
As galinhas são um dos melhores animais para a criação. Há séculos, as pessoas criam esses animais com sucesso, produzindo não apenas ovos, mas também carne saborosa e suculenta. Além disso, as galinhas também são utilizadas na indústria têxtil por causa de sua penugem.
Todo agricultor se esforça ao máximo para tornar as galinhas cada vez mais úteis para sua fazenda. E hoje, a ciência da criação atingiu um nível tão avançado que oferece ao mundo uma infinidade de raças dessas "amigas galinhas".
Vamos analisar as raças de galinhas de corte e de produção de ovos mais populares e identificar suas vantagens e desvantagens.
Descrição geral
Galinhas de corte e de postura são versáteis. Elas se destacam em sua função principal — a postura de ovos — e também são adequadas para abate e preparo de carne. Cada raça possui suas próprias características: aparência, produção de ovos, peso e requisitos de alojamento e cuidados adequados.
Mas, independentemente da raça específica, todas elas têm vantagens em comum que as destacam das demais:
- Essas galinhas são grandes, com corpo forte e músculos bem desenvolvidos. Seu peso normalmente varia de 4 a 6 kg.
- Devido ao seu grande peso, essas aves não conseguem voar por longos períodos, o que simplifica significativamente o processo de alimentação, cuidados e reprodução;
- A grande maioria dessas raças é muito resistente, tolerante a doenças comuns e também pouco exigente quanto à alimentação;
- Essas galinhas são frequentemente chamadas de galinhas "de uso geral", pois são ideais para pequenas propriedades rurais. Muitas dessas raças foram desenvolvidas por meio de cruzamentos.
Vantagens
Por que muitos agricultores preferem essas raças de galinhas? Vejamos suas principais vantagens:
- A vantagem mais significativa é a versatilidade. Essas galinhas não são de forma alguma inferiores às variedades poedeiras e, devido ao seu peso elevado, também são criadas para a produção de carcaças com boa quantidade de carne;
- Além disso, como mencionado anteriormente, essas raças não podem voar devido ao seu peso elevado. E, diferentemente das galinhas poedeiras, elas não são tão ativas. Esses fatores simplificam significativamente sua criação, em parte para proporcionar as condições de vida mais favoráveis.
- Outra vantagem é a sua rentabilidade. Elas não são exigentes em termos de condições de alojamento e alimentação. Assim, com um investimento mínimo, geram um lucro máximo;
- O rápido crescimento é outra vantagem significativa. Por exemplo, quando uma ninhada atinge um tamanho maior, os animais podem ser abatidos após apenas cinco meses;
- As galinhas, por outro lado, distinguem-se pela sua taxa de maturação acelerada. Elas também podem começar a chocar ovos após 5 a 6 meses, enquanto outras raças ainda estão apenas começando a se desenvolver;
- Um sistema imunológico forte e uma aparência atraente também as tornam lucrativas. Afinal, ninguém quer criar galinhas fracas e debilitadas que exigem condições de vida praticamente estéreis.
Imperfeições
Claro, depois de ler todas as vantagens, você pode pensar que essas aves são praticamente perfeitas. Mas, na realidade, nem tudo são flores. As raças de carne e ovos também têm algumas desvantagens.
Primeiramente, é importante considerar que muitas dessas galinhas demoram bastante para emplumar quando jovens. Portanto, elas exigem um período de observação muito mais longo e a criação de seus filhotes em estufas.
Em segundo lugar, apenas algumas galinhas são capazes de manter sua produtividade por um longo período. Seu período máximo de postura de ovos é de aproximadamente 2 a 3 anos.
Classificação das melhores raças de galinhas para carne e ovos
Muitos agricultores frequentemente enfrentam o problema de escolher uma raça específica de galinha, e isso não é surpreendente, já que hoje em dia existe uma enorme variedade de raças diferentes.
Mas, com base em avaliações, é possível classificar as aves mais comuns encontradas em fazendas. Vamos dar uma olhada nessas raças, aprender sobre suas características e determinar qual escolher para o seu quintal.
Top 1 Jubileu Kuchinskaya
A raça de galinha mais popular entre todas as galinhas de corte e ovos. Os criadores passaram quase várias centenas de anos desenvolvendo-a. Provavelmente, todos em nosso país conhecem essa ave.
O registro só ocorreu em 1990. Na época, esse evento representou um marco na indústria avícola, pois essa raça de frango era capaz de oferecer uma competição saudável às raças estrangeiras.
Os principais parâmetros do Jubileu de Kuchin:
- As penas são de um vermelho vivo, ligeiramente mais claras nas galinhas, com uma borda preta. O corpo é bastante forte e musculoso, sendo o peito, as costas e a barriga as partes mais desenvolvidas;
- As galinhas começam a botar ovos após 150 dias e, ao longo de um ano, podem produzir aproximadamente 250 ovos, cada um pesando entre 50 e 70 gramas. As cascas dos ovos são marrom-rosadas. As galinhas pesam até 3,5 kg e os galos até 4-5 kg.
- Essas aves são bastante calmas e convivem bem com outras raças. Elas cuidam bem dos seus filhotes e podem até mesmo oferecer abrigo para filhotes abandonados, se necessário.
- A raça é resistente ao frio, a doenças e tolera bem todas as condições climáticas. É considerada resistente à geada, sendo cultivada principalmente no norte da Rússia.
Top 2 Rhode Island
Esta ave foi trazida da América para nós. No entanto, também se tornou comum em nosso país. Hoje, essas galinhas são usadas por criadores para cruzamento com outras raças ou para criar novos cruzamentos.
A maior concentração dessas aves é observada em seu habitat natural, entre os agricultores americanos. No entanto, elas também podem ser encontradas aqui. Aqui estão as principais características de Rhode Island:
- A cor é vermelho-acastanhada, com um ligeiro tom chocolate. As penas são exuberantes e densas, protegendo o animal das condições climáticas adversas. Os pássaros jovens podem adquirir penas aos dois meses de idade;
- A raça não é exigente em termos de alimentação, mas tem um apetite maior;
- Os galos adultos pesam cerca de 3,5 kg e as galinhas podem chegar a 3 kg. Elas podem botar cerca de 230 ovos por ano;
- As galinhas da raça Rhode Island também são bastante calmas e amigáveis. No entanto, os galos podem apresentar comportamentos menos desejáveis. A agressividade costuma ser causada por colônias mal estruturadas ou por um galinheiro superlotado com outras raças de galinhas.
Os 3 melhores Hércules
Esta ave foi criada pelo Professor Bondarenko. Este renomado homem dedicou praticamente toda a sua vida a este empreendimento. Ele liderou a equipe de criação e esteve ativamente envolvido no desenvolvimento da raça Hércules.
Para atingir esse objetivo, os criadores utilizaram diversas raças estrangeiras e, após algumas décadas, obtiveram sucesso em 2000. A raça ganhou popularidade devido à sua imunidade aprimorada e resistência à geada.
Especificações:
- Os galos pesam até 5 kg, as galinhas até 4 kg. Estas últimas podem pôr cerca de 250 ovos por ano, cada um pesando entre 65 e 75 gramas;
- Além desses atributos, as galinhas Hércules têm uma aparência muito atraente. Elas vêm em uma variedade de cores. As mais bonitas são as aves azuladas, com penas brilhantes. Há também variedades douradas, listradas e preto e branco.
- Outra vantagem é o rápido crescimento. Os pássaros deixam o ninho entre 5 e 6 meses.
Os 4 melhores salmões de Zagorsk
Essa raça foi desenvolvida com a ajuda de cientistas russos em 1955. Ela se originou em Sergiev Posad. Hoje, é usada principalmente para desenvolver novas raças de frango de alto rendimento.
O que o torna diferente:
- As galinhas têm penas rosadas. Os galos são pretos e brancos, com um tom salmão;
- Um galo adulto pesa cerca de 3 kg, uma galinha – 2,5;
- As galinhas começam a botar ovos aos seis meses de idade. Os ovos são grandes, pesando entre 70 e 80 gramas cada. Elas podem botar cerca de 250 ovos por ano;
- Desde muito jovens, essas aves exibem diferenças sexuais claras. As fêmeas têm listras rosadas, enquanto os machos são mais escuros.
Top 5 Plymouth Rocks
A raça Plymouth Rock teve origem no século XIX, nos Estados Unidos. Naquela época, os criadores conseguiram desenvolver aquela que era possivelmente a raça de galinha mais produtiva, com desvantagens mínimas.
A principal característica distintiva da raça Plymouth Rock é a variedade de cores em sua plumagem. Por exemplo, galinhas com penas brancas põem ovos de melhor qualidade, enquanto galinhas com penas listradas são mais atraentes e decorativas.
Parâmetros:
- Elas podem pôr de 160 a 190 ovos de casca marrom por ano;
- Esses indivíduos têm um crescimento bastante rápido. Os filhotes emplumam muito mais rápido do que as raças descritas acima;
- O peso de um galo saudável varia entre 3 e 4 kg, enquanto as galinhas podem atingir um peso de até 3 kg;
- Sua principal vantagem é um instinto de chocar bem desenvolvido. São capazes de criar de duas a três gerações em uma única estação.
Top 6 Pushkinskaya
Muitos agricultores chamam essa raça de "caipira", pois são as galinhas mais comuns em granjas avícolas domésticas. Naturalmente, essa ave foi desenvolvida por nossos próprios criadores.
Os primeiros esforços de melhoramento genético foram realizados em 1976, durante a era soviética. No entanto, o verdadeiro sucesso só foi alcançado décadas depois. Assim, a raça Pushkinskaya só foi incluída no registro em 2005.
Características da raça:
- O mais importante é a capacidade de manter a produtividade por 5 a 7 anos. Além disso, as galinhas são capazes de botar cerca de 300 ovos por ano;
- Essas galinhas crescem e amadurecem em um ritmo moderado. Na idade adulta, elas pesam apenas modestos 3 kg.
- As galinhas Pushkin também são conhecidas por sua baixa necessidade de cuidados e alimentação. Os filhotes apresentam uma alta taxa de sobrevivência, chegando a 98%.
- Possuem coloração manchada, listrada, em preto e branco. Também são encontradas aves cinzentas e vermelhas.

O que dar de comer às galinhas poedeiras em casa durante o inverno.
Manutenção, cuidados e criação da raça de galinha Vorwerk
Descrição da raça de galinha Xin Xin Dian
Descrição da raça de galinha Yurlovskaya Golosistaya