A hortênsia é uma planta perene de jardim que goza de merecida popularidade: encanta com sua floração abundante na primavera e no verão, as flores vêm em uma variedade de cores, e os arbustos com belas flores grandes alegram qualquer canto do jardim.
A floração prolongada exige uma reposição constante de nutrientes no solo, que pode ser feita com fertilizante.
Calendário de aplicação de fertilizantes
No momento do plantio, adicione 1 xícara de superfosfato e 30 g de sulfato de potássio. Adicione mais 30 g de sulfato de amônio durante o plantio na primavera. Não se deve fertilizar novamente por dois anos, após os quais as plantas passam a utilizar alternadamente fertilizantes orgânicos e minerais.
Quando e como alimentar:
- Os fertilizantes nitrogenados são aplicados da primavera até meados do verão, uma vez a cada duas semanas;
- Não utilize nitrogênio a partir de meados de julho;
- Regue toda a planta com uma solução de manganês (0,2 g por 1 litro) uma vez por mês - isso fortalece bem o tecido;
- A formação e o crescimento dos botões requerem a adição de sulfato de potássio e superfosfato (40 e 60 g por 10 l);
- A alimentação termina no final de agosto.
Caso a fertilização regular não seja possível, recomenda-se a aplicação de grânulos de fertilizante complexo após a remoção da neve do solo, enterrando-os profundamente. A aplicação deve ser gradual, fornecendo nutrição à planta durante toda a estação, e às vezes até por várias estações. Depois disso, não será necessária nenhuma outra fertilização mineral.
Tipos de fertilizantes minerais
Para adubação mineral, é adequada uma combinação de vários fertilizantes com um único componente principal ou um fertilizante complexo. Os fertilizantes complexos são mais fáceis de usar, pois as dosagens já estão calculadas nas instruções.
Opções para fertilizantes complexos:
- Fertika – na forma líquida, aplicar uma vez a cada 2 semanas durante o período de crescimento; os grânulos são aplicados sob o arbusto até 2 vezes por temporada;
- O Pokon tem um efeito a longo prazo e é aplicado ao solo uma única vez na primavera;
- O GreenWorld é utilizado até 2 vezes por temporada para promover a formação abundante de botões, floração prolongada e cores vibrantes nas flores.
Sulfato de amônio (60g), sulfato de potássio (15g) e superfosfato (20g), diluídos em 10 litros, têm um efeito eficaz durante a estação de crescimento (maio-junho).
Fertilizantes orgânicos
Não é recomendável o uso contínuo de fertilizantes orgânicos. A melhor opção é alterná-los com fertilizantes minerais. A escolha depende dos seus recursos — estrume ou esterco bovino nem sempre estão disponíveis.
Opções de fertilizantes orgânicos:
- Infusão de esterco: adicione 1 parte de esterco para 3 partes de água e deixe na sombra por uma semana. Para regar, use uma solução de 1:10.
- Infusão de verbasco: Encha um recipiente até um terço com verbasco fresco e complete com água. O tempo de preparo depende da composição do verbasco, mas geralmente leva de 5 a 7 dias. Para irrigação, dilua a infusão na proporção de 1:10. Aplique o fertilizante em sulcos abertos a uma certa distância do caule.
- Infusão de ervas: Coloque as ervas daninhas em um recipiente, cubra completamente com água e deixe em um local aquecido para fermentar. Quando a espuma desaparecer da superfície, a infusão estará pronta. Dilua na proporção de 1:10 para regar.
- Preparação de biohúmus em solução.
- Adicionar húmus sob o arbusto no outono o protegerá da geada e, na primavera, reporá o nitrogênio do solo.

Fertilizantes na primavera em diferentes períodos de crescimento.
O momento da aplicação do fertilizante afeta sua composição e dosagem. A combinação dos componentes do fertilizante influencia a floração abundante e duradoura, a bela aparência da planta e a resistência a doenças.
Adubação na primavera
Com a chegada do clima quente, as hortênsias começam a crescer vigorosamente, desenvolvendo folhagem e formando botões, o que requer nitrogênio. Sulfato de potássio e ureia (1 colher de sopa para cada 10 litros) irão suprir essa deficiência, aplicando-se 0,5 balde por planta. Uma solução de esterco líquido na proporção de 1:10 é muito eficaz como fertilizante nitrogenado.
Quando os botões estão se formando, são necessários fertilizantes fosfatados e potássicos: sulfato de amônio (60 g), sulfato de potássio (15 g), superfosfato (20 g) por 10 litros. O consumo por planta é de 2 a 3 baldes.
Como mudar a cor da hortênsia
A capacidade da hortênsia de mudar a cor das flores atrai os amantes de flores. A tonalidade da cor é determinada pelas antocianinas, substâncias encontradas na seiva das células da planta. Essas substâncias reagem com íons metálicos no solo, fazendo com que as flores mudem de cor. Solos neutros ou alcalinos (pH 7-8) produzem flores rosas, solos ácidos (pH 2-4,5) produzem flores azuis ou azul-violeta, e solos ligeiramente ácidos (pH 5-6) produzem flores brancas.
O tornassol, um indicador de acidez, pode ajudar a determinar a acidez do seu solo. Está disponível em farmácias e lojas e é fácil de usar. A acidez do solo é ajustável e pode ser alterada com a adição de certas substâncias.
Regras gerais para a aplicação de fertilizantes:
- Observe as dosagens necessárias;
- Não alimente plantas doentes e fracas;
- Aplique fertilizantes em solo úmido;
- Um ambiente ácido é mantido por uma cobertura morta feita de turfa e casca de pinheiro;
- Argila expandida e lascas de mármore não são recomendadas para uso como cobertura morta.
Obtendo uma cor azul
Em solos ligeiramente ácidos (pH 5-6), os sais metálicos são solúveis e facilmente absorvidos pelas plantas. Em pH ≥5,5, surgem cores de transição com tons roxos.
O que fazer:
- Aplique sulfato de alumínio no solo na forma seca, na proporção de até 0,5 kg por 1 m². Aplique uma solução (30-40 g por 10 l) e regue pelo menos uma vez a cada 1-2 semanas. O alúmen de potássio também é usado nas mesmas proporções. Um arbusto adulto requer de 2 a 3 baldes da solução.
- A acidez do solo sob o arbusto pode ser aumentada até os níveis desejados durante o plantio, adicionando turfa de alta altitude ou enxofre elementar.
- Para manter a cor resultante, utilize fertilizantes com uma concentração significativamente maior de potássio do que de fósforo. Por exemplo, sulfato de amônio — 15 g por litro. O superfosfato não é adequado para este fim.

Hortênsia rosa
A coloração rosa das inflorescências é obtida em pH = 7-8 - nessa acidez, os sais metálicos não são absorvidos, portanto a coloração azul não se manifestará.
Procedimento:
- Se os indicadores atenderem a esses padrões, é necessário monitorar a condição da planta e, se necessário, espalhar limalha de metal sob o arbusto e cravar pregos no solo - às vezes, observa-se deficiência de ferro com esse tipo de composição do solo.
- Cal, farinha de dolomita e calcário moído, adicionados ao solo 2 a 3 vezes por estação, ajudarão a levar os indicadores ao nível desejado.
- Use monofosfato, que contém muito potássio e fósforo – ele converte o alumínio em formas que são difíceis para as plantas absorverem, razão pela qual aparece a cor rosa.

Outros fatores que influenciam a cor das inflorescências:
- Neutralizar a acidez regando com água dura;
- Superfícies de concreto e pavimentos são fontes de lixiviação de cal;
- Para manter a cor resultante, é necessário usar fertilizantes com uma porcentagem maior de potássio e uma porcentagem menor de fósforo.
Como fertilizar hortênsias em solos alcalinos
A hortênsia produz flores abundantes e arbustos vigorosos em solos ácidos, podendo ser cultivada sem problemas em solos turfosos e franco-arenosos com uma camada de folhas em decomposição, que serve como fonte de nutrientes e mantém o solo úmido.
Você pode criar o solo com as condições necessárias para o cultivo de hortênsias em qualquer área, adicionando turfa, folhas secas, serragem e casca de árvore. Regar o solo com soluções ácidas (cítricas e oxálicas) ajudará a elevar o pH para 3,5-4,5: 1,5 a 2 colheres de sopa por 10 litros. A quantidade recomendada para 1 m² é de 10 litros. Uma solução de ácido acético e málico (9%) é preparada na proporção de 100 g por 10 litros.
O solo recupera rapidamente suas propriedades originais, por isso é necessário regar com água acidificada a cada 10-15 dias. A chuva, a água da torneira alcalina ou neutra e a água subterrânea contribuem para a desacidificação.
Fertilizantes para diferentes tipos de hortênsia
Os fertilizantes necessários para os diferentes tipos de hortênsias variam, e isso deve ser levado em consideração para garantir um arbusto viçoso e florido.
Tipos de hortênsias e fertilizantes:
- Paniculata. Esta espécie distingue-se pela sua elevada resistência ao frio e cresce durante décadas, atingindo grandes dimensões. A adubação de primavera com superfosfato (60-80 g) e potássio (45 g) auxilia a planta durante a formação dos botões. O nitrogênio e os micronutrientes presentes em fertilizantes específicos para hortênsias promovem um crescimento vigoroso.
- Arbórea. Esta espécie requer fertilizantes complexos e suplementação com boro, ferro e magnésio. Em julho, pode ser adubada com infusão de urtiga; o composto orgânico é adequado para a adubação no outono.
- Folha grande (de jardim). Superfosfato, fertilizante potássico e ureia são aplicados em partes iguais na primavera para promover o crescimento ativo. A quantidade normal por planta é de 60 g. Com a chegada do verão, utiliza-se uma solução de 1 colher de sopa de Agricole em 10 litros de água.
A partir de meados de julho, fertilizantes minerais são aplicados em doses menores para manter a floração ativa, e a adubação com nitrogênio é suspensa até a primavera. Nos meses de outono, utiliza-se húmus (turfa) com fertilizantes de potássio e fósforo.
A hortênsia de jardim responde ativamente a composições complexas com potássio (23%), nitrogênio (18%) e fósforo (5%).
A hortênsia apreciará a adubação na primavera e encantará você com suas flores até o final do outono.




Cuidados com uma hortênsia em vaso em casa após a compra.
Regras para proteger hortênsias durante o inverno na região de Moscou e na Sibéria.
Regras para podar hortênsias no outono e na primavera para iniciantes
Como propagar hortênsias no outono: métodos, estaquia