
O tomate "Hedgehog" é uma daquelas variedades que se desenvolve igualmente bem em canteiros tradicionais, estufas e em vasos ou floreiras em varandas. A escolha do local de cultivo depende do clima local e do espaço disponível.
A variedade de tomate "Hedgehog" é de porte médio, com frutos em formato de ameixa e de baixa manutenção. Um novo desenvolvimento realizado por melhoristas russos criou uma variedade resistente a condições climáticas adversas e doenças comuns à família das solanáceas.
Descrição do arbusto
Um arbusto muito compacto e de crescimento determinado. A altura varia dependendo das condições de cultivo, podendo atingir de 50 cm a 1 metro.
Características das frutas
Os frutos do tomate "Hedgehog" são oblongos, em formato de ameixa e pontiagudos na extremidade. A superfície é lisa, sem nervuras. A polpa é suculenta. Quando completamente maduro, apresenta uma cor vermelha brilhante.
Em termos de tempo de maturação, esta variedade é considerada de meia estação. Do plantio à colheita, normalmente leva de 110 a 115 dias. Esse período pode variar ligeiramente dependendo do clima, das condições meteorológicas e de cultivo. Os tomates plantados em estufas geralmente amadurecem um pouco mais cedo.
Quando todos os padrões agrícolas são atendidos, a produtividade chega a 15 kg por metro quadrado.
Finalidade do consumidor
Esta variedade possui um sabor excelente. Doce, com uma acidez distinta e polpa suculenta, este tomate é versátil. Os tomates "Hedgehog" são igualmente adequados para consumo fresco, em pratos cozidos, molhos e sucos de tomate. Seu tamanho pequeno, casca moderadamente grossa e formato prático os tornam particularmente adequados para conservas caseiras, picles e salga.
Os tomates se transportam bem. Colhidos no ponto ideal de maturação, podem ser armazenados por até seis semanas.
Características de cuidado
muda
O método de semeadura é recomendado para o cultivo de tomates "Hedgehog". As sementes são semeadas em recipientes individuais com terra na primavera, 55 a 65 dias antes da época prevista para o plantio definitivo no exterior. As sementes devem ser previamente imersas por 24 horas em uma solução fraca de permanganato de potássio. Este procedimento não é obrigatório, mas pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças infecciosas. Durante o crescimento, as mudas devem ser regadas com cuidado, evitando o acúmulo de água. Um borrifador é ainda melhor.
Após o surgimento de três folhas fortes, as mudas são transplantadas para um vaso maior ou para pequenos copos individuais. De 10 a 14 dias antes do plantio definitivo, as mudas são levadas periodicamente para fora para se aclimatarem.
Preparação do solo e plantio
Os tomates preferem solos leves, bem drenados e bem fertilizados. Escolha um local ensolarado para o seu canteiro de tomates, protegido do vento. Cave buracos para o plantio das mudas com pelo menos 40 cm de distância entre si e 50 cm entre as fileiras. Se o solo for bem fertilizado, não é necessário adubar. Caso contrário, aplique uma mistura de fertilizantes orgânicos e fosfatados sob as raízes das mudas. Coloque as mudas em um buraco preenchido com fertilizante e água, cubra com terra e regue novamente.
Rega
Durante os primeiros dias, regue as mudas diariamente até que se estabeleçam no novo local. A rega subsequente deve ser feita conforme a necessidade, garantindo que o solo não seque, mas também evitando o excesso de água nas raízes. Afofar a terra ao redor das plantas ajudará a prevenir o encharcamento.
Uma boa maneira de reter a umidade e evitar a formação de crosta na superfície do solo é a cobertura morta. Eu uso aparas de grama seca, palha, ervas daninhas secas e serragem como cobertura morta.
Formação de arbustos
Ao contrário das variedades altas de tomate, as variedades de crescimento determinado, como a "Hedgehog", não exigem podas e escoramento constantes dos caules durante todo o período de crescimento. No entanto, ainda é recomendável remover as folhas inferiores antes do surgimento dos primeiros ramos no início da floração. O mesmo se aplica à tutoração — os ovários abundantes podem quebrar os caules frágeis, portanto, é essencial tutorar as plantas com mais de 50 cm de altura com uma estaca baixa. Esse procedimento também ajudará a evitar o apodrecimento dos frutos que ficarem no chão.
cobertura
Para obter uma alta produtividade de tomates, é impossível usar fertilizantes. Para isso, utilizam-se fertilizantes fosfatados, uma solução de esterco bovino ou de galinha, ou uma mistura de matéria orgânica e fosfatos. A adubação deve ser feita de duas a três vezes, a cada duas semanas.
Os tomates "Hedgehog", como todas as novas variedades, são resistentes à requeima. Para controlar as pragas, podem ser tratados com pulverizações contendo estimulantes de crescimento, fertilizantes e pesticidas.
Resenhas da variedade
Em suas avaliações da nova variedade de tomate "Hedgehog", jardineiros amadores destacam uma série de vantagens importantes:
- boa produção;
- facilidade de cuidado;
- resistência a doenças;
- Capacidade decorativa e habilidade para decorar de forma útil uma varanda ou terraço;
- boa vida útil;
- Sabor excelente;
- versatilidade de uso;
- Adequado para transporte e com excelente apresentação.

Fertilizar tomates com sal
Como fertilizar mudas de hortaliças com iodo regularmente
Quando e como semear mudas de tomate em março de 2024 – simples e acessível para iniciantes.
Catálogo de variedades de tomate preto