O espinheiro-alvar, ou espinheiro-branco, é um arbusto espinhoso comum em muitas regiões do mundo. Em agosto e setembro, seus ramos ficam cobertos de pequenos frutos vermelhos brilhantes, com caroço. As bagas do espinheiro-alvar são comestíveis e usadas na culinária: são utilizadas para fazer compotas e geleias, suco, kvass e vinho. As bagas secas e trituradas são adicionadas à massa, conferindo um aroma e sabor agradáveis aos produtos assados. Também são utilizadas na medicina herbal.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o espinheiro-alvar foi prescrito para pacientes cardíacos em substituição a um medicamento escasso. No entanto, apesar das inúmeras propriedades benéficas de seus frutos vermelhos brilhantes, o espinheiro-alvar também possui contraindicações absolutas: seu uso é proibido na primeira infância, durante a gravidez e em pessoas com pressão arterial baixa.
Composição química e propriedades benéficas gerais dos frutos do espinheiro-alvar
Especialistas atribuem as propriedades medicinais do espinheiro-alvar à sua rica composição química. As substâncias mais benéficas presentes nas bagas são:
- A quercetina torna os vasos sanguíneos mais elásticos e menos permeáveis, possui atividade antitumoral, neutraliza os radicais livres, promove o suprimento sanguíneo adequado às células cerebrais, previne doenças cardiovasculares e catarata;
- Hiperosídeo – melhora o metabolismo da glicose e a absorção de oxigênio, contribuindo para o bom funcionamento do coração;
- A vitexina tem efeito vasodilatador e ativa processos metabólicos no sistema cardiovascular;
- Ácido cafeico – possui propriedades antibacterianas, melhora o fluxo da bile;

Propriedades úteis do espinheiro-alvar - Ácido ursólico – alivia a inflamação, cicatriza feridas;
- Ácido clorogênico – melhora a função renal e hepática, tem efeito colerético e antiesclerótico;
- Ácido oleico – tonifica os vasos sanguíneos, melhora a circulação sanguínea no cérebro e no coração;
- Saponinas – possuem propriedades diuréticas, sedativas, laxativas leves e expectorantes;
- O fitoesterol é um esteroide que promove o crescimento muscular e a redução do colesterol;
- Vitamina A – possui propriedades antioxidantes, fortalece o sistema imunológico e melhora a visão (em termos de teor de vitamina A, as frutas vermelhas são comparáveis às cenouras);
- As vitaminas do complexo B são essenciais para o sistema nervoso, melhoram o metabolismo das gorduras e têm um efeito positivo na saúde em geral;
- Vitamina C – melhora a imunidade, promove a hematopoiese adequada e o funcionamento do sistema cardiovascular;
- A vitamina P é um antioxidante que previne o câncer e estimula os sistemas imunológico e cardiovascular.
https://www.youtube.com/watch?v=iOdflVJGF9s
A fruta também é rica em cálcio, potássio, ferro, magnésio, cobre, zinco, manganês e molibdênio.
Os principais benefícios do espinheiro-alvar:
- Tonifica o músculo cardíaco;
- Melhora a circulação de oxigênio;
- Alivia a taquicardia e a arritmia;
- normaliza o colesterol;
- Regula a coagulação sanguínea;
- acalma;
- Trata a insônia;
- Melhora o funcionamento dos órgãos digestivos;
- Alivia a falta de ar;
- Fortalece o sistema imunológico.
Principais contraindicações e possíveis malefícios do espinheiro-alvar
Embora a natureza tenha dotado essas bagas com inúmeras propriedades medicinais, elas não devem ser consumidas em excesso, pois isso pode causar efeitos colaterais. Algumas pessoas são estritamente proibidas de consumir bagas de espinheiro. É importante ressaltar que, na maioria dos casos, quando as instruções de dosagem são seguidas, os produtos à base de espinheiro não causam efeitos colaterais.
Remédios à base de bagas de gloda são contraindicados nos seguintes casos:
- durante a gravidez;
- crianças menores de 12 anos de idade;
- Se você tem tendência à pressão arterial baixa;
- para anemia;
- após uma concussão;
- Tendo como pano de fundo a VSD;
- para doenças do cérebro;
- em caso de exacerbação de doenças hepáticas.
Você também pode se interessar por:Pessoas com intolerância a frutos silvestres estão estritamente proibidas de consumir esses remédios à base de ervas. Os seguintes sintomas podem indicar que um produto ou bebida à base de frutas não é adequado:
- tontura;
- bradicardia;
- uma queda acentuada no AT;
- Erupção alérgica e coceira.
https://www.youtube.com/watch?v=LLaJJVK-Iiw
É importante ressaltar também que uma overdose de tintura glacial causa sonolência severa. Portanto, motoristas e pessoas cujos trabalhos exigem atenção redobrada e reações rápidas podem ter contraindicações.
A decocção de bagas de espinheiro-alvar não deve ser consumida antes do café da manhã, pois pode causar vômitos e espasmos vasculares. As bagas frescas de espinheiro-alvar merecem atenção especial. Não se deve consumir mais de 1 xícara de bagas por porção. Ignorar essa regra pode resultar em uma queda brusca da pressão arterial e arritmia. Bagas verdes também devem ser evitadas, pois podem causar intoxicação.
Os benefícios e malefícios do espinheiro-alvar para as mulheres.
Em diferentes fases da vida de uma mulher, essas bagas podem ser muito benéficas ou perigosas se usadas incorretamente, por isso é importante seguir rigorosamente as dosagens indicadas.
Aplicação em cosmetologia
O extrato de espinheiro-alvar é amplamente utilizado em cosmetologia. Produtos que o contêm removem cravos, retardam o envelhecimento, hidratam a pele e reduzem o inchaço. Máscaras feitas com bagas trituradas, mel e azeite são utilizadas para esses fins.

A máscara é feita com conhaque, suco de frutas vermelhas (10 ml de cada) e 2 a 3 colheres de sopa de decocção de raiz de bardana. Esfregue a mistura nas raízes, enrole a cabeça em uma toalha e deixe agir por uma hora e meia a duas horas.
Uma decocção de frutos maduros pode ser adicionada à água do banho e ao escalda-pés. Esses tratamentos têm efeito tônico, aliviam a fadiga e melhoram a circulação sanguínea.
Você também pode se interessar por:Para perda de peso
Na maioria dos casos, o excesso de peso resulta de distúrbios metabólicos. As bagas de Gloda contêm substâncias que melhoram os processos metabólicos. Portanto, essas bagas são utilizadas com sucesso para auxiliar na perda de peso.
https://www.youtube.com/watch?v=xjMBXutE5Mo
Durante uma dieta, é útil beber uma infusão de espinheiro-alvar: misture 2 colheres de chá de bagas secas em 200 ml de água fervente e deixe em infusão numa garrafa térmica por 2 a 3 horas. Coe a mistura e consuma 40 ml três vezes ao dia (10 a 15 minutos antes das refeições). Este remédio é eficaz quando combinado com exercícios físicos e dieta.
Durante a gravidez
Não há consenso entre os especialistas sobre se os remédios à base de espinheiro-alvar podem ser usados durante a gravidez e a amamentação. Por um lado, podem causar contrações uterinas, que podem levar ao aborto espontâneo ou ao parto prematuro. Por outro lado, uma decocção diluída dos frutos e flores é benéfica para gestantes como sedativo, remédio para inchaço e congestão sanguínea.
Para a saúde da mulher
Os remédios à base de Glod são considerados benéficos para o sistema reprodutivo feminino. Uma infusão das bagas e flores ajuda a normalizar o ciclo menstrual. A bebida é preparada combinando 3 colheres de sopa da mistura de flores e bagas com 3 xícaras de água fervente. Deixe em infusão por 2 a 3 horas. Tome um copo antes das refeições. O tratamento dura 2 semanas. Após um intervalo de 7 dias, o tratamento pode ser repetido. Glod também é benéfico para mulheres na menopausa. Uma bebida feita com ele normaliza o equilíbrio hormonal, acalma os nervos e alivia dores de cabeça e ondas de calor.
Como usar o espinheiro-alvar para fins medicinais
As bagas destinadas a fins medicinais são colhidas após atingirem a maturação completa. Secada adequadamente, a matéria-prima pode ser armazenada por até 8 anos sem perder suas propriedades.
Tintura
Uma tintura alcoólica de god é feita com 25 gramas de bagas e 100 ml de álcool ou vodka. A mistura é infundida em local fresco e escuro por cerca de duas semanas, após as quais pode ser usada para tratamento. Normalmente, tomam-se de 30 a 60 gotas 15 minutos antes de cada refeição principal. Esta tintura é comumente prescrita para problemas cardíacos (especialmente nos estágios iniciais da hipertensão), distúrbios nervosos e insônia.
Infusão
A infusão é o remédio fitoterápico mais simples e versátil feito com holod. Tem efeito positivo em pessoas com problemas cardíacos, neuroses, problemas circulatórios e arritmia, além de possuir um efeito calmante e levemente hipnótico. Para preparar a infusão, adicione 200 ml de água fervente para cada colher de sopa de bagas secas. Deixe a infusão em repouso (de preferência em uma garrafa térmica) por algumas horas antes de usar.

Decocção
Uma decocção de holod tem se mostrado benéfica para muitas doenças, incluindo:
- distúrbios do sono;
- tontura;
- problemas com a glândula tireoide;
- dores de cabeça, dores no coração e dores reumáticas;
- disfunção hepática;
- taquicardia;
- Níveis elevados de açúcar no sangue;
- estado climatérico;
- Doenças da próstata.
Modo de preparo: Coloque 20 g de bagas em uma xícara de água quente e deixe em infusão por 10 minutos. Em seguida, deixe em infusão por 3 horas. Retire 20 ml.
https://www.youtube.com/watch?v=_Ys1eS9LdYQ
Chá
Tanto as bagas, as folhas e as flores da planta são excelentes para fazer chá. Esta bebida tem as mesmas propriedades medicinais que outros remédios fitoterápicos à base de espinheiro-alvar. Para realçar o sabor, você pode adicionar folhas e bagas de groselha, morango, framboesa ou rosa mosqueta. Este chá é excelente para beber à noite, pois promove relaxamento e um sono reparador. Você pode beber até 3 xícaras durante o dia.
Para o coração e os vasos sanguíneos
O espinheiro-alvar estimula a função cardíaca e melhora a circulação coronária; é prescrito para indivíduos com hipertensão. Embora não reduza a pressão arterial por si só, seus efeitos complexos no sistema cardiovascular ajudam a normalizar a pressão vascular. Remédios à base de espinheiro-alvar são úteis após infarto do miocárdio e para o tratamento abrangente de falta de ar, insuficiência cardíaca congestiva, angina, arritmia, aterosclerose, colesterol alto e doença arterial coronariana.
Para o trato gastrointestinal
O espinheiro-alvar tem um efeito benéfico em pessoas com doenças do fígado e das vias biliares. Bebidas feitas com ele são úteis para diarreia e cólicas estomacais. Na medicina popular, é usado para tratar infecções intestinais e úlceras gastrointestinais.
Para azia, uma infusão de espinheiro-alvar e hortelã, em partes iguais (1 colher de chá da mistura para cada xícara de água fervente, em infusão por 30 a 60 minutos), é útil. Ela ajuda a aliviar a irritação e a inflamação da mucosa estomacal e é benéfica para quem tem problemas na vesícula biliar e no fígado. Se não houver frutos disponíveis, o remédio pode ser preparado com as flores (usando um método semelhante).
Você também pode se interessar por:Perguntas frequentes
Há séculos, a humanidade conhece as propriedades medicinais do espinheiro-alvar. No entanto, para garantir que seus frutos tragam apenas benefícios, é importante sempre lembrar as regras para o consumo deste valioso remédio natural.


Como escolher interruptores, tomadas e suportes de chão: dicas práticas para sua casa