O sedum é um parente próximo da planta-dinheiro. Pertence à grande família Crassulaceae. O gênero Sedum compreende mais de 500 espécies, que variam de subarbustos a plantas herbáceas e suculentas. Entre as espécies, encontram-se plantas anuais, bienais e perenes. O sedum cresce naturalmente em climas temperados da América do Norte, Ásia e Europa.
Os sedums são as suculentas mais cultivadas em jardins. A maioria das espécies pode ser plantada em cestos suspensos, pois na natureza crescem graciosamente sobre rochas e penhascos. Os sedums são plantas bastante comuns que exigem poucos cuidados, mas é fácil para um jardineiro iniciante se confundir com as inúmeras espécies e variedades disponíveis. Portanto, é importante estudar cuidadosamente suas descrições e fotos para ajudá-lo a fazer a escolha certa.
Descrição da planta e histórico de cultivo
O sedum sempre atraiu as pessoas por sua aparência interessante. Suas folhas foscas são bastante suculentas e rangentes, dando origem a nomes populares como repolho-de-lebre e rangidor. Na antiguidade, o sedum mais comum era o de flores vermelhas. Os naturalistas Plínio e Dioscórides descreveram o sedum como um remédio para cicatrização de feridas, problemas de pele e até fraturas ósseas. A medicina tradicional ainda utiliza preparações à base da planta para tratar diversos tipos de feridas, incluindo queimaduras graves.
A maioria dos jardineiros prefere cultivar o sedum como planta rasteira, pois seus caules se espalham graciosamente pelo chão. As flores podem atingir 2 metros de comprimento. A folhagem peciolada é arredondada, ligeiramente oblonga, com bordas pontiagudas, assemelhando-se a gotas de água. Também existem espécies com folhas esféricas e planas. A floração começa em maio e dura até outubro. As flores podem ser lilás, amarelas, roxas, brancas ou rosas.
Na jardinagem, cultivam-se espécies que se distinguem pela sua tolerância ao frio. Existem muitas variedades de sedum para interiores, pelo que cada pessoa pode escolher a mais adequada às suas necessidades.
Espécies e variedades de sedum rasteiras (com fotos)
Espécies rasteiras são perfeitas para qualquer estilo de jardim. Elas são plantadas junto com plantas perenes, flores herbáceas e arbustos compactos com condições de crescimento semelhantes. Os sedums podem ser plantados em pequenos vasos ou até mesmo em gramados inteiros, sendo a única desvantagem o fato de o solo ficar completamente coberto e intransitável.
Você também pode se interessar por:Anacampseros (Sedum anacampseros)
Os rebentos rastejantes enraízam-se facilmente. A flor tem folhas glaucas com um tom azulado e inflorescências rosadas. As pétalas tornam-se roxas no final da floração.

A altura de um único pedúnculo varia entre 15 e 20 cm, e o diâmetro da flor compacta é de 0,7 cm. O período de floração dura de julho a agosto.
Branco (álbum de Sedum)
Esta planta perene distingue-se pelo seu pequeno porte. Os seus caules rastejantes não ultrapassam os 7 cm de altura. As suas folhas carnudas, linear-ovais, atingem cerca de 1 cm de comprimento. Durante o período de crescimento ativo, a folhagem é verde, mas no início do outono adquire uma tonalidade avermelhada.

Pequenas flores brancas com uma fragrância agradável. Elas se agrupam em inflorescências umbeliformes que podem atingir 10 cm. Esta variedade floresce do início ao meio do verão.
Amarelo pálido (Sedum ochroleucum)
As inflorescências do sedum, de cor branco-esverdeada ou creme, apresentam pubescência glandular nas sépalas. Esta espécie tem crescimento relativamente lento. A folhagem é glauca ou acastanhada.

As variedades glaucas são as mais cultivadas. São plantadas em locais ensolarados ou em encostas. O sedum amarelo pálido caracteriza-se por uma excelente resistência à geada.
Centáurea (Sedum cyaneum)
O sedum cornacella forma caules de até 10 cm de altura. A folhagem é azul-glauca, com a superfície coberta por pontos avermelhados.

Em agosto e setembro, a planta produz pequenas flores rosa-púrpura. Uma característica distintiva desta espécie é a sua boa resistência à geada. Variedades populares incluem Rose Carpet e Rosenteppich.
Sedum dasyphyllum
O sedum, com suas folhas densas, forma uma cobertura vegetal ampla e espessa. As folhas verdes se dispõem em grande quantidade em caules rastejantes. No final do verão, flores amarelo-claras desabrocham em pedúnculos de até 25 cm de comprimento.

Após a floração, a planta produz frutos marrons, cujas qualidades decorativas são frequentemente utilizadas em arranjos florais. Variedades comuns incluem Lloyd Praeger, Opaline e Lilac Mound.
Você também pode se interessar por:acre de sedum
Esta variedade possui um sistema radicular curto com raízes relativamente grossas. As plantas apresentam folhagem densa por até um ano, e não florescem. No segundo ano, o número e o tamanho da folhagem diminuem significativamente, e numerosas flores douradas se formam em hastes eretas. Dependendo do clima de cultivo, a floração continua durante todo o verão.

Sedum sieboldii (Siebold)
A espécie Sedum sieboldiana distingue-se pelas folhas verdes com um tom rosado. Os caules finos e avermelhados atingem 10 cm de altura. A folhagem pode ser cinza-azulada ou verde com um tom azulado. Algumas variedades apresentam um tom avermelhado nas margens das folhas. As inflorescências densas são roxas ou rosas. As variedades mais cultivadas são a Dragon e a Mediovariegatum.

Kamchatka (Sedum kamtschatikum)
Esta planta herbácea perene caracteriza-se pelo seu pequeno porte e raízes lenhosas muito ramificadas. Seus densos brotos geralmente não ultrapassam vinte centímetros de comprimento. A folhagem firme e dentada é achatada. A floração atinge o pico em junho. A planta produz numerosas flores pequenas e amarelas que florescem por 30 dias. Variedades populares incluem Tekari Dyke e Variegatum.

Sedum rubrotinctum
Essa planta perene de porte baixo possui caules rastejantes que se elevam ligeiramente acima do solo com o tempo. A folhagem arredondada é verde-escura. As pontas das folhas adquirem uma tonalidade avermelhada à medida que amadurecem. A planta floresce com flores vermelhas brilhantes.

Falso (Sedum spurium)
Os ramos rastejantes e ligeiramente ascendentes do sedum podem atingir 25 cm de comprimento. A folhagem espessa tem formato ovoide-cunhal. A folhagem é verde-escura e as folhas não ultrapassam 2 cm de comprimento. O período de floração ocorre de julho a agosto. As inflorescências, com 10 cm de diâmetro, têm uma tonalidade rosa-arroxeada. As variedades mais comuns são Album, Elizabeth e Tricolor.

Folhas espatuladas (Sedum spathulifolium, Sedum pruniosum)
A flor forma densos tapetes com cerca de dez centímetros de altura. A folhagem verde tem um brilho prateado com um tom azulado. Quando exposta à luz solar, a folhagem frequentemente adquire uma tonalidade rosada. As flores amarelas desabrocham em maio e junho. As variedades mais populares são Harvest Moon e Aureum.

Morgana (Sedum morganianum)
Os caules densamente folhosos desta flor podem atingir cerca de 1 m de comprimento. As lâminas foliares carnudas são arredondadas a oblongas, com pontas ligeiramente acuminadas. As inflorescências racemosas ou corimbosas apresentam cores em tons de vermelho e rosa. Em ambientes internos, a floração ocorre no final do inverno.

Sedum divergens
A planta de porte baixo apresenta folhagem verde que frequentemente fica vermelha quando exposta à luz solar. Flores amarelas crescem em hastes que não ultrapassam 0,1 m de diâmetro. A planta é conhecida por sua tolerância a diferentes tipos de solo.

Forster (Sedum forsterianum)
Sedum forsteriana é uma planta de crescimento rápido. Seus caules densamente folhosos não ultrapassam 0,1 m de altura. Flores amarelas se formam em pedúnculos altos. A folhagem é verde, glauca ou roxa. É cultivada tanto em jardins quanto em vasos. Variedades comuns incluem 'Elegance', 'Purpureum' e 'Oracle'.

Evers (Sedum ewersii)
Esta planta perene de porte baixo possui caules lenhosos e folhas arredondadas e glaucas. Floresce em julho e agosto. As inflorescências corimbosas são rosadas. Esta variedade se desenvolve bem tanto em jardins quanto em ambientes internos.

Espécies e variedades arbustivas (altas) de sedum com fotos
Os sedums altos são particularmente populares na jardinagem, pois são muito tolerantes às condições do solo e exigem poucos cuidados. Ao contrário das variedades rasteiras, as plantas arbustivas precisam de rega mais frequente.
Você também pode se interessar por:Proeminente (Sedum spectabile)
O arbusto cresce até uma altura de 30 a 70 cm. A folhagem verde pode ser azulada ou glauca. As inflorescências podem ser carmesim, brancas, rosas ou roxas. A floração ocorre no final do verão. Variedades populares entre os jardineiros incluem Iceberg, Carmen, Brilliant e Neon.

Sedum aizoon
O sedum aurantium é uma planta resistente que se distingue por seus caules fortes e eretos, que não ultrapassam quarenta e cinco centímetros de altura. A folhagem oblonga, em formato de diamante, apresenta bordas finamente serrilhadas. As flores são amarelas. O Sedum aurantium é o mais comumente cultivado.

Mancha vermelha (Sedum eruthrostictum)
Entre as muitas variedades, os jardineiros destacam Frosty Morn e Mediovariegatum. Os arbustos verde-glaucos atingem 0,6 m de altura. Em setembro, flores rosa-claro ou brancas aparecem no topo do arbusto, às vezes com pistilos rosa-escuros.

Middendorf (Sedum middendorfianum)
A planta forma um arbusto espalhado, com no máximo 0,3 m de altura. Numerosas flores amarelas crescem em caules densamente folhosos. A folhagem estreita apresenta tons esverdeados.

Comum (Sedum telephium)
Esta espécie caracteriza-se por uma altura considerável (0,8 m) e inflorescências carmesim ou rosa. A folhagem pode ser verde, carmesim, rosa, glauca ou castanha. A planta floresce em meados do verão e continua até ao outono. Variedades populares incluem Red Globe, Bon-Bon e Jennifer.

Folhas grossas (Sedum pachyphyllum)
Sedum crassifolia é um subarbusto cujos caules crescem até 0,3 m de comprimento. As folhas grossas e cilíndricas têm pontas avermelhadas, conferindo à planta uma aparência particularmente ornamental. As inflorescências são compostas por flores amarelas ou amarelo-esverdeadas.

Cuidando do sedum em ambientes internos em casa.
Como a maioria das suculentas, o sedum é fácil de cultivar. É bastante resistente, podendo prosperar mesmo em condições que nenhuma outra planta toleraria. A poda apical ajuda a dar à planta uma aparência decorativa. Isso auxilia no controle do crescimento e promove uma copa densa. Os caules verdes são podados em plantas variegadas e multicoloridas para garantir que a planta mantenha suas características distintas.
Iluminação e temperatura
Os sedums são cultivados como plantas ornamentais de folhagem, por isso recomenda-se um local bem iluminado. Durante o calor do meio-dia, os arbustos devem ser protegidos da luz solar direta.
Durante o período de crescimento ativo, a temperatura do ar mais confortável situa-se entre 24 e 27 °C; no inverno, baixa para 8 a 10 °C. As plantas cultivadas ao ar livre necessitam de isolamento adicional antes da chegada das geadas.
Regar e fertilizar
O sedum não precisa de muita água, pois armazena uma quantidade significativa de umidade em suas folhas e brotos. A rega deve ser feita quando os primeiros centímetros do substrato estiverem completamente secos. No inverno, regue apenas uma vez por mês e, em períodos de alta umidade, evite regar completamente. Borrifar água nas folhas não é recomendado; basta limpá-las periodicamente para remover a poeira.
Fertilize a planta desde o início da primavera até meados do outono. A fertilização deve ser feita no máximo uma ou duas vezes a cada 30 dias. Um fertilizante específico para suculentas pode ser usado para esse fim.
Doenças, pragas e métodos de controle
O sedum é bastante resistente a doenças, mas sua imunidade enfraquece se não for cuidado adequadamente. O excesso de umidade no solo pode causar o apodrecimento do caule na base, portanto, a rega deve ser moderada. Quando a planta perder as folhas, reduza a temperatura do ar, pois o calor excessivo pode danificá-la. Folhas enrugadas e amareladas indicam falta de água.
As pragas raramente representam um problema para esta planta. Cochonilhas, pulgões e fungos podem infestar as partes aéreas. Esses insetos podem ser controlados com inseticidas, como o Actellic, ou com uma solução de sabão.
Propagação e transplante
O sedum pode ser propagado de três maneiras: por sementes, estacas e divisão. O primeiro método não é utilizado em ambientes internos. As sementes são usadas apenas para fins de reprodução.

Cultivar sedum a partir de estacas é muito simples. Corte a haste apical de uma planta-mãe adulta e enraíze-a em uma mistura de areia e turfa. Jardineiros também podem enraizar as plantas em um recipiente com água. Somente plantas maduras e bem desenvolvidas são adequadas para divisão. Um broto (incluindo a raiz) é separado da planta e replantado em um vaso separado. Esses brotos prosperam e podem florescer já no ano do plantio.
Para plantas adultas, este procedimento é realizado no máximo uma vez a cada três anos. O método mais adequado de replantio é por transferência, pois as raízes da planta são muito delicadas. Os sedums são plantados em solo neutro. Jardineiros recomendam criar sua própria mistura de solo usando os seguintes ingredientes:
- duas partes de solo composto por folhas e grama;
- uma parte areia e uma parte turfa;
- meia parte de carvão.
Pedra britada, argila expandida ou lascas de tijolo são utilizadas como material de drenagem.
Perguntas frequentes
O sedum é uma planta de fácil cultivo, tanto para jardins quanto para ambientes internos, e requer pouca atenção do jardineiro. As variedades rasteiras criam belos tapetes vivos, entre os quais outras plantas com necessidades de cultivo semelhantes podem ser plantadas.




As flores mais elegantes de 2025
Vasos e floreiras grandes de cerâmica: qual a diferença e como escolher o ideal para suas plantas?
Beleza e facilidade de cuidado: as 10 flores de interior mais bonitas e fáceis de cuidar.
As 15 flores que duram mais tempo em um vaso