
Quando os tomates racham em uma estufa, todo jardineiro quer resolver o problema o mais rápido possível. Primeiro, é importante identificar a causa desse fenômeno desagradável. Às vezes, é causado por uma variedade escolhida incorretamente, outras vezes é uma questão de cuidado e, em outros casos, frutos rachados indicam uma infecção na planta.
Motivos pelos quais os tomates racham ao amadurecerem em estufa.
Os tomates rachados perdem seu apelo e valor comercial. Além disso, as rachaduras permitem a entrada de bactérias, poeira e vírus na fruta. Algumas razões pelas quais os tomates racham incluem:
- uma variedade com casca excessivamente fina;
- doenças;
- falta de umidade;
- mudanças bruscas de temperatura e umidade;
- Regar os tomates em excesso quando já começaram a ficar vermelhos ou em clima quente;
- Falta de nutrientes durante a formação do fruto.
Ao primeiro sinal de rachaduras, os tomates devem ser colhidos da planta e retirados da estufa. É importante usar esses frutos imediatamente (em saladas, pudim e outras conservas) — eles não devem ser armazenados.
Regando os arbustos
O cuidado com os tomates exige rega adequada. Fertilize o solo frequentemente, mas em pequenas quantidades. Regar com pouca frequência ou em excesso é especialmente prejudicial em climas quentes. As plantas absorvem toda a umidade, fazendo com que os frutos inchem mais rápido do que a casca consegue se desenvolver. Consequentemente, rachaduras se formam na superfície. Em climas quentes, regue as plantas à noite, a cada três dias. Durante o dia, certifique-se de ventilar a estufa.
Tanto os frutos maduros quanto os verdes podem rachar. Portanto, regue regularmente durante todas as fases de crescimento da planta.
Clima ideal na estufa
Estruturas de vidro e plástico podem ficar extremamente quentes no verão. As temperaturas em espaços fechados podem chegar a 50 graus Celsius. É importante evitar isso. Temperaturas excessivamente altas podem fazer com que as plantas murchem, inibir o desenvolvimento dos frutos e tornar a casca mais suscetível a rachaduras.
Para manter um microclima favorável, a estufa deve ser ventilada através da abertura de portas ou de aberturas em paredes opostas.
Em climas quentes, a estufa pode ser coberta com um tecido leve para evitar mudanças bruscas de temperatura entre o dia e a noite.
Fertilizantes, nutrientes
Para garantir um crescimento saudável e vigoroso das plantas, preste muita atenção à fertilização. Os suplementos de potássio e nitrogênio devem ser aplicados, de preferência em solução, a cada duas semanas.
Tanto o excesso quanto a deficiência de fertilizantes nitrogenados podem causar rachaduras nos frutos. No entanto, a maioria dos jardineiros concorda que as rachaduras nos tomates são causadas por fertilização insuficiente e falta de nutrientes essenciais.
Remoção de folhas, pinçamento e poda lateral.
Assim que um número suficiente de ovários se formar no arbusto, faça a poda apical para interromper o crescimento. Recomenda-se também remover prontamente os brotos laterais e o excesso de folhas. Esses procedimentos ajudam a direcionar os nutrientes principalmente para os frutos (a planta não desperdiça energia com o crescimento e desenvolvimento das folhas).
No entanto, alguns especialistas afirmam que beliscar e arrancar folhas promove o rachamento dos tomates. A umidade que deveria ir para as folhas ou caules é direcionada para os frutos, fazendo com que cresçam rapidamente. Portanto, não se deve remover mais do que três folhas da planta por semana.
Doenças do tomateiro
A doença fúngica Fusarium causa o ressecamento e rachaduras nas folhas dos tomates. O tratamento é feito com preparações específicas. Outras doenças que podem causar rachaduras incluem a requeima, a podridão e a pinta-preta.
Por que rachar tomates é perigoso?
Rachaduras na casca são desagradáveis à vista. Esses vegetais perdem sua aparência comercial. Mas o principal perigo é que elas abrem caminho para infecções e vírus. Na maioria das vezes, as rachaduras cicatrizam rapidamente com tecido marrom, e os tomates continuam a crescer e amadurecer. No entanto, a prevenção de rachaduras não deve ser negligenciada.
Como evitar que os tomates rachem – Prevenção
Seguir as práticas agrícolas adequadas ajuda a garantir uma colheita sem rachaduras. Recomendações principais:
- Ventile regularmente;
- Evite regar o solo e o ar em excesso;
- Fertilizar as plantações em tempo oportuno;
- belisque moderadamente os ramos laterais dos arbustos;
- É importante controlar a temperatura;
- Realizar a prevenção de doenças.
Os fertilizantes devem ser aplicados na forma de uma solução pouco concentrada.
Variedades de tomate resistentes a rachaduras
Muitas variedades são resistentes a rachaduras, mesmo em condições e microclimas instáveis. Variedades híbridas com polpa suculenta e casca muito fina são especialmente propensas a rachaduras. Variedades que não são propensas a rachaduras incluem:
- Favorito.
- Centauro.
- Vasilievna.
- Boêmia A.
- Grushovka.
- Mel rosa.
- Biscoitos champanhe.
- Vladimir F1.
- Rio Grande, etc.
Conselhos de especialistas
Especialistas recomendam selecionar cuidadosamente as variedades adequadas para o cultivo em sua região e seguir as seguintes regras:
- Limpe a estufa no outono, não deixe restos de plantas e realize a desinfecção;
- Plante batatas e outras solanáceas longe da estufa de tomates;
- Utilize produtos químicos para combater doenças estritamente de acordo com as instruções;
- Inspecione periodicamente os arbustos em busca de sinais de doenças ou deficiências de micronutrientes;
- Cubra o solo ao redor dos arbustos com grama cortada ou serragem.
https://youtu.be/8nQQPJmnLBA
Conclusão
Ao cultivar tomates, o objetivo é obter uma colheita saudável e bonita. É importante escolher a variedade certa, adequada ao seu clima e aos seus recursos. Além disso, não negligencie os cuidados preventivos e a manutenção adequada. Seguindo as recomendações básicas de rega e fertilização, você pode evitar que os tomates estourem.

Fertilizar tomates com sal
Como fertilizar mudas de hortaliças com iodo regularmente
Quando e como semear mudas de tomate em março de 2024 – simples e acessível para iniciantes.
Catálogo de variedades de tomate preto