É bastante comum que as berinjelas não floresçam, apesar de a hortaliça ser autopolinizável. É extremamente frustrante investir tanto tempo e dinheiro em plantas e, no final, elas não corresponderem às expectativas.
Primeiro, você precisa entender os motivos que causaram a esterilidade da flor. Só então poderá começar a resolver o problema.
Causas do aparecimento de flores estéreis
Existem muitas razões para o aparecimento de flores estéreis. A berinjela é uma planta fácil de cultivar, mas mudanças nas condições climáticas e cuidados inadequados afetam seu desenvolvimento e frutificação.
O ovário se desprende ou não aparece pelos seguintes motivos:
- A temperatura do ar, tanto no exterior quanto no interior, subiu para mais de 28°C. Isso ocorre porque as altas temperaturas tornam o pólen das plantas da família das solanáceas estéril. Ele viaja das anteras até o pistilo, mas a fertilização não acontece. A berinjela floresce normalmente, sem apresentar alterações externas, mas, no fim, nenhum fruto se forma.
- Fertilização intempestiva ou excessiva. A ausência de flores pode ser causada por excesso de nitrogênio ou deficiência de potássio, cálcio, fósforo e boro.
- Mudanças repentinas nas condições climáticas. Isso é causado por chuvas prolongadas, que diminuem a temperatura do ar e saturam excessivamente o ar e o solo com umidade. Se a temperatura noturna não subir para 18°C, a frutificação não ocorre e a planta concentra toda a sua energia em sobreviver em condições instáveis.
- Rega insuficiente. A berinjela, como todas as solanáceas, é uma planta que gosta de calor e umidade. A falta de umidade impede a formação do ovário, pois a planta não tem energia suficiente para formar flores e desenvolvê-las.
- Aumento da acidez do solo. As hortaliças não se desenvolvem normalmente, muito menos produzem frutos, em solos ácidos e pesados.
- A falta de luz solar faz com que os botões das flores caiam.
- Autopolinização deficiente.
O que devemos fazer?
Dependendo do motivo da ausência de ovário, siga as recomendações abaixo para normalizar a frutificação da berinjela:
- Você não pode influenciar a temperatura do ar de forma alguma. Mas pode moderá-la até certo ponto. Em um canteiro, você pode reduzi-la sombreando-o com toldos, que absorverão de 50 a 80% dos raios solares. Se estiver cultivando hortaliças em uma estufa, colocar recipientes com água ao redor do perímetro, além de sombreamento e ventilação, ajudará a reduzir a temperatura.
- Não aplique fertilizantes nitrogenados durante o período de frutificação. Em vez disso, utilize ácido bórico, potássio e fósforo.
Para tratar berinjelas com ácido bórico, basta dissolver algumas gotas da substância em dez litros de água morna. Para saturar a planta com potássio e fósforo, utilize um fertilizante complexo (30 gramas por 10 litros de água por 1 m²) ou cinzas de madeira (1 xícara por planta).
- Se chover por um longo período e a temperatura noturna cair para 15°C, cubra as berinjelas com fibra agrícola durante a noite. Isso protegerá as plantas das massas de ar frio, o que favorecerá a frutificação.
- Estabeleça um regime de rega moderado para seus vegetais. Recomenda-se regar as berinjelas com água morna e decantada. Para evitar o desperdício de eletricidade ou gás aquecendo a água, encha barris e deixe-os ao sol. A água aquecerá ao longo do dia e você poderá regar as plantas à noite. Regue as berinjelas pelas raízes, garantindo que a água atinja uma profundidade de pelo menos 15 centímetros.
- Cinzas de madeira, cal hidratada, farinha de dolomita e giz podem ajudar a reduzir a acidez do solo. A taxa de aplicação recomendada é de 200 a 500 gramas por metro quadrado, dependendo da acidez do solo.
- As beringelas nunca devem ser plantadas debaixo de árvores. Escolha áreas ensolaradas ou com sombra parcial no jardim.
- Você pode ajudar na polinização artificialmente. Agite periodicamente os botões florais para garantir que o pólen das anteras caia no pistilo.
Prevenção
Práticas agrícolas simples, porém eficazes, ajudarão a prevenir a falta de ovários:
- Para evitar que as berinjelas sofram com mudanças repentinas nas condições climáticas, cultive-as em uma estufa. Em uma estufa, é mais fácil monitorar a temperatura e a umidade, fatores importantes para a frutificação.
- No outono, após a colheita, revolva a terra e adicione fertilizantes de fósforo e potássio;
- Não espere até que não haja mais ovários, certifique-se de regar suas berinjelas regularmente;
- Durante o período de formação dos botões, pulverize com infusão de cinzas ou uma solução à base de ácido bórico.
A infusão de cinzas de madeira é um excelente fertilizante nutritivo para berinjelas. Para prepará-la, você precisará de 200 gramas (uma xícara) de cinzas trituradas e água. Em uma panela de dois litros, adicione um litro de água, leve para ferver e adicione as cinzas. Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Deixe em infusão por 24 horas. Em seguida, dissolva a mistura de cinzas resultante em um balde com água.
Conselho
Jardineiros experientes recomendam:
- Pulverize as beringelas com estimulantes de crescimento. Estes não só acelerarão o desenvolvimento e aumentarão a resistência da planta, como também promoverão uma frutificação abundante.
- Plante variedades de berinjela adequadas para uma determinada região:
- Para regiões com climas instáveis e frios, recomenda-se a variedade "Almaz". Ela tem ciclo médio, é produtiva e requer poucos cuidados. Até mesmo um iniciante pode cultivá-la.
- Na Rússia central, os agrônomos recomendam o plantio da variedade de berinjela "Banana". Seu rendimento é mediano, mas é ideal para o cultivo nessa região.
- No Sul, os jardineiros preferem cultivar a variedade híbrida "Epic F1".
Existem inúmeras variedades específicas para cada zona climática, portanto, você não deve se limitar aos tipos de vegetais sugeridos.
Uma colheita de berinjela bem-sucedida depende do número de ovários. Não ignore o aparecimento de flores estéreis, pois isso pode levar não apenas a uma redução na produção, mas até mesmo à completa ausência de colheita.

Plantio de mudas de berinjela: dias lunares favoráveis para 2021
Como adubar berinjelas para uma boa colheita
Como tratar berinjelas com manchas pretas.
Como combater a podridão branca em berinjelas
Cereja
Obrigado pela informação!