exigiria um investimento considerável para grandes plantações. No entanto, em pequenos terrenos, o método do tomate "embriagado" é utilizado com sucesso.

A essência do método

O princípio de ação consiste em saturar frutos verdes com álcool etílico. Quando a substância entra na planta, provoca:

  • interrompendo a divisão celular vegetal;
  • inibição do crescimento de enteados;
  • cessação do crescimento da folhagem;
  • ativação da floração;
  • aceleração do amadurecimento dos frutos.etanol

É possível estimular a produção de tomates mais rapidamente com o uso de etanol em qualquer estágio de maturação dos frutos. Os tomates verdes são injetados com álcool, o que acelera o amadurecimento em 5 a 14 dias. Após a infusão de álcool, o sabor dos tomates permanece inalterado, sem odor ou amargor.

Como plantar

Ao cultivar tomates "embriagados", é necessário selecionar as variedades apropriadas e começar a semear as mudas.

  1. Nos segundos ou terceiros dias da década de março, prepare recipientes adequados.
  2. Encha as caixas ou recipientes com solo nutritivo, que deve ser composto por: 5 kg de terra de jardim, 3 kg de estrume bem curtido, 1 kg de areia e 1 copo de cinzas de madeira.
  3. Desinfete as sementes mergulhando-as numa solução fraca de permanganato de potássio durante meia hora.
  4. Lave o material de plantio em água corrente e seque-o.
  5. Espalhe as sementes secas na superfície do solo a uma distância de 1,5 cm por 1,5 cm, aprofunde e cubra com terra.
  6. Cubra os recipientes com jornais ou plástico e coloque-os no local mais quente e escuro possível.
  7. Após o surgimento dos primeiros brotos de tomate, coloque os vasos com terra no local mais iluminado, reduzindo a temperatura do ar em alguns graus.
  8. Quando as mudas de tomate desenvolverem o segundo ou terceiro par de folhas verdadeiras, transplante cada planta para um recipiente individual com volume mínimo de 0,3 litros.
  9. Com 40 a 55 dias de idade, transplante as mudas para o local definitivo em campo aberto.Plantando tomates

 

Importante!

Para evitar que as mudas jovens sejam afetadas pela doença da perna-preta durante o primeiro estágio de crescimento, o solo nos recipientes deve ser tratado com Fundazol ou uma solução forte de permanganato de potássio antes da semeadura.

 

Como cuidar

Após o plantio das mudas em seu local definitivo, realize todas as práticas agrícolas necessárias: irrigação, afofamento do solo e tratamento de pragas e doenças. Após o início da frutificação, aguarde de 2 a 3 semanas antes de injetar álcool nos tomates.

  1. As injeções devem ser realizadas apenas em dias ensolarados e durante o período diurno. Afinal, os tomates já estão danificados após as perfurações, e os raios solares cauterizarão as feridas, promovendo uma cicatrização mais rápida.
  2. Após encher uma seringa de 20 cc com vodka a 40 graus ou álcool a 96% diluído em água, comece a administrar as injeções.
  3. Após determinar o centro da fruta "a olho nu", insira meio cubo de solução alcoólica em cada uma, fazendo 4 a 5 furos.
  4. De cinco a sete dias após as injeções, os tomates começarão a escurecer e, em 10 a 15 dias, estarão completamente maduros. Nesse período, os furos da agulha já terão cicatrizado e se tornado invisíveis.
  5. Uma vez que os tomates "bêbados" estejam maduros, podem ser consumidos com segurança. Não resta nenhum sabor de álcool. Afinal, quando exposto à luz solar, o etil se transforma em gás etileno e evapora.tomate maduro

 

Importante!

Se as plantas de tomate apresentarem sinais de doença, não as injete! A agulha espalhará os patógenos para todos os frutos, arruinando toda a colheita.

 

Variedades adequadas

Ao utilizar o método do tomate "embebido", apenas variedades e híbridos resistentes a rachaduras são adequados. A adição de álcool etílico aos tomates promove a expansão celular, o que pode causar o rompimento da casca em tomates que não são resistentes a rachaduras. As seguintes variedades são as mais indicadas para o cultivo:

Adele F1

Híbrido indeterminado de maturação precoce com frutos vermelho-ameixa. Planta vigorosa com casca grossa e resistente a rachaduras.

Ivanhoe F1

Híbrido indeterminado de maturação precoce, com frutos densos, redondos e de tamanho médio, que resistem a rachaduras mesmo em alta umidade.

Bobcat F1

Um híbrido indeterminado precoce com frutos grandes, arredondados e achatados, que não racham durante o amadurecimento.tomate bobcat

Mamston F1

Um híbrido indeterminado com frutos enormes e delicados de cor rosa. Distingue-se pela sua maior resistência ao rachamento.

Esmira F1

Variedade vigorosa e indeterminada com frutos grandes e rosados. Resistente a rachaduras.

Budenovka

Variedade de ciclo médio-precoce, de porte alto, com frutos vermelhos em formato de coração. Resistente a rachaduras.

Testa de touro

Uma variedade precoce de tamanho médio com frutos grandes e vermelhos. Esses tomates são fáceis de transportar e não racham.

Efêmero

Uma variedade de porte baixo que se distingue por seus frutos densos e de cor vermelho-escura. Devido à sua maior densidade, os frutos não racham nem mesmo nos verões mais chuvosos.

Supernova F1

Um híbrido determinado com frutos grandes e de cor vermelha brilhante. Não racha mesmo em calor extremo, desde que seja regado abundantemente.

Lyana

Variedade de ciclo médio-precoce e porte baixo, que produz frutos de tamanho médio, redondos e achatados. Graças à sua casca grossa, são resistentes a rachaduras.Tomate lyana

Conselho

Os horticultores amadores que desejam acelerar o amadurecimento dos tomates usando o método "embriagado" devem seguir algumas dicas:

  1. Quando o fruto estiver se desenvolvendo e em imersão em álcool etílico, não é recomendável aplicar fertilizantes nitrogenados. O nitrogênio promove o crescimento vegetativo, mas retarda o desenvolvimento do fruto. Durante esse período, devem ser utilizados apenas fertilizantes contendo potássio, fósforo e boro.
  2. Ao usar o método de "regar em excesso", lembre-se de que, durante o período de crescimento ativo dos frutos, o excesso de água afetará negativamente os tomates. Mesmo as variedades e híbridos mais resistentes a rachaduras ficarão aguados e sem sabor.
  3. Após a injeção de etileno nos frutos do tomateiro, pode ocorrer amarelecimento e queda das folhas. Não se preocupe, pois essa é apenas uma reação temporária à presença do etileno no tecido da planta. Após uma semana, o efeito do etileno desaparecerá e a planta de tomate voltará a crescer.

https://youtu.be/UiIeyco4XEk

Avaliações

Jardineiros que já experimentaram o método do tomate "bêbado" compartilham suas impressões:

Elena, Rostov-on-Don

Meu marido e eu lemos recentemente sobre um método interessante. Decidimos experimentá-lo. Cultivamos nossos tomates como de costume, mas resolvemos fazer um teste com duas variedades. Injetamos 0,5 ml de vodca nos tomates verdes com uma seringa. Depois de 10 dias, a maioria dos tomates perfurados estava quase madura, enquanto o restante havia ficado marrom. Colhemos e experimentamos – tinham o mesmo gosto de tomates normais, mas amadureceram muito mais cedo do que os outros. O método funcionou!

 

Nikolay, São Petersburgo

Cultivar tomates ao ar livre na nossa região é uma tarefa muito difícil. Os tomates não têm tempo para amadurecer antes do início da época da requeima. Li um artigo interessante online sobre cientistas russos que provaram, no século XIX, que o álcool acelera o amadurecimento. Decidi experimentar este método inusitado em 10 pés de tomate, usando apenas 50 gramas de vodka. Os resultados foram impressionantes. Apenas uma semana após as injeções de álcool, os tomates ficaram marrons e, em cinco dias, estavam completamente maduros.

Ao aprender sobre esse método incomum de "tomates bêbados" e seguindo as recomendações, você poderá desfrutar de tomates deliciosos e suculentos mais cedo do que o esperado.

 

Tomates maduros
Comentários sobre o artigo: 4
  1. É tudo um disparate, eu fiz isso e elas não ficaram vermelhas de jeito nenhum, mas começaram a apodrecer.

    Responder
  2. Irina

    Bobagem completa! Já experimentei com diferentes variedades, tanto ao ar livre quanto em estufa. Os tomates furados realmente amadurecem mais cedo, mas também começam a apodrecer imediatamente.

    Responder
  3. Ibrahim

    Quero tomates Rowy e tomates Lyana. Onde posso comprar sementes para cultivo em estufa?

    Responder
  4. Semyon

    Como agrônomo experiente, gostaria de salientar que não há necessidade de enganar as pessoas. Eu mesmo realizei experimentos semelhantes, e eles não levaram a nada – os tomates, na verdade, começam a ficar marrons e apodrecem imediatamente (eles não se conservam bem).

    Responder
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates