Características e descrição do tomate "Bulat"

Tomates

O tomate Bulat é uma verdadeira descoberta para quem aprecia canteiros bem cuidados e uma colheita abundante. Esses arbustos de porte baixo, com folhagem colorida, frutos em abundância e ricos em vitaminas e micronutrientes, irão encantar você e sua família não só no verão, mas também nas noites frias de inverno.

Descrição da variedade

As principais características distintivas incluem:

  • Altura média dos arbustos: em regra, não ultrapassa 1 metro;
  • Período de maturação curto: não superior a 90 dias;
  • determinação;
  • folhagem relativamente comum;
  • Folhas verde-claras;
  • Formato da folha - típico das solanáceas;
  • pincel simples e inflorescência simples;
  • Não há mais de 6 frutos no ovário;
  • formato arredondado das frutas;
  • alta densidade de tomates;
  • Brilho e suavidade da superfície.
  • O peso de um tomate não ultrapassa 120 gramas.

Objetivo principal

O tomate Bulat é uma variedade versátil. Pode ser usado para conservas e para fazer suco de tomate. Também é adequado para congelamento, o que aumenta a concentração de vitaminas benéficas, além de ser ótimo para adicionar a saladas e, claro, para consumo fresco.

Produtividade

Apesar do seu pequeno tamanho e da rápida formação dos frutos, a produção é verdadeiramente surpreendente. É possível colher até 8 tomates de um único pé, e até 15 quilos por metro quadrado.

Em que regiões o tomate Bulat pode ser cultivado?
É cultivada em todas as regiões do país. Apenas as necessidades de cultivo variam.

Pousar

Esta variedade é adequada tanto para o método de semeadura direta quanto para o método de propagação por mudas. Este último é indicado para regiões com climas quentes, como o Krai de Krasnodar, no sul do país.

Método de mudas:

Na região central do país, as mudas podem ser cultivadas do início a meados de março. E em campo aberto, no início de maio.

Este é o método mais comum e é adequado tanto para estufas quanto para campo aberto. Antes de preparar as sementes para o plantio, você deve:

  • Despeje as sementes em um copo;
  • Encha-o com água;
  • Adicione uma colher de chá de sal;
  • mistura;
  • Após 20 minutos, todo o material inutilizável flutuará até a superfície e precisará ser descartado.

Em seguida, escolha a ação que preferir. Se quiser acelerar a germinação, mergulhe as sementes em um ativador de crescimento por alguns minutos ou coloque-as em um pano úmido por alguns dias.

IMPORTANTE! Você precisará monitorar constantemente a umidade, pois as sementes morrerão se secarem. Assim que as sementes brotarem e ficarem verdes, comece a transplantá-las para os vasos.

Se você não estiver com pressa, pode começar a plantar em vasos imediatamente.

O ideal é escolher vasos feitos de turfa ou sacos de terra compostada. Estes não só funcionam como fertilizante, mas também protegem as raízes durante o transplante. Afinal, são colocados no solo juntamente com as mudas e depois se dissolvem completamente, sem causar danos à planta.

Ao plantar, plante as sementes a uma profundidade máxima de 1 cm e espace os sulcos (pequenos buracos) em no máximo 2 cm.

Para criar condições de estufa, cubra os vasos com filme plástico.

INTERESSANTE! As estufas pré-fabricadas estão se tornando cada vez mais populares. Elas não só se encaixam facilmente em um parapeito de janela, como também simplificam o processo de germinação de tomates.

Continue monitorando a umidade do solo. Regue conforme necessário, mas tome cuidado para que as sementes não flutuem devido ao excesso de água.

Assim que a primeira folha aparecer na superfície, remova o filme plástico, caso contrário as mudas podem queimar.

Lembre-se da luz do dia! As mudas precisam de pelo menos 14 horas de luz solar. Se a luz natural for insuficiente, use uma lâmpada de cultivo. Elas podem ser compradas em qualquer loja de jardinagem. Posicione a lâmpada a no máximo 15 cm de distância.

Já surgiram quatro folhas? Comece a transplantar as mudas e a dividi-las em vasos diferentes. Como fazer isso corretamente? Para garantir que as mudas não percam o crescimento, mas sim desenvolvam um sistema radicular forte, enterre o broto no solo até a altura das primeiras folhas. A distância entre as folhas e o substrato não deve ser superior a 1 cm. Em poucos dias, você notará que as folhas estão se fortalecendo visivelmente e novas folhas estão surgindo ativamente.

  • A temperatura ambiente não deve cair abaixo de +25 graus;
  • O solo não deve secar completamente nem ficar excessivamente encharcado;
  • Endureça as mudas, arejando-as antes de levá-las para o exterior.

Quatorze a dezessete dias após o transplante, fertilize todas as mudas, por exemplo, com nitroammofosca. Para isso, dissolva meia colher de fertilizante em cinco litros de água. Use no máximo 100 ml por muda. Repita o procedimento após 14 dias.

Interessante! Se as folhas começarem a enrolar e enrugar, isso é um sinal claro de deficiência de potássio. Fertilize as plantas abundantemente e você notará melhorias em poucos dias.

Crescente

Os tomates Bulat podem ser transplantados para o solo definitivo após 50 a 60 dias. Enriqueça o solo com nutrientes previamente. Regue as mudas em vasos abundantemente no dia do transplante.

O padrão de plantio é clássico:

  • a distância entre os furos não é superior a 30 cm;
  • A distância entre as fileiras não deve ser superior a 50 cm.

Coloque a muda na terra de forma que a distância entre as folhas inferiores e o solo não ultrapasse 0,5 cm. Em seguida, regue abundantemente.

Método sem sementes

É considerado o método mais arriscado, pois o número de mudas pode diminuir devido à preparação insuficiente das sementes e às dificuldades encontradas durante o plantio. No entanto, é frequentemente utilizado para tomates Bulat, principalmente em regiões com climas mais quentes, já que o solo aquece mais rápido e em maior profundidade.

Para ter certeza absoluta de que o solo está pronto para o plantio, é necessário medir a temperatura média diária durante uma semana, e a temperatura do solo não deve cair abaixo de +12 graus.

Para o método sem mudas, é melhor nutrir o solo no outono. Dessa forma, os nutrientes penetrarão melhor nas camadas mais profundas e será mais fácil para as sementes germinarem.

É melhor separar as sementes antes do plantio. Para identificar as sementes vazias:

  • Despeje água em um copo;
  • Adicione sal;
  • mexer;
  • Saia por 20 minutos;
  • Após algum tempo, todas as que flutuarem até a superfície podem ser descartadas: elas estão vazias e não serão capazes de germinar.

Em seguida, as sementes devem ser colocadas em gaze úmida por 24 horas e embebidas em um acelerador de crescimento.

Plantar e cultivar

No dia seguinte à imersão, prepare os buracos. Padrão de plantio:

  • a distância entre os furos não é superior a 30 cm;
  • A distância entre as fileiras não deve ser superior a 50 cm.

Antes de plantar, certifique-se de regar o canteiro com água decantada. Coloque uma semente em cada cova. Cubra com terra e regue novamente. IMPORTANTE! Cubra cada cova com plástico para plantio — isso ajudará a criar condições de estufa e acelerará a germinação das sementes. Assim que as primeiras folhas aparecerem, remova o plástico imediatamente. Caso contrário, a planta morrerá.

Cuidados com o tomate Bulat

O mesmo se aplica tanto aos métodos de cultivo com mudas quanto aos métodos sem mudas.

Rega

Regue os tomates regularmente, uma vez por semana. Nunca deixe a água ficar muito fria. Regue diretamente nas raízes. Molhar as folhas pode levar ao desenvolvimento de doenças fúngicas.

Afrouxamento

É aconselhável afofar e amontoar a terra após cada rega. Isso não só ajudará a enriquecer o sistema radicular e fortalecê-lo, como também evitará o crescimento de ervas daninhas.

Ervas daninhas

Existe um equívoco comum de que as ervas daninhas não devem ser removidas debaixo dos pés de tomate. Supostamente, isso previne queimaduras solares e doenças. Isso é um mito. As ervas daninhas devem ser removidas das plantas: elas apenas atrapalham o crescimento normal e as pragas se sentem em casa ali. Além disso, dificultam o tratamento de doenças e atrasam a colheita.

Ventilação

Se você decidir plantar seus tomates em uma estufa, certifique-se de ventilá-la uma vez por dia e monitorar a temperatura interna. Alta umidade e temperaturas elevadas podem levar ao desenvolvimento de doenças fúngicas e à morte de todas as mudas.

É crucial fertilizar a planta de tomate Bulat no momento certo. Isso deve ser feito em três etapas:

Etapa #1

Algumas semanas após o plantio em campo aberto (para mudas) ou para semeadura direta, concentre-se nas primeiras folhas: assim que elas se formarem, você pode começar a adubação. Escolha fertilizantes complexos, como o nitroammofosca.
Etapa nº 2

A adubação durante o período de floração ajuda as plantas a ganharem força para a formação dos frutos. Fertilizantes ricos em potássio devem ser preferidos. No entanto, você ainda pode usar o fertilizante utilizado na primeira fase.

Etapa nº 3

Esta última etapa é realizada durante o período de plantio do tomate. Aqui, novamente, você pode fertilizar com nitroammofosca ou diluir algumas gotas de iodo em um balde de água e mexer bem. Um balde é suficiente para quatro plantas.

Ao regar, tenha cuidado e tente não danificar os arbustos.

Resistência a doenças e condições adversas

A variedade distingue-se pela sua forte imunidade e é praticamente isenta de doenças durante o processo de maturação.

Mas se o jardineiro cometer erros (rega excessiva, alta umidade), isso pode levar ao desenvolvimento de:

  • requeima

Como identificar? Uma camada branca aparece na parte inferior das folhas. As folhas começam a enrolar e ficam cobertas de manchas marrons. Os tomates também ficam cobertos de manchas marrons, semelhantes à podridão.

Como combater a doença? Se um arbusto estiver doente, nenhum produto químico ou remédio caseiro ajudará. Ele deve ser removido da área, e o solo cultivado e revolvido. É aconselhável substituí-lo por uma nova camada, pelo menos na área do buraco infectado. O uso da planta como folhagem também é proibido.

Prevenção: ventilação da estufa, rega atempada, tratamento com produtos químicos.

ATENÇÃO! Somente até que as flores se formem.
  • ácaro

Como identificar? Uma estrutura semelhante a uma teia aparece nos arbustos, cobrindo praticamente toda a planta. É mais fácil de ver durante o dia, com bastante luz solar. Os tomates ficam com uma aparência completamente opaca, como se alguém tivesse espremido todo o suco deles.

Onde se esconder? Na parte de baixo de uma folha, sob folhas caídas ou em torrões de terra debaixo de um arbusto.

Como combater esse problema? É uma infestação longa e persistente, pois os ovos dos ácaros, mesmo após o tratamento, podem sobreviver por mais de cinco anos. Uma maneira simples é regar o arbusto abundantemente de cima para baixo e cobri-lo bem com um saco plástico. A planta não será prejudicada, mas os ácaros morrerão devido à alta umidade. A pulverização com soluções de enxofre e fósforo também é indicada.

  • grilos-toupeira

Como identificá-los? Preste atenção à aparência do arbusto: ele está inclinado, parece muito frágil e ressecado. Os juvenis (com no máximo 10 cm de comprimento, marrons e com pernas fortes) e as larvas (acastanhadas, semelhantes a vermes) são perigosos e atuam em conjunto para devorar as raízes.

Como combatê-los? Não fertilize o solo com verbasco. Plante calêndulas ao redor do perímetro do canteiro — os grilos-toupeira não gostam delas. Afofe o solo com a maior frequência possível. Além disso, use produtos químicos, mas somente antes do florescimento. Se optar por produtos granulados, certifique-se de enterrá-los no solo. Isso permitirá que os grilos-toupeira os encontrem mais rapidamente e morram.

Vantagens da variedade

  • período de maturação ultracurto;
  • Boa vida útil e facilidade de transporte;
  • Se todas as condições forem atendidas, não será suscetível a doenças e pragas;
  • Sabor agradável e adequado para enlatamento, congelamento e consumo fresco;
  • não precisam ser amarrados;
  • Pode ser cultivado de diversas maneiras.

Imperfeições

  • exigente em termos de cuidados.

Feedback de quem plantou

Valentina

Cultivo o tomate Bulat há várias temporadas. Ele produz uma colheita abundante e é resistente a doenças — perfeito para conservas. Na última temporada, tivemos geadas noturnas. Eu estava apavorada que o Bulat não germinasse e morresse devido às oscilações de temperatura. Mas ele nem sequer sentiu a mudança no clima. Portanto, recomendo-o para regiões com clima instável e sugiro cobrir as plantas à noite, por exemplo, com um recipiente de plástico de cinco litros.

 

Igor

Eu não tive tempo suficiente para cultivar mudas. Ouvi dizer que era possível cultivar essa variedade a partir de sementes — não acreditei, mas não tive escolha — minha sogra queria tomates para fazer conservas. Plantei as sementes sem preparo diretamente na terra e me preparei para esperar. Exatamente 90 dias depois, os primeiros tomates apareceram. Estou incrivelmente feliz. Talvez da próxima vez que plantar as sementes diretamente, eu as deixe de molho em um acelerador de crescimento primeiro, só para garantir.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates