A poinsétia, ou estrela de Natal, é uma planta de interior rara e bastante caprichosa. Seu nome deriva da época de sua floração: inflorescências de cores vibrantes emergem da folhagem densa em janeiro, durante o inverno. A aparência da planta nessa época não deixa ninguém indiferente. As hastes florais nem sempre se formam, mas apenas com os cuidados adequados em casa. Antes de comprar a planta, é importante verificar as condições de cultivo e garantir que o espaço disponível atenda às suas necessidades.
Descrição da poinsétia
A poinsétia é uma bela planta com flores pertencente ao gênero Euphorbia, família Euphorbiaceae. Outros nomes para a flor incluem Estrela de Belém, Poinsétia esplêndida, Euphorbia pulcherrima e Estrela de Natal. Alguns desses nomes são populares, derivados das peculiaridades do ciclo de crescimento da planta. A planta floresce no período que antecede o Natal.
Na natureza, é comum em áreas montanhosas do sul do México e da Guatemala. A estrela-de-natal prospera nos trópicos úmidos da América do Sul. Ela não precisa de luz intensa; na verdade, pode sofrer bastante com ela, causando queimaduras nas folhas. Apenas algumas variedades são nativas da natureza: as poinsétias vermelhas, amarelas e brancas. As demais variedades foram desenvolvidas por criadores e são destinadas ao cultivo em ambientes internos.
Segundo a descrição, a estrela-de-natal é uma planta perene, altamente ornamental. Na natureza, é um arbusto de porte considerável, que atinge de 1,5 a 3 metros de altura. As folhas são verde-escuras, em forma de cunha, pontiagudas nas bordas, lobadas, glabras ou pubescentes. As flores são pequenas, amarelas e discretas. As brácteas, que lembram uma folha de papel translúcida, são valiosas. A beleza da planta se revela entre dezembro e fevereiro.
Recomendações básicas para o cultivo
Com os devidos cuidados, esta planta encantará seu dono com flores exuberantes do final do outono ao início de março. Ao cultivá-la, lembre-se de que a planta cresce rapidamente, de 30 a 40 cm por estação de crescimento. Portanto, para manter a poinsétia com a melhor aparência, ela precisa de podas regulares. O cuidado é de dificuldade moderada, mas os jardineiros devem se familiarizar com os padrões de manutenção recomendados.
Temperatura
A poinsétia é particularmente sensível a este parâmetro: não tolera frio nem calor. Durante o período de crescimento ativo e floração, as temperaturas devem atingir 20-21°C. Durante o período de dormência, a temperatura deve ser reduzida artificialmente para 14-16°C. A estrela-de-natal é sensível a correntes de ar e deve ser mantida longe de vidros frios de janelas e aberturas de ventilação. O frio excessivo provoca a queda imediata das folhas e o desfolhamento dos caules.
Umidade do ar e rega
Regue a planta moderadamente, deixando o solo secar, caso contrário, o sistema radicular apodrecerá. Durante o período de crescimento ativo, umedeça a camada superficial do solo após este secar, até uma profundidade de 1,5 a 3 cm. O intervalo entre as regas deve ser de 2 a 4 dias, dependendo da temperatura ambiente. O ideal é usar água morna e decantada para regar.
Em dias quentes de verão e no inverno, após ligar o sistema de aquecimento central, a planta precisa ser borrifada com água. Esta planta tropical não tolera bem o ar seco, e as pontas de suas folhas podem secar.
Borrifar água na planta durante a floração sem danificá-la é difícil, pois a água não deve entrar em contato com as folhas. Um umidificador é muito mais prático. Se você não tiver um, alguns métodos simples funcionam: basta colocar o vaso sobre uma bandeja com argila expandida umedecida ou cobrir os elementos de aquecimento com uma toalha úmida. Você também pode colocar um recipiente com água perto da poinsétia.
Iluminação
A planta precisa de bastante luz, caso contrário não florescerá. A luz deve ser difusa; os raios solares intensos são prejudiciais à flor. O ideal é colocar o vaso em uma janela voltada para o oeste ou leste. No sul, é necessária sombra adicional. A planta cresce bem sob fontes de luz artificial acesas de 12 a 16 horas por dia.
cobertura
Cuidar de uma estrela de Natal em casa requer a adição periódica de micronutrientes ao solo. Isso ocorre porque o substrato usado para o plantio se esgota gradualmente, não fornecendo nutrientes suficientes para o desenvolvimento adequado. Durante o período de crescimento ativo da planta, fertilizantes minerais líquidos devem ser aplicados em intervalos de 10 a 14 dias. O Kristalon, que pode ser aplicado a cada rega, tem se mostrado eficaz. Fertilizantes para cactos também são aceitáveis. Não é necessária nenhuma adubação adicional durante o período de dormência.
Transferir
Para cultivar a planta, escolha um vaso com alguns centímetros a mais de diâmetro do que o anterior. Após o replantio, deixe 2 a 2,5 cm de terra em cada lado; esse espaço deve então ser preenchido com terra. Usar um vaso muito grande, profundo ou largo causará o acúmulo de água. O excesso de água pode levar à morte da planta.
Para cultivar esta planta, você precisa de um solo ligeiramente ácido e nutritivo. O ideal é usar uma mistura caseira especial feita com os seguintes ingredientes:
- Solo para gramado – 3 partes;
- Mistura de folhas – 2 partes;
- turfa – 1 parte;
- areia – 1 parte.
Para enriquecer o solo com minerais e aumentar seu valor nutricional, utilize composto orgânico. A adição de vermiculita ou perlita melhora a permeabilidade ao ar e regula a drenagem da umidade. O replantio de uma planta comprada em loja, ainda em floração, deve ser feito após o término da floração. Só perturbe a planta imediatamente após a compra se suspeitar de danos ao sistema radicular.
A terra de uma planta adulta de interior deve ser trocada no início da primavera. A terra antiga deve ser removida, tomando cuidado para não danificar o sistema radicular. Durante o replantio, toda a parte subterrânea deve ser inspecionada. Qualquer parte apodrecida deve ser removida com um instrumento esterilizado e as superfícies cortadas devem ser polvilhadas com carvão vegetal triturado. A planta deve ser transplantada para terra nova, com cuidado para não compactá-la. Se a terra assentar após a rega, você pode completá-la até a borda do vaso. Para acelerar a recuperação, imediatamente após a rega, a poinsétia deve ser pulverizada com estimulantes de crescimento e adaptógenos. Durante a primeira semana, ela pode ser mantida em uma estufa feita de saco plástico.
Aparar
A poda de formação é um procedimento anual no cultivo da planta estrela-de-natal em ambientes internos. Se negligenciada, a planta ficará alongada e menos atraente na próxima estação. A poda deve ser feita imediatamente após a floração. Os ramos não devem ultrapassar 15 cm de comprimento após a poda. É importante lembrar que a planta floresce apenas em brotos jovens.
Cuidados durante o período de dormência
Ao contrário de muitas plantas de interior, as poinsétias entram em um período de dormência no início da primavera, quando a natureza desperta de seu sono invernal. Logo após a floração, as folhas e brácteas começam a amarelar: isso indica que é hora de transferir essa bela planta para um local mais fresco. A adubação deve ser suspensa, a rega minimizada e o solo deve secar completamente.
O período de dormência dura três meses. A planta emerge da dormência no final de maio. A estrela-de-natal é então devolvida ao seu local definitivo e os cuidados continuam conforme descrito. Após recuperar suas forças, a planta deve começar a crescer, razão pela qual necessita de nutrição. A adubação deve ser feita no mínimo um mês após a emergência.
Como induzir a floração
Fazer a bela asclépia florescer é um desafio, mas totalmente possível se você proporcionar as condições certas: luz, temperatura e umidade. Se os botões ainda não estiverem se formando, você pode tentar as seguintes dicas:
- Realizar poda radical, deixando apenas 3 a 4 brotos fortes;
- Em agosto, o número de horas de luz solar na fábrica é reduzido para 10 horas;
- A rega deve ser moderada e a fertilização feita com uma dose de 0,5 a 0,25.
A planta deve florescer em cerca de 2 a 3 meses, mas em ambientes internos não ficará tão viçosa quanto uma planta comprada em loja. Isso ocorre porque as condições semelhantes às de uma estufa não podem ser mantidas em uma casa ou apartamento. Gradualmente, a poinsétia se recuperará e se adaptará ao novo ambiente.
Como propagar uma estrela de Natal
A poinsétia pode ser propagada por meio de estacas apicais e intermediárias de 10 a 15 cm de comprimento. O primeiro método acelera o enraizamento. O material de propagação pode ser obtido através da poda anual. Antes do enraizamento, deixe 2 a 3 folhas inteiras no caule.
O ideal é cultivar o sistema radicular em solo. O enraizamento em água é raramente utilizado, pois as estacas apodrecem rapidamente. Antes do plantio, deixe a estaca de molho em água por 1 a 2 horas para remover a seiva. Em seguida, mergulhe a haste em solução de Kornevin e insira-a no solo a uma profundidade de 2 a 3 cm. A estaca deverá começar a brotar em cerca de um mês.
Problemas no crescimento
Ao cultivar plantas estrela de Natal em casa, os jardineiros frequentemente se deparam com alguns problemas. Na maioria das vezes, isso ocorre devido ao não cumprimento do protocolo de cuidados prescrito. Se as condições forem ajustadas adequadamente, a planta retorna rapidamente ao normal. Problemas comuns incluem:
- As folhas estão caindo. Isso ocorre em temperaturas baixas. Se o pecíolo amarelar antes disso, é possível que haja encharcamento do solo.
- As folhas estão murchando e enrolando. É necessário verificar o sistema radicular. É possível que seja apodrecimento das raízes devido ao excesso de água.
- A folha fica amarela e enrolada. A planta está sendo mantida em temperaturas elevadas e com umidade insuficiente.
- Os botões e as hastes florais estão caindo. O ar está seco; a umidade precisa ser aumentada.
- A folha seca e enruga. Isso é resultado da intoxicação por produtos e gases da combustão. O problema ocorre se a panela for guardada na cozinha.
O risco de ataque de pragas é mínimo, pois a seiva leitosa é venenosa. No entanto, insetos individuais podem causar danos à planta. As folhas devem ser inspecionadas regularmente em busca de moscas-brancas, cochonilhas e ácaros. Caso sejam detectados sinais de atividade desses insetos, aplique inseticidas sistêmicos. A planta deve ser isolada de outras culturas até que o problema seja completamente resolvido.

Com os devidos cuidados, a estrela-de-natal certamente irá encantá-lo com flores exuberantes e vibrantes durante os sombrios meses de inverno. Se a planta se recusar a formar botões, significa que alguns requisitos não estão sendo atendidos e os cuidados devem ser ajustados. A planta tem uma vida útil de 3 a 5 anos, portanto, precisa ser rejuvenescida regularmente por meio do enraizamento de estacas remanescentes da poda anual.

As flores mais elegantes de 2025
Vasos e floreiras grandes de cerâmica: qual a diferença e como escolher o ideal para suas plantas?
Beleza e facilidade de cuidado: as 10 flores de interior mais bonitas e fáceis de cuidar.
As 15 flores que duram mais tempo em um vaso