Estufa de telhado inclinado: vantagens e desvantagens

Construção

Estufas com telhados inclinados são vantajosas por muitos motivos. Elas reduzem os custos com materiais de construção. A fixação da estrutura da estufa na fachada sul de uma casa ou outro edifício reduz significativamente a área ocupada. No inverno, os custos de aquecimento diminuem e a necessidade de deslocamento para cuidar das plantas também diminui. Parte da luz natural é perdida devido à parede sólida, mas isso pode ser compensado com a instalação de iluminação artificial.

Características de design

Uma das faces dessas estruturas fica adjacente à parede de uma casa de tijolos, garagem ou galpão. O tijolo é menos suscetível a danos causados ​​pela umidade do que a madeira. Ele seca mais rápido e não apodrece se as juntas e toda a superfície forem tratadas com agentes hidrofóbicos especiais, como Siloxyl ou Funcosil. Esses produtos são ecológicos, repelentes à água e inofensivos para animais e plantas.

A aparência geral de uma estufa encostada na parede lembra a estrutura sólida de uma estufa independente, mas como se tivesse sido cortada ao meio longitudinalmente. O jardineiro seleciona os materiais para construir a extensão:

  • Estruturas de madeira feitas de madeira maciça ou tábuas:
  • tubos de polietileno;
  • cantos ou acessórios de metal;
  • Caixilhos de janelas completos com vidros e aberturas de ventilação.

Os materiais de revestimento também são variados:

  • vidro;
  • policarbonato celular;
  • Filme de PVC;
  • uma combinação de todos os abrigos mencionados acima.

O tipo de estrutura depende do material escolhido. O telhado de estufas de madeira feitas com vigas e estruturas construídas a partir de janelas antigas tem a forma de um triângulo retângulo. Sua parte mais alta encosta na parede sólida do recinto. Aberturas de ventilação facilitam a circulação de ar na estufa.

Teto estufas de policarbonato Pode ser construído de forma semelhante ou arredondado em forma de hemisfério. Uma película de polietileno é utilizada como revestimento em muitos tipos de extensões.

Lucro e prejuízo

Antes do início da construção, os proprietários avaliam muitos detalhes: a escolha da localização, a finalidade do uso da estufa e os materiais adequados.

Prós

Contras

Tamanho pequeno

Falta de espaço utilizável (para jardineiros experientes)

Pequena área para treinamento básico em cuidados com plantas (para iniciantes)

Perda de luz natural. A luz solar não atinge todas as áreas da estufa.

Uma sala separada para o cultivo de mudas.

Proximidade a um edifício residencial. Risco de danos às linhas de serviços públicos.

Economia em materiais de construção, aquecimento, iluminação e instalação de um sistema de irrigação automática.

Proteção da extensão contra vento e frio pelo lado da parede principal

A estabilidade e a confiabilidade de toda a estrutura fixada são garantidas pela sua fixação à parede.

Conselho!
As paredes de madeira que serão utilizadas como extensão de uma estufa devem ser tratadas com um agente protetor resistente à umidade. Isso prolongará a vida útil da estufa e protegerá a madeira do apodrecimento por um longo período.

Montagem de uma estufa com cobertura de policarbonato

https://youtu.be/MlUoQz-9RSY

Para uma estufa com telhado inclinado, a melhor cobertura é o policarbonato alveolar. Este é um material resistente e durável que pode ser usado para formar telhados triangulares e hemisféricos.

Primeiro passo: Preparação

Antes da montagem principal da estrutura, define-se a localização da estufa, o terreno para a construção é limpo e demarcado. As dimensões da futura estufa são então determinadas: Que tipo de fundação é necessária?Para espaços maiores, opta-se por uma base de concreto resistente. Estruturas mais leves são instaladas sobre bases de terra, madeira ou tijolo.

As ferramentas necessárias devem estar sempre à mão durante o trabalho de montagem, portanto, prepare um kit com antecedência, que inclua:

  • uma chave de fenda reta e uma chave de fenda Phillips;
  • Chave de soquete de 8 mm;
  • furadeira elétrica ou chave de fenda;
  • Uma lâmina de corte afiada para recortar peças em branco de policarbonato;
  • fixadores: parafusos, pregos, porcas;
  • Ferramentas adicionais: barbante ou corda, nível de construção, martelo e pá.

Todos os parâmetros são marcados em um diagrama elaborado pelo proprietário ou projetista. A quantidade de material necessária é calculada com base nas dimensões indicadas na planta.

Etapa dois: montagem

Jardineiros iniciantes podem encontrar alguma dificuldade em organizar o procedimento de instalação passo a passo. Sugerimos a seguinte sequência:

  1. Escolha um local para a extensão. Uma parede de tijolos no lado sul de uma casa, cerca ou galpão é ideal. Você pode instalar a estufa perto de estruturas de madeira, mas lembre-se de que a umidade presente nas estufas deteriorará a madeira rapidamente.
  2. Prepare o local. Nivele o terreno e marque as dimensões da estufa usando uma fita métrica, estacas e barbante.
  3. Trate os muros de arrimo com agentes impermeabilizantes. O ideal é fazer isso duas vezes, com dois dias de intervalo entre as aplicações.
  4. Monte a estrutura com os materiais preparados: vigas de madeira, cantoneiras metálicas ou perfis de plástico. Todas as dimensões são verificadas em relação ao projeto e fixadas com parafusos.
  5. Fixe a moldura na parede. Verifique a integridade estrutural. Use um nível de bolha para garantir a precisão da montagem.
  6. Feito de folhas de policarbonato Recorte as peças de revestimento para a estufa de encostar. As dimensões devem estar indicadas no diagrama, mas é melhor conferir tudo com as dimensões reais. Pequenas variações podem ocorrer durante a montagem.
  7. Fixe todas as peças à estrutura usando parafusos e uma chave inglesa.
  8. Vede as juntas de topo com selantes.
Conselho!
A construção não pode ser feita a olho nu. É necessário criar um desenho para verificar constantemente as dimensões da estufa.

Dicas e recomendações

As seguintes dimensões ideais são recomendadas para estufas com telhado de uma só água:

  • altura - 1,8 - 2 metros;
  • Comprimento da estrutura - 3-4 m, camas - até 0,8 m;
  • Largura - 1,7 - 2,5 m, passagem entre camas - até 1 m;
  • Ângulo de inclinação do telhado - de 30 a 60°;
  • Janelas de ventilação (2-3 unidades) quadradas ou retangulares - 50x50 ou 50x70 cm.

A fundação é projetada com base no peso da estrutura e se ela será usada sazonalmente ou durante todo o ano. Isso pode incluir:

  • Fundação no solo para pequenas extensões leves que são usadas apenas no verão;
  • Fundação em blocos feita de vigas de madeira para estufas de uso na primavera e no outono;
  • Fundação monolítica em faixa de concreto para estruturas pesadas com operação contínua ao longo do ano.

A montagem de estufas de encostar começa com a estrutura de base, feita de madeira com seção transversal de até 100 mm. Em seguida, são instalados e fixados os postes laterais verticais, de madeira com 50 mm de espessura. O telhado é montado separadamente, com tábuas e ripas, e coberto com placas de policarbonato. O telhado é erguido e fixado primeiro na parede de apoio e, em seguida, na estrutura superior da estufa.

Se as dimensões da parede para a extensão forem mínimas, mas ainda houver necessidade de construir, estufa para cultivo de mudasPode ser fabricado em tamanho bastante reduzido, equivalente ao de uma ou duas molduras de janela. A montagem de tal estrutura leva no máximo duas horas, a instalação é simples e os custos cabem no seu orçamento.

Para isso, a área próxima à parede é limpa, nivelada e compactada. Uma tábua é fixada na parede a uma altura de 60 cm. Uma viga de 50x50 mm é colocada a 80 cm da parede. Duas molduras de janelas antigas são encaixadas nesses suportes e as dobradiças são instaladas. As bordas laterais triangulares são cobertas com filme plástico.

Uma extensão de estufa tipo anexo pode ser usada no inverno. Os sistemas de aquecimento, iluminação auxiliar e abastecimento de água são conectados à rede elétrica principal. Os custos são mínimos, mas os benefícios são enormes. Ela fornece à família ervas e vegetais frescos, além de adicionar um toque único ao jardim.

Estufas anexas às paredes de uma casa servem como elemento decorativo exterior. Jardineiras e vasos suspensos podem ser usados ​​para cultivar flores e plantas trepadeiras, embelezando a paisagem monocromática do inverno.

Conclusão

Construir estufas de encostar não leva muito tempo. Essas estruturas combinam utilidade e beleza. Nelas, cultivam-se plantas que dão vida ao jardim e são um deleite para os olhos. Os jardineiros obtêm satisfação com seu trabalho. As habilidades adquiridas durante a construção serão úteis em futuros projetos de paisagismo no jardim e na área circundante.

estufa de encostar
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates