
O tomate Babushkina Radoshka é uma variedade popular, apreciada por muitos horticultores, pois comprovou ter inúmeras vantagens: excelente sabor, alta produtividade e frutos grandes.
No entanto, com cuidados inadequados, algumas desvantagens também podem surgir, então, para evitar erros no cultivo, vamos analisar essa variedade mais de perto.
Principais características da variedade
O tomateiro "Babushkina Radoshka" é uma variedade indeterminada de meia estação. A planta é bastante alta, atingindo 1,8 metros de altura, por isso requer suporte e poda periódica. A melhor prática é conduzir a planta em hastes simples ou duplas.
Essa variedade é conhecida por sua produtividade. Os frutos são redondos e vermelhos quando maduros. O peso de um único tomate varia, mas com técnicas de cultivo adequadas, pode chegar a 250-500 gramas (e, em alguns casos, até um quilo). Se você quiser frutos realmente grandes, conduza a planta em um único caule (mas você obterá menos frutos do que com uma planta de caule duplo). O tomate é saboroso, carnudo e suculento.
Finalidade principal: Esta variedade é mais adequada para consumo fresco, sucos e molhos. Devido ao seu tamanho relativamente grande, os tomates inteiros não são frequentemente enlatados.
Esta variedade é adequada tanto para cultivo em campo aberto quanto em estufa. Os tomates são cultivados ao ar livre em regiões do sul, enquanto em climas temperados são cultivados em estufas.
Vantagens e desvantagens da variedade
O tomate Babushkina Radoshka possui diversas vantagens que são muito valorizadas tanto por horticultores iniciantes quanto experientes:
- Frutos grandes, que com os devidos cuidados podem atingir 1 kg (em média 250-500 g).
- Alto rendimento - até 5 kg por arbusto.
- Essa variedade possui um período de frutificação prolongado.
- Resistência a diversas doenças (requeima, etc.).
- Fácil de cuidar.
Essa variedade não apresenta desvantagens específicas. No entanto, como qualquer outra planta, se não for cuidada adequadamente, pode adoecer, o que pode afetar negativamente seu desenvolvimento e frutificação.
Características de cultivo e cuidados
Para uma colheita realmente farta, é preciso atenção ao cultivo e aos cuidados com a planta. Esta variedade é cultivada a partir de mudas, com as sementes semeadas no final de março. Se preferir cultivar tomates em estufa, a colheita pode ser feita já no final de fevereiro. Lembre-se que o transplante para o solo ou para a estufa geralmente leva de 60 a 70 dias.
Pré-selecione boas sementes:
Em primeiro lugar, eles não devem ser velhos, portanto, não devem ter passado mais de 2 anos desde a sua libertação.
Em segundo lugar, selecione as sementes para isto:
- Dissolva meia colher de sal em um copo de água.
- Adicione as sementes e deixe repousar por meia hora.
- Remova as sementes que estiverem flutuando e o restante poderá ser plantado.
Então, o melhor é germiná-las. Para isso, espalhe as sementes sobre um pano úmido e deixe-as descansar por alguns dias (geralmente 5). Assim que as sementes germinarem, estarão prontas para o plantio. As que não germinarem não devem ser plantadas, pois muitos horticultores acreditam que essas plantas serão fracas e suscetíveis a doenças.
O ideal é comprar terra para mudas em uma loja especializada, pois ela terá uma composição balanceada de micronutrientes necessários para a nutrição das plantas. Regue bem a terra antes de plantar as sementes. Não plante muito perto umas das outras, mas deixe um espaço de 1 cm entre as sementes. Em seguida, cubra o recipiente com filme plástico e deixe em um local aquecido até que os primeiros brotos apareçam.
Regue as mudas conforme necessário. Assim que você notar o surgimento de 1 a 2 folhas totalmente desenvolvidas, poderá começar o replantio.
Transplante para o local definitivo quando as plantas estiverem fortalecidas e não houver mais risco de geada (geralmente no final de maio). Evite plantar os arbustos muito próximos uns dos outros — a proporção ideal é de 3 plantas por metro quadrado.
Os cuidados adicionais para esta variedade são os seguintes:
- Regue regularmente e moderadamente. O melhor horário para regar é à noite.
- Não se esqueça de afofar a terra. A terra deve ser afofada um dia após a rega para evitar a formação de uma crosta dura, que muitas vezes causa privação de oxigênio no sistema radicular.
- Capina - lembre-se, remover as ervas daninhas é um dos métodos para prevenir diversas doenças e o apodrecimento das raízes.
Não se esqueça do fertilizante. Os tomates precisam ser fertilizados durante toda a estação. Fertilizantes complexos são ideais para isso. Fertilize a planta pelo menos três vezes durante o verão:
- Primeiro, 14 dias após o plantio em campo aberto.
- Durante o período de floração e formação de frutos.
- Durante o amadurecimento.
Além disso, não se esqueça de fertilizar as mudas, o que é feito em 2 etapas:
- Após 14 dias de germinação.
- 2 semanas antes do pouso no local principal de pouso.
Conforme mencionado anteriormente, é melhor utilizar fertilizantes complexos especializados para a adubação, tais como:
- Nitrofosca.
- Sulfato de potássio.
- Superfosfato.
Fertilizantes orgânicos também são frequentemente usados, mas eles (assim como os fertilizantes minerais) devem ser usados com muito cuidado, pois a fertilização excessiva pode afetar negativamente o desenvolvimento da planta.
Resistência a doenças e pragas
Como mencionado anteriormente, esta variedade é resistente a diversas doenças, incluindo a grave doença conhecida como requeima. No entanto, apesar desse cenário favorável, a prevenção de doenças deve ser levada em consideração. Quando cultivada em estufa, a planta deve ser ventilada periodicamente e produtos específicos para o controle de doenças, disponíveis em lojas de jardinagem, devem ser utilizados tanto em campo aberto quanto em estufa.
Lembre-se também da proteção contra pragas, pois os tomates costumam sofrer com:
- Moscas-brancas;
- lagartas;
- pulgões;
- ácaros, etc.
Os métodos caseiros de prevenção nem sempre funcionam, por isso é melhor comprar produtos especializados em uma loja de jardinagem.
Feedback de quem plantou
Sergey
Uma variedade excelente que agora cultivarei regularmente na minha dacha. Plantei especificamente dois canteiros desta variedade, conduzindo um caule principal e o outro com dois caules. O primeiro produziu frutos muito grandes, que me surpreenderam bastante pelo tamanho, e o segundo também produziu frutos grandes e em maior quantidade. No geral, tudo ótimo.
Paulo
Sou iniciante no cultivo de hortaliças, então, quando cultivava em estufa, esqueci de ventilar as plantas periodicamente, o que fez com que os arbustos apodrecessem. Não consegui salvar alguns, mas os que consegui recuperar renderam uma colheita maravilhosa. No ano que vem, prestarei mais atenção ao cultivo e terei uma colheita ainda maior.
Olga
Uma variedade maravilhosa pela qual me apaixonei imediatamente. É fácil de cultivar; estou habituado a usar nitrophoska como fertilizante, que é fácil de aplicar. Costumava deixar muitas sementes de molho em estimulante de crescimento, mas estas germinaram rapidamente de qualquer maneira.
O tomate Babushkina Radoshka é uma combinação harmoniosa de inúmeras vantagens com praticamente nenhuma desvantagem, graças à qual produzirá uma colheita rica e deliciosa que encantará você e seus entes queridos!

Fertilizar tomates com sal
Como fertilizar mudas de hortaliças com iodo regularmente
Quando e como semear mudas de tomate em março de 2024 – simples e acessível para iniciantes.
Catálogo de variedades de tomate preto