Remédios caseiros comprovados para combater lesmas no jardim.

Doenças e pragas

A lesma come

Se as lesmas estão se multiplicando rapidamente em seu jardim ou casa de campo, você deve tomar medidas imediatas de controle ou erradicação, caso contrário, não haverá chance de salvar sua colheita. Você não conseguirá erradicá-las completamente, pois elas migram facilmente de terrenos e jardins vizinhos. Muitos métodos diferentes foram desenvolvidos para controlar esses moluscos, e recomendamos que você se familiarize com alguns deles.

Razões pelas quais as lesmas aparecem no jardim

lesma

Em condições naturais, o desenvolvimento das lesmas é limitado por fatores climáticos, doenças e inimigos naturais.

Eles podem chegar à casa de veraneio das seguintes maneiras e pelos seguintes motivos:

  • juntamente com mudas de plantas cultivadas;
  • solo não cultivado;
  • Há muitas folhas caídas no local.
Você sabia?

As lesmas põem ovos antes do inverno. É importante lembrar disso e tomar as medidas adequadas para evitar que sua população aumente na primavera.

Sinais de infestação por lesmas

A lesma está rastejando.

A lesma é parente próxima do caracol, mas, ao contrário deste, não possui concha. É uma praga bastante comum em hortaliças e frutas na Rússia. O molusco se move sobre a superfície do solo contraindo seus músculos. É possível perceber sua presença como um vizinho indesejado ao observar folhas roídas em hortaliças ou buracos em tubérculos, frutas e raízes.

O corpo da praga é coberto por um muco líquido por todos os lados, deixando um rastro brilhante enquanto se move pelo chão. A cabeça do molusco possui tentáculos semelhantes a chifres, que também contêm seus olhos. A lesma tem um apetite voraz. Com sua boca em forma de foice e língua repleta de pequenos dentes, o molusco raspa o alimento de qualquer superfície.

A lesma é polífaga e se alimenta de quase todas as culturas de jardim e horticultura, incluindo as seguintes:

  • tomates;
  • plantações verdes;
  • repolho;
  • pepinos;
  • quaisquer bagas;
  • Plantas com flores.
Atenção!

A alta umidade e a temperatura do ar não muito elevada contribuem para a rápida reprodução das lesmas.

Em anos caracterizados por seca, o número de lesmas diminui significativamente. Os moluscos produzem poucos descendentes, comem menos e, portanto, causam pouco dano às plantações. Durante períodos desfavoráveis, as lesmas se envolvem em um casulo e aguardam o bom tempo.

Durante os períodos chuvosos, as lesmas ficam especialmente ativas. Ao se deslocarem pela área, podem transferir patógenos de plantas doentes para plantas saudáveis.

Danos causados ​​por lesmas

danos causados ​​por lesmas

Esses são parasitas de plantas muito sérios. Durante o dia, quando está quente e seco, eles se escondem em áreas frescas e úmidas do jardim. À noite, após o orvalho, ou durante períodos de chuva, as lesmas se aventuram nas hortas e começam a se alimentar das folhas das plantas cultivadas e das colheitas em amadurecimento.

Na maioria das vezes, as lesmas preferem se alimentar de frutas, hortaliças e plantas ornamentais, afetando todas as partes vegetativas.

Importante!

Uma planta sem folhas perde a capacidade de realizar fotossíntese; sem flores comidas, os frutos não se formam; e os frutos comidos por moluscos e manchados de muco perdem qualidade.

Combater lesmas no jardim

A maioria dos jardineiros amadores tenta combater essas pragas sem usar produtos químicos. Existem muitos métodos desse tipo.

Métodos tradicionais

repelente de lesmas

Remédios caseiros foram testados, são altamente eficazes e completamente inofensivos para animais de sangue quente e plantas. Muitos desses remédios sequer prejudicam os moluscos, apenas os repelem das suas plantas.

Os remédios caseiros devem ser usados ​​preferencialmente em conjunto com medidas preventivas, tais como:

  • afrouxando o solo;
  • capina,
  • desbaste,
  • Remover ervas daninhas e restos de plantas da área.

Combater esses moluscos nos canteiros do jardim com remédios caseiros certamente levará à expulsão desses parasitas.

Métodos mecânicos

armadilha

A ideia é criar diversas barreiras para os moluscos migratórios. Essas barreiras podem assumir as seguintes formas:

  1. Calhas de plástico especiais são instaladas ao longo das bordas dos canteiros. Essas calhas são preenchidas com água, criando uma barreira impenetrável para essas pragas.
  2. Materiais secos e volumosos (cascalho, conchas de caracol trituradas ou cascas de ovos trituradas) são repugnantes para esses parasitas, por isso são usados ​​para preencher os espaços entre as fileiras.
  3. Uma substância especial e ecológica. Funciona com um princípio semelhante ao da opção anterior. O material, chamado Slug Stoppa Granules, é colocado entre as plantas e atua durante todo o verão. Os grânulos absorvem a umidade e o muco, ressecando a superfície dos moluscos e impedindo sua movimentação.
  4. Bordas de plástico. Possuem uma borda curva que as fixa ao solo próximo às plantas, impedindo que pragas se aproximem.
  5. Armadilhas especiais. São simples tigelas protegidas por um guarda-chuva. A armadilha é posicionada de forma que a entrada fique ao nível do solo. A tigela é preenchida com cerveja ou suco natural. O cheiro agradável atrai as lesmas, e o guarda-chuva impede que gotas de chuva e detritos entrem.
  6. Plantar hortaliças em canteiros elevados e amarrá-las a treliças no momento certo também ajudará a reduzir os danos causados ​​por pragas.
Atenção!

Ao entardecer ou imediatamente após a precipitação, as lesmas podem ser facilmente recolhidas à mão e depois dadas às galinhas domésticas.

Método elétrico

Lojas especializadas vendem fita de cobre autoadesiva da marca Shocka. Quando os moluscos entram em contato com esse dispositivo, recebem um pequeno choque elétrico, que os deixa atordoados. Isso os impede de rastejar novamente nas mesmas áreas.

Uso de produtos químicos

pulverização

Em casos excepcionais, utilizam-se produtos químicos. Empresas comerciais oferecem grânulos chamados "Groza" e "Meta". Eles atraem e matam lesmas em jardins com eficácia. A desvantagem desses produtos é a sua alta toxicidade. Se algum desses produtos entrar em contato com o sistema digestivo ou respiratório humano, podem ocorrer sérios problemas de saúde.

O tratamento de plantas e solo com uma solução de sulfato ferroso a 1% é bastante eficaz contra essas pragas. Comparada a tratamentos anteriores, essa solução é menos tóxica.

Utilização de agentes biológicos

lesma

Existem parasitas microscópicos de lesmas na natureza, que são usados ​​com sucesso contra esses moluscos. Basta adquirir o nematóide Phasmarhabditis hermaphroditidis (nome comercial Nemaslug), que parasita as lesmas e as mata.

Este produto biológico pode ser utilizado durante a estação quente, quando a temperatura do solo ultrapassa os 5 graus Celsius. Apresenta excelente eficácia em condições de elevada humidade do ar e do solo.

A utilização deste método para influenciar lesmas apresenta diversas vantagens tangíveis:

  • duração da ação;
  • alto desempenho;
  • Segurança para pessoas e plantas;
  • facilidade de uso.

A solução microbiana deve ser diluída em água e aplicada nas plantas afetadas pelas lesmas. Os parasitas morrerão em 6 a 8 dias. Um tratamento costuma ser suficiente por 45 dias. Após esse período, o tratamento pode ser repetido.

As desvantagens deste remédio são as seguintes:

  • O medicamento permanece válido por 1 mês;
  • O produto deve ser armazenado na geladeira antes do uso.

Inimigos naturais

corvo

Os inimigos naturais das lesmas também ajudam os humanos a combatê-las. Elas são avidamente devoradas por:

  • gralhas;
  • ouriços;
  • corvos;
  • rãs;
  • estorninhos;
  • aves.

Essas aves podem reduzir significativamente a população de lesmas na sua região.

Plantas

alecrim

Existem plantas na natureza que não toleram lesmas e tentam ficar longe delas. As mais comuns incluem as seguintes espécies:

  • alecrim;
  • alho;
  • louro;
  • lavanda;
  • sábio;
  • tomilho;
  • mostarda.

Se você as cultivar ao longo da borda dos canteiros, poderá aproveitar a colheita.

Você pode preparar infusões com cebola, alho ou mostarda e pulverizá-las em plantações de frutas vermelhas e hortaliças. Isso repelirá a praga.

Conselho!

Crie um pequeno lago no seu quintal, deixe uma pequena área de terra sem cultivar e pendure algumas casinhas de pássaros. Isso criará um refúgio para rãs, estorninhos e ouriços, que darão conta do problema das lesmas.

Destruir um inimigo tão astuto quanto uma lesma não é tarefa fácil. Requer uma abordagem abrangente, empregando uma variedade de opções e meios.

Como controlar lesmas no repolho

repolho mordido

A cultura preferida das lesmas é o repolho, e é justamente nessa cultura que elas causam os maiores danos. As folhas tenras e suculentas do repolho são um verdadeiro deleite para o molusco, que pode destruir completamente a plantação.

O uso de produtos químicos contra essas pragas é altamente indesejável. Em vez disso, opte por um remédio caseiro. Abaixo estão os métodos e produtos que jardineiros experientes usam para exterminar lesmas.

Pulverização

pulverização

Recomenda-se pulverizar a couve contra lesmas com os seguintes compostos:

  1. Água quente. A couve tolera facilmente água a 55 graus Celsius (131 graus Fahrenheit) sem sofrer danos, mas as lesmas começam a morrer quando expostas à água a 40 graus Celsius (104 graus Fahrenheit). Este método baseia-se nessa diferença de temperatura. Se houver moluscos visíveis nas folhas, aqueça a água a 45 graus Celsius (113 graus Fahrenheit) e borrife. As lesmas que morreram após a exposição à água quente devem ser removidas manualmente das folhas.
  2. Café instantâneo. Este produto é um excelente exterminador de lesmas. Após o contato com a cafeína, as lesmas adultas ficam inativas e as jovens morrem. Para pulverizar, dissolva duas porções de café em pó em 200 ml de água e, em seguida, pulverize o repolho. Ao sentirem o cheiro do café, as lesmas recuarão.
  3. Solução salina. Às vezes, você pode usar uma solução fraca de sal comum. Para isso, dissolva 100 g de cristais em 10 litros de água.
  4. Infusões de ervas individuais.Essas pragas vorazes também não toleram o cheiro de certas ervas, como:
    • calêndula;
    • todos os tipos de absinto;
    • tabaco;
    • folhas de nogueira.

Armadilhas

armadilha para lesmas

Durante o dia, os parasitas procuram refúgio do calor e do sol insuportável em meio à vegetação densa ou sob pedras. Para capturá-los, você pode fazer suas próprias armadilhas. Os seguintes materiais são adequados:

  • restos de madeira;
  • detritos de ardósia;
  • tecido áspero;
  • feltro para telhados;
  • outras coisas inúteis.

Após escolher um local limpo, molhe-o bem com água e coloque o material preparado. O tecido deve ser previamente umedecido. Depois de alguns dias, lesmas aparecerão sob o material. Recolha-as e dê-as às galinhas, deixando o dispositivo continuar capturando os parasitas.

Uma armadilha interessante pode ser feita com uma garrafa de plástico. Amasse as laterais e encha-a com um líquido atrativo:

  • mel;
  • suco;
  • cerveja.

Em seguida, coloque a garrafa deitada entre as plantas de repolho. Coloque uma pedra em cima para fixá-la. Ao sentirem o cheiro, as lesmas entrarão na garrafa e não conseguirão escapar. As armadilhas devem ser inspecionadas diariamente e reabastecidas com o líquido.

Iscas

isca para lesmas

Outra forma de eliminar lesmas é colocar iscas no seu jardim. Cascas de toranja ou de melancia são usadas para criar essas iscas. Prepare-as da seguinte maneira:

  • corte a fruta ao meio;
  • extrair a polpa dele;
  • É feito um furo no meio da casca.

Essas cascas de frutas são distribuídas com a parte cortada para baixo sobre os canteiros de hortaliças à noite. Ao sentirem o aroma da fruta, as lesmas se reúnem sob as cascas e descansam ali. Basta passar por cima das áreas com isca pela manhã e eliminar os parasitas.

Combater os remédios caseiros

lesma

Como já mencionamos, os remédios caseiros têm se mostrado os mais eficazes no combate a esses moluscos. Eles não deixam resíduos de pesticidas nos vegetais. Além disso, são muito acessíveis e sempre fáceis de encontrar. Abaixo, apresentamos os remédios caseiros mais eficazes.

  1. Cinzas de madeira. Jardineiros experientes utilizam cinzas com frequência para repor os nutrientes das plantas e repelir diversas pragas. Espalhar cinzas entre as fileiras mantém as lesmas a uma distância segura dos canteiros de hortaliças. Isso ocorre porque o material adere aos corpos escorregadios das lesmas, impedindo-as de se moverem livremente. Essas medidas de proteção devem ser realizadas à noite, nas áreas onde as pragas costumam circular. Para aumentar a eficácia, misture as cinzas com uma quantidade igual de pó de tabaco ou cal.
  2. Sal. O sal de cozinha também é uma excelente arma contra todos os tipos de lesmas. O uso deste produto em hortaliças e canteiros de flores pode levar à salinização do solo. No entanto, o sal pode ser usado com segurança em composteiras, onde as lesmas costumam se alojar. Polvilhar generosamente sal nos rastros de lesmas deixados na composteira expulsará rapidamente essas pragas vorazes. Para evitar que os cristais de sal se dissolvam, use este método após o pôr do sol e em tempo seco.
  3. Refrigerante. O bicarbonato de sódio, ou bicarbonato de sódio comum, é frequentemente usado por horticultores contra lesmas. Em vez de bicarbonato de sódio, o carbonato de sódio (barrilha) pode ser usado com igual eficácia.
  4. Vinagre. Os produtores de hortaliças costumam usar ácido acético para combater esses parasitas. Para preparar uma solução, você precisará de 10 litros de água e 65 ml de vinagre a 9%. Borrife a solução nas folhas e aplique-a nas áreas onde as pragas estão concentradas. A frequência desses tratamentos deve ser limitada, pois são prejudiciais à plantação.
  5. Mostarda. O pó de mostarda é inofensivo para as plantas, mas certamente mata moluscos. Portanto, essa substância de origem vegetal é amplamente utilizada contra lesmas.fazendo mostarda
  6. Amônia. Jardineiros experientes costumam recorrer a esse remédio por ser muito eficaz. No entanto, ao aplicar amônia, evite que o líquido entre em contato com a planta, pois pode queimar as folhas. Para aplicar, dissolva 1 litro de amônia a 25% em 9 litros de água e despeje essa mistura líquida em rachaduras na superfície do solo onde os moluscos possam viver. Para uma rega completa do solo, dobre a dose de amônia.
  7. Cerveja. O cheiro desta bebida com baixo teor alcoólico atrai fortemente os moluscos. Para capturá-los, em áreas onde as pragas estão presentes, enterre um frasco de vidro no solo de forma que sua borda fique 2 cm acima do nível do solo. Encha o frasco com cerveja até 2/3 da sua capacidade e coloque um guarda-chuva protetor por cima. As lesmas serão atraídas pela cerveja, cairão no frasco e não conseguirão escapar. O jardineiro só precisa verificar o frasco a cada três dias e matar as pragas. Em seguida, encha o frasco novamente com cerveja fresca e continue capturando as pragas.
  8. Agulhas. Já foi comprovado que as agulhas de pinheiro impedem a movimentação normal dos moluscos, ferindo seus corpos delicados, e que eles também não gostam do cheiro das agulhas. É por isso que esse material facilmente disponível se tornou tão popular. Basta espalhar agulhas de pinheiro sobre os canteiros e o problema estará resolvido.
  9. Barreiras. Você pode reduzir os danos causados ​​por esses parasitas criando barreiras em seu caminho usando areia grossa, cascas de ovos trituradas, borra de café ou telas de proteção. Esses materiais podem ser espalhados ao redor de canteiros de hortaliças, arbustos e ao longo dos limites da propriedade, formando pequenos montes. Sulfato de cobre pode ser adicionado a essa mistura para matar as pragas ainda mais rapidamente.barreira

Existem duas opções para usar refrigerante:

  • Tratamento de infestações de lesmas com bicarbonato de sódio em pó;
  • Pulverizar as folhas das plantas com uma mistura composta por 9 litros de água, 40 g de carbonato de sódio e 20 g de sabão.

A mostarda tem 2 usos:

  • Aplicação de pó seco;
  • Pulverizar com infusão de mostarda (150 g de mostarda, 10 l de água e deixar repousar por 2 horas).

O melhor remédio para lesmas

a lesma come

Existe uma maneira muito simples e direta de combater lesmas, e talvez seja a melhor. Utiliza-se o conhecido filme de polietileno. Você pode usar sacos de qualquer espessura, pedaços de polietileno que sobraram da desmontagem de uma estufa ou até mesmo filme preto.

As lesmas adoram superfícies lisas porque são mais fáceis de percorrer. E para sua próxima pernoite, é mais provável que escolham um saco plástico escorregadio do que uma folha áspera.

Nesse sentido, proceda da seguinte forma:

  1. Imediatamente após o plantio, à noite, pedaços de filme plástico são colocados entre as fileiras, pressionando-os levemente com tábuas para evitar que sejam levados pelo vento.
  2. De manhã, recolha a película e lave-a numa tigela com água. Quaisquer lesmas que se tenham acumulado debaixo da película acabarão na tigela. Fazendo isto diariamente, ficará completamente livre delas em alguns meses.

Se você não tem tempo para lidar diariamente com essas criaturas vorazes, coloque plástico entre as fileiras de vegetais na primavera. Toda vez que visitar sua casa de campo, você coletará lesmas. Algumas delas já terão morrido devido às temperaturas extremas criadas sob o plástico.

Importante!

A partir dos ovos postos pela fêmea da lesma, nascem novos filhotes em maio. Os indivíduos atingem a maturidade sexual aos 45 dias de idade. Durante o verão, cada fêmea adulta pode pôr até cinco ovos e gerar novos filhotes.

Prevenção

repelente de lesmas

Para evitar a proliferação de lesmas em sua propriedade, você precisa tomar uma série de medidas preventivas:

  1. O jardim precisa ser revolvido regularmente, a grama ao redor precisa ser cortada e as ervas daninhas e as partes aéreas precisam ser removidas.
  2. O desbaste das plantas também é considerado uma boa medida preventiva para controlar a população da praga. Esses insetos não toleram áreas abertas e secas.
  3. Após terminar a colheita dos vegetais, você deve tentar limpar o solo, removendo as partes secas e em decomposição, onde as lesmas gostam de se acumular.

Existem plantas cujo cheiro é repelente para lesmas, e graças a esses representantes da flora, você pode conservar sua colheita:

  • salsinha;
  • hortelã;
  • chicória;
  • alho;
  • lavanda;
  • mostarda.

As plantas listadas estão dispostas ao longo da borda do canteiro, bem como entre os canteiros.

jardim limpo

Mas a melhor maneira de controlar o número de lesmas é:

  • pássaros;
  • ouriços;
  • sapos.

São relativamente fáceis de atrair. Instale casinhas de pássaros e comedouros em árvores. Rãs aparecerão naturalmente se você criar um pequeno lago com folhas em decomposição na margem. Ouriços não ficarão longe da sua propriedade por muito tempo se você os alimentar com biscoitos e leite periodicamente. Se você conseguir atrair essas criaturas para a sua casa de campo, seu problema com lesmas estará resolvido.

Você pode limitar eficazmente o número de lesmas em seu jardim usando métodos tradicionais. E se combinar remédios caseiros com medidas preventivas recomendadas, você se livrará das lesmas rapidamente e cultivará uma colheita de alta qualidade. Também é crucial não esperar que as lesmas se multipliquem e consumam todos os seus vegetais, mas combatê-las imediatamente, assim que notar sinais dessas pragas em seu jardim.

A lesma come
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates