Todo horticultor deseja cultivar uma variedade de tomate de alta qualidade em sua horta ou estufa. A variedade permite escolher a ideal, que irá lhe agradar pelo sabor, boa produtividade e valor nutricional.
Uma dessas variedades é o tomate Berberry.
Características e descrição
Esta variedade de tomate de maturação precoce e crescimento indeterminado é um híbrido. É uma planta relativamente alta, podendo atingir até 2 metros, necessitando, portanto, de suporte e estacas. Também requer poda apical. A maior produtividade é obtida quando os arbustos são conduzidos com 2 a 3 hastes.
Os frutos são produzidos em cachos grandes, que podem conter até 70 tomates. Os tomates são pequenos — 30-40 gramas — mas muito saborosos. Os frutos são ovais, firmes e rosados quando maduros.
Finalidade principal: adequado tanto para enlatamento quanto para consumo in natura.
Esta variedade é adequada para cultivo em estufa.
Vantagens e desvantagens da variedade
O tomate Berberry é muito popular entre os produtores de hortaliças, e isso não é surpreendente, pois possui muitas vantagens:
- amadurecimento rápido;
- longo período de frutificação - até o outono;
- alto rendimento;
- resistência a diversas doenças;
- versatilidade de gosto;
- relativamente fácil de cuidar;
- Elas ocupam pouco espaço porque crescem para cima.
No entanto, existem também algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração durante o cultivo:
- requer amarração e instalação de suporte;
- É necessário ter um enteado.
Características do cultivo e dos cuidados com a variedade
Esta variedade destina-se ao cultivo em estufa. As sementes para as mudas são semeadas 60 a 65 dias antes do transplante para a estufa, normalmente no final de março ou início de abril.
É verdade, primeiro selecione boas sementes:
- Despeje um copo de água e adicione meia colher de sal.
- Mexa e adicione as sementes.
- As sementes que flutuam até a superfície após 30 minutos não são adequadas para o plantio, mas as que permanecem no fundo podem ser plantadas (é melhor germiná-las primeiro (cubra-as com um pano úmido por alguns dias e pronto)).
Assim que surgirem 1 ou 2 folhas totalmente desenvolvidas, remova os brotos laterais. Transplante as mudas para o local definitivo em meados de maio. Nas regiões mais ao sul, o plantio ao ar livre também é permitido, mas deve ser feito em junho.
Não plante muitas mudas, lembre-se da regra: não deve haver mais do que 3 a 4 arbustos por metro quadrado.
Como mencionado acima, os arbustos crescem bastante, portanto, certifique-se de amarrá-los e instalar suportes, caso contrário, a planta pode simplesmente quebrar sob o peso dos frutos.
Além disso, para obter uma boa colheita, siga estes procedimentos de cuidado:
- Regue diariamente (moderadamente e diretamente na raiz).
- Não se esqueça de alimentá-lo.
- Periodicamente, afrouxe e amontoe a terra ao redor dos arbustos.
Como fertilizar o tomateiro e o bérberis.
Mesmo que você tenha preparado o solo na estufa com antecedência e o fertilizado abundantemente antes do plantio, os arbustos ainda precisam ser fertilizados regularmente, pois esse procedimento tem um efeito positivo na produção. O ideal é usar fertilizantes orgânicos ou minerais. Fertilize as plantas pelo menos três vezes ao dia.
- A primeira vez é 10 dias após o plantio das sementes.
- A segunda etapa ocorre quando a segunda escova se abre e o ovário se forma.
- A terceira vez - depois da primeira colheita.
Dica! Não reduza a distância entre as plantas, pois isso pode afetar negativamente a produção dos arbustos. A distância ideal entre as fileiras é de 60 cm.
Resistência a doenças e condições adversas
Como mencionado anteriormente, em condições de cultivo favoráveis, esta variedade é resistente a muitas doenças. No entanto, se não for cuidada adequadamente, como qualquer tomateiro, a Berberis pode adoecer. Portanto, é crucial manter a umidade na estufa em no máximo 65%, remover prontamente ervas daninhas e pragas e fornecer rega moderada. Caso contrário, a variedade pode se tornar suscetível à podridão, requeima e outras doenças.
Feedback de quem plantou
Alevtina
Cultivo essa variedade há muito tempo e a recomendo a todos os meus amigos. Os tomates são deliciosos e suculentos; eu adoro! São bem fáceis de cuidar. A produção é alta, então sobra tanto para comer quanto para fazer conservas para o inverno.
Vitória
Sou uma jardineira experiente e já cultivei muitas variedades de hortaliças. Mas esta se tornou imediatamente uma das minhas favoritas. Produtiva, deliciosa e fácil de cultivar — um sonho. Cultivo-a há vários anos e não poderia estar mais satisfeita.
Constantino
Meu pai, que conhece essa variedade há bastante tempo, a recomendou. Depois de cultivá-la pela primeira vez, só posso dizer uma coisa: deliciosa, suculenta e produtiva. Vou cultivá-la novamente na próxima temporada!
O tomate Berberry é uma excelente variedade que se adapta muito bem tanto a estufas quanto a hortas. Com os cuidados adequados, ele irá surpreendê-lo(a) positivamente com sua alta produtividade e enriquecer seu organismo com nutrientes, micronutrientes e vitaminas!

Fertilizar tomates com sal
Como fertilizar mudas de hortaliças com iodo regularmente
Quando e como semear mudas de tomate em março de 2024 – simples e acessível para iniciantes.
Catálogo de variedades de tomate preto