A íris (Iris) é um membro da extensa família Iridaceae. O gênero inclui mais de 800 espécies, ostentando uma rica diversidade de formas e cores. Elas podem ser encontradas em quase todos os continentes, exceto na distante Antártida.
A maioria das espécies cresce no Mediterrâneo, no sul e na Ásia Central. As íris florescem solitárias ou em grupos; algumas espécies têm flores levemente perfumadas.
As plantas são pouco exigentes, não são exigentes quanto ao solo e são resistentes ao inverno, mas não toleram solos excessivamente úmidos. Os arbustos podem crescer plenamente em um mesmo local por até sete anos. Às vezes, as plantas não demonstram todo o seu potencial decorativo. Vamos descobrir porquê.
Razões
1. O sistema radicular é muito profundo. Nesse caso, a parte posterior do rizoma recebe pouco calor do sol. Portanto, ao plantar, certifique-se de que 1/3 do colo da raiz fique exposto acima do solo. Se estiver coberto de terra, a planta desenvolverá folhagem intensamente e poderá não florescer.
2. Muitas íris adoram o sol. Elas podem crescer facilmente na sombra e só em pleno sol exibem suas magníficas flores em toda a sua glória.
3. Essas flores prosperam em espaços abertos e com espaço limitado — este é outro motivo. Seus rizomas crescem rapidamente e ocupam muito espaço ao redor. Após 3 a 4 anos, eles ficam muito densos, não deixando espaço para o surgimento de novas hastes florais. Para garantir a floração contínua, as íris são divididas entre 3 e 5 anos de idade, e as mudas são replantadas em locais novos, espaçosos e ensolarados.
4. Hoje em dia, existem centenas de espécies e variedades, cada uma com suas características específicas. Por exemplo, as íris barbadas não toleram solos ácidos, enquanto as íris siberianas prosperam neles. Portanto, antes de comprar, é importante consultar um especialista sobre o tipo de solo ideal para a flor escolhida, como ela reage à luz, à rega e à fertilização. Essas informações ajudarão você a determinar quais variedades combinam melhor entre si, para que se complementem harmoniosamente.
5. Cada planta tem sua própria preferência quanto ao inverno. Algumas espécies e variedades são bastante resistentes ao frio, como as íris siberianas. Elas não precisam de proteção no inverno. As delicadas íris barbadas da Holanda podem congelar no inverno, portanto, em regiões com geadas severas, precisam ser cobertas. No entanto, se você cobrir as plantas muito cedo, elas podem murchar em um outono quente; se você as cobrir muito tarde, elas congelarão e não florescerão na primavera seguinte.
Recomendamos também que você se informe, Como cultivar canas-da-índia ao ar livre e em ambientes fechadosEssas plantas são muito bonitas, mas também exigem cuidados especiais.

Características do transplante de íris no outono
Como cuidar adequadamente de íris siberianas ao ar livre