Características do transplante de íris no outono

Íris

As íris são flores belíssimas com botões e folhas de formato incomum. Hoje em dia, os jardineiros costumam usar essas flores para criar canteiros e bordaduras, combinando variedades com diferentes cores de pétalas.

Transplante de íris no outono

Para manter os canteiros de flores com uma aparência organizada e as flores viçosas, as íris precisam ser replantadas no outono. Íris cultivadas no mesmo local por mais de cinco anos tornam-se menos atraentes.

Momento e razões para o transplante

As íris crescem rapidamente, por isso precisam ser replantadas periodicamente. Esse procedimento não precisa ser feito anualmente; a cada 3-4 anos é suficiente. O replantio remove as raízes antigas, o que estimula o desenvolvimento vigoroso de novos brotos. Isso garante que a íris floresça abundantemente.

Para responder à pergunta sobre quando plantar íris na primavera, no outono ou no verão, é preciso compreender as características da estação de crescimento da planta. Está dividido em várias etapas:

  • Com a chegada da primavera, as íris iniciam o crescimento ativo da parte aérea, que dura de 1 a 1,5 meses. Durante esse período, a planta se transforma em um arbusto exuberante com botões.
  • O período de floração ocorre entre maio e junho.
  • No início de julho, o sistema radicular inicia um período de crescimento ativo que dura até o final de agosto. Durante esse período, novas raízes são completamente formadas, as quais produzirão novos brotos no ano seguinte.

É possível transplantar íris no outono?

Portanto, o replantio na primavera não é recomendado. Se o fizer, a planta gastará toda a sua energia adaptando-se e enraizando, o que significa que a sua parte aérea não conseguirá desenvolver-se suficientemente. A vegetação habitual será interrompida e a planta não florescerá nesse ano.

O replantio no verão também não é recomendado, pois novos brotos de raízes surgem durante esse período.

Saudável!
Se plantar flores antes de meados de agosto, poderá danificar as raízes jovens e tenras.

Jardineiros afirmam que as íris podem ser replantadas no outono. O período ideal para isso é considerado o final de agosto - setembro.Quando o sistema radicular estiver completamente formado e puder ser facilmente dividido em seções, e se todas as regras de transplante forem seguidas, uma pequena muda plantada no outono se transformará em um arbusto exuberante e florido na primavera seguinte.

A chave para o replantio de íris no outono é o momento certo, permitindo que a planta se fortaleça antes da chegada do frio. Geralmente, recomenda-se que sejam transferidas para um novo local de 5 a 6 semanas antes da primeira geada forte. Portanto, o período ideal para o replantio em regiões do norte é considerado o final de agosto, em latitudes temperadas, o início ou meados de setembro, e em regiões do sul, o replantio é possível até o final de outubro.

Seleção e preparação do local

As íris adoram a luz solar. Portanto, escolha um local bem iluminado para plantá-las (principalmente pela manhã). Um local ligeiramente elevado com uma leve inclinação voltada para o sul é ideal. Isso garantirá boa luminosidade e permitirá que o excesso de água escorra facilmente.

As íris não gostam de solo excessivamente úmido ou próximo ao lençol freático, pois possuem um sistema radicular superficial. Se precisar transplantar as flores para um solo úmido, uma camada de drenagem é essencial. Além da luz e da umidade, considere se a área é exposta ao vento. Um local protegido de ventos frios e fortes é ideal para as íris.

Conselho!
Alguns jardineiros oferecem uma abordagem bastante simples para a escolha do local. Eles aconselham replantar as íris em um local onde a neve derreta mais rapidamente na primavera.

Quando replantar íris no outono

As íris crescem bem em solos franco-argilosos ou franco-arenosos ligeiramente ácidos. Se o solo for muito pesado e compactado, adicione um pouco de areia ou turfa. Por outro lado, se o solo for muito solto e leve, adicione um pouco de argila. Para solos ácidos, adicione um pouco de cinzas de madeira ou giz moído.

Antes de começar o replantio, você também deve adicioná-lo ao solo na área selecionada. alguns fertilizantes potássicos e superfosfatosNão é recomendável aplicar estimulantes de crescimento durante ou imediatamente após o replantio, pois eles apenas prejudicarão o desenvolvimento e a adaptação das raízes. O uso de esterco como fertilizante também não é recomendado, pois pode causar queimaduras no sistema radicular e no colo da raiz das íris.

O solo na área deve ser preparado com antecedência — 10 a 20 dias antes do replantio. Durante esse período, deve ser regado abundantemente de 3 a 4 vezes, de preferência cobrindo a área com filme plástico após a última rega.

Etapas do procedimento

Durante cerca de duas semanas antes do replantio, evite regar ou fertilizar as íris para permitir que as flores se adaptem mais rapidamente ao novo local. As folhas das plantas selecionadas devem ser podadas a cerca de 1/3 do seu comprimento. O corte deve lembrar o telhado de uma pequena casa. Evite remover todas as folhas, pois elas continuam a fotossintetizar até a geada. A planta é dividida em seções de raiz única com 1-2 cm de diâmetro e 3-5 cm de comprimento. As íris de diferentes variedades podem ser identificadas com uma etiqueta na folhagem restante.

Para desinfetar as estacas, mergulhe-as por 20 a 30 minutos em uma solução fraca de permanganato de potássio, após o que você poderá começar o plantio. Etapas do processo:

Quando transplantar íris na primavera ou no outono

  • Cave um buraco para o plantio com 10 a 15 cm de profundidade.
  • No centro do buraco, forme um montículo com cerca de 3 cm de altura.
  • Coloque a muda sobre um montículo e espalhe as raízes ao longo das encostas do montículo.
  • Cubra as raízes com terra, deixando parte do rizoma na superfície, e compacte o solo.
  • Regue abundantemente (cada arbusto precisará de cerca de 500 ml de água).

Deixe um espaço de 10 a 50 cm entre as covas (dependendo da variedade e da frequência de plantio). O transplante deve ser feito preferencialmente em um dia seco e quente.

Cuidados posteriores com a planta

Para ajudar as íris a criarem raízes mais rapidamente e a se prepararem melhor para o frio que se aproxima, regue-as com moderação após o replantio. Não é necessário podar as folhas novamente, pois isso já foi feito antes do replantio.

Após o plantio, as pontas das folhas podem ficar ligeiramente amareladas; essa é uma reação normal da planta, que apenas indica que a íris está se adaptando às novas condições.

Quando plantar íris: na primavera ou no outono?

Nas regiões do sul, não é necessário isolar as íris durante o inverno. Nas latitudes do norte e temperadas, cobri-las com turfa, serragem, palha ou simplesmente amontoar terra ao redor delas é suficiente. Isso só deve ser feito quando a temperatura média diária cair abaixo de 5°C, caso contrário, o sistema radicular pode apodrecer. Na primavera, assim que a neve derreter, o material de cobertura deve ser removido.

A chave é a prevenção. O aparecimento de doenças e pragas durante e após o replantio. Em primeiro lugar, os jardineiros recomendam replantar as íris num local onde não tenham crescido nos últimos cinco anos. Em segundo lugar, não se esqueça de desinfetar as estacas com uma solução de permanganato de potássio ou cinzas.

Importante!
Se a planta for plantada em uma área onde o solo possa estar infectado, então, de 5 a 7 dias antes do transplante, o solo deve ser regado com uma solução forte de permanganato de potássio.

Não é necessário fertilizar as íris no outono após o replantio; o fertilizante aplicado ao solo antes do plantio será suficiente. A primeira adubação deve ser feita no início da primavera, antes do surgimento dos botões. Durante esse período, recomenda-se o uso de fertilizantes nitrogenados, pois estimulam o crescimento vigoroso da parte aérea da planta.

Íris em flor, especialmente quando várias espécies são combinadas, ficam muito bonitas. fácil de cuidarAs íris são resistentes à geada. Para garantir uma floração exuberante, devem ser replantadas periodicamente no outono. Este processo é bastante simples, permitindo até mesmo a jardinagem em níveis inexperientes. A planta adapta-se rapidamente e, em apenas uma estação, transforma-se de uma pequena muda numa flor viçosa com vários botões.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates