Ervas daninhas em tratamento: como a dacha pode nos ajudar

Ideias interessantes

As ervas daninhas não são inúteis. Suas propriedades benéficas ajudam a aliviar os males mais comuns. Há muito tempo, as ervas daninhas são chamadas de "farmácia verde sob nossos pés". Elas proporcionam alívio emergencial e curam doenças crônicas. As ervas medicinais são amplamente utilizadas na medicina popular e estão disponíveis na forma de infusões, pomadas e compressas.

Usos do dente-de-leão

O dente-de-leão é um importante representante das ervas medicinais. Diversas partes desta planta são utilizadas para tratar problemas do estômago e pâncreas, fígado, gânglios linfáticos e articulações. Esta flor amarela brilhante pode purificar o sangue e reduzir o colesterol e o açúcar no sangue. As folhas, flores e raízes são utilizadas para preparar infusões e decocções medicinais.

sopa de dente-de-leão

A colheita da planta é feita no início da primavera. As partes aéreas do dente-de-leão são mergulhadas em água salgada para remover o sabor amargo. Em seguida, são picadas e temperadas com vinagre de maçã ou suco de limão. O resultado é uma salada rica em vitaminas.

Para preparar a infusão, lave as flores com água fria. Em seguida, deixe-as secar em local escuro por 4 a 5 horas. Coloque as flores em um frasco de vidro, preenchendo 3/4 da sua capacidade, e compacte-as levemente. Despeje vodka ou álcool etílico sobre o frasco e guarde-o em local escuro por 3 semanas, agitando o conteúdo periodicamente. Depois, coe e guarde novamente.

A tintura deve ser tomada da seguinte forma:

  • Para resfriados, tosses e bronquites – 20 a 30 ml, 3 vezes ao dia, meia hora antes das refeições;
  • Para anemia, nervosismo, hipertensão, inchaço, doenças do sistema musculoesquelético e como tônico geral - 20-30 ml 3 vezes ao dia, meia hora antes das refeições, de acordo com o esquema: 21 dias de ingestão, com uma semana de pausa, totalizando 3-4 ciclos.

Contraindicações de uso:

  • gravidez e amamentação;
  • cálculos biliares, vesícula biliar removida;
  • estágio de exacerbação de doenças gastrointestinais;
  • intolerância e alergia.
Importante!
Se a infusão foi preparada com álcool, a dose deve ser reduzida pela metade.

Banana-da-terra: um salva-vidas indispensável

Outro remédio natural é a tanchagem. Ela cicatriza feridas e possui propriedades diuréticas, diaforéticas, anti-inflamatórias e expectorantes. As folhas também têm propriedades medicinais. São adicionadas a saladas de primavera como erva verde para repor vitaminas.

A melhor época para colher as folhas é entre junho e julho. Retire os talos verdes e deixe-os secar à sombra. As folhas secas podem ser armazenadas em caixas ou sacos de pano por até dois anos. Elas podem ser usadas para fazer infusões, decocções e extratos.

Podorojnik

Uma decocção medicinal de folhas de bananeira pode ser preparada de duas maneiras:

  • Despeje 2 colheres de sopa (10 g) da matéria-prima em água quente (60-80 graus), coloque em banho-maria e ferva por 30 minutos, coe;
  • Despeje 1 colher de sopa em um litro de água fervente, aqueça em fogo baixo por 10 minutos, retire, tampe e deixe descansar por 24 horas. Coe.

Tome a decocção da seguinte forma:

  • Para tosse – 1 colher de sopa, 3 a 4 vezes ao dia, meia hora antes das refeições, durante uma semana;
  • Para gastrite e úlceras estomacais - meio copo 15 a 20 minutos antes das refeições, 3 vezes ao dia;
  • Para problemas de pele (úlceras, furúnculos, abscessos) – enxágue com uma decocção, faça uma loção ou compressa – 2 a 3 vezes ao dia.
Importante!
A decocção de tanchagem deve ser usada com cautela em casos de úlceras estomacais e gastrite em pessoas com alta acidez; coagulação sanguínea elevada, trombose; alergias e intolerâncias individuais.

Celidônia como ambulância

O nome desta planta herbácea perene fala por si só: celidônia. Esta erva daninha pode limpar a pele de verrugas, aliviar espasmos e inflamações, além de possuir propriedades bactericidas, diuréticas e coleréticas. Componentes medicinais são encontrados tanto nas partes aéreas da planta quanto em suas raízes.

A erva é colhida em maio e junho. O caule é cortado a 5-10 cm do solo e, em seguida, a raiz é removida.

Atenção!
 O suco de celidônia é tóxico e pode danificar a pele saudável, causando vermelhidão e coceira. Os vapores podem irritar o trato respiratório. Ao coletar a erva, use luvas, máscara de proteção e óculos de proteção.

A massa coletada deve ser seca em local bem ventilado, espalhada em uma única camada e mexida uma vez por dia. O suco é extraído das raízes frescas. O suco fresco destina-se ao uso externo. É utilizado para tratar calosidades e furúnculos, remover verrugas e papilomas.

celidônia

Para preparar o suco, triture a raiz no liquidificador até formar uma pasta, coloque-a em um pano limpo e esprema.

Vaporize o calo, trate-o com o suco e deixe secar. Repita o processo por 7 a 14 dias. Aplique compressas sobre o calo para tratar furunculose, papilomas e verrugas. O suco não deve ser ingerido. A ingestão de decocções e infusões de celidônia deve ser feita somente sob a supervisão de um especialista.

Muitas ervas daninhas são nutritivas e benéficas, contendo vitaminas e capazes de solucionar problemas de saúde. Mas a moderação é fundamental: antes de preparar um chá ou infusão de ervas, é preciso aprender a usar corretamente esse remédio natural. Assim, ele trará benefícios e não malefícios.

ervas daninhas em tratamento
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates