Os tomates podem ser cultivados ao ar livre, mas para garantir uma colheita mais rápida e o dobro do prazer, alguns vegetais se desenvolvem melhor em estufas. Assim como no cultivo em campo aberto, para o plantio em estufa, você precisará de mudas cultivadas em casaOferecemos tomates: as melhores variedades para a região de Moscou, cultivados em estufa.
Importante! Uma "variedade" é um grupo de plantas que compartilham características agrícolas semelhantes. No entanto, dentro de uma mesma variedade, essas características podem variar bastante. As variedades híbridas são muito populares. Elas são obtidas através do cruzamento de tomates da mesma variedade com características superiores, resultando em uma variedade que oferece o melhor desempenho geral. Os híbridos de primeira geração são designados F1.
As variedades de tomate mais populares para cultivo em estufas
Furacão F1
Esta é uma híbrida de primeira geração, classificada como variedade de maturação precoce. Isso significa que a colheita pode começar em 85, no máximo 90 dias, a partir do surgimento dos primeiros brotos. A primeira inflorescência aparecerá acima da folha, e as inflorescências subsequentes surgirão dentro de uma ou duas folhas. Uma única inflorescência normalmente produz de 6 a 8 frutos. Os frutos são caracterizados por formato arredondado, superfície lisa e coloração uniforme. O peso médio é pequeno — 90 gramas —, mas a produção de um único arbusto frequentemente atinge 10 quilos.
Typhoon F1
Outra variedade híbrida de estufa que pode ser considerada de maturação precoce. Os primeiros tomates podem ser colhidos entre 85 e 90 dias após o surgimento dos primeiros brotos. As inflorescências se formam a cada duas folhas. A produção por planta é de no máximo 9 quilos, sendo os frutos pequenos, com cerca de 70 gramas cada. Quanto ao número de frutos por inflorescência, pode-se esperar de 6 a 8 tomates, dependendo das condições de cultivo.
Buddy F1
Este híbrido é de maturação precoce. Isso significa que, ao contrário das variedades de maturação precoce, a colheita será um pouco mais tardia. No entanto, os primeiros tomates, em comparação com outras variedades, ainda estarão prontos para consumo mais cedo. A planta é baixa, atingindo cerca de 70 centímetros. Isso também é extremamente conveniente para o cultivo em estufa. Os frutos são redondos e pesam até 90 gramas. Uma característica distintiva desta variedade é a cor vermelha brilhante de cada tomate. Uma produção de até 8 quilos pode ser obtida por metro quadrado.
Semko-Sindbad F1
Um híbrido promissor de maturação precoce, considerado por muitos jardineiros particularmente adequado para cultivo em estufa. Os tomates podem ser colhidos em 90 a 93 dias após a germinação. As inflorescências se formam a cada duas folhas e produzem até oito frutos, o que é uma média. Os frutos são uniformemente vermelhos e pesam 90 gramas, típico de variedades de maturação precoce. A produtividade chega a 10 quilos por metro quadrado.
Blagovest F1
Segundo avaliações, as melhores variedades de tomate para cultivo em estufa na região de Moscou caracterizam-se pela maturação uniforme e precoce. No entanto, a planta tem porte médio. Uma única inflorescência pode produzir de 6 a 8 frutos. Os tomates são redondos e pesam em média 100 gramas. Os jardineiros apreciam especialmente a produtividade dos híbridos, que pode chegar a 20 quilos por metro quadrado de canteiro.
Kostroma F1
Esta é uma variedade híbrida de meia estação, o que significa que você terá que esperar mais de cem dias para a frutificação. Normalmente, os tomates amadurecem em 105 a 110 dias. A planta será de porte médio, com inflorescências surgindo aproximadamente a cada três folhas. Uma única inflorescência pode produzir até nove frutos. Os tomates desta variedade híbrida são caracterizados por um formato arredondado e achatado, e um peso médio de 125 gramas. Quanto à produtividade, por metro quadrado, é bastante alta, a partir de 17 quilos.
Ilyich F1
Híbrido de maturação precoce, mas que só pode ser cultivado em estufas altas. Forma uma haste única e longa, que produz numerosos tomates. Os frutos, segundo avaliações, destacam-se pelo excelente sabor e bom peso. Cada tomate pesa em média 150 gramas. Outra característica positiva é a sua resistência a doenças comuns em nossas latitudes.
Pesquisa F1
Um híbrido que produz uma grande quantidade de frutos. A planta atinge um metro de altura, portanto, é melhor não cultivar esta variedade em estufas baixas. No entanto, se as condições forem favoráveis, o híbrido irá surpreendê-lo com seus frutos de sabor excelente. Além disso, a variedade é resistente a doenças e tolera bem as variações de temperatura.
Samara F1
Este primeiro híbrido representou o tomate doméstico em cachos. A colheita começa 90 dias após o surgimento dos primeiros brotos, tornando esta variedade de maturação precoce. Atinge uma altura média. Até sete frutos se concentram em uma única inflorescência, com as inflorescências se formando aproximadamente a cada três folhas. Os tomates são firmes e pesam 80 gramas. Todos os frutos amadurecem simultaneamente, sendo semelhantes em peso, tamanho e formato. A colheita pode ser feita diretamente dos cachos, o que é extremamente conveniente e economiza muito tempo.
Estas são as principais variedades de tomate para a região de Moscou, que podem ser cultivadas com segurança em estufas. Lembramos novamente que, mesmo para o cultivo em estufa em nossa região central, é necessário primeiro germinar as sementes em ambiente interno para obter mudas fortes. O ideal é fazer isso no início de março, mas as datas exatas também dependem da época de cultivo da variedade específica.

Fertilizar tomates com sal
Como fertilizar mudas de hortaliças com iodo regularmente
Quando e como semear mudas de tomate em março de 2024 – simples e acessível para iniciantes.
Catálogo de variedades de tomate preto