Regras para podar hortênsias no outono e na primavera para iniciantes

Hortênsias

Uma hortênsia em flor é uma verdadeira joia para qualquer jardim ou propriedade rural. Apesar de ser originária do sul, este arbusto prospera no clima russo.

No entanto, a planta requer manutenção cuidadosaA poda das hortênsias no outono e a sua cobertura são essenciais para um inverno bem-sucedido.

Para fins de poda

Teoricamente, uma hortênsia pode sobreviver sem poda. Ela não murchará e florescerá na época certa. No entanto, após a poda, a planta terá uma copa mais bonita e densa. Na primavera, o arbusto não produzirá apenas alguns brotos pequenos, mas uma copa de flores abundantes e vibrantes. Se a copa não for podada antes do inverno, ela gradualmente adquirirá uma aparência negligenciada e descuidada. Um exemplar assim não será um belo complemento para o jardim e não proporcionará nenhum prazer estético.

Fato!
O tamanho das flores e o diâmetro das inflorescências das hortênsias negligenciadas também se tornarão significativamente menores em comparação com os arbustos que são podados regularmente.

As hortênsias paniculadas precisam ser podadas no inverno?

A poda das hortênsias no inverno tem vários efeitos:

  • Forma uma coroa bela e exuberante;
  • Proporciona uma floração longa e abundante, resultando numa planta visualmente agradável durante toda a estação quente;
  • Rejuvenesce a hortênsia e a mantém saudável e atraente por vários anos;
  • Promove o surgimento e o rápido crescimento de novos brotos.

Momento ideal do evento

Não há consenso entre os especialistas em jardinagem sobre a melhor época para podar as hortênsias — outono ou primavera. Não existem restrições quanto a isso; tudo depende das preferências de cada jardineiro.

Benefícios da poda de outono das hortênsias A questão é que o arbusto já está se preparando para um período de dormência e para de produzir novos brotos. Como a remoção de galhos é um procedimento traumático, a planta tem tempo para se recuperar.

Poda da Hydrangea arborescens no outono

Já em fevereiro, as hortênsias começam a circular a seiva pelos seus ramos. As funções vitais da planta tornam-se visivelmente mais ativas, dificultando significativamente a poda indolor. Além disso, na primavera, o arbusto fica muito mais suscetível a infecções por bactérias e fungos patogênicos.

Profissionais experientes preferem limitar seus arbustos a tratamentos estéticos na primavera. Nesse período, geralmente basta remover todos os brotos que secaram e morreram durante o inverno, bem como quaisquer flores remanescentes nos galhos que não foram removidas antes da chegada do frio. Isso confere ao arbusto uma aparência bonita e bem cuidada, além de um formato definido.

Importante!
Caso seja necessário realizar a poda de primavera, os brotos devem ser removidos em um ângulo agudo para protegê-los de infecções.

Regras básicas

Existem três variedades de hortênsia mais comuns encontradas em jardins russos. Espécies paniculadas As inflorescências são alongadas e assemelham-se a panículas. A variedade arbórea possui racemos esféricos, ligeiramente achatados e maiores. Essas duas variedades também são chamadas de brancas. Suas flores se formam em brotos que cresceram no ano. Essas plantas não necessitam de proteção no inverno.

As variedades de folhas grandes possuem as mesmas inflorescências globulares, mas diferem das variedades arbóreas por apresentarem lâminas foliares mais densas. Seus racemos se formam nos ramos do ano anterior. Essas hortênsias requerem proteção cuidadosa durante o inverno. Devido às características desses tipos de plantas, a poda de cada uma apresenta suas particularidades.

Hortênsias paniculadas

Poda da hortênsia paniculata no outono

Esta variedade não requer poda excessiva. Os ramos que crescem a partir de um único ponto (também chamados de ramos esqueléticos) devem ser deixados intactos. Apenas os brotos que cresceram de forma anormal, estão tortos ou crescem para dentro devem ser podados. Todas as inflorescências em panícula devem ser cortadas., que a flor produziu nos brotos da estação atual. Se deixados durante o inverno, os ramos jovens podem não suportar o peso da neve e quebrar.

As flores devem ser removidas juntamente com parte do ramo. Alguns botões inferiores devem ser deixados para o próximo ano. Se feita corretamente, no verão seguinte o arbusto terá uma copa densa e exuberante, com uma aparência organizada e bem cuidada. Este tipo de poda hortênsia paniculata no outono relevante para espécimes jovens.

Se a planta estiver crescendo no jardim há muito tempo e precisar de revitalização, inspecione o arbusto e selecione um dos brotos que crescem a partir de um ponto comum. Este caule deve ser o mais forte e saudável, apontando para fora. Todos os outros ramos devem ser removidos rente à raiz. Quando o clima esquentar, remova os brotos mortos e modele a planta, dando-lhe um formato organizado.

Conselho!
Essa variedade pode ser conduzida e cultivada em um suporte padrão. Isso resultará em um arbusto em miniatura que se assemelhará mais a um buquê decorativo ou a uma árvore.

Variedades semelhantes a árvores

Devo podar as hortênsias no inverno?

Essas plantas não precisam de poda nos primeiros anos após o plantio. Se você não seguir essas regras, o arbusto pode morrer. As plantas jovens devem ter suas inflorescências removidas após murcharem. Certifique-se de deixar três ou quatro pares de botões no caule.

No ano seguinte, novos ramos jovens crescerão a partir deles, formando uma copa exuberante e bonita. O arbusto podado é cuidadosamente envolto e deixado para passar o inverno.

Para arbustos mais maduros, realize poda para fins de rejuvenescimentoTodos os caules são removidos, deixando apenas tocos com no máximo 10 cm de comprimento. Isso estimulará o crescimento vigoroso de brotos jovens na primavera seguinte. Esse tipo de poda de outono para a hortênsia arborescens deve ser feito com cuidado. A remoção dos caules deve ser realizada ao longo de um período de 2 ou 3 anos. Caso contrário, há o risco de o sistema radicular não receber nutrição suficiente e o arbusto morrer.

Poda de hortênsias no outono

Espécies de folhas grandes

Esta hortênsia de jardim forma inflorescências em ramos do segundo ano. Esses brotos devem ser preservados para o inverno. Com a chegada do outono, o arbusto é podado para fins estéticos, removendo ramos fracos, doentes e danificados, bem como cachos murchos. Brotos velhos na base também devem ser removidos. Após o inverno, os brotos jovens são cuidadosamente inspecionados. Ramos danificados pela geada devem ser cortados. Espécies de folhas grandes da planta frequentemente formam novos brotos em ramos sem folhas, mas estes nunca produzem inflorescências.

Os princípios da poda de outono são os seguintes:

Poda de hortênsias no outono para iniciantes

  1. A remoção dos brotos é feita imediatamente após o término da floração. Isso garante que novos brotos se formem nos arbustos antes da chegada do clima frio.
  2. Todos os caules que crescem para dentro do arbusto são cuidadosamente cortados.
  3. A cada três anos, remova alguns dos brotos mais velhos. Isso ajuda a rejuvenescer a hortênsia de folhas grandes e a estimular a floração.
  4. Antes da chegada do inverno, os ramos doentes e danificados são cortados.

A intensidade da poda depende diretamente da região onde a hortênsia de folhas grandes é cultivada. Se o clima em uma determinada área for quente e os verões forem longos, uma poda mais intensa pode ser realizada.

Conselho!
Isso é permitido em Kuban, nas regiões do sul e na Rússia central. Na Sibéria e nos Urais basta fazer um procedimento superficial.

Os erros mais comuns

A poda de hortênsias no outono pode ser um desafio para iniciantes, levando muitos jardineiros a cometerem erros. Os mais comuns incluem:

  1. A poda de uma hortênsia deve ser feita nos dois primeiros anos após o plantio da muda. Durante esse período, a planta deve ganhar força, desenvolver folhagem e raízes saudáveis.
  2. A remoção de brotos próximos aos botões pode fazer com que o arbusto de hortênsia seque.

Se todos os passos forem seguidos corretamente, a hortênsia irá encantá-lo com flores vibrantes e exuberantes por muitos anos.

Cuidados pós-tratamento

Se o outono for chuvoso, não é necessário regar mais. Se chover pouco, o solo deve ser umedecido até a temperatura cair para zero. A última rega deve ser feita em meados de setembro. coberturaPara isso, utilize fertilizantes ricos em potássio e fósforo. Essas substâncias fortalecerão o sistema radicular, que ficou debilitado durante o período de floração do verão. Devem ser aplicadas na forma granulada, espalhadas ao redor do tronco e levemente incorporadas ao solo.

A aplicação de fertilizantes nitrogenados no outono é estritamente proibida. Isso estimula o crescimento de massa verde, o que é indesejável antes da chegada do inverno. Com a chegada da geada Os arbustos de hortênsia precisam ser cobertos.O solo ao redor da planta é polvilhado com serragem ou turfa.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates