Características e descrição do tomate Basque Blue.

Tomates

O tomate Bosque Blue é uma variedade semideterminada de meia estação, desenvolvida nos EUA em 2012. Ainda é raro em nosso país; em alguns catálogos, pode ser encontrado sob nomes como Bosky Blue, Blue Forest e Bosque Blue.

Os tomates têm uma cor única, que muda à medida que amadurecem, passando de verde-escuro e azul-escuro para amarelo-avermelhado ou laranja. Os frutos são ricos em antocianina, que possui propriedades antibacterianas e é benéfica para a visão. Vamos explorar as principais características e orientações de cultivo do tomate Basque Blue.

Descrição do tomate Basque Blue

Em regiões com clima temperado e quente, esta variedade pode ser cultivada ao ar livre. Em cidades mais frias com condições climáticas instáveis, é plantada em estufas. A primeira colheita ocorre entre 120 e 125 dias após a germinação.

Características do arbusto e dos frutos

Em campo aberto, a altura da copa ao final da estação de crescimento não ultrapassa um metro e meio. Em estufa, a planta pode atingir até 250 cm. As folhas são regulares e comuns; inicialmente, são verdes com um tom azulado, que desaparece com o tempo. O arbusto se desenvolve muito rapidamente, é maciço, forte e bem ramificado.

O primeiro cacho surge acima da sexta ou sétima folha, com os cachos subsequentes se formando a cada duas ou três folhas. Os cachos são bonitos, alongados e contêm até oito frutos, às vezes até dez. A floração e a produção regular de tomates continuam até as primeiras geadas de outono.

A variedade é altamente resistente às doenças mais comuns das culturas e pouco atrativa para pragas. O tomate Basque Blue requer altos níveis de luminosidade e tolera quedas de temperatura de até 7 graus Celsius por curtos períodos, mas tem baixa tolerância à seca.

Os frutos são carnudos, redondos e de tamanho uniforme, pesando entre 30 e 100 gramas. Os tomates têm coloração vermelho-rosada em corte transversal. Possuem no máximo duas cavidades para sementes e numerosas sementes. Quando completamente maduros, os tomates apresentam coloração vermelho-alaranjada na parte inferior e azul-violeta na parte superior.

A polpa rosa-avermelhada é suculenta e macia, com um sabor muito agradável que lembra o tomate — doce com uma acidez sutil e aroma frutado. A casca é lisa e firme, mas se não for regada adequadamente ou se a fruta estiver muito madura, há risco de rachar.

Uso e rendimento

Os tomates Basque Blue frescos não são apenas incrivelmente deliciosos, mas também muito saudáveis. Seu teor de antocianinas é comparável ao dos mirtilos. Esta variedade também é adequada para diversos fins de processamento. Este tomate não é adequado para secagem.

A produção total é bastante alta, mas só pode ser expressa em números aproximados. Em média, uma única planta produz pelo menos 5 a 7 quilos de tomates durante toda a temporada.

As principais vantagens e desvantagens da variedade

O tomate Basque Blue possui muitas vantagens. Embora as avaliações dessa variedade rara ainda sejam limitadas, elas são geralmente positivas:

  • Altos rendimentos agrícolas em quase todas as regiões da Rússia;
  • Excelente aparência dos frutos, bom sabor e versatilidade de uso;
  • Período de frutificação prolongado, com colheita que se estende até o final do outono. Tomates verdes podem ser deixados para amadurecer;
  • resistência a baixas temperaturas, vírus, fungos e pragas;
  • Você pode coletar as sementes você mesmo e elas se armazenam bem;
  • Simplicidade, facilidade de cultivo.

Essa variedade também apresenta algumas desvantagens:

  • tendência das frutas a racharem;
  • Baixa resistência ao calor e à seca.

Vale ressaltar que, se você escolher as condições de cultivo adequadas para uma determinada região e seguir as recomendações agrícolas, não surgirão problemas.

Como cultivar tomates azuis bascos

As sementes devem ser semeadas 65 ou 70 dias antes da data de plantio pretendida (geralmente do final de fevereiro até meados de março). A data exata é determinada com base nas condições climáticas da região e nas condições de cultivo. Sementes, solo e recipientes devem ser preparados com antecedência. As sementes devem ser selecionadas, tratadas e imersas em uma mistura nutritiva. O solo retirado do jardim ou pomar deve ser desinfetado utilizando qualquer método conveniente.

As mudas são cultivadas seguindo as mesmas regras de qualquer outra variedade. Jardineiros costumam podar as mudas de tomate no momento do transplante, mas isso não é recomendado para os tomates Basque Blue. O processo de aclimatação das mudas é essencial para esta variedade.

Plantio e cuidados

Não se plantam mais de quatro mudas por metro quadrado, e elas são conduzidas em três ou quatro troncos. Treliças ou estacas são instaladas previamente, e a planta precisa ser amarrada à medida que cresce. O local de plantio do tomateiro Basque Blue deve ser aberto e, de preferência, livre de vento; mesmo uma leve sombra terá um efeito negativo.

Ao remover os brotos laterais, deixe pequenos tocos. As folhas na base do arbusto devem ser aparadas, e a copa pode ser deixada sem poda. A amontoa de terra não é estritamente necessária, mas as ervas daninhas devem ser removidas imediatamente antes que atraiam pragas. Afofe o solo ocasionalmente. Regue uma ou duas vezes por semana. Durante períodos particularmente quentes, cubra o solo com uma camada espessa de cobertura morta e forneça umidade extra aos arbustos.

Fertilize os tomates Basque Blue regularmente (a cada 15-20 dias), utilizando fertilizantes orgânicos e minerais. Tenha cuidado com os fertilizantes nitrogenados; use-os apenas quando absolutamente necessário.

A variedade Basque Blue é excelente; plantá-la e cultivá-la é extremamente fácil. Os cuidados são básicos, tornando este tomateiro fácil de manejar mesmo para jardineiros iniciantes. A imunidade a doenças é mantida mesmo quando plantado em condições desfavoráveis.

Avaliações

Natália. Recebi as sementes em um pacote com uma variedade diferente. Enquanto cultivava as mudas, notei que duas das plantas tinham uma estranha tonalidade azulada. Não as joguei fora; estava curiosa para ver o que cresceria. Em três anos, não me arrependi da minha decisão nenhuma vez. Os tomates são produtivos, muito saborosos e bonitos. As plantas são fortes e crescem muito rápido; os tomates verdes são quase pretos. A variedade não é propensa a doenças e tolera bem mudanças bruscas de temperatura entre o dia e a noite.

 

Vitaly. Eu não gosto muito de tomates azuis; prefiro os rosados ​​e vermelhos. Comprei o Basque Blue por curiosidade e, surpreendentemente, gostei. Tem um sabor de tomate muito rico e agradável. Moro na região de Moscou e cultivamos essa variedade em estufa. Colhemos por último a cada temporada, mas o pé ainda está carregado de frutos. Este ano, quero plantar alguns tomates ao ar livre; dizem que os tomates frutificam mais cedo nessas condições.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates