Como fertilizar berinjelas em campo aberto

Beringelas

Berinjelas no jardimA berinjela requer rega moderada e adubação oportuna para garantir uma colheita abundante no outono. Para isso, necessita de fertilizantes complexos, que combinem nutrientes minerais e orgânicos.

As berinjelas precisam de fertilização frequente e generosa. Em solos pobres, o fertilizante deve ser aplicado a cada 10 dias. Para que os frutos amadureçam ao ar livre, são necessários pelo menos 120 a 150 dias quentes e ensolarados.

Fertilizantes orgânicos para berinjelas

Composto

Após a colheita, restos de plantas e ervas daninhas permanecem nos canteiros. Estes são amontoados em uma vala e deixados para apodrecer até a primavera. O composto de dois anos é usado para a mistura de solo das mudas; ele não terá tempo de se decompor em um ano, e o calor gerado pode matar as mudas.

A serragem leva pelo menos três anos para se decompor. Quanto maiores os pedaços de serragem, mais tempo leva para se decompor. A serragem bem decomposta pode ser usada como vermicomposto e adicionada ao solo de mudas. Esse aditivo remove o nitrogênio do solo.Compostagem em um carrinho de mão

O composto também é feito de folhas de árvores caídas. Ele se decompõe como o composto de grama.

Húmus

O esterco bovino bem curtido é usado puro, sem qualquer tipo de cama. A mistura de esterco bovino com ureia retém mais nitrogênio após a decomposição do que o esterco puro. Utiliza-se composto com dois anos de idade; o composto fresco germina sementes de plantas não digeridas e mata as mudas.

Importante! O excesso de matéria orgânica resultará em folhagem exuberante e poucos ovários.

Biohúmus

As minhocas se alimentam de húmus ou composto; os subprodutos das fezes das minhocas são uma boa fonte de fertilizante para berinjelas. Matéria orgânica com um ano de idade é adequada para esse processo.

Cinzas

Resíduos vegetais e de grama são queimados para produzir fertilizante útil. As cinzas vegetais mantêm a fertilidade do solo e contêm todos os nutrientes necessários para as berinjelas. As cinzas promovem o crescimento quando as sementes são deixadas de molho e neutralizam a acidez do solo.Fertilizar berinjelas com cinzas

Suplementos minerais

Três componentes — fósforo, nitrogênio e potássio — formam a base de todos os suplementos minerais. A deficiência desses elementos leva não apenas a colheitas ruins, mas também à perda total da safra.

Azoto

Quando há deficiência de nitrogênio, as berinjelas têm seu crescimento reduzido e param de crescer. Tipos de corretivos: ureia, nitroammofosca, nitrato de cálcio, nitrato de sódio, amófos.

Importante! Suplementos de nitrogênio são perigosos; se usados ​​em excesso, os nitratos se acumulam nas berinjelas. O nitrogênio não deve ser aplicado no outono; chuvas fortes lavarão todo o fertilizante antes da primavera.

Aditivos de fósforo

O fósforo é aplicado quando a umidade do solo está alta. Concentrações duplas de superfosfato são as mais comumente utilizadas. Em solos ácidos, utiliza-se rocha fosfática, que aumenta a imunidade da berinjela, elevando assim sua resistência a doenças.

Potássio

Os fertilizantes potássicos melhoram o metabolismo celular e aceleram a fotossíntese. A produção de ácidos orgânicos torna os vegetais mais tolerantes ao estresse hídrico. O sulfato de potássio é adicionado quando as plantas apresentam deficiência desse mineral. O sal de potássio é utilizado em escala industrial.Aplicamos fertilizante potássico nas berinjelas.

Os fertilizantes complexos são compostos por dois ou mais componentes minerais. Podem ser combinados, compostos ou misturados. O Nitrophoska é um fertilizante composto. É aplicado nos buracos de plantio antes da semeadura.

Métodos de aplicação de fertilizantes

Opções para adicionar fertilizantes:

  1. A principal adubação ocorre antes da semeadura. Matéria orgânica e minerais são adicionados ao solo durante a preparação do jardim no outono.
  2. Ao plantar mudas ou sementes, adicione uma pequena dose de fertilizante complexo, superfosfato ou amônia nos buracos. Esses aditivos de plantio são projetados para fornecer nutrientes às berinjelas durante os primeiros dias de crescimento e para promover o desenvolvimento subsequente da planta. A dose recomendada é de 2 a 10% da dose total.
  3. Durante a época de crescimento – após o plantio – a maior parte dos fertilizantes é aplicada juntamente com a água durante a irrigação.

Existem métodos de adubação radicular e foliar. Para berinjelas, utiliza-se a aplicação radicular, que pode ser superficial ou subsuperficial. Para hortaliças, o fertilizante é aplicado no solo, abaixo das raízes. Utilizam-se fertilizantes nitrogenados solúveis, potássicos e fosfatados.

Nutrição para mudas de berinjela

As mudas são fertilizadas de 2 a 3 vezes com adubo radicular. Os fertilizantes aplicados ao solo são rapidamente absorvidos pelas raízes da berinjela. Uma dosagem específica é necessária para evitar a queima do sistema radicular da planta.Mudas de berinjela em caixas

A primeira aplicação de fertilizantes complexos deve ser feita após a emergência das mudas, de 7 a 9 dias depois. Para a adubação inicial, utilize fertilizantes solúveis em água com micronutrientes. O rótulo do fertilizante adquirido especifica as proporções para o preparo da solução aquosa. Inicialmente, as mudas precisam de nitrogênio e potássio, e posteriormente, de fósforo. O ideal é regar as mudas pela manhã, diretamente na raiz. Caso a solução entre em contato com as folhas, lave-as com água. Utilize fertilizantes como Foxamide ou Lux, ou prepare uma mistura de 40 g de superfosfato e 15 g de sulfato de potássio para cada 10 litros de água.

Regras básicas para a primeira alimentação:

  • As mudas são regadas 12 a 14 horas antes da aplicação da solução;
  • O medicamento se dissolve completamente em água morna a 23-25 ​​graus;
  • Regue o solo com a dosagem adequada do produto, certificando-se de que a umidade não atinja as folhas;
  • A dose da solução por muda está indicada nas instruções, sendo o valor médio de 50 ml.
Atenção! Não é recomendável adicionar aditivos imediatamente após a colheita, pois isso retardará o crescimento da planta.

As mudas recebem uma segunda adubação de 12 a 14 dias após o transplante. Nessa altura, as plantas jovens já apresentam 2 a 3 folhas. Aplicam-se adubos sólidos complexos, como Kemira Universal, Kornevin e Ideal. Dilua-se em água: uma colher de chá de adubo para cada 5 litros de água. Também se podem utilizar adubos líquidos: uma tampa para cada litro de água. O nitrato de potássio deve ser diluído em água: são necessários 15 g do produto para cada 5 litros de água. Para além dos minerais, utilizam-se adubos orgânicos: verbasco diluído a 1:10 ou estrume de aves diluído a 1:15.Berinjelas no jardim

Conselho! As mudas são adaptadas a diferentes tipos de fertilizantes, alternando entre minerais e orgânicos para tornar as plantas resistentes ao estresse.

Após duas semanas, dobre a quantidade de fertilizante contendo potássio e fósforo. Você pode usar uma mistura de fertilizantes: 25 g de Foxamida e 10 g de superfosfato por balde de água. Em estufa para mudas, use 15 g de superfosfato, 5 g de nitrato de amônio e 10 g de sulfato de potássio por 9 litros de água. Para o desenvolvimento das raízes, use "Kormilets" ou "Agricola-Forte".

Fertilizantes artificiais podem se acumular no solo. Aditivos naturais podem tornar o produto ecologicamente correto. Estes podem ser adquiridos em lojas (Bioton, Biohumus, Healthy Garden) ou preparados em casa:

  1. A infusão de casca de banana é rica em potássio: 3 cascas são colocadas em 2 litros de água fervente e deixadas em infusão por 3 dias.
  2. As urtigas são cortadas, cobertas com água e deixadas a fermentar durante 4 dias. A solução coada é diluída com água na proporção de 1:2.
  3. Ferva as cascas de batata, deixe esfriar e regue as mudas. O amido tem um efeito benéfico nas plantas jovens.
  4. Cascas de ovos são trituradas (10 ovos), colocadas em 3 litros de água e deixadas em repouso por 5 dias.

Adubação de berinjelas após o plantio em solo aberto.

Durante a estação de crescimento, as hortaliças são fertilizadas de 4 a 5 vezes. Em solos pobres, a frequência de regas ricas em nutrientes é duplicada. As raízes das mudas levam de 12 a 15 dias para se estabelecerem em campo aberto. Antes disso, não adianta fertilizar o solo; os rizomas das mudas são fracos e incapazes de absorver nutrientes do solo.Fertilizar o solo

Sequência de alimentação:

  1. Na primeira vez após a semeadura, 3 semanas ou 2 semanas após o plantio das mudas, aplique uma solução de esterco (1:10) com um copo de cinzas – 4-5 litros por metro quadrado de solo. Fertilizantes complexos também podem ser usados.
  2. A segunda aplicação, 20 dias após a primeira: para 9-10 litros de líquido, 25 g de sal de potássio, 60 g de superfosfato e 25 g de ureia. Utilize fertilizantes fosfatados.
  3. Durante a floração: adubação líquida e infusão de ervas. Pique a grama e adicione água (20 litros de água para cada 1 kg de matéria-prima), 2 colheres de sopa de cinzas e 2 kg de verbasco. Misture tudo, usando um litro da mistura por planta. Se houver poucas flores, pulverize os arbustos com ácido bórico (1 g de ácido para cada 1 litro de água). Nesta fase, são necessários fósforo e potássio.

Durante o período de formação dos frutos, existem diversas opções de adubação:

  • Pegue 5 kg de excrementos de pássaros, despeje em 50 litros de água, adicione um copo de nitrofóssea; deixe a mistura repousar por 5 dias e, em seguida, misture novamente, usando 2 litros de solução por metro quadrado;
  • Ureia: 1 colher de sopa para cada 10 litros de líquido;
  • Effecton, Agricola - Preparados Vegeta, solução (uma colher por balde de água) por metro de terra, 1 litro de mistura;
  • Para 9 litros de líquido morno, adicione 3 colheres de sopa de fermento biológico, 2 colheres de sopa de açúcar, deixe repousar por 2 horas e, em seguida, adicione 50 litros de água.Regando as berinjelas
Importante! A quarta adubação é realizada apenas nas regiões sul do país, caso contrário os frutos novos não terão tempo de amadurecer.

Fertilizantes para mirtilos com diferentes composições de solo.

Para garantir o desenvolvimento bem-sucedido das berinjelas, as características do solo no terreno da horta são levadas em consideração.

  1. Solo argiloso – utilize nitrato de cálcio e sódio, azofoska.
  2. Aumento da acidez - adicione 250 g de cinzas ou 500 g de cal ao solo por metro quadrado, 3 semanas antes da aplicação do fertilizante.
  3. Solo arenoso – adicionar matéria orgânica ao solo. Esterco, excrementos de pássaros, composto, vermicomposto – qualquer opção serve.
  4. O solo pantanoso é rico em nitrogênio, por isso as berinjelas são regadas com uma solução de verbasco para quebrar o nitrogênio. Fósforo e potássio são necessários, e a dosagem é quadruplicada.
  5. Solo franco-arenoso com ambiente neutro - aplicação de fertilizantes de acordo com as normas geralmente aceitas.

A rega com nutrientes é feita de manhã ou à noite.

https://youtu.be/TGAgXOa20Sg

Como saber se você tem deficiência de minerais?

A própria planta pode sinalizar a falta de certos microelementos:

  • Folhagem pálida – falta de nitrogênio;
  • Placa roxa – falta de fósforo;
  • manchas marrons nas folhas – falta de potássio;
  • Listras nas folhas – o cálcio ajudará;
  • Folhas variegadas - falta de magnésio, você pode regar com uma solução fraca de permanganato de potássio.

Fertilize o solo no outono, adicionando matéria orgânica — 5 kg de esterco por metro quadrado — e prepare a horta. Na primavera, o terreno estará pronto para o plantio de berinjelas.

Berinjelas no jardim
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates