Plantio de beterrabas para mudas de acordo com o calendário lunar: dias favoráveis ​​para 2021

Beterraba

É impossível imaginar uma horta sem beterrabas — este tubérculo é fácil de cultivar e contém muitos nutrientes. As beterrabas são cultivadas de diversas maneiras, mas na maioria das regiões da Rússia, utilizam-se mudas para garantir que tenham tempo de amadurecer. A melhor época para plantar beterrabas a partir de mudas em 2021, de acordo com o calendário lunar, varia conforme a região e a variedade.

Escolher a época certa para o plantio

Nas regiões sul e na zona central, o tubérculo é cultivado sem mudas. O clima ameno permite que as sementes sejam plantadas diretamente no solo preparado no outono, no final de abril, quando a temperatura atinge +10°C (50°F). Os primeiros brotos aparecem em 7 a 10 dias.

Em condições adversas, a cultura só amadurece quando cultivada a partir de mudas. Na região de Moscou, nos Montes Urais e na Sibéria, a semeadura da beterraba começa no final da primavera. Somente variedades de ciclo precoce e médio são utilizadas, e as mudas são transplantadas mais perto do verão, com material de cobertura à mão caso haja retorno de geadas.

Leia também

Plantio de mudas de Eustoma em 2021: uma tabela de dias favoráveis.
A eustoma é uma planta perene, mas na Rússia é cultivada como anual ou planta de interior, pois não sobrevive ao inverno ao ar livre. Para garantir a floração no verão, as sementes são semeadas…

 

A variedade da beterraba também influencia a época de plantio — elas têm diferentes taxas de maturação e tempo de conservação. Das muitas variedades cultivadas, três são as principais, cada uma com características específicas.

Tabela: Melhores variedades de beterraba

Visualizar Velocidade de maturação Variedades Peso médio, kg Prazo de validade

egípcio

Cedo

Bonel, Rapsódia, Delícia da Borgonha, Semente Única Russa

0,3

 

Ruim

Média

Oblato egípcio, incomparável

Bom

Bordéus

 

Média

Bordéus, Bagr bol, Khavskaya, Detroit, Mulato, Duas sementes, Inverno

0,2

 

Bom

Cedo

Babybit, Belushi, Bola Borgonha, Ação, Pablo

Ruim

Erfurt

Tarde

Cartola, Comandante, Borscht Russo, Foguete, Madame

0,35

Muito bom

As beterrabas de maturação precoce levam de 80 a 110 dias desde a germinação até a colheita, enquanto as variedades de meia estação levam de 110 a 130 dias. As variedades de maturação tardia amadurecem em 130 a 145 dias, razão pela qual são cultivadas principalmente no Sul.

Interessante!
Em regiões do país com verões curtos e frios, a beterraba é normalmente semeada antes do inverno, em outubro ou novembro. As sementes endurecem no solo frio e germinam gradualmente, ficando prontas para a colheita em meados da primavera.

No outono, o terreno para o cultivo de beterraba é limpo de detritos e ervas daninhas, e o solo é revolvido, adicionando-se simultaneamente matéria orgânica e minerais. As sementes devem primeiro germinar e depois serem plantadas em solo aberto, a uma profundidade de 3 a 4 cm. O espaçamento entre as mudas deve ser de pelo menos 8 cm, e as fileiras devem ser espaçadas a 15 cm de distância. As sementes são então cobertas com uma mistura de solo com matéria orgânica e areia, e regadas abundantemente.

A temperatura do ar não deve cair abaixo de 0°C (32°F) por 24 horas. Para proteger as beterrabas da geada, os canteiros são cobertos com filme plástico, uma camada de cobertura morta de polietileno ou neve. Na primavera, a cobertura é removida e a superfície do solo é afofada. Para garantir uma boa produção de raízes, os brotos fracos são arrancados.

As variedades de beterraba de inverno (Podzimnyaya, Polarnaya splosnutaya, Detroit, Red Ball, Khladostoykaya, Gaspadynya) são resistentes à geada, a doenças e ao espigamento. No entanto, esses tubérculos não têm uma longa vida útil — devem ser consumidos logo após a colheita.

Muitos jardineiros tentam trabalhar em seus jardins de acordo com as fases da lua. Trabalhar durante a lua nova e a lua cheia, bem como nas 12 horas anteriores e posteriores a essas datas, afetará negativamente as plantas — o cultivo de beterrabas não é recomendado durante esses períodos.

Tabela: Dias favoráveis ​​para o cultivo de beterraba em 2021

Mês Dias favoráveis Dias desfavoráveis
Marchar 1, 2, 3, 4, 7, 8, 17, 18, 29, 30, 31 12, 13, 14, 28
abril 3, 4, 5, 8, 9, 14, 28 11, 12, 13, 27
Poderia 1, 2, 5, 6, 7, 28, 29 10, 11, 12, 26
Junho 2, 3, 6, 7, 8, 25, 26, 29, 30 9, 10, 11, 24
outubro 12, 13, 21, 22, 26, 27 5, 6, 7, 20
novembro 2, 3, 8, 9, 22, 23, 24, 29, 30 4, 5, 6, 19

Para garantir mudas fortes, o ideal é plantar as sementes durante a lua minguante, em dias favoráveis ​​para a beterraba, pois essa fase favorece as raízes. Signos benéficos: Libra, Câncer, Áries e Touro.

Cultivo e cuidado

A planta prefere solo solto e neutro. Para mudas, você pode usar terra comprada em lojas ou preparar uma mistura de húmus, turfa, grama e areia na proporção de 4:2:2:1. Misture o solo resultante com cinzas de madeira na proporção de 1 xícara para cada 10 litros da mistura e, em seguida, vaporize-o por 60 minutos ou trate-o com um fungicida para desinfetar. A terra comprada em lojas não precisa de tratamento.

Interessante!
Culturas de raízes cultivadas a partir de mudas produzem uma colheita de 17 a 26 dias mais cedo do que aquelas cultivadas diretamente a partir de sementes. Além disso, as mudas não precisam de desbaste.

As sementes também devem ser tratadas com um agente antifúngico para prevenir doenças. É uma boa ideia deixá-las de molho em uma solução estimulante de crescimento por várias horas.

Leia também

Plantio de cebolas no outono, antes do inverno, na região de Leningrado em 2021, de acordo com o calendário lunar.
Plantar cebolas no outono, antes do inverno, é uma tarefa que exige atenção. O calendário lunar indica a melhor época para começar o plantio na região de Leningrado em 2021. Também é importante considerar…

 

Pousar

As beterrabas podem ser plantadas em vasos comunitários ou em copos individuais. Encha os vasos com terra preparada e plante as sementes pré-tratadas com 30 mm de distância entre si, cobrindo-as com uma camada de terra de pelo menos 10 mm. Em seguida, nivele as mudas e regue-as com água morna. Cubra os vasos com plástico ou vidro para criar um efeito estufa e deixe-os a uma temperatura de 18-20 °C para germinar.

Assim que os brotos surgirem, os recipientes devem ser transferidos para um ambiente com temperatura entre 14 e 16 °C para fortalecer as plantas jovens e evitar que fiquem estioladas. Regue as plantas jovens quando a camada superficial do solo estiver seca e fertilize-as com um fertilizante rico em nitrogênio a cada 10 a 14 dias.

Escolhendo

O transplante de beterrabas só é possível após o surgimento das folhas cotiledonares. Regue as plantas abundantemente para evitar danos ao sistema radicular durante o transplante. Adicione terra nova, umedecida com nitroammofoscina, a um recipiente maior e transfira as beterrabas, já com a terra. As plantas tendem a se esticar em direção à luz solar, portanto, de 5 a 7 dias após o transplante, recomenda-se transferi-las do ambiente interno aquecido para uma estufa fria, mantendo-as longe da luz solar direta durante os primeiros 7 a 10 dias.

Se a cultura for plantada em recipientes individuais, o replantio não é necessário. No entanto, como várias hastes emergem de uma única semente, será necessário realizar o desbaste.

Aterrissando no site

Assim que as mudas desenvolverem duas folhas verdadeiras, podem ser transplantadas para canteiros elevados. Isso geralmente é feito de meados de maio ao início de junho, em dias lunares favoráveis ​​ao plantio. No entanto, a temperatura ambiente diurna deve estar em torno de 10°C (50°F).

Os canteiros devem ser localizados em um local ensolarado. No outono, o solo deve ser enriquecido com matéria orgânica e minerais. A rotação de culturas também é importante: a beterraba cresce bem após:

  • batatas;
  • pepinos;
  • abóboras;
  • ervas e especiarias;
  • adubo verde.
Interessante!
Se você plantar beterrabas no mesmo local por vários anos seguidos ou depois de repolho, elas frequentemente adoecerão e produzirão uma colheita ruim, pois as pragas se acumularão.

As mudas são transferidas para o solo preparado juntamente com o torrão, aprofundando-as em 4-5 cm para evitar danos ao sistema radicular. O espaçamento entre as plantas deve ser de pelo menos 10 cm e o espaçamento entre os sulcos, de pelo menos 20 cm. Após o plantio, as beterrabas devem ser regadas diariamente até que as plantas estejam completamente estabelecidas. Posteriormente, a frequência de rega deve ser reduzida ao mínimo, pois o excesso de água pode favorecer o aparecimento da sarna.

O solo deve ser regularmente capinado e afofado para melhorar a aeração. Fertilizantes nitrogenados não devem ser aplicados, pois se acumulam na forma de nitratos durante a formação das raízes. As plantas necessitam de boro e sal iodado para aumentar a massa e a doçura.

Leia também

Datas de colheita da beterraba e da cenoura na região de Moscou
A colheita começa com a seleção das sementes, que são então plantadas no solo, e a plantação recebe cuidados constantes e adequados. A etapa mais esperada de toda essa correria na jardinagem é, sem dúvida, a colheita.

 

Tabela: Erros comuns no cultivo de beterrabas

Problema Causa Solução
As sementes não germinam.

O material de semente não foi pré-tratado.

Deixe as sementes de molho em um estimulador de crescimento e germine-as antes de plantar.

As mudas morrem depois de serem plantadas nos canteiros.

Temperatura do ar e do solo abaixo de +10°C

Plante as mudas somente depois que o risco de geada tiver passado.

A beterraba cresce muito lentamente, produzindo folhas em vez de raízes.

Falta de luz, água parada nas raízes, solo ácido

Os canteiros devem ser localizados acima do nível do terreno, em um local bem iluminado, para desoxidar o solo.

As pontas murcham, amarelam e ficam cobertas de manchas.

Deficiência de umidade ou de microelementos (nitrogênio, fósforo, potássio)

Normalizar o regime de rega e fertilização

Podridão do sistema radicular, deterioração da parte aérea

Desenvolvimento de fungos e bactérias

Tratamento preventivo contra doenças, cumprimento das regras de rotação de culturas

Para obter uma colheita abundante e saudável de beterrabas, é preciso escolher a variedade e o método de plantio corretos. Um bom local de cultivo e cuidados oportunos são essenciais para que as mudas prosperem, cresçam e se desenvolvam em um ritmo saudável.

Beterraba
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates