A poinsétia, ou estrela de Natal, é uma planta de interior bastante caprichosa e exigente. É importante cuidar dela adequadamente em casa após a compra e estar ciente dos desafios que ela pode apresentar durante o cultivo.
Até mesmo as histórias bíblicas mencionam essa planta bela e vibrante. Quando o menino Jesus nasceu, crianças mendigas trouxeram galhos completamente secos para o seu berço, e na manhã seguinte eles floresceram em estrelas vermelhas brilhantes. É daí que vem o nome "Estrela de Belém".
Cuidados com a poinsétia em casa após a compra
Ao comprar poinsétiasExistem diversos fatores aos quais vale a pena prestar atenção:
- A planta não deve ser embalada para que possa ser examinada adequadamente;
- O solo deve estar ligeiramente úmido, pois o excesso de umidade ou o solo muito seco podem afetar as funções vitais da estrela de Belém;
- Preste atenção especial aos caules da planta. Não devem haver manchas pretas ou marrons. As folhas estão localizadas em todos os lados do caule e têm uma cor verde intensa.
- Observe as brácteas; elas devem estar limpas. Se encontrar pólen, significa que o período de floração é bastante longo;
- A cor dos botões é amarela com um tom esverdeado.
Se um dos pontos não corresponder, então vale a pena comprar a planta em outro lugar.
Posicionamento das plantas
Em primeiro lugar, é melhor separar a poinsétia de outras flores. É importante lembrar que a Estrela de Belém é uma planta tropical e, portanto, tem necessidades específicas.
- A estrela-do-mar de interior não tolera luz solar direta, ou seja, sentir-se-á mais confortável nas janelas viradas a leste ou a oeste;
- Prefere luz difusa. Isso exigirá a instalação de equipamentos especiais adicionais;
- Se você colocar a estufa muito perto do vidro no inverno, as folhas escurecerão e congelarão imediatamente;
- Evite correntes de ar e janelas abertas, pois ela não tolera o frio;
- Além disso, não se deve colocar a poinsétia perto de radiadores.
Temperatura
Como a estrela de Natal é bastante caprichosa, é melhor evitar flutuações de temperatura. Ela nunca deve cair abaixo de 16°C nem subir acima de 27°C. A faixa de temperatura ideal fica entre 20°C e 24°C.
Rega
Um dos aspectos mais importantes no cuidado com a poinsétia em ambientes internos é a rega. A planta deve ser umedecida quando o solo estiver seco. Evite regar em excesso, pois isso pode danificar o sistema radicular.
No verão, a rega deve ser feita até três vezes por semana, enquanto no inverno, uma ou duas vezes por semana é suficiente. Se a água se acumular no prato, escorra-a imediatamente.
Você também pode se interessar por:cobertura
A planta Estrela de Belém não deve ser adubada com frequência e, além disso, não deve ser fertilizada durante a floração nem durante o período de dormência.
Após o período de dormência, é recomendável fertilizar a planta cultivada em ambiente interno a cada duas semanas com um complexo mineral para estimular a floração.
Transferir
Todos os anos, em meados da primavera, as poinsétias precisam ser replantadas. Corte um terço dos caules e coloque-as em um local quente e bem iluminado, regando com água à temperatura ambiente. A poda é feita em março. Quando surgirem novas folhas, a planta precisa ser replantada.
É importante lembrar que o novo vaso não deve ser maior que 1,5 cm em relação ao anterior. Transplante a planta por transferência, sem romper o torrão de raízes. Certifique-se de nunca perturbar o sistema radicular. Preencha quaisquer espaços vazios com terra.
Para minimizar o estresse na sua poinsétia, coloque-a em uma miniestufa, cobrindo-a com uma cúpula transparente. Isso aumentará a umidade. A ventilação diária ajudará a prevenir doenças fúngicas e o apodrecimento das raízes.
Aparar
Ao cuidar de poinsétias em casa, lembre-se de que elas florescem apenas em brotos novos. Para estimular a floração contínua, é necessário podá-las, mas somente após a planta entrar em período de dormência.
Se a sua planta Estrela de Belém se recusar a perder as folhas, é sinal de umidade excessiva. Nesse caso, a poda deve ser feita quando os botões aparecerem. Esse método permite podar a planta em qualquer época do ano. No entanto, iluminação adicional é necessária durante o inverno.
Então, qual é a maneira correta de podar uma poinsétia? Pode a planta Estrela de Natal relativamente rente ao solo para promover um melhor crescimento dos brotos e flores maiores e mais vibrantes.
Você também pode se interessar por:Pode a planta com tesoura de poda ou tesoura afiada. Para uma floração máxima, os jardineiros recomendam deixar no máximo seis rebentos saudáveis.
Reprodução
A propagação de poinsétias em ambientes internos é bastante difícil. É um processo trabalhoso e complexo. A propagação vegetativa é o método mais utilizado. Abril ou maio são considerados os melhores meses.
O que você precisa para começar:
- Uma planta saudável que definhou.
- Estimulador de formação de raízes.
- Copos descartáveis com volume de 200 ml.
- Solo numa proporção de 1:1 de perlita e areia.
- Um recipiente com água morna.
Os materiais estão preparados, agora você pode começar a plantar.
- Corte estacas de 10 a 15 cm;
- Remova as folhas inferiores das estacas cortadas;
- Enxágue em água morna para remover o suco leitoso;
- Faça furos para drenagem nos recipientes preparados e encha-os com terra;
- Aplique um estimulante de crescimento radicular no local do corte onde a raiz ficará. Se não houver um, não tem problema; isso simplesmente acelerará o processo de enraizamento.
- Em seguida, enterre a estaca no solo cerca de 3 cm;
- Em seguida, regue as mudas;
- Coloque os recipientes sob uma miniestufa.
Após o plantio da estrela de Natal, lembre-se de ventilá-la uma vez por dia e manter a temperatura entre 15 e 21°C. O enraizamento ocorre em até dois meses.
Como fazer uma poinsétia florescer
Muitos amantes de plantas de interior descartam suas poinsétias após a floração, o que é um erro. Mas, com os cuidados adequados, você pode garantir que elas continuem a encantá-lo com flores ano após ano.
Como você deve se lembrar, a Estrela de Belém tem um período de dormência. Espere até que as últimas folhas caiam e corte-as a cerca de 10 cm do nível do solo. Em seguida, mova o vaso com a planta para um local fresco e relativamente escuro e pare de regá-la.
Se você quer que sua poinsétia floresça para o Ano Novo, você deve fazer algumas coisas:
- Por volta do final de setembro, a planta deve passar pelo menos 12 horas em um ambiente escuro;
- Realizar este procedimento durante 8 semanas;
- Após esse período, retorne a Estrela de Natal ao seu modo normal.
Em até três semanas após o início do processo, os botões florais começarão a aparecer nos ramos, seguidos pela formação de brácteas de cores vibrantes. As temperaturas durante a floração devem ser ligeiramente mais baixas do que o normal; nesse caso, as flores irão encantar você por até seis meses.
Pragas e doenças
Seguindo todas as regras e condições para o cultivo e desenvolvimento da poinsétia em casa, você pode ter certeza da saúde da sua planta favorita. No entanto, vamos dar uma olhada em algumas das doenças e pragas às quais a estrela de Natal é suscetível.
- Cochonilha.Se você notar uma camada fina, semelhante a algodão, em sua planta, aja imediatamente. Primeiro, remova essa camada com água e sabão e trate com Aktara.
- ácaroAs folhas da sua planta estão enrolando e secando? Então, essa praga apareceu. Para se livrar dela, lave a planta com água e sabão e, depois de meia hora, enxágue em água quente no chuveiro. Produtos para controle incluem Antikleshch, Actofit, etc.
Você também pode se interessar por:- mosca branca — semelhantes em aparência a uma mariposa. Quando tocam uma flor, voam para longe. As folhas ficam pretas e deformadas. Métodos de controle: aspire a planta pela manhã ou à noite; pendure fita adesiva para moscas; trate com Tanrek ou Aktara.
Siga as instruções de cuidado com a poinsétia e ela continuará a encantá-lo com suas cores vibrantes e incomuns.

As flores mais elegantes de 2025
Vasos e floreiras grandes de cerâmica: qual a diferença e como escolher o ideal para suas plantas?
Beleza e facilidade de cuidado: as 10 flores de interior mais bonitas e fáceis de cuidar.
As 15 flores que duram mais tempo em um vaso