Por que os jardineiros se perguntam o que dar de alimento aos tomates cultivados em estufa duas semanas após o plantio? Porque o principal objetivo é obter uma boa colheita e frutos saborosos. Para isso, as plantas precisam de uma nutrição adequada e balanceada, e é aí que entra a adubação suplementar.
Os tomates pertencem à família das solanáceas. Caracterizam-se pela sua receptividade a qualquer tipo de fertilizante, seja no solo ou via foliar. No entanto, é importante compreender que qualquer aplicação ou pulverização deve ser feita com cuidado e parcimônia. Alimentar a planta em excesso será tão ineficaz quanto alimentá-la em falta. Você sabia? Tomates: as melhores variedades de porte baixo para terrenos abertos.?
Os melhores fertilizantes para tomates:
- Potássio. A falta de potássio pode retardar o crescimento do tomateiro. Ele desempenha um papel ativo na formação do caule. Se as folhas acumularem muito nitrogênio amoniacal devido à deficiência de potássio, elas começam a morrer.
- Fósforo. Devido à deficiência, os caules tornam-se quebradiços e murchos, adquirindo uma tonalidade roxa.
- Azoto. A deficiência resulta em má formação dos frutos.
Quando e como se candidatar
A primeira vez que você deve pensar em adubar tomates em estufa não é duas semanas após o plantio, mas imediatamente após o plantio das mudas. Adicione uma quantidade generosa de composto ou húmus nas covas e, em seguida, polvilhe tudo com cinzas. O composto (húmus) é rico em minerais e as cinzas enriquecem o solo com macronutrientes. Com esse adubo, os tomates começarão a crescer vigorosamente e a produzir frutos.
Interessante! Alguns jardineiros acreditam que não há necessidade de fertilizar os tomates depois de plantados. Eles insistem que a primeira adubação deve ser feita apenas 14 dias após o transplante para o local definitivo. No entanto, especialistas estão convencidos de que essa cautela pode prejudicar a planta.
Alimentação com chá verde
Quatorze dias após o plantio, você pode aplicar o segundo fertilizante. Use um fertilizante orgânico chamado "chá verde". É fácil de fazer em casa. Pegue ervas como urtiga, cavalinha, tanchagem e quaisquer ervas daninhas. Adicione um balde de verbasco líquido e 250 gramas de cinzas de madeira. Por favor, observe as informações. Como plantar tomates corretamente em uma estufa de policarbonato.
Conselho! Para cada 50 litros de água, utilize 5 quilos de ervas daninhas verdes picadas finamente. Adicione um balde de verbasco e 250 gramas de cinzas. Misture tudo e deixe descansar por alguns dias. Em seguida, complete o volume da mistura para 100 litros e regue cada arbusto com dois litros dessa mistura.
Fertilizantes minerais estimulam o crescimento da folhagem, enquanto fertilizantes orgânicos favorecem a floração. No entanto, caso não haja fertilizantes orgânicos disponíveis, qualquer fertilizante mineral complexo que você tenha à mão pode ser utilizado.
Fertilizantes minerais para adubação de cobertura após 14 dias (por dez litros de água):
- 25 g de nitrogênio;
- 40 g de fósforo;
- 15 gramas de fertilizante potássico;
Conselho! Despeje um litro da mistura resultante em cada planta.
A próxima adubação dos tomates deve ser feita após o início da floração. Dissolva uma colher de sopa de sulfato de potássio, 500 gramas de excrementos de pássaros e 500 gramas de verbasco líquido em dez litros de água. Use um litro e meio da solução por cova.
Conselho! Se não tiver acesso a fertilizante orgânico, você pode dissolver uma colher de sopa de nitrofósforo em um balde de água e fertilizar seus tomates durante a floração. Use um litro de solução por planta. Aliás, essa também é uma excelente maneira de prevenir a podridão dos tomates.
Outras situações em que aplicar fertilizante:
- Quando os ovários começarem a se formar, dilua 10 gramas de ácido bórico em dois litros de água de secagem. Despeje a mistura em 10 litros de água. Deixe a solução repousar por 24 horas e, em seguida, regue cada arbusto com um litro de água. Isso acelerará o amadurecimento e a formação dos frutos.
- A última adubação radicular é feita quando os arbustos começam a frutificar. Ela melhora o sabor final dos frutos vermelhos e também promove seu crescimento vigoroso. Duas colheres de sopa de superfosfato e uma colher de sopa de humato de sódio líquido são diluídas em dez litros de água.
Quando há falta de nutrientes
Os tomates, através de sua aparência vibrante e das mudanças em suas folhas e caules, fornecem informações sobre o que pode estar faltando neles durante a estação de crescimento.
Como determinar a deficiência:
- Há uma deficiência de fósforo. Os caules e a parte inferior das folhas estão ficando roxos. A planta precisa ser pulverizada com uma solução de superfosfato. Se feito corretamente, a cor roxa desaparecerá em 20 horas.
- Há uma deficiência de cálcio. As folhas estão começando a se enrolar para dentro. Os frutos estão começando a apodrecer na parte superior. É necessária adubação foliar com nitrato de cálcio.
- Deficiência de nitrogênio. Os arbustos apresentam uma tonalidade verde tênue, possivelmente amarelada, e estão atrofiados. A adubação foliar com chá de ervas ajudará, e você também pode pulverizar com uma solução fraca de ureia.
Estas são apenas informações gerais sobre Como alimentar tomates Em uma estufa, duas semanas após o plantio. Cada jardineiro terá seus próprios segredos e observações. Por exemplo, diferentes tipos de tomate podem exigir diferentes fertilizantes minerais ou orgânicos. Tudo isso também deve ser levado em consideração.

Fertilizar tomates com sal
Como fertilizar mudas de hortaliças com iodo regularmente
Quando e como semear mudas de tomate em março de 2024 – simples e acessível para iniciantes.
Catálogo de variedades de tomate preto