Provavelmente não existe outra flor tão fortemente associada à chegada da primavera quanto as tulipas. Afinal, essas plantas bulbosas são tradicionalmente oferecidas a todas as mulheres no dia 8 de março. As tulipas se tornaram até mesmo um símbolo dessa data comemorativa.
Por isso, muitos jardineiros, na véspera do Dia Internacional da Mulher, estão forçando as tulipas para o dia 8 de março, garantindo que floresçam mais cedo do que o habitual. Mas como preservar os bulbos de tulipa depois de forçá-los para o dia 8 de março, para garantir que as plantas continuem a crescer?
Princípios para a preservação de bulbos de tulipa após o forçamento, até 8 de março.
Existem variedades de tulipas anãs. Nesses casos, ao forçar o florescimento, as plantas são cortadas, removendo-se as folhas dos bulbos. Os bulbos são então desenterrados para armazenamento.
Se variedade de tulipa Se a tulipa tiver hastes florais longas, não é necessário desenterrar o bulbo. Continue regando a planta e fornecendo-lhe o máximo de luz possível. Mantenha a planta nessas condições até que todas as folhas fiquem amarelas. Nesses casos, algumas variedades de tulipa produzem bulbos grandes e vigorosos, bem como mudas grandes.
Depois de desenterrados, os bulbos precisam de tempo para secar. As tulipas devem ser secas a uma temperatura de 24 graus Celsius durante 14 dias.
Após esse período, a secagem continua, mas por um mês a uma temperatura de 17 a 20 graus Celsius. Em seguida, antes do plantio definitivo, os bulbos devem ser mantidos a uma temperatura de 14 a 15 graus Celsius. Essa faixa de temperatura é ideal para a conservação dos bulbos de tulipa após o florescimento forçado em 8 de março.
Após o florescimento forçado em 8 de março, os bulbos de tulipa são plantados ao ar livre em uma época típica e adequada para essa planta. Não há motivo para continuar cultivando os bulbos usados para o florescimento forçado, pois eles não crescerão muito. Normalmente, leva um ano para que esses bulbos amadureçam.
Modo forçado
No que diz respeito ao cultivo de tulipas, é importante notar que elas devem ser transferidas para esse processo 3 semanas antes do início da floração; as tulipas destinadas ao cultivo forçado devem ser colocadas em um ambiente aquecido.
Quanto mais cedo o processo de forçamento ocorrer, maior deverá ser o intervalo de tempo entre a transferência das flores de um local frio para um ambiente quente ou vice-versa. O que pode ser feito? plantios mistos de hortaliças, esquemas.
A planta deve ser transferida para um local mais quente quando os primeiros brotos atingirem 5 a 8 centímetros. Os bulbos enraizados devem ser mantidos em recipientes em um ambiente com temperatura entre 12 e 15 graus Celsius. Durante os primeiros dias, a planta deve ser mantida em local com pouca luz.
Se as mudas de tulipa ainda não cresceram o suficiente, mas já foram transferidas para um local adequado, devem ser cobertas adicionalmente com cones de papel que bloqueiem a luz. Para evitar que as tulipas morram, os cones de papel devem ser removidos periodicamente para permitir que as flores arejem e respirem.
Após 4 dias, a temperatura ambiente deve estar entre 18 e 18 graus Celsius, e a luminosidade deve ser aumentada. Portanto, recomenda-se fornecer iluminação adicional para as tulipas. Assim que os botões começarem a abrir, reduza a temperatura ambiente para 14 graus Celsius.
Durante o cultivo forçado de tulipas Elas precisam de rega diária e também são fertilizadas com nitrato de cálcio. As tulipas não devem ser mantidas em vasos sob luz solar direta, pois isso reduzirá o tempo de floração.
Saber como conservar tulipas após forçá-las para o dia 8 de março, bem como o cronograma de forçagem, pode ajudar a prolongar a vida das suas flores e a desfrutar da sua beleza por muito tempo. Afinal, é sempre agradável ver um buquê de tulipas na mesa, mesmo num dia normal, sem feriado.

Peculiaridades do cultivo forçado de tulipas no inverno
É possível comer tulipas? Um prato inusitado feito com tulipas.
Como e onde armazenar bulbos de tulipa no inverno.
Como plantar tulipas corretamente no inverno