Abóbora - cultivo e cuidados desde a muda.

Abóbora

Cultivo e cuidados com abóborasNenhum jardineiro que ame abóbora ou abobrinha jamais resistiu à tentação de cultivar abóbora-disco. Esses vegetais são semelhantes, mas a abóbora-disco tem um sabor mais delicado e uma aparência mais atraente do que suas parentes cilíndricas. Cultivar e cuidar da abóbora-disco a partir de mudas é um método mais popular do que plantar sementes diretamente no solo, pois as plantas crescem mais fortes e frutificam mais rapidamente. A seguir, explicaremos como otimizar os cuidados com a abóbora-disco.

Prós e contras do squash

Primeiramente, gostaria de esclarecer por que os jardineiros adoram tanto cultivar abóboras — quais são os seus benefícios? O fato é que colher uma safra tão interessante (e até mesmo observar o desenvolvimento das pequenas abóboras) é muito prazeroso esteticamente. Além disso, a polpa desses frutos é muito mais macia do que a da abobrinha ou mesmo da abóbora-moranga. Muitos apreciam comer abóbora crua e, quando a cozinham, geralmente a preparam em pratos bem simples: fatias de abóbora fritas ou abóbora marinada (com temperos mínimos).

No entanto, essa hortaliça também tem suas desvantagens. A abóbora é mais sensível que a abobrinha: nem todo solo é adequado para o seu cultivo, e o próprio fruto é suscetível a doenças fúngicas, que podem desenvolver uma "erupção" de manchas escuras.

Quais são as condições necessárias para cultivar abóbora no jardim?

Essa planta prefere solo fértil: ao contrário da abóbora e da abobrinha, a abóbora-disco não se desenvolve bem em solo arenoso-argiloso. Solo preto ou similar, leve e rico em nutrientes, é o ideal.
Quanto à luz, esta cultura adora sol pleno. Se plantar abóbora em solo fértil, mas colocar o canteiro na sombra, obterá um arbusto vigoroso com folhas grandes, mas poucos frutos. Para evitar que a abóbora seque ao sol e para garantir um crescimento uniforme, regue regularmente, direcionando o jato de água para dentro do buraco, em vez de molhar as folhas.

Ler, Como cultivar abobrinha ao ar livre.

Quando plantar mudas de abóbora?

Se você quer uma colheita farta, só existe uma resposta: quanto antes, melhor. Mas aqui é preciso levar em conta o clima e as condições meteorológicas da sua região. As abóboras não sobrevivem a geadas noturnas, então devem ser plantadas quando a temperatura noturna atingir pelo menos 10 graus Celsius. A temperatura diurna ideal para o desenvolvimento da abóbora é em torno de 25 graus Celsius, portanto, dias mais frios irão retardar o crescimento das plantas. Geralmente, as mudas de abóbora são plantadas no solo na segunda quinzena de maio ou em junho.

Abóbora – cultivo e cuidados desde a muda.

1. Para cada muda, faça um buraco no solo com 30-40 cm de diâmetro e 20 cm de profundidade. Há muito se observa que abóboras com buracos maiores se desenvolvem muito melhor do que aquelas com buracos rasos ou com vazamento de água após a rega (isso acontece se as bordas do buraco estiverem erodidas). Pouco antes do plantio, encha completamente o buraco com água e espere até que ela seja totalmente absorvida. Coloque a muda no centro do buraco, fixe-a na base com terra úmida e cubra levemente com terra fina e seca (isso evitará que a terra úmida seque muito rapidamente).
Mudas de abóbora2. Durante o primeiro dia, as mudas de abóbora estarão se estabelecendo, então é melhor deixá-las em paz e evitar regá-las. Durante o dia, as folhas da abóbora parecerão murchas, mas no dia seguinte estarão cheias de seiva da terra e lhe encantarão com uma aparência fresca.
Durante o primeiro dia, as mudas de abóbora criarão raízes.3. Regue as covas de abóbora regularmente: pelo menos uma vez a cada dois dias, de preferência no início da manhã ou após o pôr do sol. Além da rega regular, também é uma boa ideia usar fertilizantes especiais: infusão fermentada de verbasco (1 kg de verbasco para 30 litros de água) ou infusão de ervas (1-2 kg de urtiga, celidônia ou outras ervas suculentas para 30 litros de água), que também devem fermentar antes de regar. Regue as abóboras com essas infusões no máximo uma vez a cada duas semanas.
Regue os buracos com abóbora regularmente.4. Os primeiros ovários em arbustos de abóbora podem aparecer até mesmo antes da floração. Durante esse período — tanto de floração quanto de frutificação — é preciso ter muito cuidado com as plantas. Elas devem ser regadas com mais frequência, mas cobertura É melhor parar com as infusões: o cheiro delas pode espantar os insetos, e aí a colheita será escassa.

Os primeiros ovários em arbustos de abóbora podem aparecer até mesmo antes da floração.5. Ao regar (com água ou fertilizante), lembre-se de uma regra simples: regue a abóbora diretamente no buraco para evitar molhar as folhas. Caso contrário, as plantas podem sofrer queimaduras solares (se você regar pela manhã) ou desenvolver uma doença fúngica (se você regar à noite).

A abóbora é regada dentro do buraco, tomando cuidado para não respingar líquido nas folhas.6. Cada abóbora leva pelo menos 10 dias para amadurecer, então tenha paciência! Lembre-se de inspecionar suas abóboras regularmente para remover imediatamente qualquer fruto doente. Se mais de uma abóbora estiver afetada, o melhor é isolar a planta afetada das outras, arrancando-a pela raiz e removendo-a do jardim.

Cultivo e cuidados com abóborasCultivar abóboras a partir de mudas é uma tarefa bastante simples que produz resultados belíssimos!

Como cultivar abóbora
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates