Para obter uma boa colheita de tomates, é preciso fazer a escolha certa antes mesmo de escolher as sementes ou mudas. Vamos analisar quais variedades de tomate são as mais produtivas para terrenos abertos, variedades de porte baixo que podem ser plantadas em sua horta para garantir uma colheita maior e evitar doenças, tornando o cultivo muito mais fácil.
Entre esses tomates, existem aqueles que precisam de poda apical, ou de crescimento determinado, mas não são ideais para jardineiros que costumam visitar suas casas de campo apenas nos fins de semana e não têm tempo para remover os brotos laterais. É por isso que crescem tanto. Estamos mais interessados nas variedades superdeterminadas porque não precisam de poda apical, o que é muito conveniente e simplifica o trabalho do jardineiro, reduzindo o tempo gasto cuidando das plantas de tomate.
Veja também: Cultivo de tomates utilizando o método de I.M. Maslov.
Os melhores tomates de crescimento rasteiro
- Enigma Híbrido Jardineiros reconhecem há muito tempo esta variedade como a melhor — seus frutos amadurecem rapidamente, são muito saborosos e transportam-se bem. Os frutos são pequenos, pesando até 150 gramas na maturidade, e os arbustos são baixos, atingindo até meio metro de altura, sem se estenderem além disso. No entanto, há uma desvantagem: precisam ser podados. Apesar disso, o híbrido continua muito popular.
- Gigante de Framboesa Sua popularidade se deve à resistência a doenças, aos frutos grandes e doces e à alta produtividade.
- Roma – uma fruta em forma de ameixa, que não cresce mais do que 100 gramas, mas produz frutos regularmente, excelente para conserva.
- Rio de Grante - Também ameixa, os arbustos crescem até 60 cm, doces, ligeiramente maiores em tamanho do que a Roma, pesando até 120 gramas.
- Bobcat F1 É valorizada pela sua simplicidade, resistência às doenças comuns aos tomates, por ser frutífera e saborosa, uma verdadeira descoberta para o jardineiro ocupado.
- Rosa dos ventos É uma variedade rasteira e produtiva, com frutos de sabor excelente. Plantando uma dúzia desses arbustos em seu jardim, você pode facilmente alimentar toda a sua família com tomates e ainda guardar alguns para o inverno.
- Severin – Ideal para residentes de verão que raramente visitam seus terrenos, manutenção mínima, colheita máxima, os frutos se conservam bem e são saborosos.
- Híbrido 35 Possui um sabor excelente, é produtiva, dá frutos em abundância, produz uma colheita estável, não é suscetível a pragas e a todos os tipos de doenças do tomateiro, e os frutos podem chegar a 200g.
- Amarelo De-Barao – Amadurece em cerca de 4 meses, frutos pequenos e ovais de tamanho médio, bons para armazenamento. Sabor excelente, ótimo em saladas, também adequado para conservas.
- Sanka Híbrido – a mais precoce de todas, as mudas podem ser plantadas em alta densidade, os frutos são vermelhos, uniformes, densos e redondos.
- Valentina – Apreciada por sua resistência a doenças, grande capacidade de propagação e produtividade. Atinge uma altura máxima de 65 cm, mas se espalha lateralmente, por isso as mudas precisam ser plantadas com menos frequência. Não requer poda apical, tem aparência semelhante à da ameixa e pesa até 120 g.
Se um jardineiro planeja cultivar tomates em um pequeno terreno, vale a pena escolher entre as variedades sugeridas, levando em consideração a área disponível, a frequência de visitas ao jardim, a possibilidade de poda apical e a velocidade de maturação desejada. Nesse caso, é possível planejar variedades que proporcionem uma colheita da mais alta qualidade, com base nas necessidades e preferências do jardineiro.
Veja também: Jardins russos, milagre da framboesa.

Fertilizar tomates com sal
Como fertilizar mudas de hortaliças com iodo regularmente
Quando e como semear mudas de tomate em março de 2024 – simples e acessível para iniciantes.
Catálogo de variedades de tomate preto
Svetlana
Este ano os tomates não deram certo, no ano que vem vamos tentar plantar essa variedade específica.