Entre a vasta variedade de flores da primavera, as tulipas ocupam um lugar especial. Quando as plantas abrem seus botões, o mundo parece completamente diferente: festivo, luminoso e renovado. Mas alcançar uma floração primaveril exuberante só é possível com práticas de jardinagem adequadas e o momento certo para o plantio.
É importante saber quando plantar tulipas na região de Moscou no outono de 2020 e quais fatores considerar. Jardineiros experientes podem determinar facilmente as épocas de plantio, levando em conta o clima, as condições meteorológicas e o tipo de solo. Os iniciantes precisarão dominar os detalhes, mas então os resultados certamente serão satisfatórios.
Plantio no outono: vantagens
Estão sendo plantadas tulipas. Primavera e outono. A desvantagem do plantio na primavera é a falta de florescimento naquele ano ou o atraso na abertura dos botões. Isso ocorre porque os bulbos perdem o período de frio durante o qual as flores acumulam nutrientes. Portanto, os jardineiros se adaptaram ao plantio de bulbos antes do inverno, obtendo florações abundantes e exuberantes na primavera.
Vantagens do plantio no outono:
- melhor adaptação das plantas;
- florescendo na primavera do próximo ano;
- a capacidade de acumular nutrientes nos bulbos;
- botões grandes;
- Longa floração na primavera.
Os floristas observam que as plantas plantadas na época certa criam raízes fortes, sobrevivem ao inverno e produzem flores exuberantes em abril e maio.
Características do clima da região de Moscou
Devido às condições climáticas, a região de Moscou e seus arredores são adequados para cultivo de plantaçõesA região apresenta invernos rigorosos e fortes nevascas, mas, no geral, a região de Moscou é adequada para o cultivo de tulipas.
Os verões são longos, embora nem sempre quentes. A tendência crescente do aquecimento global também afetou essas áreas, de modo que os invernos frequentemente apresentam degelos e bruscas oscilações de temperatura. Nessas condições, é necessário considerar a proteção adequada das plantas durante o inverno, utilizando cobertura adicional.
Escolher o momento certo
No plantio de outono Diversos fatores são levados em consideração. Primeiro, as plantas bulbosas precisam de aproximadamente 3 a 4 semanas para desenvolver um sistema radicular. Segundo, o momento do plantio é escolhido com base na previsão do tempo para a estação atual (final ou início do outono, geadas).
Use a temperatura do solo como guia: quando o solo esfriar para 6ºC…8ºC, plante os bulbos no canteiro. Temperaturas mais baixas retardam o crescimento e o desenvolvimento das tulipas, portanto, não é recomendável fazer experiências com elas.
Datas aproximadas para o plantio: de 20 a 25 de setembro a 15 a 20 de outubro. No entanto, as datas exatas são determinadas com base nas condições climáticas e no calendário lunar.
Recomendações para as fases da Lua (tabela por dia)
Um auxílio confiável para jardineiros experientes é o calendário lunar. As plantas são sensíveis aos ciclos da lua, e as plantas bulbosas não são exceção. As regras básicas do calendário lunar para tulipas são:
- Não é permitido o plantio nos dias de lua cheia e lua nova.
- O período mais adequado é a fase minguante da lua (além disso, os melhores dias são o primeiro ou o último do ciclo).
- Não é recomendável trabalhar durante a fase crescente da lua. Este período é adequado para plantas com partes aéreas comestíveis. Para plantas bulbosas, que armazenam nutrientes subterrâneos para uma floração abundante, a fase minguante da lua é a melhor época.
- As tulipas irão te encantar com suas flores vibrantes se você as plantar quando a Lua estiver no signo de Câncer, Peixes ou Escorpião.
| Mês | Dias favoráveis para o plantio de tulipas | Dias desfavoráveis |
| Agosto | 22-25, 28, 29 | 21 |
| Setembro | 1,2,3, 6-9, 18-25, 30 | 1,5, 14, 15, 27 |
| outubro | 10, 14, 15, 21, 23, 26, 31 | 16, 24, 25, 29-30 |
Armazenar os bolbos de tulipa depois de os desenterrar, antes do plantio.
Quando as tulipas terminam de florescer na primavera, os bulbos são desenterrados e armazenados. Para garantir material de plantio de alta qualidade, é importante armazenar os bulbos adequadamente após a colheita.
Preparação para armazenamento:
- Remova os botões murchos das plantas;
- Após cerca de 8 a 10 dias, as cabeças são cortadas;
- Quando as folhas ficarem completamente amarelas, corte os talos;
- Os bulbos são desenterrados e limpos da terra;
- Para desinfetar, mergulhe em uma solução rosa de permanganato de potássio (por 20 a 30 minutos);
- Seque ligeiramente em local sombreado (não ao sol);
- Calibre separando lâmpadas grandes de lâmpadas pequenas;
- Guarde em local escuro.
Condições recomendadas de temperatura e umidade:
- +20ºC (sem mudanças bruscas);
- Umidade – 68-70%.
Caixas ou recipientes perfurados são convenientes para armazenamento. Os bulbos são polvilhados com aparas de madeira ou serragem seca.
Plantio de Outono: Instruções Passo a Passo
Com a chegada do outono e o clima favorável, os bulbos são retirados e preparados para o plantio. O ideal é plantar os bulbos menores separadamente, com os maiores no centro do arranjo. A floração mais abundante ocorre com bulbos de tamanho médio.
Escolher um local
A planta prefere locais ensolarados. Ela não tolera umidade excessiva e áreas com lençol freático alto. Não é adequada para áreas baixas ou canteiros onde a neve se acumula por longos períodos na primavera.
As plantas prosperam em áreas elevadas com boa drenagem. Plante plantas bulbosas em áreas protegidas do vento, perto de anexos, perto da casa ou sob a sombra de árvores.
Preparo do solo
As tulipas são consideradas plantas de baixa manutenção. No entanto, flores vibrantes e abundantes só são possíveis quando os bulbos são plantados em solo fértil. Solo preto, rico em húmus e com pH neutro, é o mais adequado.
Solos ácidos e pesados não são adequados. Em solos ácidos, adiciona-se giz, cal hidratada ou farinha de dolomita. Solos pesados são corrigidos com areia grossa de rio e húmus.
Não é recomendável plantar em solos leves e arenosos. Para preparar o solo, adicione húmus, composto e grama previamente. Os fertilizantes incluem:
- cinzas de madeira (um litro por metro quadrado);
- nitrato de potássio.
Prepare o solo de 2 a 3 semanas antes do plantio dos bulbos, removendo ervas daninhas e revolvendo a terra. Não é recomendável plantar tulipas no mesmo local todos os anos; é melhor fazer o rodízio de plantio. Isso ajuda a prevenir infecções e contaminação dos bulbos.
Preparação do material de plantio
Antes do plantio, os bulbos são calibrados novamente. O material de plantio é inspecionado e quaisquer bulbos secos ou apodrecidos são removidos. Bulbos de tamanho médio são adequados para o plantio.
Remova cuidadosamente as cascas e mergulhe-as em um estimulante de crescimento (como solução de Epin ou aloe vera). Caso as plantas não tenham sido desinfetadas após a colheita, recomenda-se desinfetá-las com uma solução de permanganato de potássio ou qualquer fungicida adequado.
Também utilizado para desinfecção:
- Preparação do Vitaros (deixar de molho por meia hora);
- Fundazol (conforme as instruções).
Plano de pouso
Ao calibrar os bulbos, separe-os em grandes, médios e pequenos. Isso é importante para determinar a profundidade de plantio. A regra básica é plantar os bulbos a uma profundidade três vezes maior que seu diâmetro. Por exemplo, se o bulbo tiver 3 cm de diâmetro, plante-o a uma profundidade de no máximo 8 a 9 cm.
Em solos pesados, plante um pouco mais acima; em solos leves, plante mais fundo (aproximadamente com o mesmo diâmetro da tulipa). O plantio correto determina a sobrevivência das tulipas no inverno. Se a planta não for plantada suficientemente fundo, há um alto risco de congelamento. Plantar muito fundo atrasará a floração na primavera.
Ao plantar, observe as seguintes distâncias entre as plantas:
- Para frações grandes, mantém-se um valor entre 10 e 12 cm;
- Para tamanhos médios, até 6-8 cm.
Os bulbilhos são plantados com frequência, geralmente em canteiros separados para cultivo posterior. Deixe 25-30 cm entre as fileiras. Ao plantar em padrão escalonado, espace-os de 10-12 cm. Os bulbilhos são plantados em profundidade, com a base voltada para baixo, sem pressionar, e cobertos com terra por cima, compactando-os levemente.
Cuidados pós-plantio
Os cuidados adicionais são simples e incluem a inspeção das plantas, a irrigação (se a precipitação for baixa) e a cobertura morta. Imediatamente após o plantio, recomenda-se cobrir o canteiro com cobertura morta.
- canudo;
- Folhas mortas (use folhas caídas limpas, sem mofo ou sinais de apodrecimento);
- serragem;
- migalhas de turfa.
Uma camada de 4 a 6 cm de espessura protege as plantas do congelamento e retém a umidade e os nutrientes necessários para os bulbos. Após a queda de neve, os canteiros ficam cobertos por um "manto" de neve.
Um dos desafios é proteger as tulipas dos roedores. Sem proteção, os ratos podem, por vezes, consumir canteiros inteiros em algumas áreas. Por isso, plantam-se narcisos perto das tulipas (os roedores não gostam do seu perfume) e o material de plantio é desinfetado com uma solução de querosene. Esse cheiro é inofensivo para as flores, mas os ratos evitam áreas com odores fortes.
Além do querosene, são utilizados os seguintes produtos:
- Mistura de pimenta (adicionada ao solo no canteiro de flores);
- Pomada de Vishnevsky (usada para tratar bulbos);
- Recipientes de tela. As tulipas são plantadas neles antes do inverno. Os bulbos, protegidos por essa "armadura", ficam protegidos de forma confiável contra ratos.
Dicas para floristas
Conseguir canteiros floridos e exuberantes na primavera não é tarefa fácil. As tulipas não são particularmente exigentes, mas é importante conhecer técnicas básicas de jardinagem. Além disso, todo jardineiro tem alguns "segredos" em seu arsenal. Aqui estão algumas dicas úteis:
- Ao armazenar bulbos após a escavação até o plantio no outono, é importante manter uma temperatura estável. Caso contrário, o material de plantio secará ou apodrecerá.
- Mude o local de plantio todos os anos. Só assim as tulipas não murcharão e encantarão você com suas flores vibrantes;
- Durante a estação de crescimento, as plantas são alimentadas com fertilizantes de potássio e fósforo. Formulações complexas contendo nutrientes essenciais e micronutrientes são adequadas.
- Evite plantar tulipas em terrenos baixos.
Seguindo práticas simples de jardinagem e garantindo as épocas certas de plantio no outono, até mesmo jardineiros iniciantes terão canteiros de tulipas vibrantes e exuberantes na primavera. Os resultados vêm com a experiência, e as dificuldades diminuirão a cada temporada.

Peculiaridades do cultivo forçado de tulipas no inverno
É possível comer tulipas? Um prato inusitado feito com tulipas.
Como e onde armazenar bulbos de tulipa no inverno.
Como plantar tulipas corretamente no inverno