Como obter sua primeira colheita de endro em 3 horas

Aneto

Guarda-chuva de endroÉ ótimo ter endro fresco na mesa todos os dias; sua mera aparência já abre o apetite. Mas nem todos conseguem cultivar essa planta anual aromática em seus jardins. Muitos jardineiros não sabem como semear as sementes corretamente para garantir uma colheita saudável.

Semeamos endro antes do inverno.

endro jovemA semeadura de inverno é a maneira mais fácil e confiável de obter verduras precoces. Primeiro, escolha um bom local para o canteiro. Ele deve receber bastante sol no verão e acumular neve no inverno.

O solo deve ser revolvido a uma profundidade suficiente (25 cm) e deve-se adicionar húmus ou composto. Pelo menos meio balde de matéria orgânica deve ser adicionado por cada 1 m² de canteiro. Se o solo for ácido (pH < 5,5), adicione farinha de dolomita (350 a 500 g/m²), giz (100 a 300 g/m²) ou cinzas (200 g/m²).

Importante!

Ao semear no inverno, não deixe as sementes de molho; semeie-as secas.

Semeie o canteiro preparado duas semanas antes da chegada das geadas. A embalagem das sementes especifica a taxa de aplicação por metro quadrado; aumente-a em pelo menos 25%. Os sulcos devem ser espaçados a 15 cm e cobertos com uma camada de 3 a 4 cm. Se os invernos forem de pouca neve, cubra o canteiro com cobertura morta.

Assim que a neve derrete na primavera, a cobertura morta é removida. Quando o solo aquece a 5°C, as sementes começam a germinar. As mudas jovens não são afetadas por ondas de frio. As sementes passam por estratificação natural durante o inverno, germinando de maneira uniforme.

Endro em estufa

endro em estufaO endro pode ser semeado em estufa de carbonato no final do inverno. Prepare o solo no outono. Remova quaisquer raízes restantes, cave, adicione composto e nivele a superfície com um ancinho. Encha sacos ou baldes com uma mistura de terra de jardim e composto; isso será útil na primavera. Armazene na estufa ou leve os sacos para um galpão aquecido.

No inverno, traga neve para a estufa, cobrindo toda a superfície do canteiro. Semeie em fevereiro. Espalhe as sementes aleatoriamente e cubra com 5 a 7 cm de neve. Quando chegar a primavera, a neve derreterá, umedecendo bem o solo. Cubra a superfície do canteiro com a terra preparada no outono (2 a 3 cm).

Importante!

Regue o canteiro regularmente antes e depois do surgimento das mudas.

Cubra as mudas com filme plástico para reduzir a evaporação da umidade e acelerar a germinação. As sementes começarão a brotar quando o solo atingir 4-5°C. Se a estufa for eletrificada, você pode acelerar a germinação usando lâmpadas infravermelhas. Nesse caso, você poderá colher a primeira safra de hortaliças em apenas 2 a 3 semanas.

Nós borbulhamos as sementes

AnetoAs sementes de endro demoram a germinar devido à alta concentração de óleos essenciais na casca. Para acelerar a germinação, muitos jardineiros as deixam de molho em água quente, secam-nas e depois as semeiam. Os brotos verdes aparecem em 7 a 10 dias.

A borbulhação das sementes acelera a germinação em quase duas vezes, com brotos surgindo de 5 a 7 dias após o plantio. O processo consiste em expor as sementes à água e ao oxigênio. Os seguintes passos são necessários para o tratamento:

  • água;
  • pote;
  • compressor (aquário);
  • ponta do compressor.

As sementes são colocadas em um frasco e cobertas com água à temperatura ambiente. O difusor com compressor é inserido no frasco, o compressor é ajustado e ligado. As bolhas de ar enriquecem a água com oxigênio, extraindo os óleos essenciais das sementes de endro. O tratamento dura de 12 a 20 horas.

Coloque as sementes sobre um pano de algodão, deixe-as secar um pouco e então comece o plantio. Na primavera, a primeira semeadura é feita por volta de 10 a 15 de abril. O solo deve estar aquecido a 5-7°C na época do plantio. Faça sulcos com 15-20 cm de distância entre si e regue abundantemente. Cubra as sementes com terra de jardim misturada com húmus (1:1) ou composto.

Importante!

O endro não precisa de fertilizantes minerais se for adicionada matéria orgânica (composto, húmus, turfa) ao solo.

O canteiro é coberto com plástico para evitar que o solo seque e, após o surgimento dos primeiros brotos, o plástico é removido. Cuidar do endro é bastante simples:

  • rega;
  • capina;
  • afrouxando os espaços entre as fileiras.

Regue com frequência; se o solo estiver constantemente úmido e não secar, as folhas ficarão mais viçosas e a produção por unidade de área será maior. Ressemeie após 2 a 3 semanas. O endro pode ser semeado várias vezes durante a estação. A semeadura em agosto pode ser usada para congelamento no inverno.

Como semear endro no verão − conselhos de um jardineiro experiente

Verduras no jardimA melhor época para plantar endro é no início da primavera. O solo está úmido após o inverno, então a germinação é rápida e fácil, exigindo cuidados mínimos. No verão, os canteiros são limpos após as primeiras colheitas, mas o calor chega e o solo seca.

O endro plantado em solo quente germina mal, produzindo brotos fracos e esparsos. Existe uma solução: estratificação. Para isso, você precisará de:

  • areia ½ balde;
  • endro (sementes) 1 frasco de 1 litro;
  • água.

As sementes devem ser misturadas uniformemente com areia e regadas. A areia deve estar moderadamente úmida, sem pingar. Coloque o balde na sombra e, após 4 dias, mexa o conteúdo e regue. Após 3 a 4 dias, quando as sementes germinarem, comece o plantio.

Importante!

O endro germina mais rapidamente se o canteiro for coberto com agrofibra e esta não for removida durante a rega.

Semeie em sulcos profundos (5 cm de profundidade), com 20 cm de distância entre eles. Faça os sulcos com uma enxada. Semeie as sementes em grande quantidade, cobrindo-as com uma camada de terra de 4 a 5 cm, e regue abundantemente. Jardineiros frequentemente cometem o erro de cobrir as sementes de endro com uma camada fina de 10 a 20 mm. Em clima quente, o solo seca imediatamente após a rega, resultando em mudas esparsas e fracas.

Cultivando endro na varanda.

Cultivando endro na varanda.Você pode cultivar endro para usar como verdura sem precisar de um jardim. Uma janela, varanda ou sacada são ótimos lugares para colocar um vaso de ervas. Tudo o que você precisa para cultivar endro pode ser comprado em uma loja de jardinagem.

  • recipiente de plástico;
  • Solo universal para hortaliças;
  • estimulador de crescimento;
  • sementes.

Compre diversas variedades de endro com diferentes épocas de maturação (precoce, média e tardia). Cada variedade pode ser plantada em um vaso separado. Trate as sementes com um estimulante de crescimento antes do plantio. O processo de tratamento está descrito nas instruções.

Encha as caixas com terra e água. Espalhe as sementes uniformemente sobre a superfície da terra, cobrindo-as com uma camada de 1 a 2 cm. Umedeça a camada superior da terra com um borrifador e cubra as caixas com filme plástico. Mantenha a terra úmida regularmente até que as mudas germinem.

Colheita e processamento do endro

As plantas jovens, com 5 a 7 cm de altura, são usadas para congelamento. A colheita é feita seletivamente, cortando plantas individuais ou a planta inteira de endro de uma só vez. Neste último caso, o canteiro pode ser usado para replantio. O endro pode ser seco ou congelado. O endro congelado contém mais vitaminas do que o seco.

Não há problema em querer cultivar ervas frescas, mesmo sem experiência. O segredo é escolher uma boa variedade e preparar o solo adequadamente. As variedades de endro Gribovsky, Umbrella, Amazon, Richelieu e Alligator receberam avaliações positivas.

Guarda-chuva de endro
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates