Tomate "Ballerina": características e descrição da variedade

Tomates

Vegetais que não ocupam muito espaço no jardim e não exigem cuidados meticulosos sempre terão alta demanda. O tomate Ballerina é um desses exemplos. Até mesmo jardineiros iniciantes podem cultivar este tomate de maturação precoce e alta produtividade.

Descrição e características do tomate Ballerina

Desde a semeadura até a primeira colheita de tomates maduros, leva de 100 a 120 dias. O híbrido pode ser cultivado em campo aberto, sob cobertura plástica e em diversos tipos de estufas. Não há diferenças regionais claras, mas a variedade Ballerina apresenta os melhores resultados nas regiões central e sul. Quando plantada em climas frios, a produção será significativamente reduzida e os frutos terão sabor insosso.

O arbusto é determinado, de porte padrão, muito compacto e ornamental. A altura máxima da planta é de 60 cm. A primeira inflorescência surge acima da 5ª à 7ª folha, com até 6 ovários formando um único cacho. Os frutos são vermelhos, em forma de bala ou pimenta, com bico arredondado e alongado. A casca é fosca, fina e densa, e a polpa é suculenta, agridoce, com um aroma característico de tomate. Há no máximo 5 lóculos de sementes, e o número de sementes é moderado. Os tomates pesam de 60 a 150 gramas.

Uso e rendimento

O tomate Ballerina é excelente para conservas, picles, sucos, saladas de inverno e congelamento. Na culinária, é usado para preparar diversos pratos, molhos, ketchup e adjika. Os tomates frescos contêm uma grande quantidade de vitaminas.

Em campo aberto, em condições favoráveis ​​ao híbrido, colhem-se cerca de 9 quilos de tomate por metro quadrado. Em estufas ou sob cobertura plástica, a produtividade é maior. Para um tomateiro de crescimento determinado, este é um resultado muito bom.

Vantagens e desvantagens

A variedade Ballerina é popular entre os jardineiros, especialmente aqueles que desejam uma colheita precoce e não podem passar todos os dias no jardim. Com base na experiência de quem já cultivou esse híbrido, destacaremos todas as suas vantagens:

  • versatilidade das frutas;
  • resistência às mudanças de temperatura entre o dia e a noite;
  • boa imunidade às doenças mais perigosas do tomateiro;
  • O arbusto não precisa ser podado;
  • possibilidade de cultivo em casa (em uma varanda ou peitoril da janela);
  • produtividade;
  • Frutas maduras não racham;
  • Os tomates têm uma longa vida útil e toleram bem o transporte.

A variedade Ballerina apresenta pouquíssimas desvantagens. As únicas são suas exigências quanto à fertilização, estrutura e composição do solo.

Como cultivar tomates Ballerina

Cultivar esse híbrido não exige habilidades ou conhecimentos especiais. No entanto, para aproveitar ao máximo todos os benefícios do tomate Ballerina, preste atenção a algumas nuances importantes.

Preparando mudas

Semeie as mudas 55 ou 60 dias antes de plantar os tomates no local definitivo. Nessa altura, o tempo já deverá estar quente e sem risco de geadas recorrentes. Cultivo das mudas:

  • Encha o recipiente com terra nutritiva, semeie as sementes com 3 cm de distância entre elas e cubra com terra; uma camada de 1 cm é suficiente. Regue as mudas com água morna, cubra o recipiente com filme plástico transparente e coloque em um local aquecido. Certifique-se de que a terra não seque; periodicamente, remova o plástico e borrife água levemente nas plantas.
  • Quando as mudas brotarem, remova o filme plástico e coloque a caixa no parapeito da janela mais ensolarada. Monitore o solo regularmente; regar pouco ou em excesso é perigoso para os brotos jovens. Quando duas folhas verdadeiras aparecerem, transplante as mudas.
  • Duas horas antes do plantio, regue bem o solo. Segurando a muda pelas folhas cotiledonares, desenterre-a cuidadosamente e transplante-a, juntamente com o torrão de raízes, para um vaso separado. Regue os tomates transplantados até que o solo esteja completamente úmido.

Os cuidados adicionais com as mudas consistem em regar e fertilizar (com fertilizante líquido). A temperatura ambiente não deve cair abaixo de 18 graus Celsius durante o dia e abaixo de 12 graus Celsius à noite. Em dias nublados, os tomates devem receber luz adicional. A quantidade ideal de luz para tomates é de 16 horas por dia. Duas semanas antes do plantio, comece a preparar as plantas para as novas condições. Você pode abrir uma janela ou levar as mudas para a varanda, inicialmente por alguns minutos e aumentando o tempo gradualmente.

Plantio e cuidados

Não se plantam mais de seis pés de tomateiro Ballerina por metro quadrado, o que o torna ideal para quem tem pouco espaço. O local deve ser aberto, ensolarado e ter solo bem drenado, solto e não ácido. Regue uma ou duas vezes por semana, de preferência com água morna. Cobrir os canteiros com palha ou serragem curtida ajudará a reter a umidade por mais tempo.

A primeira adubação do híbrido é feita duas semanas após o plantio, com uma segunda aplicação durante a floração. Durante a formação e maturação dos frutos, a variedade Ballerina recebe mais 3 a 4 adubações, utilizando complexos minerais e fertilizantes orgânicos.

Você pode remover os brotos laterais, se desejar, mas não há necessidade urgente de fazê-lo. O híbrido não precisa de estacas. A planta tem um tronco forte e caules robustos que suportam facilmente o peso dos tomates sem cair ou quebrar.

Doenças e pragas

O tomateiro Ballerina raramente adoece. Problemas podem surgir apenas em anos muito desfavoráveis ​​ou se os cuidados básicos forem completamente negligenciados. Um dos riscos é a podridão radicular. Se a doença for detectada, remova a cobertura morta dos canteiros, afofe a terra e reduza a rega. Se os tomates forem cultivados em estufa, certifique-se de fornecer ventilação adequada.

Pulgões e tripes são pragas particularmente perigosas. Esses visitantes indesejados podem ser controlados com a aplicação de diversos produtos ou misturas preparadas de acordo com remédios caseiros. Lesmas são outro inimigo do tomateiro Ballerina. Devem ser recolhidas manualmente, removendo-se também todas as ervas daninhas, partes aéreas e cobertura morta dos canteiros, e polvilhando-se o solo com areia grossa.

A origem do nome deste tomateiro é desconhecida. No entanto, podemos afirmar com segurança que deriva da aparência dos arbustos. Eles são graciosos, adornados com uma elegante saia vermelha brilhante de flores de tomateiro.

Avaliações

Anatoly

Há três anos, plantei algumas mudas de tomate Ballerina para testar e imediatamente adicionei o híbrido à minha lista de favoritos. É realmente excelente, delicioso, fácil de cuidar e até pouco exigente. No ano passado, preparei as mudas em duas etapas. A primeira semeadura foi feita um pouco mais cedo — para a estufa. E a segunda, na época habitual — para o campo aberto. Em ambiente protegido, a produção é de fato maior.

Daria

Li que esse híbrido adora calor excepcionalmente bem. Não me atrevi a plantá-lo na zona climática temperada sem uma estufa, pensando que não haveria colheita. Há dois anos, descobri que um vizinho cultivava a variedade Ballerina sem cobertura há vários anos, então comprei algumas sementes também. É um tomate maravilhoso — versátil, resistente a doenças e tolerante a pequenas quedas de temperatura, que são frequentes por aqui.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates