Os tomates crescem muito rápido - tudo depende da farinha de rosca.

Tomates

colheita de tomatesNo cultivo de tomates, o fertilizante é essencial. Os jardineiros têm uma ampla variedade de opções: fertilizantes minerais e biológicos, estimulantes de crescimento. Muitas receitas utilizam preparações farmacêuticas, como iodo, amônia e aspirina. Farinha de rosca é um bom fertilizante para tomates.

Sobre os benefícios dos biscoitos

Para preparar uma infusão nutritiva, torradas feitas com qualquer tipo de pão fermentado (branco ou integral) são adequadas. O fermento tem um efeito positivo nas plantas. Quando usado regularmente, estimula o crescimento das raízes e da parte aérea.

Jardineiros que utilizam infusão de pão seco destacam seus benefícios para hortaliças e flores:

  • As plantas começam a crescer ativamente já no 3º dia após a adubação radicular;
  • Os vegetais conseguem resistir melhor ao estresse causado pelo agravamento das condições climáticas (calor, frio, chuva prolongada);
  • A imunidade e o sabor dos tomates melhoram, e a sua produção aumenta.biscoito preto

O Segredo do Fertilizante de Pão

A adubação radicular promove ativamente o crescimento de bactérias benéficas no solo, que absorvem micronutrientes (nitrogênio, fósforo, potássio) e os convertem em compostos mais facilmente assimiláveis ​​pelas plantas. Isso proporciona uma nutrição mais intensa aos vegetais.

Observação!

Alho, cebola e batata não combinam com kvass de pão.

Os tomates estão entre as hortaliças que respondem bem aos fertilizantes à base de levedura. Para obter resultados, eles devem ser fertilizados pelo menos três vezes:

  • durante a formação dos botões pela primeira vez;
  • a segunda vez após 2 semanas (no início da formação do ovário);
  • pela terceira vez em mais 2 a 3 semanas.

Cubra os tomates com farinha de rosca.cobertura de pão

Para aumentar a produção de tomates em 25% e melhorar o sabor da fruta, use pão velho. Veja como usar o fermento:

  • Ao aplicar adubos radiculares, o efeito do fermento é evidente se o solo estiver quente;
  • Primeiro, realiza-se a rega principal e, em seguida, a adubação das raízes com infusão;
  • O melhor horário para adubar as raízes é no final da tarde, das 19h às 20h;
  • A adição de cinzas potencializa o efeito da infusão.

Como preparar fertilizante

Os jardineiros fertilizam os tomates com uma infusão feita exclusivamente de pão seco, ou utilizam aditivos adicionais como urtigas e esterco fresco de vaca. Esses aditivos aumentam a concentração de nutrientes no líquido.

Fertilizante feito de pão seco

Para preparar 10 litros de solução nutritiva, pegue um balde de plástico grande e coloque 2 kg de pão amanhecido dentro. Use água morna (30 °C) e encha o balde até a metade. Você precisará de um peso — uma tampa com diâmetro menor que o do balde. As migalhas de pão devem ficar completamente submersas na água.

A infusão fermenta durante uma semana. No sétimo dia, é filtrada. O volume líquido resultante é ajustado para 10 litros. O fermento está então pronto para uso — você pode regar as mudas e os tomates adultos. Ao fertilizar os tomates adultos, adicione algumas gotas de iodo ao fermento.

Croutons de urtiga para tomates

Encha um balde com 1 parte de casca seca, 1 parte de urtiga triturada e água morna. Adicione um peso para evitar que o fermento flutue. Feche bem o balde com uma tampa e deixe fermentar. O kvass feito com pão seco e urtigas estará pronto em uma semana.

Observação!

A polpa restante do processo de fermentação não é descartada. Ela é colocada na composteira.

O líquido é coado. Possui alta concentração de nutrientes, por isso é utilizado diluído, adicionando-se 2 litros por balde de água. Os tomates são regados com o fermento de urtiga-pão durante o período de frutificação.Pão de urtiga para tomates

Pão seco com verbasco

Durante o período de crescimento ativo dos tomates, utilize uma infusão de verbasco, feno e pão amanhecido. O líquido resultante é nutritivo e ajuda os tomates a crescerem vigorosamente. Para um balde, utilize:

  • 3 kg de verbasco;
  • 2 kg de biscoitos;
  • Adicione feno até preencher o volume restante.

A mistura é vertida em água morna e deixada em infusão por duas semanas. Quando o processo de fermentação terminar, o líquido é coado e usado para fertilizar os tomates, adicionando 1 litro por balde de água. Use ½ litro de fertilizante por planta.

Como fertilizar tomates

Fertilize as mudas jovens com uma infusão de farinha de rosca, combinada com a rega, duas vezes por semana. A fertilização começa duas semanas após o transplante e termina antes do transplante para o local definitivo.

Utilize uma cultura inicial feita com 1 kg de farinha de rosca e 5 litros de água. Deixe em infusão por 2 dias. Adicione no máximo 1 litro à água de irrigação (8 litros). Graças a esse fertilizante, as mudas de tomate estarão completamente prontas para o transplante e se adaptarão rapidamente ao local definitivo.

Diagrama detalhado da introdução de nutrientes

Fertilize com uma infusão de farinha de rosca depois que as mudas estiverem completamente enraizadas. Após pelo menos duas semanas do transplante, fertilize com uma solução de farinha de rosca. O estabelecimento das mudas é evidente pela cor da parte aérea e das novas folhas.Esquema de aplicação de fertilizantes

Despeje 1 xícara de água sob cada arbusto; essa quantidade é suficiente para uma planta jovem. O fertilizante de raízes deve ser aplicado à noite, após as mudas serem bem regadas. Em solos pobres, aplique fertilizante de casca de pão uma vez a cada 10 dias, combinando a adubação com a rega, usando 1 litro por planta.

Os tomates cultivados em solo fértil, fertilizados no outono com superfosfato, nitrato de potássio e húmus, recebem mais duas adubações:

  1. Quando o primeiro conjunto de botões começar a se formar, prepare uma infusão de migalhas de pão secas com urtiga ou verbasco, diluindo-a em água na proporção de 1:10. Despeje 1 litro sob cada arbusto.
  2. Fertilize novamente após 2 semanas. Adicione 1 xícara de cinzas à infusão de biscoitos preparada (10 litros), mexa, deixe repousar por 12 horas e despeje de 1 a 2 litros por planta de tomate.

Conselhos de profissionais

Cultivadores experientes nunca usam infusão de pão para alimentar tomates doentes ou sem raízes. Jardineiros iniciantes podem achar essas dicas úteis:

  • Os tomates cultivados na sombra são regados com menos frequência e em menor quantidade;
  • Não adube os tomates no meio do dia se o tempo estiver ensolarado e quente;
  • O fermento natural é mais benéfico para tomates cultivados em solo alcalino;
  • Você precisa adicionar cinzas à massa fermentada de pão ralado, 1 copo por balde.

https://youtu.be/ZAHcjZPkVcU

Avaliações

Irina

Minha mãe me ensinou a usar farinha de rosca para alimentar os tomates. Os tomates dela eram sempre doces e deliciosos. Secamos o pão no inverno e, na primavera, quando transplantamos as mudas para o solo, o embebemos e colocamos em cada cova.

 

Tatiana

Este é o meu segundo ano cultivando tomates usando farinha de rosca. No primeiro ano, coloquei um punhado de farinha de rosca em cada cova, reguei e plantei as mudas na terra. Fiquei satisfeito com a colheita, tanto em quantidade quanto em tamanho e sabor. No segundo ano, além da farinha de rosca, adicionei um punhado de cinzas às covas. A colheita foi excelente.

 

colheita de tomates
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates